[Fechar]

terça-feira, 5 de novembro de 2024

Conserto de rede afeta abastecimento em Faxinal da Boa Vista


Distrito de Faxinal da Boa Vista, em Turvo, pode haver oscilação de pressão na rede e/ou falta-d’água nesta terça-feira (05) na rua Cerejeiras, Campina das Ameixeiras e Vila Araucária. Equipes trabalham no conserto, que deve ser concluído até as 17 horas. A previsão é de normalização no abastecimento a partir desse horário, de forma gradativa. ATENÇÃO em situações como esta, é essencial fazer o uso econômico da água: priorize a água tratada para alimentação e higiene. Não desperdice!

Podem ficar sem água durante este período principalmente os clientes que não têm caixa-d’água no imóvel, conforme recomendação da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). A Sanepar sugere que cada imóvel tenha uma caixa-d’água de pelo menos 500 litros. Assim, é possível ter água por 24 horas, no mínimo.

A orientação é evitar desperdícios. A Sanepar conta com a participação de todos!

O Serviço de Atendimento ao Cliente Sanepar é feito pelo telefone 0800 200 0115, que funciona 24 horas. Ao ligar, tenha em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula.

Para esta e outras informações utilize o aplicativo para celular Sanepar Mobile ou acesse o site da Sanepar: www.sanepar.com.br

Criança de 3 anos morre afogada em tanque de peixes em Guarapuava


Uma criança de três anos morreu afogada em um tanque de peixes nesta terça-feira (5 de novembro) em Guarapuava.

A ocorrência foi registrada pelo Corpo de Bombeiros às 10h08, no bairro Primavera. Os socorristas foram acionados pelos pais da criança, que, segundo os Bombeiros, tinha traços de autismo.

O casal trabalha como caseiros em uma propriedade rural e, segundo eles, o filho sempre brincava pelas proximidades, mas nunca se afastava. Porém, na manhã de hoje, ele se afastou demais e o Corpo de Bombeiros foi acionado para auxiliar nas buscas.

Os Bombeiros realizaram uma varredura nos arredores da casa, porém sem êxito. Cerca de 45 minutos após a chegada da equipe, um conhecido da vítima avistou o corpo da criança em um tanque, na propriedade ao lado, a uma distância de 700 metros pela estrada (cerca de 200 metros em linha reta). A guarnição verificou o local e localizou a vítima. O corpo boiava, sem vida.

O corpo foi recolhido ao Instituto Médico Legal (IML) de Guarapuava, de onde será liberado para velório e sepultamento.

Fonte: Gmais Notícias

PCPR PRENDE SUSPEITOS POR CRIME DE TENTATIVA DE HOMICÍDIO NA CIDADE DE GUARAPUAVA


A Polícia Civil do Paraná (PCPR) cumpre três mandados de busca e apreensão e dois de prisão na cidade de Guarapuava em repressão ao crime de tentativa de homicídio e também foram cumpridos 02 (dois) mandados de prisão temporária dos investigados (masculino de 34 anos e feminina de 26 anos). Um terceiro indivíduo (30 anos) que também teve seu mandado de prisão expedido, não foi localizado e é considerado foragido.

Com as buscas, os dois investigados presos temporariamente também foram presos em flagrante pelos crimes de tráfico, associação para o tráfico, posse de arma de calibre restrito, posse de arma de calibre permitido, sendo apreendidas 01 (uma) pistola de calibre 9mm, 01 (um) revolver de calibre .38, uma pistola e um revolver de air soft, quatro rádios comunicadores utilizados no estabelecimento onde o crime ocorreu, munições, drogas e uma alta quantia em dinheiro (valor ainda sendo apurado).

DO CRIME

O crime de tentativa de homicídio se deu no dia 17/10/2024 por volta das 06h50m no bairro Vila Carli, onde após se desentenderem em um bar, as vítimas (20, 30 e 33 anos) foram agredidas pelos proprietários e uma pessoa que estava com ele, sendo que enquanto iam embora, um dos suspeitos efetuou um disparo de arma de fogo contra o veículo dos mesmos, atingindo uma das vítimas.

