Banner fixo no rodapé

[Fechar]

-->

segunda-feira, 20 de julho de 2026

PCPR e PMPR prendem chefe do tráfico de drogas durante a “Operação Alcateia” em Pitanga


A Polícia Civil do Paraná (PCPR), em uma ação conjunta com a Polícia Militar do Paraná (PMPR), deflagrou a "Operação Alcateia" no município de Pitanga. A ofensiva resultou na captura de um homem apontado como uma das principais lideranças do tráfico de drogas na região e chefe de uma das frentes em uma disputa territorial violenta que vinha motivando homicídios na cidade.

O investigado, conhecido pela alcunha de "Penoso", estava foragido e possuía um mandado de prisão em aberto por condenação definitiva pelo crime de roubo, expedido há três anos.

A operação foi coordenada de forma integrada pelo delegado titular da 45ª Delegacia Regional de Polícia (DRP) de Pitanga, William Gama Assunção, e pelo comandante do 16º Batalhão da Polícia Militar, Tenente-Coronel Busnello.

Dinâmica e Contexto

De acordo com as investigações da PCPR, o homem exercia papel de comando em uma das facções envolvidas em uma "guerra" pelo controle de territórios de tráfico de drogas em Pitanga. Essa rivalidade é apontada pelas forças de segurança como o pano de fundo de diversos homicídios consumados recentemente no município.

Durante o cerco policial para o cumprimento do mandado de prisão por roubo, as equipes flagraram o suspeito portando armamento e valores em dinheiro, o que resultou também em uma nova autuação em flagrante delito.

Resultados

A ação contou com o emprego de policiais civis da 45ª DRP e de policiais militares do 16º Batalhão. O balanço da operação fechou com o seguinte saldo:

  • 01 Suspeito preso (capturado pelo mandado de roubo e autuado em flagrante);
  • 01 Pistola calibre 9mm apreendida (configurando o crime de posse ilegal de arma de fogo de uso restrito);
  • R$ 3.000,00 em espécie apreendidos.

Progressistas homologa candidatura de Cristina Silvestri à Câmara Federal

Em terceiro mandato na Assembleia Legislativa, parlamentar inicia uma nova etapa da trajetória política e pretende ampliar a atuação em defesa da agricultura, do desenvolvimento regional, da saúde, da educação e das mulheres

A candidatura da deputada estadual Cristina Silvestri (PP) à Câmara dos Deputados foi homologada durante a Convenção Estadual do Progressistas, realizada nesta segunda-feira (20). A decisão oficializa uma nova etapa na trajetória da parlamentar, que está em seu terceiro mandato na Assembleia Legislativa do Paraná e atualmente lidera a bancada do partido na Casa.

“Tenho muito orgulho da trajetória que construí no Paraná. Foram anos de muito trabalho, diálogo e dedicação às pessoas. Mas muitas ideias e demandas importantes encontram limites por estarem fora da competência estadual. Quero levar essa experiência para Brasília, ampliar a nossa capacidade de trabalho e conquistar ainda mais avanços para a população”, afirmou Cristina.

Na Câmara Federal, a parlamentar pretende fortalecer pautas ligadas à defesa da agricultura, ao desenvolvimento regional, à saúde, à educação e à proteção das mulheres. Entre suas prioridades também estão a busca por mais investimentos, recursos e obras estruturantes para os municípios paranaenses.

Nascida em Guarapuava, Cristina destaca que sua candidatura representa a oportunidade de devolver à região uma voz própria no Congresso Nacional, depois de 12 anos sem um deputado federal. “A nossa região precisa voltar a ter força política e representação em Brasília. Conheço as nossas cidades, as nossas estradas, os produtores, as entidades e, principalmente, as necessidades das pessoas. Quero ser essa voz e trabalhar para que os grandes projetos e os recursos cheguem aonde realmente são necessários”.

Trajetória

Cristina Silvestri é formada em História, agropecuarista e ex-empreendedora do setor varejista. Iniciou sua trajetória política em 2013, como secretária de Assistência Social de Guarapuava, e, em 2015, tornou-se a primeira mulher de Guarapuava e região a ocupar uma cadeira na Assembleia Legislativa do Paraná.

