[Fechar]

sexta-feira, 21 de julho de 2023

Faleceu Noeli de Ramos Tilp

Faleceu na tarde desta sexta-feira (21) Noeli de Ramos Tilpe, aos 48 anos, vítima de infarto.

O velório será realizado no salão da igreja da Saudade Penha.

O sepultamento será neste sábado, ás 17h00.


Informou Funerária Serluto de Turvo.

Suspeito de estuprar a filha e a enteada é preso no Paraná


A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu preventivamente um homem, de 41 anos, suspeito de estupro de vulnerável contra a própria filha, de 13. A captura foi realizada nesta quarta-feira (19), em Dois Vizinhos, na região Sudoeste do Estado.

De acordo com a delegada da PCPR Nathalia Morari, o suspeito iniciou os abusos sexuais contra a vítima em 2020, quando ela tinha aproximadamente 10 anos. A denúncia foi realizada pela adolescente e a enteada do indivíduo.

“Após a denúncia, apuramos que o homem também é suspeito de abusar sexualmente da enteada, quando ela tinha 7 anos. O crime durou aproximadamente sete anos”, afirma a delegada.

O indivíduo foi encaminhado ao sistema penitenciário.

As investigações referentes ao estupro de vulnerável contra a segunda vítima continuam a fim de esclarecer os fatos.

DENÚNCIAS - Aquele que tomar conhecimento da prática de algum crime contra criança ou adolescente deve denunciar.

A PCPR solicita a colaboração da população com informações que auxiliem em casos de violência contra crianças e adolescentes. As denúncias podem ser feitas de forma anônima através do 197, da PCPR, ou 181 do Disque Denúncia.

Se a violência estiver ocorrendo naquele momento, a pessoa deve acionar a Polícia Militar, por meio do 190.

Fonte: MPPR

Neste sábado tem Arraía do Gaucho no Arroio Fundo

 


Loja D' Casa inaugura neste sábado em Turvo


Inaugura neste sábado (22) a Loja D' Casa, para melhor atender a população de Turvo e região.

A loja D'Casa oferece uma ampla opção de cama mesa e banho e utensílios domésticos para trazer o conforto para a sua casa.

Na loja D'Casa você vai encontrar um excelente atendimento, produtos de alta qualidade e um ótimo preço. 

A loja D'Casa Rua Maria Bettega, em frente a Praça de Turvo.

Acompanhe nosso Instagram e fique por dentro das novidades: https://www.instagram.com/lojadcasaturvo/






Sicredi inaugura agência em Campina do Simão

Com foco na expansão e proximidade com a população local, Sicredi Planalto das Águas PR/SP inaugura agência moderna e acolhedora em Campina do Simão PR

Cada vez mais, o Sicredi, instituição financeira cooperativa com 7 milhões de associados e presença nacional, está levando os benefícios do cooperativismo de crédito para todas as regiões. Com isso em mente, a Sicredi Planalto das Águas PR/SP, uma das 105 cooperativas integrantes do Sistema, inaugurou, no dia 21 de julho, a agência em Campina do Simão, sendo a única instituição financeira da cidade.

Localizada na Avenida João Ferreira Neves, 3108 no centro de Campina do Simão, a agência tem 250 metros quadrados, conta com sala de reuniões, estacionamento, 2 caixas eletrônicos e um espaço acolhedor e aconchegante para receber o associado para aquele cafezinho.

“Com muita alegria marcamos nossa chegada em Campina do Simão. Viemos para mostrar à comunidade a força do cooperativismo e disseminar nosso modelo de negócio simples, próximo e ativo. Mesmo antes da chegada da estrutura da agência, já havíamos implantado o Programa A União Faz A Vida junto a professores e estudantes da escola municipal. Com os pilares social e econômico, cumprimos nosso propósito de construir juntos sociedades mais prósperas!”, afirma Fabio Peterlini, Presidente da Sicredi Planalto das Águas PR/SP.

A agência de Campina do Simão conta com 06 colaboradores: Gerente de Agência, Coordenador Administrativo Financeiro, Gerente de Negócios Pessoa Física e Gerente de Negócios Agro. O Diretor Executivo Valmir Dzivielevski complementa, “nós somos humanos e digitais ao mesmo tempo. Investimos em pessoas e plataformas, é o associado quem decide a forma que deseja ser atendido, esse é o nosso modelo Sicredi de ser”.

