[Fechar]

quarta-feira, 6 de março de 2024

Aproveite as ofertas do Supremamais Supermercado de Turvo

 


Sicredi Inaugura novo Espaço de Relacionamento no Cilla Tech Park

Na manhã desta quarta-feira (06) inaugurou o espaço Sicredi Cidade dos Lagos em Guarapuava/PR

Localizado no Cilla Corporate Tower, o Box do Sicredi, uma extensão da Agência Bonsucesso, está à disposição para entender e atender os associados do bairro inteligente.

Para o Diretor Executivo, Valmir Dzivielevski, é um grande empreendimento em parceria com o CTP “hoje é um momento importante para nossa cooperativa. Inauguramos mais um espaço de relacionamento para fortalecer nosso modelo “fisital”. Estarmos juntos em mais uma iniciativa com o Cilla Tech Park, demonstra o nosso comprometimento e interesse em oferecer soluções financeiras justas e sustentáveis para os nossos associados da Cidade dos Lagos. Estamos felizes e desejamos que esse espaço traga muita prosperidade e bons negócios”.

Já para o Presidente, Fabio Peterlini “a parceria do Sicredi com o Cilla Tech Park já vêm se fortalecendo há alguns anos por meio de vários projetos de impacto social. Estamos indo para a terceira edição do Programa Coonecta, somos parceiros do Educatech e buscamos sempre apoiar as iniciativas que tenham a educação como pilar. Esse é o jeito Sicredi de ser.”.

Na solenidade estiveram presentes as lideranças da cooperativa, Fabio Peterlini, Presidente, Valmir Dzivielevski, Diretor Executivo, Eric Ranullfo Martins, Diretor de Negócios, Jacqueline Szendela, Gerente da Agência, Juliano Rubens Martins, Gerente de Meios de Pagamentos e Associados e as lideranças do Cilla Tech Park, Paulo Alvim CEO, Odacir Antonelli, idealizador do bairro inteligente e Vilso Dubena, Presidente do Cilla Tech Park.






Com 82 casos em 2024 no Paraná, Saúde reforça medidas de prevenção da meningite


Febre, dor de cabeça, rigidez de nuca, mal-estar, náusea, confusão mental. Esses são alguns dos sintomas da meningite que demandam atendimento médico imediato. A doença é um processo inflamatório das meninges, ocasionada por vários agentes etiológicos como vírus, bactérias e fungos – pode deixar sequelas e levar à morte em até 24 horas, caso o diagnóstico não seja oportuno. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) ressalta a importância dos cuidados para prevenir a doença.

Dados preliminares do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan Net) registraram 82 casos da doença e quatro óbitos no Paraná desde o início do ano. De 2019 até 2023 houve 6.402 casos e 429 óbitos pela doença no Paraná. Foram confirmados 1.852 casos e 100 óbitos em 2019; 851 casos e 54 mortes em 2020; 904 e 86 em 2021; 1.190 e 101 em 2022 e 1.605 e 88 em 2023, respectivamente.

No Brasil, a meningite é considerada uma doença endêmica. Casos são esperados ao longo de todo o ano, com a ocorrência de surtos e epidemias ocasionais. Casos de meningites bacterianas são mais comuns no outono-inverno e das virais na primavera-verão. A doença atinge as membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal. Pode afetar pessoas de todas as idades, principalmente as crianças.

A meningite é de notificação compulsória, sendo necessárias a busca ativa e investigação de casos e surtos para o seu monitoramento. Alguns agentes bacterianos possuem um grande potencial epidêmico, como, por exemplo, o meningococo.

VACINAS – Dentre as medidas de prevenção, a mais eficaz são as vacinas. O Calendário Nacional de Vacinação dispõe 19 imunizantes para crianças até 2 anos, que podem ser encontradas nos postos de vacinação e Unidades de Saúde de todo o Estado. Destas, cinco servem de escudo para a doença e agem em várias frentes, já que a meningite pode ser causada por diferentes agentes infecciosos.

A primeira vacina contra meningite que deve ser aplicada é a BCG, no recém-nascido. Já as vacinas meningocócicas são administradas em crianças, aos 3 e 5 meses de idade, e na adolescência, dos 11 aos 14 anos. No Estado, a cobertura vacinal das crianças menores de 2 anos da vacina meningo C é de 81,32% no ano de 2023. A meta é de 90% e 95% para as demais.

Como medidas de prevenção, é importante também a manutenção dos ambientes ventilados; medidas de higiene e lavagem das mãos; cuidados com a preparação dos alimentos; evitar aglomerações em locais com ventilação restrita; usar etiqueta respiratória, isto é, cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar; não compartilhar copos, talheres, alimentos e outros objetos.

“A meningite é uma doença grave, pode deixar sequelas e até mesmo levar à morte, por isso, reforçamos manter o calendário vacinal em dia em conjunto com as demais medidas de prevenção e, ao perceber qualquer sintoma da doença, procurar imediatamente um serviço de saúde mais próximos”, afirma Maria Goretti David Lopes, diretora de Atenção e Vigilância da Sesa.