Ao longo de seus mandatos, assinou 230 projetos de lei e teve mais de 100 leis estaduais aprovadas. Entre as principais iniciativas estão as legislações que implantaram no Paraná o Botão do Pânico e o Sinal Vermelho, referências no enfrentamento à violência contra a mulher, além da Política de Proteção dos Direitos da Pessoa com Fibromialgia e do Programa de Combate ao Bullying.

A deputada também teve participação na conquista de obras estruturantes para a região de Guarapuava, como a duplicação da BR-277 e da PR-466, além de projetos nas áreas de saúde e infraestrutura, entre eles o Hospital Regional, o Hospital do Câncer, o Centro de Especialidades e o Novo Aeroporto Regional.

Entre 2019 e 2022, Cristina foi a primeira procuradora da Mulher da Assembleia Legislativa. No período, liderou ações para ampliar a representação feminina na política, fortalecer as procuradorias municipais e aperfeiçoar os canais de acolhimento e denúncia destinados às mulheres vítimas de violência.

Veículo é destruído pelo fogo na PRC-466, entre Boa Ventura de São Roque e Turvo


Um veículo, aparentemente um Toyota Corolla, foi completamente destruído por um incêndio na PRC-466, entre os municípios de Boa Ventura de São Roque e Turvo, nas proximidades da Ponte do Rio Bonito.

Conforme informações repassadas ao Blog do Elói, o incêndio teria ocorrido na noite deste domingo. No entanto, até as 14h desta segunda-feira (20/07), o veículo ainda permanecia no local.

As chamas consumiram totalmente o automóvel, inclusive as placas de identificação, impossibilitando identificar a cidade de emplacamento. Até o momento, não há informações sobre as causas do incêndio ou se houve feridos.

EPR Iguaçu realiza trabalhos preventivos em taludes e organiza operações “Pare e Siga” na Serra da Esperança


A EPR Iguaçu, concessionária responsável pela gestão de 662 quilômetros de rodovias nas regiões Oeste e Sudoeste do Paraná, inicia, a partir do dia 27 de julho, trabalhos preventivos no talude localizado no km 312 da BR-277, na Serra da Esperança, em Prudentópolis.

As intervenções serão executadas no segmento onde foi registrada uma queda de talude em janeiro deste ano e integram o programa permanente de monitoramento geotécnico da concessionária. Os trabalhos têm caráter preventivo e buscam ampliar as condições de inspeção da encosta, reduzir riscos de desprendimento de materiais e preservar a segurança viária no trecho.

Entre os serviços previstos estão a remoção de vegetação e materiais orgânicos sobre o maciço, além da retirada de pequenos blocos rochosos com potencial de desprendimento. A limpeza da encosta também permitirá maior exposição das formações rochosas, favorecendo o acompanhamento técnico e subsidiando os estudos para as futuras intervenções de estabilização.

“O monitoramento geotécnico da Serra da Esperança é permanente e faz parte da rotina operacional da concessionária. As inspeções realizadas pelas equipes identificaram a necessidade dessas intervenções preventivas para remover materiais com potencial de desprendimento e ampliar a visibilidade dos grandes blocos de rochas. Isso permite um acompanhamento mais preciso da evolução das encostas e fornece informações técnicas importantes para o planejamento das futuras obras de recuperação e estabilização, sempre priorizando a segurança viária e trafegabilidade do segmento”, destaca o diretor-executivo da EPR Iguaçu, Silvio Caldas.

Os serviços serão executados em etapas. Inicialmente será implantada a sinalização operacional e realizado o isolamento da área de trabalho. Na sequência, as equipes executarão a supressão vegetal, as inspeções geológicas e, posteriormente, a remoção controlada dos pequenos blocos rochosos identificados durante as avaliações técnicas.

Operação “Pare e Siga”


A programação das atividades foi estruturada para conciliar a execução dos serviços com a manutenção da trafegabilidade da BR-277, adotando intervenções pontuais e controladas, sempre priorizando a segurança dos usuários. O plano operacional foi definido em alinhamento com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), que acompanhará as atividades para apoiar a organização do tráfego e garantir a segurança durante a execução dos serviços.