Já o Gerente da Agência, Jean Minski reforça sobre a importância da chegada do Sicredi na cidade e sobre a concretização de um sonho, “é com muita alegria que inauguramos a nossa tão esperada agência em Campina do Simão. Viemos para mostrar à comunidade como é o nosso jeito de atender as necessidades financeiras das pessoas, que oferece condições justas e sustentáveis para vida financeira dos nossos associados. Estamos aqui para crescer e prosperar. Convido todos para vir até o nosso espaço para conhecer o Sicredi e tomar um café conosco, tenho certeza de que realizaremos um excelente trabalho”.

A cerimônia de inauguração contou com a presença de lideranças da cooperativa, Fabio Peterlini, Presidente, Valmir Dzivielevski, Diretor Executivo, Eric Ranullfo Martins, Diretor de Negócios, Paulo Diego Breancini, Diretor de Operações, André Junior de Paula, Prefeito Municipal e Josmar Soares, Presidente da Câmara de Vereadores.

O horário de atendimento ao público da agência é de segunda-feira a sexta-feira das 10h às 15h.







ACET realiza o 1º Encontro ACET Jovem em Turvo

Neste sábado (22), às 9h, acontece na ACET o 1º Encontro ACET Jovem com a participação do Coordenador da CACICOPAR Jovem, Fernando Guiné Júnior e com a coordenação da Mariana Ferreira do Rosário, VP para Assuntos da Desenvolvimento do CONJOVE na Diretoria da ACET.

O objetivo do encontro é incentivar a formação de um núcleo de jovens empresários na ACET – Associação Comercial e Empresarial de Turvo.

Todos os jovens empresários de Turvo são convidados para participar. Interessados podem fazer a inscrição na secretaria da ACET, pelo telefone/whatsapp (42) 3642-1426.

Fonte: ACET

Em Turvo, Festas Juninas dos grupos Hiperdia promovem a integração entre os participantes


Durante o mês de julho, acontecem as animadas festas juninas dos grupos de Hiperdia das Unidades Básicas de Saúde do Município. Na última semana, foi a vez do grupo de hipertensos e diabéticos do Jardim Filadélfia fazerem seu arraiá.

As festas são promovidas pelos agentes comunitários de saúde e profissionais das seis UBS’s do Município. E buscam proporcionar mais um momento de integração entre os participantes do programa.

O programa Hiperdia faz o acompanhamento de saúde com hipertensos e diabéticos. Toda Unidade de Saúde possui um grupo e promove consultas frequentes, além de uma programação especial todo mês. São realizadas atividades físicas, momentos de lazer e integração, que são benefícios para a saúde física e mental de todos os participantes.


Fonte e fotos: Prefeitura de Turvo 


Milonga desapareceu em Turvo


A cadela que atende pelo nome de Milonga, da raça Border Collie desapareceu do Loteamento Bettega, em Turvo.

Qualquer informação entrar em contato: 42 999619157. 42 999428290. 

O dono oferece recompensa para quem encontra-la.

Aquece Paraná: Governo do Estado reforça campanha de doação de roupas e cobertores

As ondas de frio que vêm atingindo o Sul do País neste inverno trazem um reforço para que os paranaenses reforcem seu engajamento na campanha Aquece Paraná, destinada a arrecadar agasalhos para proteger as pessoas em vulnerabilidade social. A campanha promovida pela Superintendência Geral de Ação Solidária do Governo do Estado está em sua quarta edição e vai até o próximo dia 17 de agosto.


Até o momento foram reunidos cerca de 50 mil itens. Eles já foram distribuídos em 55 municípios mais atingidos pelas baixas temperaturas com apoio da Defesa Civil. Nos três primeiros anos de campanha, mais de 220 mil itens foram arrecadados e distribuídos.

Neste ano, os artigos podem ser entregues em dezenas de postos de coleta em todos os órgãos públicos estaduais, incluindo os quartéis do Corpo de Bombeiros, e instituições parceiras, como a RICtv e o Instituto RIC, que estão reforçando as ações de informação e mobilização da sociedade nas suas emissoras de TV e de rádio, nos portais de notícias e nas redes sociais.