SINTOMAS E TRATAMENTOS – Em geral, a transmissão da doença é de pessoa para pessoa pelo contato direto com secreções da boca, nariz ou faringe, mais frequentemente por meio de espirro, tosse, fala e beijo. É preciso ter cuidado porque alguns indícios podem ser facilmente confundidos com os de outras doenças aparentemente inofensivas, como gripes, otites, bronquites e infecções de garganta.

Quanto aos sintomas, nas crianças os pais precisam ficar atentos ao choro intenso, irritabilidade, recusa alimentar, febre alta, vômitos e convulsões. Em adultos, os mais comuns são febre alta, dor de cabeça, rigidez de nuca, mal-estar, náuseas e vômitos, intolerância à luz, confusão mental e convulsões. Aqueles que apresentarem os sintomas relativos à doença devem procurar imediatamente atendimento na unidade de saúde mais próxima de sua casa. Após a avaliação médica, se houver suspeita, será feito exame para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento.

ÓBITOS – Os quatro óbitos registrados em 2024 ocorreram entre 8 de fevereiro e 3 de março, em quatro municípios pertencentes às 2ª, 10ª e 15ª Regionais de Saúde. Morreram um homem de 42 anos, residente em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba; uma criança de 3 anos, de Maringá (Noroeste); uma mulher de 54 anos, moradora de Catanduvas (Oeste); e uma criança de sete anos residente em Cascavel (Oeste).

Cresol realiza Assembleia e homenageia sócios fundadores da Agência de Turvo


Na noite desta terça-feira (05/03), foi realizada em Turvo, a Assembleia de Relacionamento 2024 da Cresol. O evento contou com a presença de cooperados, representantes do poder público e colaboradores, com aproximadamente 250 sócios presentes para acompanhar os números e resultados da cooperativa.

A Cresol de Turvo foi fundada em 1998. Durante a assembleia, mais de 60 pessoas foram homenageadas por serem sócios há mais de 25 anos da cooperativa. O presidente Nilceu destacou que essa homenagem é uma forma de agradecer a essas pessoas que acreditaram e confiaram na Cresol desde o começo.

O gerente Robeson agradeceu a presença de todos os presentes e enfatizou que a Cresol está sempre de portas abertas, e que junto com sua equipe, querem estar sempre presentes e apoiar a comunidade turvense.









Mais fotos serão publicadas na página do blog no Facebook: https://www.facebook.com/blogdoeloi/posts/1069483087634731

Mulher encontrada em geladeira foi morta por filha de 13 anos e genro, diz polícia



A mulher que foi encontrada dentro de uma geladeira durante uma mudança em Maceió, na última terça-feira (5), foi morta após uma discussão com a filha de 13 anos e o genro, segundo a Polícia Civil.

A adolescente foi apreendida e um jovem de 22 anos e um outro homem, foram presos. O caso aconteceu porque a mãe da adolescente não aceitava o relacionamento, e o casal queria ir morar junto.

Em depoimento à polícia, a filha da vítima disse que atingiu a mãe com um golpe na cabeça. Com a mulher no chão, o jovem a esfaqueou e depois escondeu o corpo no eletrodoméstico.

Ainda conforme a PC, a menina de 13 anos revelou que ela e o namorado limparam o sangue e foram dormir na casa onde estavam fazendo a mudança. O corpo da mulher foi mantido na geladeira por 4 dias.

Mulher morta em geladeira: motorista da mudança suspeitou do crime

O casal pretendia morar junto e planejava montar uma casa em outro bairro. O crime teria acontecido na última sexta (1º), após uma discussão entre os três por causa da mudança.

Durante o trajeto, o pai do jovem, que foi preso suspeito de ser cúmplice, disse que o motorista contratado poderia se desfazer da geladeira. No entanto, o trabalhador suspeitou de algo, ao ver que se tratava de uma geladeira semi nova e coberta com fita.

Após fazer a mudança e ficar só com a geladeira, o homem acionou a polícia que encontrou o corpo enrolado em um lençol. Em depoimentos aos agentes, o casal disse que a mulher morreu com pancadas na cabeça e facadas.

Fonte: Ric.com.br

Boletim da dengue confirma 15,3 mil novos casos e mais 14 óbitos no Estado


O Informe Semanal da Dengue divulgado nesta terça-feira (5) pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) registra o maior número de casos em um boletim do atual período epidemiológico: 15.361 novos casos. Ele também traz 14 novos óbitos pela doença. O período sazonal 2023/2024, que teve início em julho do ano passado, soma 73.928 casos confirmados e 37 óbitos.

Este é o 26º Informe Epidemiológico publicado pela Vigilância Ambiental da Sesa, que registrou também 187.594 notificações, 46.122 casos em investigação e 61.130 descartados. Dos 399 municípios, 319 apresentaram casos autóctones, quando a doença é contraída localmente, e 397 tiveram notificações.

