[Fechar]

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Especial de Jornalismo na 39ª Expogua terá rodeio e entidades como destaque neste sábado (16)

Ouça programação especial da 93 FM neste fim de semana ao vivo do estande no acesso principal do Parque Lacerda Werneck



O Especial de Jornalismo da 93 FM deste sábado (16), transmitido ao vivo do estande da Central Cultura de Comunicação no acesso principal do Parque Lacerda Werneck, repercute a semana de eventos, shows e negócios na 39ª Expogua. Voce pode acompanhar o programa ao vivo a partir das 12h com entrevistas, reportagens e tudo sobre a maior feira de agronegócios da região.

Entre os convidados que vão participar do programa neste sábado, está Valdenei José de Oliveira, presidente da Apae em Guarapuava, uma das entidades que recebeu parte da arrecadação da segunda-feira e que ganhou um violão da dupla Fernando e Sorocaba. Eloi Mancaz, presidente da Acig também vai relatar como foram os negócios no Pavilhão de Indústria e Comércio em 2014.

Todo ano, o Hospital São Vicente se faz presente na Expogua com um estande especial e o provedor Rui Primak falará sobre o assunto. Por fim, o Rodeio será tema de entrevista com o organizador Edson Brustolin e a presença de um dos narradores deste fim de semana, Marco Brasil ou Luizinho do Mirante.

O programa ainda traz toda a repercussão dos principais shows da semana, como Michel Teló e Jads & Jadson e uma entrevista especial com a dupla Fernando e Sorocaba que se apresentaram na quarta-feira (13).
Ouça o Especial de Jornalismo da 93 FM ao vivo da 39ª Expogua a partir das 12h deste sábado (16).

CURIOSIDADES: CONHEÇA A HISTORIA DO HOMEM QUE ENGRAVIDOU TRÊS VEZES

Susan Beatie tem 3 anos e adora animais. A menina quer ser veterinária. Uma história comum, exceto por um detalhe: ela é filha do "primeiro homem grávido", Thomas Beatie. 
Thomas nasceu mulher, mas fez cirurgias para a mudança de sexo, embora não perdesse a capacidade de engravidar. A mulher de Thomas não podia ter filhos. Então, ele assumiu a missão de engravidar. Depois de três filhos, decidiu "fechar a fábrica".
Mas o que Thomas contará a Susan sobre a sua gestação? 
"Contarei a ela o que fiz: eu a carreguei na minha barriga da mesma forma que o Senhor Cavalo-Marinho. Ela não acha que há nada estranho nisso", contou Thomas, referindo-se a uma história infantil que costuma contar para Susan. 
"Há uma foto em que estou grávido. Ela aponta para ela o tempo todo, dizendo: 'Papai, papai, eu estou dentro e ficando grande, grande. E então tenho que sair'", acrescentou, em reportagem do "Daily Mail".
Nascido Tracy Lagondino,Thomas se tornou legalmente homem em 2002. Ele não teve os órgãos reprodutivos removidos. Com a esposa, Nancy, Thomas ficou "grávido" em 2007 de Susan. Depois, vieram mais dois filhos, Austin e Jensen. Nancy, que já tinha dois filhos crescidos de outro relacionamento, não podia mais ter filhos após ser submetida a histerectomia. 
Os três filhos do casal nasceram de óvulos de Thomas e de espermatozoides do mesmo doador, que não é conhecido.A família mora em Phoenix (Arizona, EUA). Embora Thomas e Nancy insistam que são felizes, os dois vivem em uma espécie de bolha. Os filhos frequentam uma creche diariamente. Mas os seus pais estão isolados, sem contato com qualquer membro de suas famílias. Todos se afastaram desde o anúncio da primeira gravidez de Thomas e a vida social não é fácil: já houve ameaças de morte e o casal costuma ser citado como aberração. Eles são agredidos por email, em sites, pelo Facebook e pelo YouTube. Os dois reclamam até da comunidade transexual, que, segundo eles, não dá o apoio que eles esperavam receber.

Cavalgada para a Comunidade São Roque com Festa...


Cavalgada para a Comunidade São Roque, Saudade Velha. Dia 17 de agosto, próximo domingo. Concentração 07:00 hs em frente ao posto Potencial. Na chegada à Comunidade haverá celebração da Santa Missa e após a missa almoço com churrasco. Enfeite seu cavalo e venha participar conosco.


Jogos Escolares Bom de Bola vão começar em nove cidades


O campeonato de futebol mais famoso entre os estudantes paranaenses começa nesta quinta-feira (14), em Ângulo e Santa Mariana. Nove cidades vão sediar a primeira etapa dos Jogos Escolares Bom de Bola, que acontece até este domingo (17). A estimativa é que mais de 20 mil alunos-atletas entrem em campo na edição de 2014, que será dividida em cinco etapas: três fases regionais, macrorregional e final.