Boletim da dengue: Paraná contabiliza mais 292 novos casos da doença


A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio da Coordenadoria Estadual de Vigilância Ambiental, publicou nesta terça-feira (5) o novo informe semanal da dengue. Foram registrados mais 292 casos da doença sem óbitos na última semana. Somados os dados do novo período epidemiológico, iniciado em 28 de julho de 2024, o Paraná registra 28.850 notificações, 3.432 diagnósticos confirmados e uma morte em decorrência da dengue.

No total, 362 municípios já apresentaram notificações da doença, que é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, e 237 possuem casos confirmados.

As regionais com o maior número de casos confirmados neste período epidemiológico são 17ª Regional de Saúde de Londrina (898); 15ª RS de Maringá (423); 2ª RS Metropolitana (332); 1ª RS Paranaguá (297) e 5ª RS de Guarapuava (206).

OUTRAS ARBOVIROSES – Informações sobre Chikungunya e Zika, doenças também transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, constam nesse mesmo documento. Neste período foram confirmados 11 casos de Chikungunya, sendo registradas 224 notificações da doença no Estado. Com relação à Zika Vírus, até o momento ocorreram nove notificações.

Confira o Boletim Semanal completo AQUI. Mais informações sobre a dengue estão neste LINK.

Em Guarapuava, homem é preso após efetuar disparos com arma de fogo em condomínio

No dia 05 de novembro, por volta das 01h30, ligações pelo 190 informavam de possível situação de vias de fato e disparo de arma de fogo entre dois homens masculinos em um condomínio no município de Guarapuava.

Deslocado com brevidade, onde no local, vários moradores repassavam informações para as equipes policiais sobre a localização dos envolvidos. Foi localizado e procedida a abordagem e busca pessoal em masculino de 31 anos, o qual apresentava claros sinais de embriaguez, de uso de entorpecentes, e agressividade. Logo em seguida, procedida a abordagem a outro masculino de 47 anos. No pátio do condomínio foi visualizado cinco estojos de pistola cal. 380.

Questionando os abordados, disseram não saber nada, porém as equipes receberam informações que o autor dos disparos teria ocultado o armamento na em uma das caixas de incêndio ou da caixa do padrão de luz. Sendo assim, foi localizado na caixa do padrão de luz do térreo uma pistola 930, cal. 380 taurus, com numeração suprimida. Em seguida, na caixa de contenção de incêndio um carregador com 4 munições intactas, cbc treina, cal. 380.

Nas instalações do condomínio foram observadas diversas câmeras, sendo possível contato com a empresa, onde foi possível flagrar o momento dos disparos, os quais foram realizados pelo masculino abordado de 31 anos.

Conforme o relato da genitora do autor dos disparos, que presenciou o ocorrido, ele chegou no condomínio fazendo uso de bebida alcoólica, e que em determinado momento retirou a arma da região da cintura e efetuou vários disparos.

Dado voz de prisão, e encaminhado para os procedimentos de Polícia Judiciária, sendo que o autor proferiu xingamentos contra os policiais, bem como desferiu vários chutes contra o camburão da viatura.

As equipes policiais militares agiram com brevidade e profissionalismo, garantindo assim, a segurança de todos os moradores do local.

✅Prisão: 02 Encaminhados a Polícia Judiciária.

✅Apreensão: 01 Pistola Taurus Cal 380.
4 munições intactas 380 treina
5 munições deflagradas 380 treina


POLÍCIA MILITAR DO PARANÁ: Nós fazemos a diferença!
Vídeo:



Vem aí grande Baile do Chopp no Rio Pedrinho


Veja mais no vídeo: 




Saúde reforça importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer bucal


A adoção de hábitos de higiene e estar atento a eventuais sintomas podem representar uma grande ferramenta na prevenção de um dos problemas mais comuns na saúde pública: o câncer bucal. No Paraná, a doença é a 6ª neoplasia mais comum entre homens e a 16ª entre mulheres, de acordo com dados da secretaria estadual da Saúde (Sesa). Em média, 306 casos de câncer bucal são registrados por ano.