Podem ser doadas roupas e calçados em geral, como casacos, calças, camisetas, blusas e jaquetas, meias, sapatos fechados, toucas e cachecóis, além de cobertores e colchas. As peças precisam estar limpas, em bom estado e, no caso de sapatos, deve se garantir que os dois pés estão juntos e em condições de uso.

Para saber mais informações e também os endereços dos pontos de coleta, basta acessar o site www.aqueceparana.pr.gov.br.



Unicentro ganha novos espaços para atendimento a mulheres e crianças em situação de risco

A Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro) inaugurou nesta semana novos espaços para os atendimentos dos Núcleos de Estudo e Defesa dos Direitos da Infância e da Juventude (Neddij) e Maria da Penha (Numape), no Campus Santa Cruz, em Guarapuava. Agora eles funcionarão um ao lado do outro para acolher as mulheres, crianças e adolescentes que estão em situação de violência e buscam orientação jurídica e psicológica.

O reitor da Unicentro, Fábio Hernandes, destaca que os locais foram adaptados para garantir mais privacidade e conforto para quem busca o serviço. “Hoje nós estamos entregando esses novos espaços, que são mais confortáveis e adequados para que as pessoas possam conversar com mais tranquilidade, com mais sigilo”, afirma.

Os núcleos tem mais salas para o atendimento individualizado nas áreas do Direito e Psicologia. Os espaços foram estruturados para receber quem procura orientações e meios para iniciar o processo ou denúncia relacionada à violência.

A adequação do espaço físico foi viabilizada com investimentos de R$ 220 mil da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), por meio da Unidade Executiva do Fundo Paraná (UEF).

NUMAPE – O Numape desenvolve as atividades desde 2018 e já atendeu mais de 680 mulheres em situação de violência doméstica ou familiar, na cidade de Guarapuava. Atualmente, a equipe atua em cerca de 360 casos, com o objetivo de apoiar essas mulheres para que romper com o ciclo da violência e garantir seus direitos judicialmente.

Segundo a coordenadora estadual do Numape, Claudete Carvalho Canezin, o Núcleo é uma política pública que protege e oferece suporte para a mulher em situação de risco.

“A partir de uma indicação judicial, nós entramos em contato com a mulher que sofreu alguma agressão. Com a nossa abordagem, ela se sente mais acolhida, mais segura e mais confortável porque ela sabe que o Núcleo é da universidade, do Estado. Nós fazemos o processo de divórcio, solução de união, de guarda, de pensão, de partilha de bens”, explica Claudete.

NEDDIJ – O Neddij foi criado em 2006 com o objetivo de consolidar uma rede de atendimento e defesa dos direitos da criança e do adolescente em situação de risco. Em Guarapuava, o núcleo já ajuizou mais de 2 mil processos e 329 ainda estão ativos. Trabalho que tem como intuito preservar os direitos de crianças e adolescentes para uma vida digna, com acesso pleno à moradia, alimentação, educação e lazer.

CONTRA O FEMINICÍDIO – A Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi) lançou recentemente a Campanha Paraná Unido no Combate ao Feminicídio, que é mais uma ação de conscientização contra esse crime. Uma das iniciativas da pasta é a caravana que está percorrendo o Paraná com participação em eventos e a promoção de debates sobre o tema. Nesta semana ela esteve em Guarapuava.

Para a secretária Leandre Dal Ponte, o trabalho desenvolvido pelo Estado e as universidades, por meio dos núcleos, apoia pessoas que necessitam de atendimento de maneira digna. “O atendimento jurídico que é oferecido faz muita diferença para que elas possam se sentir amparadas pelas políticas públicas”, afirma.

“Eu entendo que a universidade tem um papel muito importante na construção de uma nova cultura. As instituições nos ajudam a levar o conhecimento para além da comunidade acadêmica e também para a sociedade. É um processo transformador, de mudança cultural”, complementa.

Fonte: AEN

Óbitos registrados em Guarapuava e Região

A Central de Triagem informa os óbitos registrados em Guarapuava e Região - CLIQUE AQUI...
Publicidade