As outras cidades que dão ponta-pé inicial na competição a partir desta sexta-feira (15) são Alto do Paraná, Boa Esperança, Japurá, Peabiru, Perobal, Planaltina do Paraná e São Pedro do Ivaí. Os campeões conquistam, além do troféu de ouro, as vagas para a fase macrorregional de cada Núcleo Regional de Educação (NRE).

Em Santa Mariana, serão 38 equipes, ou seja, mais de 800 atletas envolvidos. A regional de Ângulo, que corresponde ao NRE de Maringá, supera esse número, totalizando 42 equipes. A competição acontece em duas faixas etárias, uma de 12 a 14 anos (B) e outra de 15 a 17 anos (A).

Na edição passada, mais de 19 mil alunos-atletas participaram do campeonato que é patrocinado pela Parati Alimentos. A expectativa é que a edição de 2014 supere esse número. Um exemplo no aumento de participantes é a regional de Santa Mariana, que corresponde ao NRE de Cornélio Procópio.

“Aumentamos o número de equipes, porque os professores estão se mobilizando cada vez mais. A tendência é aumentar a cada edição, porque é uma competição séria que desperta o interesse dos atletas e descobre talentos”, destaca a coordenadora de Educação Física, Vera Lucia Figueiredo.

Nesta quinta-feira (14) acontecem 13 jogos em Ângulo e nove em Santa Mariana. A abertura oficial do evento acontece a partir das 19h, nos ginásios de esportes municipais de cada cidade. Em Santa Mariana, o público vai contar com a presença do jogador Paulo Sérgio Barroso, mais conhecido como Viola, revelado pelo Corinthians. O atacante já passou por mais de 20 clubes brasileiros.

CAMPEÕES - Na edição de 2013 os campeões nas quatro categorias foram: Colégio Estadual Heber S. Vargas, de Londrina (MA); Colégio Estadual Ouro Verde, de Ouro Verde do Oeste (FA); Escola Estadual Arthur Ramos, de Engenheiro Beltrão (MB); e Colégio Estadual Tsuru Oguido, de Londrina (FB).

Em 2012, a galeria dos campeões foi outra. O Colégio São José, de Apucarana, conquistou o ouro no MA. Pelo FA, as campeãs foram as representantes do Colégio Estadual Conselheiro Carrão, de Assaí. No FB, o campeão foi o time do Colégio COC Semeador, de Foz do Iguaçu. Já pelo MB, os meninos do Colégio Estadual Irmão Isidoro, de Itapejara do Oeste, levantaram a taça.

Os Jogos Escolares Bom de Bola possibilitaram, ao longo de sua história, que alguns atletas realizassem o sonho de se tornarem jogadores profissionais.

Três recentes talentos que tiveram a base dessa competição escolar e estão se destacando nacionalmente são o volante do Grêmio, Fernando Lucas Martins (jogou o Bom de Bola em 2004 e 2005), o londrinense Marcio de Souza, lateral-esquerdo do Coritiba (jogou em 1999), e Ketlen Wiggers, atacante do Santos (Bom de Bola, 2003 a 2005).

Fonte: http://www.aen.pr.gov.br/

Explosão com carro e caminhão deixa uma pessoa morta na PR-092

Acidente aconteceu nesta quinta (14), entre Siqueira Campos e Quatiguá.
Motorista do caminhão conseguiu sair da cabine antes da explosão.

                                         Após batida, dois veículos pegaram fogo na PR-092 (Foto: Divulgação/NP Diário)

Um funcionário do Instituto Ambiental do Paraná(IAP) morreu carbonizado em um acidente entre um carro e um caminhão na PR-092, entre Siqueira Campos e Quatiguá, no norte do Paraná, nesta quinta-feira (14). De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), um dos veículos invadiu a pista contrária e bateu de frente. O motorista do caminhão conseguiu sair da cabine a tempo e, com ferimentos leves, foi encaminhado para a Santa Casa de Siqueira Campos. O corpo da vítima foi levado para o Instituto Médico-Legal (IML) de Jacarezinho, no norte do estado.

Com o impacto da batida, os dois veículos pegaram fogo. Segundo a PRE, o funcionário do IAP tinha 59 anos e, como ficou preso às ferragens, não conseguiu sair do carro a tempo. As duas faixas da rodovia ficaram interditadas por uma hora e meia, ainda conforme a polícia.

Morte de motociclista
Um motociclista de 22 anos morreu após se desequilibrar e cair da moto que dirigia em Londrina, no norte do estado, na tarde desta quinta-feira (14). De acordo com a Polícia Militar (PM), o rapaz foi ultrapassar uma bicicleta e um caminhão que seguiam pela rua Adolfo Francioli, marginal da PR-445, quando caiu embaixo do caminhão. O corpo do rapaz foi levado para o Instituto Médico-Legal de Londrina.