O mês de novembro é dedicado à conscientização e prevenção da doença no Paraná, iniciativa prevista na Lei Estadual nº 19.868/2019. “Para inúmeras doenças, prevenção e diagnóstico precoce são fundamentais no cuidado e tratamento”, afirma o secretário estadual da Saúde, César Neves. “Isso é ainda mais especial para o câncer bucal, em que a detecção ocorre muitas vezes de maneira tardia. Quando identificada precocemente, essa doença tem altas chances de cura, além de permitir tratamentos menos invasivos e melhores resultados para o paciente”.

Hábitos como boa higiene bucal, evitar bebidas alcoólicas, não fumar e visitar regularmente o dentista são fundamentais para prevenir a doença. Além dos fatores comportamentais, a exposição solar excessiva sem proteção e a infecção pelo papilomavírus humano (HPV) também estão entre os principais fatores de risco para o desenvolvimento do câncer bucal.

Trabalhadores expostos ao sol, como agricultores e pescadores, devem tomar cuidados adicionais, como o uso de chapéus e protetor labial com filtro solar. Já a prevenção contra o HPV inclui a vacinação, disponível no SUS.

A rede pública de saúde oferece atendimento tanto preventivo quanto terapêutico. Entre os principais sintomas de câncer bucal estão o aparecimento de feridas na boca que persistam por mais de 15 dias, manchas brancas ou vermelhas, inchaço, dor na língua e dificuldade para mastigar ou engolir. Diante de qualquer desses indícios é recomendado a procura imediata do serviço de saúde mais próximo.

“É essencial se atentar aos sintomas iniciais para que a avaliação possa ser realizada por um profissional o quanto antes. Por isso, a conscientização é fundamental, uma vez que com a maior divulgação dessas informações, maior a possibilidade de o paciente buscar acesso à rede de saúde”, reforça a cirurgiã-dentista da Sesa, Carolina de Oliveira Azim Schiller.

RECURSOS – Desde 2019, o Governo do Estado destinou mais de R$ 72 milhões para a saúde bucal, resultando em cerca de 5,6 milhões de atendimentos odontológicos. Entre as principais destinações destes recursos estão a compra de 1.399 kits odontológicos, com cadeiras, mochos, amalgamadores e fotopolimerizadores, equipamentos fundamentais para equipar os consultórios das Unidades Básicas de Saúde (UBS) nos municípios.

Procon-PR participa de mutirão online de renegociação de dívidas com bancos


A Secretaria da Justiça e Cidadania, através do Procon-PR, em parceria com a Secretaria Nacional do Consumidor e a Febraban, está oferecendo, até 30 de novembro, a possibilidade do consumidor negociar seus débitos pela internet, num mutirão online de renegociação de dívidas.

De acordo com Santin Roveda, secretário da Justiça e Cidadania, poderão ser negociadas dívidas em atraso no cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e demais modalidades de crédito contraídos com bancos e instituições financeiras. Não poderão ser negociadas dívidas que tenham bens dados como garantia, tais como financiamento de veículos, motocicletas ou imóveis, por exemplo, ou contratos que estejam com as parcelas em dia.

A ação acontecerá exclusivamente pela internet, através da plataforma de solução de conflitos CONSUMIDOR.GOV.BR ou diretamente com o banco no qual o consumidor tem conta ou a dívida.

"Além da negociação das dívidas, o consumidor terá acesso ainda a plataforma MEUBOLSOEMDIA.COM.BR, que oferece, de forma gratuita, conteúdos sobre educação financeira, tema tão relevante e necessário para ajudar as pessoas a sair do sufoco", complementa Claudia Silvano, coordenadora do Procon-PR.

Para participar do mutirão online, basta o consumidor fazer o seu registro na plataforma WWW.CONSUMIDOR.GOV.BR, quando receberá um login e senha. Nesse momento, o consumidor fará o relato do seu problema, devendo informar que deseja participar do mutirão de renegociação de dívidas.