Entre os dias 27 de julho e 17 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, o tráfego funcionará em sistema “Pare e Siga”, com interrupções temporárias do fluxo. As paralisações são indispensáveis porque, durante determinadas etapas da remoção dos materiais, existe a possibilidade de desprendimento de fragmentos da encosta, tornando necessária a interrupção momentânea da circulação para preservar a segurança dos usuários e das equipes.

No sentido Cascavel, o bloqueio será realizado no km 311. Já no sentido Curitiba, a interrupção ocorrerá no km 316. Ao longo de todo o segmento em obras, será implantada ampla sinalização operacional, com antecedência aos pontos de bloqueio, para orientar os motoristas sobre as intervenções e garantir maior segurança durante a execução dos serviços.

A concessionária orienta os motoristas que trafegarem pela região a programarem seus deslocamentos, respeitarem a sinalização operacional e seguirem rigorosamente as orientações das equipes no local.

Em caso de condições climáticas adversas, os serviços poderão ser reprogramados.

Canais de informação


Usuários que precisarem de suporte durante a viagem podem acionar os serviços gratuitos de atendimento médico e mecânico pelo número de emergência 0800 277 0163, que também funciona pelo WhatsApp.

Mais informações estão disponíveis nos canais oficiais da concessionária: Instagram e X: @epr.iguacu e canal do WhatsApp: https://x.gd/bhZS3.

Calor fora de época e vento marcam o início da semana no Paraná



A semana começa com cara de primavera, e em alguns momentos até de verão. Segundo o Simepar, nesta segunda-feira (20) o tempo segue firme na maior parte do Paraná, com muito sol, calor acima do normal para esta época do ano e vento constante, principalmente no Oeste, Noroeste, Sudoeste e Centro-Sul, onde as rajadas podem passar dos 40 km/h. A aproximação de uma frente fria deixa o ar mais abafado e pode provocar pancadas rápidas e isoladas em alguns pontos do estado, mas a maior parte das cidades passa o dia sem chuva.

Em Cascavel, os termômetros variam entre 19 °C e 24 °C. O dia terá sol entre algumas nuvens e aquela sensação de que a chuva pode chegar a qualquer momento. O tempo fica abafado, mas a previsão é de que a chuva não apareça.

Em Toledo, a segunda-feira será de céu parcialmente nublado, com bastante sol ao longo do dia. A temperatura sobe de 21 °C para 26 °C, mantendo o tempo quente e agradável.

Já em Foz do Iguaçu, o calor ganha ainda mais força. A mínima é de 23 °C e a máxima chega aos 28 °C. O sol divide espaço com algumas nuvens, mas o tempo continua firme durante todo o dia.

Na capital, Curitiba, a manhã começa mais fresca, com 14 °C. Pode haver formação de nevoeiro nas primeiras horas, mas logo o sol aparece e a temperatura sobe até os 25 °C.

No restante do estado, o cenário também é de tempo firme. Londrina terá máxima de 26 °C, Maringá chega aos 28 °C, Ponta Grossa registra 24 °C e Guarapuava alcança 23 °C. Em todas essas cidades, o predomínio é de sol e não há expectativa de chuva.

O recado para hoje é aproveitar o tempo firme, mas sem esquecer da hidratação. As temperaturas estão bem acima do esperado para julho e o vento, apesar de refrescar em alguns momentos, também pode aumentar a sensação de tempo seco.

Amanhã

A terça-feira (21) promete mudanças graduais. Segundo o Simepar, uma frente fria avança sobre a metade sul do Paraná e aumenta a chance de chuva forte e temporais isolados, principalmente entre a tarde e a noite. A mudança não acontece de uma vez só e nem atinge todo o estado. Enquanto o Sul começa a sentir os efeitos da instabilidade, o Norte e o Leste ainda devem ter bastante sol, calor e temperaturas elevadas.

Fonte: Catve
Publicidade