[Fechar]

terça-feira, 23 de maio de 2017

Reitor da Unicentro fala na Câmara de Turvo sobre a implantação do Curso de Medicina em Guarapuava

 

Na ultima sessão ordinária da Câmara Municipal de Turvo, esteve presente o professor Aldo Nelson Bona, reitor da UNICENTRO, o qual veio até os senhores vereadores de nosso município, na busca de apoio para implantação do curso de MEDICINA, na Unicentro, para que os senhores vereadores possam gestionar junto ao governo do estado, deputados e secretários de estado, a liberação do tão esperado curso de medicina. Durante a sua palestra o Professor Aldo apresentou números relativos ao curso de medicina e principalmente discorreu sobre as vantagens de se ter uma escola de medicina na região, ou mesmo que sejam duas, pois o curso nas Faculdades Campo Real, também deve ser implantado.
Explica o professor que na sua grande maioria os médicos optam por trabalhar em cidades maiores, como é o caso de Curitiba que concentra cinquenta por cento dos médicos de todo o estado, lembra ainda que existem escolas de medicina nas cidades de Curitiba, Ponta Grossa, Londrina, Maringa e Cascavel, ficando um grande vazio na região central e centro sul do estado, a qual será preenchida com os cursos que serão oferecidos em Guarapuava. 
Fala ainda de que hoje as melhores especialidades também estão nos grandes centros e com isso o custo de se deslocar os pacientes até esses centro se torna alto, pois seria algo em torno de duzentos e noventa quilômetros, o que certamente, com a implementação do curso em Guarapuava, irá diminuir drasticamente esses custos, o que seria de grande beneficio para a região em torno de Guarapuava, o que certamente vem contemplar Turvo. Ao final faz um convite aos senhores vereadores para que possam participar da audiência pública, que será realizada na Câmara Municipal de Guarapuava em data a ser marcada, mas que possivelmente será 22 ou 29 de junho próximo, onde estará sendo discutido esse assunto e de onde será levada carta ao governo do estado com tal reivindicação e para que seja agilizada a liberação de tal curso, pois o mesmo já encontra-se em fase terminal, aguardando apenas a chancela do governador.
Os senhores vereadores são unanimes em apoiar tal realização e colocam a disposição para entrar em contato com seus deputados, secretários e com o próprio governador. O senhor reitor esteve acompanhado dos professores Gilberto Franco de Souza e Roseli Nychai.

Aniversário dos 35 Anos de Turvo foi destaque no Programa Canta Paraná da TV Tarobá


O Programa Canta Paraná, que tem como apresentador Teixeirinha, o qual viaja pelo interior do Paraná gravando em belíssimos cenários de fazenda, estâncias e ranchos campeiros, novamente esteve em Turvo. Em outras ocasiões quando Marcos Seguro era prefeito, ele já esteve no município gravando seu programa. Agora o prefeito Jeronimo trouxe novamente o apresentador, que gravou com os Tropeiros na Comunidade de Saudade Santa Anita e fez algumas imagens da cidade. 
Assista no vídeo abaixo:


Inicia o curso de inclusão digital em Turvo


Curso de Inclusão Digital disponibilizado pela Prefeitura Municipal de Turvo em convênio SENAR e Sindicato Rural iniciou nessa segunda-feira (22) e teve público de diversas idade, desde uma adolescente a uma senhora de 92 anos. Mostrando que para aprender não se tem idade.
Dona Eloina: 
92 anos
Fonte: Prefeitura de Turvo


Familiares das três pessoas mortas carbonizadas protestam em frente ao Fórum em Pitanga


Familiares das vítimas: Sr. Vitor Lakonski de 72 anos, sua esposa Elizabete Kossoski de 70 anos e seu cunhado deficiente por nome de Salvador Kossoski de 40 anos, estiveram ontem (22) em frente ao fórum da comarca de Pitanga.

A família das vítimas protestaram, após a justiça soltar dois, dos três presos suspeitos do crime.

Zoraide e Amauri foram presos pela polícia civil, Valdinei, filho de Zoraide foi preso pela PM de Pitanga no dia dos fatos, o Sargento Moraes do serviço reservado disse que Valdinei foi preso poucas horas após o crime.

O Crime ocorreu em 27 de Agosto de 2016.

A família das vítimas foram até o fórum para protestar sobre a soltura de Zoraide e Amauri, segundo a família, o casal não ficou nem Oito meses presos.

O crime brutal chocou Pitanga, o fato ocorreu em linha Cantu, onde a residência havia sido invadida, rastros de sangue demostravam que ali, algo cruel havia acontecido, logo em seguida, a PM recebeu informações, de que três pessoas haviam sido encontradas carbonizada dentro de um veículo em uma estrada rural em São José, localidade de Santa Maria do Oeste.

Dentro do carro, um Siena, os corpos de Vitor, Elizabete e Salvador.

Zoraide e Amauri disseram não ter nada a ver com o crime, em nem um momento o casal falou ter participação, já Valdinei confessou, e depois prestou outros depoimentos com outras versões diferentes, um quarto elemento aparece na história, mas não tivemos acesso ao conteúdo do depoimento.

Para polícia, não falta indícios da participação dos quatro no crime, para a defesa indícios não são materialidade.




Família de Cianorte procura por homem desaparecido em Guarapuava



Jairo Lima, de 41 anos, está desaparecido desde terça feira (16), em Guarapuava. De acordo com a irmã dele, Flávia Lima, o homem estava na cidade a trabalho e costuma se hospedar no Hotel Soledade.

Segundo Flávia, Jairo estava com um Fiat Siena de cor prata com placas BAC-2243. O último contato que a família fez com Jairo foi no dia 16. O boletim de ocorrência foi registrado em Cianorte, cidade em que Jairo mora.

Qualquer informação sobre o paradeiro de Jairo pode ser repassada para os telefones (44) 3629-4503 ou (44 ) 9.9963-7746.

Publicidade