É importante que no relato, o consumidor informe o quanto pode pagar por mês na sua negociação. Após finalizar o registro, o banco ou a instituição financeira tem o prazo de 10 dias para apresentar uma proposta ou resposta para o consumidor.

Terminado o prazo para resposta do fornecedor, o consumidor tem 20 dias para avaliar o retorno dado.

Participam do mutirão, as seguintes instituições:

BANCO DO BRASIL

Telefone: 4004-0001 / 0800 729 0001 | WhatsApp: (61) 4004-0001 #renegocie

Para negociar dívidas que estão sob gestão da Ativos S/A: Negocie seus débitos

Telefone: 0800-644-3030 | WhatsApp: (11) 97958-3125

BANCO CARREFOUR

Negocia Cartão Carrefour

Negocie Cartão Atacadão

BANCO BMG

Negociar pelo site do Banco BMG

Telefone: 0800 286 3636 | WhatsApp: 4002 7007

BANCO BV

Portal de Negociação: site do Banco BV

Telefones: 3003-1616 | 0800 701 8600

BANCO DAYCOVAL

Cartão Consignado | Empréstimo Consignado | Crédito em conta (crédito pessoal): 0300 111 0500

Veículos | Financiamento de Veículos

BANCO FIBRA

E-mail: operacoes.varejo@bancofibra.com.br

BANCO INTER

Telefone: 3003-4070 (capitais e regiões metropolitanas) | 0800 940 0007 (demais localidades)

BANCO MERCANTIL

Telefones: 0800 7070 398


BANCO DO NORDESTE

0800-728 3030

Central de atendimento dos cartões de crédito do Banco do Nordeste:

Capitais e Região metropolitana: 3003 0145

Demais localidades: 0800 724 0145

BANCO ORIGINAL E PICPAY

BANCO PAN


WhatsApp: (11) 4002-7787

Central de renegociação: 0800 006 8782

BANCO SEMEAR

Portal de Negociação

Central de Relacionamento 24h: 0800 702 6700

WhatsApp: (31) 3516-8004

E-mail: atendimento@bancosemear.com.br

BANCO VOLKSWAGEN

Telefones: 4003-6636 | 0800 700 1936

WhatsApp: (11) 4003-6636

BANPARÁ

Telefone: (91) 3004-4444


BANRISUL

Portal de Solução de Dívidas

App Banrisul

WhatsApp: (51) 3215-1800

Em caso de dúvidas entre em contato: recuperacao@banrisul.com.br

BRADESCO

Cliente correntista negocie pelo portal ou:

WhatsApp: (11) 4858-5151

Central de renegociação: 4004-8810 / 0800 400 8810

Cartões de crédito Bradescard (Casas Bahia, C&A e outros parceiros), negocie pelo portal ou

WhatsApp: (11) 4858-5151

Central de cobrança de cartões: 4004-1203 / 0800 979 0203

Produtos Losango, negocie pelo portal (no ícone Negociação de Dívida) ou

WhatsApp: (11) 93000-0119

Bradesco Financiamentos de Veículos, negocie pelo portal

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL

Site da Caixa (créditos comerciais pessoas e empresas)

App Habitação Caixa (prestações habitacionais em atraso)

App Cartões Caixa (cartão de crédito)

App Caixa Tem (regularize suas dívidas)

CETELEM

Portal de Negociação

WhatsApp oficial: 0800 7041166

Telefone: (11) 4004 7990

C6BANK

Telefone: (11) 3003 6116 | 0800 660 6116

WhatsApp: (11) 2832 6088

E-mail : cobranca@c6bank.com ou acesse o aplicativo C6bank

DIGIMAIS

Capitais e regiões metropolitanas: (11) 4020-3300

Outras localidades: 0800 646 7676

INBURSA

Telefones: (11) 3030-4444 ou 0800 641 4444

E-mail: atendimento-cobranca@inbursa.com


ITAÚ

Correntistas: buscar a seção de renegociação no aplicativo ou internet banking do Itaú

