[Fechar]

terça-feira, 5 de maio de 2020

Guarapuava - Boletim atualizado


Polícia Militar de Pinhão recebe elogio coletivo



Nesta terça-feira (05), o Comandante do 16° BPM, Major Cubas, acompanhado do Comandante da 1ª Cia, Capitão Leandro, reuniram-se na prefeitura Municipal do Pinhão, com o prefeito municipal Odir e o presidente da Câmara de vereadores Alexandro, a fim de tratar de assuntos atinentes à segurança.

Logo em seguida o Major Cubas, acompanhado do prefeito, do presidente da Câmara e da vereadora Letícia, efetuaram a entrega de referência elogiosa coletiva aos policiais pertencentes ao pelotão do Pinhão em virtude dos bons serviços prestados, tendo ainda as equipes policiais apreendido no período de janeiro à abril de 2020, 43 armas de fogo, correspondendo a 20% das apreensões do 16° BPM, tendo um aumento nas apreensões de 307% Comparado ao mesmo período do ano de 2019.



Fonte e fotos: 16º BPM

Faleceu na localidade de Herval, em Prudentópolis, Rosa Zubreski dos Santos


Faleceu nessa terça-feira (05), Rosa Zubreski dos Santos, com 65 anos. 

O velório será no salão da Igreja Ucraniana, na localidade de Herval, em Prudentópolis. 

O sepultamento será nesta quarta-feira, em horário a ser designado.

Paraná tem 1.588 casos confirmados e 99 óbitos


Informe divulgado pela Secretaria da Saúde do Paraná nesta terça-feira (05) traz 29 novos casos confirmados da Covid-19 no Estado e cinco óbitos.

Agora, chega a 1.588 o número de pessoas residentes no Paraná atingidas pela doença, com 99 falecimentos. O informe divulga, ainda, que 1.071 pessoas, também residentes no Paraná, são consideradas recuperadas, já liberadas do isolamento social.

Os cinco óbitos registrados nesta terça-feira são de pacientes que estavam internados. Um morador de Fazenda Rio Grande, de 62 anos, faleceu segunda-feira (4). Três moradores de Curitiba - uma mulher de 70 anos e dois homens, de 62 e 63 anos, faleceram no domingo (3). E um morador de Mirador, de 46 anos, morreu no sábado (2).

Os novos casos confirmados estão nos municípios de Apucarana (1), Cascavel (2), Castro (1), Cianorte (1), Curitiba (6), Guaratuba (2), Inácio Martins (1), Londrina (3), Maringá (1), Mirador (1), Nova Aliança do Ivaí (1), Paranavaí (3), Piraquara (2), Santo Antônio do Caiuá (2), Santo Inácio (1) e Telêmaco Borba (1).

No total 137 cidades paranaenses têm casos confirmados da Covid-19. Neste informe, a Secretaria da Saúde confirma pela primeira vez um caso na 4ª Regional de Saúde, Irati. Até segunda-feira nenhum caso ainda havia sido confirmado naquela região. O primeiro foi registrado em Inácio Martins.

RECUPERADOS – Das 1.071 pessoas recuperadas 588 são de municípios de todo o Estado, registrados pela secretaria estadual da Saúde. Outros 483 são de Curitiba e considerados recuperados pela Secretaria da Saúde da Capital.

CONFIRMADOS TESTES - O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), que faz parte da Diretoria de Atenção e Vigilância da Secretaria da Saúde, contabiliza apenas os casos confirmados com resultados positivos de testes rápidos realizados com o produto do fabricante One Test, enviado pelo Ministério da Saúde.

MORADORES DE OUTROS ESTADOS – Há 20 casos confirmados e três óbitos de pessoas residentes em outros estados, mas que tiveram atendimento aqui no Paraná.

O acréscimo de um paciente se deu pela transferência do município de residência. Estava cadastrado em Carlópolis e foi alterado para Fartura, em São Paulo. 

Confira o INFORME COMPLETO aqui.

Lâmpadas fluorescentes usadas serão recolhidas em todo Paraná



Mais de 1 milhão de lâmpadas fluorescentes após o uso que estão armazenadas nas prefeituras paranaenses serão recolhidas para destinação correta. A inciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, prevê prazo de 180 dias para a coleta.

Um Termo de Compromisso assinado com o Ministério Público do Paraná estabeleceu que a Reciclus – organização sem fins lucrativos de fabricantes e importadores de lâmpadas e equipamentos de iluminação – apresente em 30 dias um cronograma de coleta e destinação correta para todo o material.

