O evento integra um projeto que, desde 2024, mobiliza professores e estudantes de Turvo (PR) em ações artísticas para fortalecer a educação por meio da cultura
A comunidade de Faxinal da Boa Vista, em Turvo (PR), receberá no dia 27 de maio o espetáculo “Entre Janelas". A peça explora o impacto da tecnologia na vida das crianças e como elas podem se isolar no mundo digital, incentivando uma reflexão crítica sobre o uso consciente do espaço online.
O espetáculo é concebido pela Tato Criação Cênica, inspirado no livro “Uma Janela Entre Dois Amigos”, de Gustavo Gaivota. A encenação narra a história de um menino e seu cachorro, Pitu, e como essa amizade é abalada quando um computador entra na história.
A apresentação, gratuita e aberta a toda população, faz parte do projeto Embalando a Arte - Pronac 2314763, que busca democratizar o acesso à cultura, promover a integração social, fortalecer laços comunitários e contribuir com a qualidade da educação nos municípios. A iniciativa é realizada pelo Ministério da Cultura com patrocínio da Ibema – Companhia Brasileira de Papel, e produção da PAR 64 Produções e Culturama Produções Artísticas.
Com o espetáculo “Entre Janelas", o projeto Embalando a Arte promoverá ainda a oficina intitulada “Teatro de animação - da dramaturgia física à manipulação fina”, no dia 28 de maio. A atividade é voltada para professoras e professores da rede municipal de ensino da comunidade de Faxinal da Boa Vista. A atividade será facilitada pela própria equipe de artistas da Tato Criação Cênica.
O objetivo da oficina é desenvolver entre profissionais da educação a percepção sobre diferentes técnicas artísticas, como mímica, jogos teatrais e técnicas de manipulação de objetos. Juntos, espetáculo e oficina ampliam o repertório artístico de professores e estudantes, fortalecendo a educação por meio da cultura.
Ambas atividades serão inteiramente acessíveis - contando com intérprete de libras, materiais em braile e suporte a pessoas com transtorno do espectro autista, entre outras medidas.
Arte e Educação
Esta será a quarta etapa do projeto Embalando a Arte, que vem sendo realizado desde 2024 em Turvo (PR) e Embu das Artes (SP), municípios onde a Ibema está presente. Ao todo, 12 atividades culturais foram realizadas no último ano, envolvendo 1.651 pessoas por meio da arte e educação.
Devido ao sucesso das ações, o projeto continuará ao longo deste ano. “Eu me senti abraçada, aprendi muito com cada encontro, com as diferentes formas de fazer com que o nosso trabalho seja valorizado”, afirma a educadora social de Embu das Artes, Egle Brígida de Farias.
SERVIÇO:
Espetáculo Teatral “Entre Janelas"
Data: 27 de maio de 2025
Local: Salão Paroquial da Igreja N.Sª das Brotas, Faxinal da Boa Vista, Turvo (PR)
Horário: 19h30
Duração: 50 min
Classificação: Livre
Entrada gratuita: Aberto ao público, basta chegar no horário e local
Oficina “Teatro de animação - da dramaturgia física à manipulação fina”
Data: 28 de maio de 2025
Local: Salão Paroquial da Igreja N.Sª das Brotas, Faxinal da Boa Vista, Turvo (PR)
Horário: 08h30 às 11h30
Duração: 3 horas
Público: Professores e demais profissionais da área da educação
Inscrições: As pessoas interessadas devem se inscrever neste link
Ministrante: Cia Tato Criação Cênica
Nenhum comentário:
Postar um comentário