WhatsApp: 4004-1144 (negociação de dívidas e dicas de Saúde Financeira)

Telefone: 4004-1144 (capitais e regiões metropolitanas) | 0800 722 5533 (demais locais) | 0800 722 1144 (demais locais)

NBCBANK
Telefone: 0800 022 1401

WhatsApp: (51) 9878-7949

E-mail: recuperacaocredito@nbcbank.com.br

PARANÁ BANCO


Telefone: 0800 645 6090 - opção 05

E-mail: cobranca_pb@paranabanco.com.br

SAFRA

Pessoas físicas

Central de Cartões: 55 (11) 4001-4460 Capital e Grande São Paulo | 0800 728 4460 Demais localidades. Atendimento 24h por dia, 7 dias por semana

Renegociação (empréstimo/ cheque especial e cartão)

WhatsApp 55 11 3175 9444 -Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

SANTANDER

Pessoa Física

(11) 4004-3535 capitais e regiões metropolitanas | 0800 702 3535 demais localidades | 0800 723 5007

Horário de atendimento: Segunda a Sexta das 6h às 22h | Sábados das 8h às 19h00 | Domingos das 9h às 16h


SANTANDER FINANCIAMENTOS

(11) 4004-9090 capitais e regiões metropolitanas | 0800 722 9090 demais localidades

Horário de atendimento: Segunda a Sexta das 7h às 20h | Sábados das 9h às 14h00

WhatsApp: (11) 4004-9090


SENFF

Portal de negociação

WhatsApp: (41) 3313-1800

negociacao@senff.com.br

SICREDI

Canal de negociação: WhatsApp (51) 33584770

TRIBANCO

Portal de Auto-Negociação

Adicione nosso número e chame a Tati ou ligue

(11) 3003-3099 Capitais e regiões metropolitanas

0800 722 3099 Demais localidades

Não achou o nome do seu banco ou financeira na lista acima? Não se preocupe, você conseguirá negociar mesmo assim. Entre em contato com a Central de Atendimento de sua instituição e busque a melhor negociação para você.

Inscrições para o Ano Letivo de 2025: Matrículas e Rematrículas


Em novembro, iniciam-se as rematrículas e novas matrículas para o ano letivo de 2025 nas instituições de ensino da rede municipal.

As rematrículas da Escola Municipal Frida Rickli Naiverth serão realizadas de 4 a 29 de novembro, exclusivamente online, através do site Área do Aluno. Os pais e responsáveis poderão assistir ao passo a passo através do vídeo anexado.

Somente as rematrículas serão online. Já as matrículas na Escola Frida e nas demais escolas ocorrerão presencialmente de 11 a 19 de novembro. Novas matrículas serão realizadas de 21 a 29 de novembro, também de forma presencial nas instituições de ensino, incluindo a Escola Frida Rickli.

Documentos obrigatórios para matricula inicial:

I. Certidão de Nascimento;

II. Comprovante de vacinação, emitida pela unidade ou posto de
saúde;
III. Fatura recente emitida pela Copel ou pela Sanepar, com prazo
máximo inferior aos últimos 2 meses, além de comprovante de
endereço adicional do responsável legal, quando a fatura não estiver
em seu nome;
IV. Documentos dos pais ou responsáveis (RG e CPF);
V. Telefone para contato;
VI. Histórico escolar para alunos oriundos de outra rede escolar e/ou
outro estado ou país;
VII. Quando beneficiário, apresentar cópia do Cartão do Bolsa Família.

Demais documentos se o aluno possuir:
I. Carteira de Identidade;
II. Cadastro de Pessoa Física – CPF
II. E-mail do pai ou da mãe ou do responsável legal;

Documentos obrigatórios para a rematrícula:

Comprovante de vacinação, emitido pela unidade ou posto de saúde;

Fatura recente emitida pela Copel ou pela Sanepar, com prazo máximo inferior a 2 meses, além de comprovante de endereço adicional do responsável legal, quando a fatura não estiver em seu nome;

Telefone de contato atual (se possuir).
Publicidade