No segundo semestre de 2019, a secretaria estadual enviou ofício às prefeituras dos 399 municípios para que informassem a quantidade armazenada. De acordo com os números apresentados pelos municípios, são 1.176.772 lâmpadas. Relatórios de anos anteriores indicavam que as prefeituras chegaram a abrigar mais de 3 milhões de lâmpadas descartadas pela população em órgãos públicos.

O secretário do Desenvolvimento Sustentável, Márcio Nunes, disse que o Paraná é o primeiro Estado brasileiro firmar um acordo com setor privado com essa finalidade. “É inédito no País e ratifica a preocupação do Governo com as questões ambientais”, salienta. “Estamos trabalhando junto com fabricantes, importadores e demais organismos para a aplicação efetiva da logística reversa no setor e retirar do meio ambiente esse tipo de material”.

Diretora de Políticas Ambientas da secretaria, Fabiana Campos ressaltou que esse acordo aconteceu depois de inúmeras reuniões com técnicos da Sedest, do Instituto Água e Terra (IAT) e a Reciclus. “É uma demanda antiga das prefeituras paranaenses que, mesmo sem ter obrigação legal, recebia essas lâmpadas. Com o acordo mediado pelo Ministério Público, buscamos apoiar a eliminação desse passivo e criar mecanismos para que o problema não ocorra novamente”.

Segundo o coordenador de Projetos Sustentáveis da secretaria estadual, Charles Carneiro, há um acordo setorial em nível nacional, desde 2010, e a Reciclus é a responsável por retirar essas lâmpadas do meio ambiente e dar a destinação correta. “No Paraná, era um dos problemas apontados pelo Grupo R-20. A assinatura do Termo de Compromisso é um grande avanço na questão de resíduos sólidos e vai permitir recolher esse passivo ambiental bastante expressivo no intervalo de seis meses”.

COMPROMISSO – O Termo de Compromisso foi assinado pela Associação Brasileira para Gestão de Logística Reversa de Produtos de Iluminação (Reciclus) e a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, e mediado pelo Ministério Público do Paraná. De acordo com os prazos estabelecidos e após apresentação do Cronograma de Execução de Recolhimento, os municípios serão notificados com antecedência mínima de 15 dias sobre a coleta das lâmpadas.

LOGÍSTICA - O recolhimento se dará conforme as informações prestadas pelo poder público municipal e pelos órgãos e instituições estaduais, em conformidade com a programação. Após a coleta, a instituição deverá emitir um relatório de comprovação. A orientação é para que as prefeituras concentrem o estoque em um único local da cidade para facilitar o trabalho.

PRAZO - O prazo acordado é de 180 dias, a contar da aprovação do cronograma pela secretaria estadual e IAT, para o recolhimento de todas as lâmpadas usadas fluorescentes de vapor de sódio e mercúrio e, também, de luz mista que estão armazenadas pelas prefeituras em todo o território do Estado do Paraná.

Aulas pela TV aberta já atendem estudantes das escolas municipais



Começou nesta segunda-feira (04) a transmissão das aulas a distância pela TV aberta para os alunos da rede municipal de todo o Paraná. A ação é resultado de uma parceria da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte com a Prefeitura de Curitiba, que proporcionará aulas online para os alunos de outras cidades paranaenses.

No Estado, as aulas são transmitidas pela Rede Massa e a secretaria estadual disponibilizou uma lista com os canais de cada cidade (confira aqui). Os alunos da pré-escola e do ensino fundamental I já começaram a ser atendidos. As transmissões podem chegar a estudantes de 217 municípios.

Para os alunos que não possuem acesso à TV, a secretaria estadual da Educação e do Esporte disponibiliza outra alternativa no YouTube. O Canal TV Escola Curitiba transmite todo o conteúdo disponibilizado na televisão.

Motociclista fica ferido em acidente na PRC-466, em Turvo


Por volta das 18h30 dessa segunda-feira (04), a Polícia Rodoviária atendeu um acidente ocorrido na PRC-466, na localidade da Mapim, em Turvo, envolvendo um Caminhão Volvo e uma motocicleta Honda, conduzido por um senhor de 60 anos. 

Do acidente resultou em ferimentos leves no condutor da motocicleta que foi encaminhado ao Hospital Bom Pastor de Turvo, posteriormente encaminhado para o Hospital Santa Tereza, em Guarapuava.
Publicidade