A PM diz acreditar que o jovem se assustou com o tamanho do caminhão e se desequilibrou. O motociclista não era habilitado para dirigir moto, ainda segundo a PM. O ciclista e o motorista não ficaram feridos.

Travestis recebem assistência jurídica para efetivar registro do nome social

Parceria entre SAE e Faculdade Campo Real deu início a processo que pode ser pioneiro em Guarapuava

  




Se autorizado pelo juiz, elas poderão ter o nome com o qual se identificam registrado em seus documentos (Foto: Janaína Carvalho/Diário)

A legislação de alguns Estados já permite que alunas travestis e transexuais utilizem o nome social em escolas de educação básica e, este ano, o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) também autorizou que isso possa ser feito durante o processo. O avanço recente tem encorajado pessoas a buscar seus direitos sobre como proceder em casos de alteração do nome em seus registros, de forma que passe a condizer com a sua identificação de gênero.

Como é o caso de um grupo de travestis que, através de uma parceria entre o SAE (Serviço de Atendimento Especializado) e a Faculdade Campo Real, em Guarapuava, deu início ao processo de mudança do nome masculino para o nome social feminino em seus documentos. “O SAE entrou em contato com a nossa assistente social da Campo Real, Viviane Silveira, e informou que elas tinham a vontade de alterar o nome delas para o feminino por sofrerem constrangimentos. Então, com os documentos delas, nós iremos dar entrada ao pedido judicial para que isso seja feito e, futuramente, veremos qual vai ser a decisão judicial”, explicou o advogado do Escritório de Prática Jurídica da Faculdade Campo Real, João Paulo Cabreira.

Constrangimentos

Segundo Adriana, uma das travestis que deu início ao processo, muitas situações ruins que acontecem durante o dia a dia poderiam ser evitadas simplesmente com a mudança em seus documentos. “Em alguns lugares, como em salas de espera em consultórios médicos, fazem questão de chamar pelo nome de batismo. Mesmo a gente conversando com o funcionário e pedindo para chamar pelo nome social. Aí você está no meio das pessoas e tem que levantar passando vergonha, porque chamaram o nome masculino. É constrangedor”, disse.

Fonte: Diário de Guarapuava desta sexta-feira, 15.

Poker Guarapuava sofre sua terceira derrota na Liga Futsal 2014‏

Joinville (SC) – Pela principal competição de futsal do Brasil, a Liga Futsal 2014, o Poker Guarapuava Garden Shopping Óleo Leve Futsal visitou a Krona Futsal, no Centreventos Cau Hansen. A equipe guarapuavana fez um bom jogo, mas pecou em dois detalhes, cruciais ante uma equipe gabaritada e forte como é a Krona Futsal, que venceu por 2 a 0.

O JOGO

Com um começo bastante estudado, de ambas as partes, os catarinenses, em casa e precisando reabilitar-se na competição, tomaram a iniciativa. Porém, o Poker Guarapuava Garden Shopping Óleo Leve Futsal se defendia bem e arriscava com perigo nas vezes que ao ataque chegava.

O jogo em sua primeira etapa foi basicamente de muito estudo e sobretudo de atenção de ambos os lados, terminando sem gols.

No segundo tempo, a Krona Futsal tentava e oferecia o contra-ataque aos guarapuavano, que tiveram grande chance de abrir o placar com Vitor, que cara a cara chutou em cima de Djony.

Como quem não faz, toma; o time guarapuavano sofreu o castigo aos 31 minutos. Valdin puxou contra-ataque e em velocidade levou para ala direita, tocando na saída de Alê Falcone.

Na tentativa do empate, o Poker Guarapuava Garden Shopping Óleo Leve Futsal abriu sua retaguarda e dois minutos depois de sair atrás do placar, levou o segundo gol. Leco roubou a bola de Simi Saiotti, foi levando e bateu, a bola desviou na defensiva Guarapuava e sobrou para Valdin, novamente, com oportunismo tocar para o fundo do gol de Alê Falcone.

Atrás do placar, o Poker Guarapuava Garden Shopping Óleo Leve Futsal tentou o empate, com Adeirton no goleiro-linha, mas era dia de Djony, um dos destaques do jogo, que fez defesa espetacular em arremate de voleio de Bruno Petry.

O Poker Guarapuava Garden Shopping Óleo Leve Futsal sofre assim, sua Terceira derrota e segue sem vencer for a de casa. A equipe ganha folga de três dias e retorna a ativa na próxima semana, para se preparar para outra sequência de jogos difíceis pelo Paranaense Chave Ouro.

Fonte: Assessoria de Imprensa CAD
Publicidade