As Regionais de Saúde com mais casos confirmados são a 16ª RS de Apucarana (15.541), 10ª Cascavel (8.340), 8ª RS Francisco Beltrão (6.502), 17ª RS de Londrina (6.463) e 15ª RS de Maringá (6.388). Já os municípios que apresentam mais casos confirmados são Apucarana (10.402), Londrina (5.128), Maringá (3.560), Paranavaí (3.015), Cascavel (2.898), Ivaiporã (2.240), Quedas do Iguaçu (1.875), Dois Vizinhos (1.616), Jandaia do Sul (1.608) e Antonina (1.470).

ÓBITOS – As 14 mortes que constam neste último informe são de pessoas entre 31 e 92 anos, cinco delas sem comorbidades. Do total de registros, dois óbitos ocorreram nos municípios de Ampére e Salto do Lontra (8ª RS); um em Mariluz (12ª RS); um em Paranavaí (14ª RS); um em Sarandi (15ª RS); dois em Apucarana (16ª RS); dois em Terra Roxa e Toledo (20ª RS) e um em Ivaiporã (22ªRS). Na 17ª Regional de Londrina houve quatro óbitos, o maior número deste boletim. Dois deles eram residentes do município de Londrina, um de Cambé e um de Rolândia.

Os óbitos do período epidemiológico foram em Antonina, Ampére, Dois Vizinhos, Salto do Lontra, Capitão Leônidas Marques, Cascavel, Quedas do Iguaçu, Mariluz, Marilena, Paranavaí, Sarandi, Apucarana, Arapongas, Cambira, Cambé, Londrina, Rolândia, Terra Roxa, Toledo e Ivaiporã.

CHIKUNGUNYA – O novo boletim confirmou ainda 11 novos casos de chikungunya, somando 79 confirmações da doença. Do total de casos, 51 são autóctones (quando a doença é contraída no município de residência). Há, ainda, 262 casos em investigação e 719 notificações. Desde o início deste período não houve confirmação de casos de zika vírus. Foram registradas 75 notificações.

INFESTAÇÃO PREDIAL – A Sesa publicou, também, o primeiro informe entomológico deste ano, monitoramento que permite identificar regiões com aumento na proliferação do mosquito Aedes aegypti, vetor da doença.

De acordo com o documento, no período de 1º de janeiro a 29 de fevereiro, dos 334 municípios que encaminharam as informações entomológicas para a Sesa, 37 estão dentro da situação de risco de epidemia, 198 em alerta e 96 em situação satisfatória para o IIP (Índice de Infestação Predial). Os demais não enviaram informações ou não realizaram o monitoramento.

Os principais depósitos de criadouros encontrados foram em lixos, 30,4% (recipientes plásticos, garrafas, latas, sucatas em pátios e ferros velhos, entulhos de construção); vasos e frascos com água, pratos, degelo da água de geladeiras e materiais de construção, com 37%; e depósitos ao nível do solo para armazenamento doméstico de água, com 16,4%.

REFORÇO – A Sesa monitora de maneira constante o quadro epidemiológico no Estado. Nos últimos sete dias vários eventos e ações foram realizadas para combate ao mosquito e com foco na prevenção. Equipes da secretaria e do Ministério da Saúde realizaram uma agenda em Apucarana, no Vale do Ivaí, cidade com mais casos no Estado, para orientar profissionais e identificar possíveis fragilidades no atendimento a pacientes.

Também foi realizada a terceira reunião do Comitê Gestor Intersetorial para o Controle da Dengue para discutir ações de mobilização e vigilância permanente com a participação de representantes das instituições que compõem o grupo. No último sábado, dia 02 de março, aconteceram diversas atividades no Dia D de enfrentamento à dengue, envolvendo os municípios do Paraná.

O Governo do Estado anunciou também um aporte adicional de recursos de R$ 93 milhões para auxiliar os municípios. O valor será distribuído entre diversas áreas e tem como finalidade aprimorar o atendimento hospitalar, garantir a disponibilidade de insumos, instrumentalizar as equipes de agentes comunitários de saúde e intensificar a vigilância em saúde.

Confira o informe semanal da dengue AQUI e mais informações neste link.

Confira o informe Infestação Predial AQUI.

Turvo receberá o programa Cidadania Plena, aproximando os serviços eleitorais


Turvo receberá nos dias 20, 21 e 22 de março o Projeto Cidadania Plena, projeto que visa proporcionar serviços essenciais para a população, promovendo a emissão de títulos de eleitor, atualização de dados e transferências de domicílio eleitoral. A iniciativa tem como foco principal facilitar o exercício da cidadania, garantindo que todos estejam com o título eleitoral em dia para participar ativamente do processo democrático.

O projeto atenderá na Câmara dos Vereadores durante os dias 20, 21 e 22 de março de 2024 das 9h às 16h e estará realizando atendimento a toda população. Será realizada a primeira via do título de eleitor, a alteração de dados, alterações de local de votação, regularização do título e alteração de cidade.

Para receber o atendimento é necessário documento oficial com foto - não será aceito CNH -, comprovante de residência - no nome da pessoa ou de algum parente com comprovação de parentesco e que seja de no mínimo 3 meses - e para os homens que completam 19 anos em 2024 é necessário estar quite com o Serviço Militar, apresentando algum certificado.
Publicidade