[Fechar]

segunda-feira, 3 de julho de 2023

Aproveite as ofertas da Terça Verde do Supremamais Supermercado de Turvo


 

Neste domingo tem Festa na Cachoeira dos Mendes


 

Colisão frontal deixa duas pessoas mortas na BR 277


Na tarde desta segunda-feira (03), um grave acidente aconteceu na BR 277 km 527, em Guaraniaçu.

No acidente se envolveram um caminhão tanque de São José do Pinhais, e um veículo Logan, com placas de Foz do Iguaçu. A colisão frontal resultou nos óbitos das ocupantes do Logan.

O caminhão seguia sentido Cascavel/Guaraniaçu, e o Logan sentigo Guaraniaçu/Cascavel. Segundo testemunhas o Logan invadiu a pista contrária causando a colisão.

O aero médico esteve no local, mas o óbito já havia sido constatado;

Equipes dos Bombeiros e Samu de Guaraniaçu e PRF prestaram atendimento a ocorrência. IML foi acionado para a remoção dos corpos.

Pista ficou interditada nos dois sentidos, mas já foi liberada.

Fonte: Portal Cantu

Acompanhe a Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Turvo

Sessão desta segunda-feira (03/07). Acompanhe no vídeo:

Com dez novos leitos, centro cirúrgico do Hospital Regional de Guarapuava inicia atendimentos


O Hospital Regional de Guarapuava, na 5ª Regional de Saúde do Estado, começou neste fim de semana os primeiros atendimentos de seu centro cirúrgico. A unidade, que recentemente passou por processos de adequação, disponibilizou dez novos leitos de urgência e emergência, o que permitiu a admissão de pacientes que necessitem de serviços de baixa e média complexidade.

"É um hospital importante e temos realizado diversas ações para garantir a ampliação da sua capacidade de atendimento. Os novos atendimentos não beneficiam apenas Guarapuava, mas todos os municípios da 5ª Regional de Saúde, que passam a contar com mais aporte para suas demandas", destacou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Em maio deste ano, equipes técnicas da Sesa vistoriaram a unidade para identificar inconformidades na execução da obra por parte da empresa contratada que inviabilizavam a utilização integral do hospital. Com isso, um processo de reestruturação foi assumido pelo Estado, o que permitiu a realização dos primeiros serviços do centro cirúrgico, até então desativado. A primeira cirurgia foi no sábado (1.º), sendo um procedimento de apendicectomia. Outras três cirurgias aconteceram durante o fim de semana.

"Temos feito um grande trabalho para efetivar a capacidade máxima do hospital, e a iniciação de novos serviços demonstra que estamos no caminho certo. Em breve, devemos ter ainda mais avanços para essa unidade que é fundamental para a região", disse o diretor-presidente da Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Paraná (Funeas), Marcello Machado.

Atualmente, o hospital conta com 60 leitos, o que garante um volume de pelo menos 120 procedimentos ao mês, entre cirurgias eletivas, cirurgias gerais, atendimentos de psiquiatria, endoscopia, colonoscopia e ultrassom.

HISTÓRICO – A construção do hospital que possui 16 mil metros quadrados começou em 2015. Durante a pandemia, teve suas obras aceleradas para servir de maneira emergencial para atendimento da Covid-19, assumindo uma posição de referência para o tratamento, juntamente com outros dois hospitais regionais do Estado: Ivaiporã e Telêmaco Borba. Registrou mais de 3,6 mil atendimentos até junho de 2022, quando passou a ter gestão da Funeas.

Quando assumiu o hospital, a Funeas disponibilizou mais 20 leitos de enfermaria para atendimento de Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAGs), somando mais de dois mil atendimentos até o momento.

Para ajudar produtores, IDR-Paraná lança aplicativo que faz contagem das horas de frio


O IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná — Iapar-Emater) lançou um aplicativo para celular que informa a quantidade acumulada de horas de frio ao longo do ano em diversos municípios paranaenses. Destinado a produtores e profissionais de ciências agrárias, o Horas Frio Paraná tem como objetivo auxiliar o usuário a decidir sobre a necessidade de estimular artificialmente a quebra de dormência em culturas de clima temperado. Ele já pode ser baixado gratuitamente nas lojas App Store e Google Play.

Frutíferas de clima temperado, como a macieira e o pessegueiro, perdem as folhas e entram em repouso nos dias frios e curtos do inverno para acumular as reservas – nutrientes, hormônios e açúcares – que serão usadas na brotação, florescimento e frutificação do ciclo seguinte.

Mas somente haverá essa brotação satisfatória de frutos se houver acúmulo de um certo número de horas (varia conforme a espécie) de temperatura do ar inferior a um determinado parâmetro – por exemplo 7,2 ºC.

“Na ausência da satisfação necessária de frio durante o inverno, típica de regiões tropicais e subtropicais, ocorre brotação deficiente e desuniforme, redução e irregularidade na abertura das gemas florais e vegetativas e, consequentemente, redução da produtividade”, explica a agrometeorologista Heverly Morais.

Se a somatória de horas de frio não atinge a quantidade necessária, a quebra de dormência das plantas deve ser feita com a aplicação de agroquímicos. E é exatamente para ajudar na tomada dessa decisão que entra o aplicativo desenvolvido pelo IDR-Paraná.

