[Fechar]

domingo, 15 de maio de 2022

Neve em maio? Onda de frio chega ao Brasil nesta semana e derruba temperaturas em várias cidades

Na terça-feira (17), o dia pode amanhecer com mínima de 4ºC
 
Preparem os casacos e cobertores: vem frio por aí nos próximos dias. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a queda acentuada de temperatura começa pela região Sul do Brasil nesta segunda-feira (16) e se intensifica ao longo da semana até o norte do país.

Em Curitiba, o clima frio poderá derrubar as temperaturas para mínima de 10°C neste início de semana. Na terça-feira (17), o dia pode amanhecer com mínima de 4ºC e a temperatura não ultrapassa os 12ºC, conforme o Simepar.

A ‘friaca’ se mantém, pelo menos, até sexta-feira, com os termômetros na casa dos 5ºC de mínima e 15ºC de máxima.
Onde de frio provoca neve e geada

Os meteorologistas alertam que a onda de frio pode ocasionar geada, especialmente na região central do Paraná. Segundo o Inmet, existe uma pequena possibilidade de ocorrência de neve nas serras gaúcha e catarinense entre a noite desta segunda-feira e madrugada de terça-feira.

Há a chance de neve nos outros dois estados da Região Sul porque a massa de ar polar chega acompanhada de um ciclone extratropical. A junção da umidade com o ar frio pode provocar a precipitação de flocos de gelo nos pontos mais altos da serra do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

Fonte: Banda B

Aproveite as ofertas do Supremamais Supermercado de Turvo

 


Tropeiros de Turvo cavalgaram por 4 dias pelo interior do município


Após cavalgarem durante 4 dias pelo interior do município, por volta do meio dia deste domingo (15), os Tropeiros de Turvo, Campina do Simão, Guarapuava e Boa Ventura de São Roque, retornaram ao CTG Rincão do Pinhal, local de onde saíram na manhã desta quinta-feira (12). A Cavalgada faz parte das festividades em comemoração aos 40 anos do Município de Turvo que acontece no dia 12 de maio, através de um Projeto de Lei do vereador Eraldo Mattos, tornou a Cavalgada evento oficial que será realizada sempre no mês de maio, durante a festividade do aniversário do município.

Nos 4 dias cavalgando, percorreram caminhos, estradas e comunidades, em meio as belezas e recursos naturais de nosso município. Por onde passaram, eram bem recebidos por todos.

No primeiro dia da cavalgada, eles saíram do CTG com destino a Localidade de Carriel, onde almoçaram. Após o almoço, seguiram até Passa Quatro, na propriedade do senhor Neri, onde jantaram e pousaram.

Na sexta-feira (13), seguiram até a Localidade de Rio Pedrinho, onde almoçaram. Posteriormente seguiram cavalgando até a Cambucica, onde jantaram e pousaram.

No sábado, seguiram até a Localidade do Buriti, onde almoçaram. Na sequência seguiram com destino a Saudade Santa Anita, onde jantaram e pousaram.

Neste domingo (15), foi o retorno até ao CTG Rincão do Pinhal, onde foram recebidos pelo prefeito Jerônimo, vice Aroldo, vereadores Diurda e Eraldo.

Em seguida foi servido um delicioso almoço com costelada a todos, e logo após foi encerrada a cavalgada 2022.




















Jazida de gás natural descoberta há 40 anos começará a ser explorada em Pitanga


O município de Pitanga, no centro do Paraná, deve inaugurar em junho uma estação de geração de energia elétrica a partir do gás natural e uma subestação de transmissão. O gás será extraído dos poços localizados na comunidade de Barra Bonita. Descobertos há 40 anos pela Petrobras, os poços ainda não haviam sido explorados.

“É uma fonte importante que vai colocar em operação uma usina de 10 megawatts”, explica Walfrido Ávila, presidente da paranaense Tradener, primeira comercializadora do mercado livre de energia no Brasil e responsável pela obra de Pitanga.

Segundo ele, numa primeira fase serão usados 30 mil metros cúbicos por dia, mas o poço tem capacidade para a produção de 100 mil metros cúbicos diários. “Temos contrato para absorver 30%. Os outros 70% virão com futuros contratos”, informa.

A construção da usina foi viabilizada com o recente leilão emergencial realizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A Tradener tem um contrato de três anos e meio para geração de energia por meio da utilização do gás natural. O principal problema para a exploração está sendo resolvido. É a pavimentação da estrada entre Pitanga e Mato Rico, que passa justamente pelo distrito de Barra Bonita. Dentro de 60 dias começam a sair os primeiros caminhões de gás.

Além de Pitanga, a empresa também deve começar a fornecer gás para indústrias das regiões de Guarapuava e Londrina. “São indústrias que hoje utilizam outras fontes de energia, mas tem interesse no gás natural, informa. “Com isso, vamos ter uma operação mais contínua desses poços aqui no Paraná, que estão há mais de 40 anos sem utilização”, complementa o empresário.

Fonte: Gazeta do Povo 


Em Guarapuava, jogo de futebol termina em ameaça de morte e tiros


Por volta das 21h05min do dia 14 de maio, no bairro Morro Alto, em Guarapuava, a equipe policial foi acionada para prestar atendimento uma situação onde segundo solicitante uma pessoa teria ido até a sua residência, lhe ameaçar de morte e ainda teria realizado vários disparos de arma de fogo na casa. 

No local em contato com o senhor de 40 anos, este informou que, durante a tarde desta data teve um desentendimento com um homem em um jogo de futebol, que teriam entrado em luta corporal e este teria lhe ameaçado de morte e, após o fato teria ido até a residência do solicitante, com o seu veículo, Hyundai/HB20 na cor branca, e efetuado vários disparos de arma de fogo em direção ao quarto da vítima, sendo que um dos disparos atingiu o veículo do mesmo e dois atingiram a grade da residência, sendo que ele e a esposa (39 anos) se esconderam em um cômodo da casa. 

Diante do fato e das informações, foi deslocado até a residência do autor do fato, no bairro Morro Alto, onde em averiguação não foi localizado o autor dos disparos, em conversa com a convivente, 38 anos, esta informou que não sabia do paradeiro do seu marido, que este teria saído com seu hb 20, para jogar futebol. 

Foi visualizado um veículo com as características repassadas, estacionado nas proximidades da casa, este encontrava-se sem ocupante, porém através de consulta no sistema sesp, foi constatado ser o veículo do provável autor dos disparos, todavia o mesmo não foi localizado. 

Diante do fato o solicitante foi orientado quanto aos procedimentos legais cabíveis.

Fonte: PM
Publicidade