[Fechar]

terça-feira, 26 de março de 2024

Boletim da dengue confirma 22 mil novos casos e mais 18 óbitos no Estado

 


O informe semanal da dengue divulgado nesta terça-feira (26) pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) registra mais 22.767 casos e 18 óbitos. Com esta atualização, o Paraná soma agora 135.961 casos e 77 óbitos em todo o Estado neste período sazonal (2023/2024).

As mortes são de pessoas entre 25 e 100 anos, sendo nove homens e nove mulheres. Nove pessoas não possuíam comorbidades. Elas foram registradas em diferentes Regionais de Saúde: São João (7ª RS), Luiziana (11ª RS), Mandaguari (15ª RS) e Cornélio Procópio (18ª RS) registraram um óbito; Cascavel (10ª RS), Apucarana (16ª RS) e Toledo (20ª RS), dois óbitos por município; Londrina (17ª RS), quatro óbitos; e na 8ª RS ocorreram quatro mortes, sendo duas em Ampére, uma em Cruzeiro do Iguaçu e uma em Nova Esperança do Sudoeste.

As Regionais com mais casos confirmados de dengue são a 16ª RS de Apucarana (21.508), 10ª de Cascavel (18.468), 8ª RS de Francisco Beltrão (15.168), 17ª RS de Londrina (13.546), 15ª RS de Maringá (11.208) e 11ª RS de Campo Mourão (9.629). Já os municípios que apresentam mais casos confirmados são Apucarana (13.450), Londrina (9.929), Cascavel (8.210), Maringá (6.100) e Paranavaí (3.998).

Este é o 29º Informe Epidemiológico publicado pela Vigilância Ambiental da Sesa, que registrou também 306.340 notificações, 214.915 casos prováveis e 71.262 casos em investigação. No total já foram descartados 91.425 casos. Dos 399 municípios, 356 apresentaram casos autóctones, quando a doença é contraída localmente, e todos os municípios tiveram notificações.

CHIKUNGUNYA – O novo boletim confirmou ainda um novo caso de chikungunya, somando 92 confirmações da doença no Estado. Do total de casos, 58 são autóctones (quando a doença é contraída no município de residência). Há, ainda, 380 casos em investigação e 923 notificações.

Desde o início deste período não houve confirmação de casos de zika vírus. Foram registradas 87 notificações.

Confira o informe semanal AQUI e mais informações neste link.

Em parceria com a Prefeitura de Turvo, Polícia Militar realiza ação de combate à violência contra a mulher

Nesta segunda-feira (25) o 16º Batalhão de Polícia Militar esteve realizando a Operação Atria no Município, operação que está sendo realizada em todo o país e tem como objetivo promover ações contra a violência doméstica e o feminicídio. A iniciativa foi realizada em parceria com a Secretaria de Família e Desenvolvimento Social.

A ação contou com a participação de mais de 250 pessoas, incluindo a comunidade e alunos da rede pública de ensino. Durante a ação, o Cabo João Márcio, a Soldada Luana Dias e a Soldada Fernanda Coradassi conduziram a palestra, que visou conscientizar sobre os diferentes tipos de violência, além de informá-los sobre a importância e os detalhes da Lei Maria da Penha.

Além disso, os participantes tiveram a oportunidade de aprender sobre a história de Maria da Penha, cuja luta pessoal contra a violência doméstica gerou a criação de uma das leis mais importantes para a proteção das mulheres.

Esta ação, realizada em parceria com a Prefeitura de Turvo, reafirma o compromisso e a atenção da gestão atual em relação ao tema crucial da violência contra a mulher. Este esforço conjunto reflete o empenho da administração em proporcionar um ambiente seguro.

Turvo tem se destacado por suas diversas iniciativas e campanhas dedicadas à defesa dos direitos das mulheres e à erradicação da violência de gênero. A presença da Secretaria de Família e Desenvolvimento Social é evidente através de suas políticas públicas específicas para as mulheres. Além disso, a comunidade conta com o suporte do CREAS e do CRAS, bem como a presença do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher. Essas ações e a presença desses órgãos demonstram o compromisso da administração municipal em proteger e promover os direitos das mulheres.


Turvenses comemoram 100 anos e recebem homenagem da Câmara Municipal


Na noite desta segunda-feira (25/03), em uma emocionante cerimônia realizada pela Câmara Municipal de Turvo, os vereadores aprovaram por unanimidade a solicitação dos vereadores Vivaldo e Eraldo Mattos para a concessão da "Moção de Congratulações" aos senhores Abrão Moreira Batista e Izaltino Rodrigues Fiuza.O senhor Abrão Moreira Batista nasceu no dia 27 de março de 1924, completando seu centenário neste ano.

O senhor Izaltino Rodrigues Fiuza nasceu no dia 31 de março de 1924, completando também seu centenário.

A aprovação desse projeto visa homenagear os dois senhores que estão completando cem anos neste ano e mês, demonstrando a gratidão da casa legislativa pelo que cada um deles representa para nosso município, para suas famílias e para as futuras gerações.

No próximo sábado (30/03), as famílias dos centenários realizarão uma festa para comemorar os 100 anos de vida dos senhores Abrão e Izaltino.








