[Fechar]

sexta-feira, 14 de abril de 2023

Faleceu Noel Portela de Oliveira


Faleceu na tarde desta sexta-feira (14) Noel Portela de Oliveira, aos 87 anos,

O velório será na capela Cristo Rei, em Guarapuava.

Noel morava em Guarapuava, mas morou por muitos anos no Distrito de Faxinal da Boa Vista, em Turvo.

O sepultamento será neste sábado, ás 16h00, no Cemitério 2000.

UniCV lança três novos cursos


Lançamento de três novos cursos no Centro Universitário Cidade Verde - UniCV.

Para matrículas e maiores informações, entre em contato 👇

Polo Turvo (42) 99128-1476

Polo Guarapuava (42) 99921-2841


Operação Fumageiras fiscaliza notas fiscais falsas na região de Guarapuava


A 5° Delegacia Regional da Receita Estadual de Guarapuava, com o apoio do 27º Batalhão da Polícia Militar de União da Vitória, de Prudentópolis e Irati, deflagrou nesta semana nova fase da Operação Fumageiras com objetivo de fiscalizar o setor do fumo. Durante a operação, é intensificada a fiscalização de notas fiscais dos estoques nas empresas do ramo, o transporte e o pagamento do ICMS no momento da saída do produto primário das propriedades rurais.

Iniciada na segunda-feira (10), a operação já passou por União da Vitória, Paulo Frontin, São Mateus do Sul, São João do Triunfo, Prudentópolis, Rebouças, Rio Azul e Mallet, e seguiu nesta sexta-feira (14) em Irati, na região Sudeste do Estado. Até as 15 horas deste último dia da ação haviam sido apreendidas mercadorias no valor de R$ 1,5 milhão, com 69 autuações, no valor de R$ 520 mil.

As autuações decorrem, principalmente, pelo transporte de produtos primários sem a nota fiscal de produtor rural, o que prejudica os municípios, pois não há o retorno do ICMS ao local onde ocorre a produção. “A emissão da Nota de Produtor Rural é um ato de cidadania, pois garante recursos para as cidades investirem em áreas essenciais, como a saúde e educação”, afirma Altair Batista de Souza, delegado Regional da Receita de Guarapuava.

PRODUTOS PRIMÁRIOS - As equipes da Receita Estadual e da Polícia Militar têm fiscalizado a circulação de produtos primários, especialmente fumo. Estão em análise casos de nove empresas com indícios de que estão fazendo operações com notas fiscais falsas. Duas delas foram notificadas pelo fisco a regularizarem seu cadastro por não estarem com a atividade comercial adequada.

Fonte: AEN

Porto de Paranaguá registra maior embarque diário de granéis


O Porto de Paranaguá registrou nesta semana o maior volume de embarque diário de 2023. Em um único dia, cerca de 117.798 toneladas de soja em grão e em farelo foram carregadas, somente pelo Corredor de Exportação Leste. O marco foi registrado na última terça-feira (12), porém a expectativa de alta segue para todo este segundo trimestre.

Os terminais e operadores que utilizam não somente o complexo, mas também os demais berços a oeste do porto paranaense, esperam embarcar para exportação 8.326.500 toneladas de granéis sólidos a partir deste mês de abril e até o próximo mês de junho. O volume, se alcançado, será 38,8% maior que o consolidado no primeiro trimestre de 2023, que registrou 5.999.490 toneladas embarcadas.

“Neste ano, nosso foco tem sido na melhoria dos índices de produtividade junto aos terminais e operadores portuários”, afirma o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia. “Em conjunto com toda a comunidade portuária, temos buscado otimizar nossos tempos operacionais, quase zerando a ociosidade dos berços”, explica.

Segundo o diretor de Operações Gabriel Vieira, há uma demanda crescente pela soja brasileira e o desempenho dos portos paranaenses mostra o preparo para garantir o sucesso do escoamento da produção da safra 2022/2023.

“Encerramos o primeiro trimestre mostrando que estamos preparados para o aumento previsto da demanda do mercado externo”, diz ele. “No momento em que tivemos disponibilidade, operamos com muita eficiência e qualidade, o que tem gerado confiabilidade nas nossas estruturas e capacidade”, conclui.

PRODUTOS – Ainda de acordo com a expectativa dos operadores de granéis sólidos de exportação, o volume de soja previsto para embarque neste segundo trimestre do ano chega a 5.502.500 toneladas. Do produto em farelo, outras 1.397.000 toneladas e de açúcar,1.395.000 toneladas. De milho, a quantidade esperada é considerada pequena – 32 mil toneladas.

PRIMEIRO TRIMESTRE – No primeiro trimestre do ano, pelos corredores de exportação Leste e Oeste do Porto de Paranaguá, foram carregadas 5.999.490 toneladas de granéis. O volume foi 7% maior que o registrado no primeiro trimestre de 2022, com 5.617.605 toneladas. Em janeiro, foram 1.663.632 toneladas carregadas. Em fevereiro, 1.881.506 toneladas (+13,10%, em comparação com o mês anterior), e, em março, chegou a 2.439.348 toneladas (29,65% a mais).

De janeiro a março, o maior volume embarcado foi de soja em grãos: 2.103.566 toneladas. Na sequência, vêm o milho (1.914.439 toneladas) e o farelo de soja (1.432.325 toneladas). De açúcar foram 503.515 toneladas carregadas a granel.

Um volume pequeno de trigo foi embarcado pelo complexo no primeiro trimestre: 45.644 toneladas.

Em Boa Ventura de São Roque, aluno leva réplica de arma de fogo para o colégio


Por volta das 10h00 desta quinta-feira (13), uma equipe policial de serviço deslocou até um Colégio Estadual de Boa Ventura de São Roque, afim de realizar a visita e patrulhamento nos Colégios, onde em conversa com o diretor de 38 anos e com a chefe do Núcleo de Educação, os quais relataram que na data de 12/04/2023, às 10h10min, foi visualizado um aluno masculino, 12 anos, de posse de uma réplica de Arma de Fogo do tipo Revólver.

Em seguida, o referido professor comunicou imediatamente a equipe pedagógica, que foi até a sala de aula e realizou o recolhimento do referido objeto, bem como identificou que pertencia ao aluno. 

Em seguida, foi confeccionada uma ATA do ocorrido, tendo sido informado o Núcleo Regional de Educação, o Conselho Tutelar e foi convocado os pais dos alunos envolvidos para uma reunião. 

A réplica da Arma de Fogo foi apreendida por esta equipe Policial Militar.

Fonte: PM

Ônibus com trabalhadores tomba e deixa 18 feridos em Guarapuava


Dezoito pessoas ficaram feridas depois de um ônibus sair da pista e tombar na BR-277 em Guarapuava, na região central do Paraná, na madrugada desta sexta-feira (14). De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), quatro tiveram ferimentos graves.

Conforme a corporação, os feridos são trabalhadores de uma fábrica na região.

Dentro do ônibus estavam 18 passageiros e o motorista. À polícia, o condutor afirmou que perdeu o controle da direção do ônibus no momento do acidente.

Ele não se feriu.

Os trabalhadores forma encaminhados pelos bombeiros e pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para hospitais da região.
Foto: Eduardo Andrade


Óbitos registrados em Guarapuava e Região


A Central de Triagem informa os óbitos registrados em Guarapuava e Região - CLIQUE AQUI...
Publicidade