Banner fixo no rodapé

quinta-feira, 16 de outubro de 2025

PCPR e PMPR deflagram operação contra grupo criminoso com 115 mandados


A Polícia Civil do Paraná (PCPR) e a Polícia Militar do Paraná (PMPR) deflagraram uma operação nesta quinta-feira (16) para cumprir 115 mandados judiciais contra uma organização criminosa que atuava em cidades do Centro-Oeste do Estado.

A ação acontece de forma simultânea em Laranjeiras do Sul, Cantagalo, Nova Laranjeiras, Porto Barreiro, Rio Bonito do Iguaçu e Laranjal, no Centro-Oeste; em Cascavel, na região Oeste; em Guarapuava, na região Central; em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba; e em Estância Velha, no Rio Grande do Sul.

Com o apoio de helicópteros da PCPR e da PMPR, as forças de segurança cumprem 43 ordens de prisão e 72 de busca e apreensão. A Polícia Penal do Paraná (PPPR) também participa da ação.

As investigações tiveram início em fevereiro deste ano após um homicídio praticado em Laranjeiras do Sul por um integrante do grupo. O crime teria sido motivado por disputas territoriais. Com o avanço das apurações, as equipes identificaram que o grupo havia expandido a sua atuação.

“O caráter interestadual da operação reforça o alcance da investigação e o nível de articulação do grupo criminoso. A atuação do grupo está ligada a uma série de delitos, como ameaças, extorsões, homicídios e coações, visando à manutenção do controle sobre o comércio ilícito de drogas”, explica o delegado Denival Barboza Liandro.

Além do tráfico, o grupo também está envolvido em roubos cometidos na rodovia BR-277, em uma modalidade conhecida como “piratas do asfalto”. Indivíduos ligados à organização mantinham base operacional em Cascavel e realizavam subtrações de cargas lícitas e ilícitas, como drogas, cigarros e produtos de contrabando e descaminho.

O comandante do 7º Comando Regional da PMPR, coronel Cícero de Oliveira Tenório, destacou a importância da atuação conjunta das forças de segurança. “Essa integração é fundamental para enfraquecer organizações criminosas que agem de maneira estruturada. O trabalho coordenado garante resultados mais eficazes e maior segurança para a população paranaense”, afirmou.


Unicentro abre inscrições para teste seletivo de professores colaboradores


A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) abriu nesta semana as inscrições para o teste seletivo de professores colaboradores. As vagas abrangem as áreas de Saúde, Ciências Agrárias e Ambientais, Ciências Exatas, Humanas e Sociais Aplicadas, com oportunidades nos câmpus de Guarapuava e Irati. As inscrições podem ser feitas até 28 de outubro, por meio do site de concursos da Unicentro. A remuneração pode chegar a R$ 10.687,27, de acordo com o regime de trabalho e o grau de titulação do docente.

O processo de inscrição ocorre em duas etapas. Na primeira, o candidato deve preencher os dados pessoais e gerar o Requerimento de Inscrição na página do edital. Em seguida, é necessário enviar os documentos solicitados, em formato PDF, via Protocolo Digital. A taxa de inscrição é de R$ 108, por boleto bancário.

Os candidatos que se enquadram em determinados critérios poderão solicitar isenção da taxa entre os dias 14 e 16 de outubro. O benefício é destinado a pessoas inscritas no CadÚnico, prestadores de serviço eleitoral e doadores de sangue, medula óssea ou leite humano.

O sorteio do ponto, que define o tema das aulas didáticas, será transmitido por plataforma digital, conforme links divulgados na página do edital. O sorteio acontece com um dia útil de antecedência ao início das provas didáticas, que serão no câmpus correspondente à inscrição do candidato. As provas didática e de titulação estão previstas para ocorrer a partir do dia 2 de dezembro.

Os interessados podem consultar todas as informações sobre vagas, áreas, pontos e requisitos de pós-graduação diretamente no edital disponível no site oficial da Unicentro.


Publicidade