Fim da contagem regressiva: temporada do pinhão começa dia 1º de abril no Paraná


O pinhão voltará para as mesas dos paranaenses a partir da próxima semana. Seguindo orientação do Instituto Água e Terra (IAT), a semente, um dos mais emblemáticos símbolos do Paraná, já poderá ser colhida, armazenada e comercializada a partir da próxima segunda-feira (1º). A medida, contudo, só é válida para pinhões que já tenham atingido o período completo de maturação, cuidado necessário para ajudar na preservação da espécie e também garantir a saúde dos consumidores. A multa em caso de desobediência é de R$ 300 a cada 50 quilos apreendidos, além da responsabilização por crime ambiental. A safra se estende normalmente até junho.

As normas e instruções de comercialização são estabelecidas na Portaria IAP nº 046/2015 e têm como objetivo conciliar a geração de renda e proteger a reprodução da araucária, ameaçada de extinção. Quando o pinhão cai ao chão, é uma oportunidade para animais, como a cutia, ajudarem a semear o fruto em outros lugares, garantindo a reprodução da árvore.

“Os produtores e a população em geral podem contribuir para a preservação da araucária respeitando o período da maturação do pinhão, permitindo que as espécies da fauna possam se alimentar e ajudar a semear a planta. Além disso, é possível denunciar qualquer irregularidade aos órgãos ambientais fiscalizadores, como o IAT”, explica a engenheira florestal do escritório regional do IAT em Guarapuava, no Centro-Sul, Lauren Soares Silva.

Em relação ao consumo, ela destaca que as pinhas imaturas apresentam casca esbranquiçada e alto teor de umidade, o que favorece a presença de fungos, podendo o alimento se tornar até tóxico para o ser humano. Se ingerido, pode prejudicar a saúde com problemas como a má digestão, náuseas e episódios de constipação intestinal.

Além disso, reforça a engenheira, também não é permitida a venda de pinhões trazidos de outros estados. “Qualquer irregularidade deve ser denunciada pela população para que possamos garantir a preservação desta árvore tão importante e que está ameaçada de extinção”, diz Lauren.

A fiscalização é feita pelos agentes do IAT e o Batalhão de Polícia Ambiental - Força Verde (BPAmb-FV). Caso comprovada qualquer irregularidade, um processo é instaurado para que seja lavrado o auto de infração ambiental. As denúncias podem ser encaminhadas à Ouvidoria do IAT, aos escritórios regionais do órgão ambiental, por meio dos telefones (41) 3213-3466, (41) 3213-3873 ou 0800-643-0304 e, ainda, à Polícia Ambiental (41) 3299-1350 ou 181.

ECONOMIA – O pinhão é um produto importante para a economia do Estado. Ele movimentou R$ 20,8 milhões em 2022, de acordo com a edição mais recente do Valor Bruto de Produção (VBP), levantamento do Departamento de Economia Rural (Deral), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab).

A produção, também em 2022, alcançou 4,1 mil toneladas, de acordo com a Pesquisa de Produção da Extração Vegetal e da Silvicultura do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Mais da metade da safra está concentrada nos municípios da região Centro-Sul do Estado, com 2.578 toneladas. A maior produção no Estado foi registrada em Inácio Martins, com 700 toneladas colhidas em 2022, seguida por Pinhão, com 556 toneladas, e Turvo com 271 toneladas.

Além do Centro-Sul, as regiões Central, Sul e Sudoeste também concentram o maior volume de produção da semente no Estado. Segundo a Seab, por ser um produto extrativista, não há previsão do volume que será colhido neste ano.


 

Mulher e duas crianças morrem em grave acidente na BR-277



Um grave acidente de trânsito no início da noite dessa segunda-feira (25), por volta das 19h25, deixou três mortos na BR 277, em Laranjeiras do Sul.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), as vítimas estavam no Chevrolet/Celta, quando a motorista do carro fez uma ultrapassagem colidindo frontalmente com uma carreta do Paraguai e, logo depois, bateu em outro caminhão.

A motorista, Rosemary dos Santos (26 anos), que estava grávida, e seus dois filhos, Samuel (7 anos) e Miguel (1 anos), não resistiram aos ferimentos e morreram no local.

Os caminhoneiros não se feriram.

Conforme a PRF, apesar de estar no veículo, as crianças não usavam os dispositivos de retenção apropriado.


Fonte: NH Notícias
Fotos: divulgação/PRF e PB Urgente

Sargento Rodrigo Teixeira assume o comando da Polícia Militar de Turvo

16° BPM realiza cerimônia de passagem de comando do 3° Pelotão de Polícia Militar de Turvo


Nesta segunda-feira (25/03), foi realizada na Câmara Municipal, a solenidade de passagem de comando do 3° Pelotão de Polícia Militar do Turvo.

O 1° Sargento Mario Opuchkevicz, comandou por 3 anos o Pelotão de Turvo, demonstrando conhecimento e comprometimento, sendo muito reconhecido pelo município e pelo Batalhão.

Assume agora, o 3° Sargento Rodrigo Teixeira, que ingressou nas fileiras da corporação no ano de 2002 e serviu em diversas funções e atualmente está na função de Comandante do 3º Pelotão de Policia Militar do Turvo, o qual firmou o compromisso de priorizar a proximidade com a comunidade e assegurar a segurança pública.

Na solenidade, registrado a presença do Comandante e SubComando do 16° BPM, Major Busnello e Major Moreira Só, do Deputado Federal Rodrigo Tlustik (Estacho), Prefeito Jeronimo, Vice-prefeito, vereadores, Presidente do Conselho de Segurança, entre outras autoridades.

3° Sargento Rodrigo Teixeira



















Publicidade