As informações são apresentadas em duas faixas de busca. A primeira categoria mostra o acúmulo de temperaturas inferiores a 7,2 ºC e a 13º C para 20 municípios (Apucarana, Campo Mourão, Cascavel, Cerro Azul, Curitiba, Cândido de Abreu, Entre Rios - Guarapuava, Francisco Beltrão, Lapa, Palmas, Palotina, Pato Branco, Pinhão, Piraquara, Planalto, Ponta Grossa, Santa Tereza do Oeste, Teixeira Soares, Toledo e Salto Caxias - entre Capitão Leônidas Marques e Nova Prata do Iguaçu). O segundo grupo, com a somatória de temperaturas inferiores a 15 ºC e a 18 ºC, abrange 10 localidades (Assis Chateaubriand, Bandeirantes, Bela Vista do Paraíso, Cambará, Cianorte, Londrina, Maringá, Paranavaí, Umuarama e Xambrê).

Hoje é o último dia de inscrição para o PSS de Estágio da Prefeitura de Turvo


Ainda não fez a sua inscrição para o PSS de estágio da Prefeitura de Turvo?

Então corre no site www.cebrade.com.br porque hoje é o último dia. O prazo se encerra às 17h desta segunda-feira (03).

São 43 vagas, que vão desde o ensino médio até o ensino superior em diversas áreas, com bolsas de auxílio que variam de R$ 480 até R$ 840.

Para mais informações CLIQUE AQUI.

Acompanhe o Blog do Elói pelo Facebook

Jovem é assassinado em Pinhão


Neste domingo (02), a equipe policial acionada pela Defesa Civil de Pinhão, para atendimento de ocorrência onde um masculino estaria em óbito, nas margens da estrada rural Zatarlândia.

No local foi confirmado o fato e pelas tatuagens, foi possível identificar a vítima como masculino, 19 anos, o qual apresentava várias lesões provavelmente causadas por golpes de facão, isolado o local e acionados os órgãos competentes, perita criminal, investigador e agente do IML.

Fonte: PM

Acompanhe o Blog do Elói pelo Facebook

Homem encontra vizinho morto dentro de casa em Guarapuava


Na tarde deste domingo (02), a equipe policial em contato com mulher (49 anos), essa informou que seu vizinho masculino (42 anos) estava há alguns dias sem manter contato, ao verificar a residência notaram que a porta da casa estava aberta com a chave para o lado de fora com luzes acesas no interior da casa e com o veículo com as portas destravadas.

No local em contato com a pessoa de masculino (21 anos), passou a relatar que na madrugada de sexta para sábado ouviu que por volta de 02h a 3h barulho do vizinho chegando com o veículo em alta velocidade adentrando ao pátio da residência.

A equipe adentrou na residência e se deparou com um indivíduo deitado sem sinais vitais e com grande quantidade de sangue debaixo da cama.

Com a chegada da equipe do IML e Criminalística, após verificar o local e a pessoa constatou que o líquido encontrado debaixo da cama, não se tratava de sangue mas de líquido devido ao avançado estado de decomposição do corpo.

Fonte: PM

Acompanhe o Blog do Elói pelo Facebook

Agências do Trabalhador do Paraná começam a semana com 14 vagas mil abertas


As Agências do Trabalhador do Paraná e postos avançados começam a semana com a oferta de 14.133 vagas de emprego com carteira assinada no Estado. A maior parte é para auxiliar de linha de produção, com 3.328 oportunidades. Na sequência, aparecem as funções de magarefe, com 408, abatedor de porco, com 330, e safrista, com 299.

A Região Metropolitana de Curitiba concentra o maior volume de postos de trabalho disponíveis (3.055). Entre as função que lideram as ofertas, são 246 vagas para operador de telemarketing ativo e receptivo, 241 para operador de telemarketing apenas ativo, 225 para atendente de telemarketing e 210 para auxiliar de linha de produção.

Na Capital, a Agência do Trabalhador Central oferta 72 vagas para preenchimento imediato: atendente de lanchonete (44), açougueiro (15), ajudante de açougueiro (10), analista contábil (02) e analista de negócios (01).

A Região de Toledo aparece em seguida, com 2.420 oportunidades. São disponibilizadas 605 vagas para auxiliar de linha produção, 180 para abatedor de porco, 83 para safrista e 30 para auxiliar administrativo.

Nas demais regionais do Interior são destaques Cascavel (1.450), Campo Mourão (1.134), Umuarama (1130) e Cianorte (584). Em Cascavel, as funções que lideram as ofertas de vagas são auxiliar de linha de produção, com 394 vagas, magarefe, com 305, operador de movimentação de armazenamento de carga, com 50, e servente de obras, com 26 oportunidades.

Em Campo Mourão, os destaques são para auxiliar de linha de produção (673), abatedor de porco (110), safrista (86) e costureiro em série (31).

Em Umuarama, há oferta de emprego para as funções de auxiliar de linha de produção, com 590 oportunidades, safrista, com 70, abatedor de porco, com 40, e costureiro em série, com 40.

Na Região de Cianorte há 65 vagas para auxiliar de linha de produção, 50 para faxineiro, 50 para magarefe e 14 para auxiliar de cozinha.

ATENDIMENTO – Os interessados em ocupar as vagas devem buscar orientações entrando em contato com a unidade da Agência do Trabalhador de seu município. Para evitar aglomeração, a sugestão é que o atendimento seja com horário marcado. O agendamento deve ser feito AQUI.

Óbitos registrados em Guarapuava e Região

A Central de Triagem informa os óbitos registrados em Guarapuava e Região - CLIQUE AQUI...
Publicidade