[Fechar]

sexta-feira, 12 de maio de 2017

Título da terra amplia oportunidades a produtores de Boa Ventura de São Roque


Cinquenta e oito famílias de pequenos produtores rurais, ocupantes de terras que pertenciam ao Estado, em Boa Ventura de São Roque, na região central do Paraná, receberam nesta sexta-feira (12) o título definitivo de propriedade de seus imóveis. O governador Beto Richa foi ao município para entregar o documento aos produtores. Com isso, eles agora têm mais facilidade de acesso a políticas públicas e a crédito para investimento na propriedade e para comprar equipamentos. 

Elza Aparecida Veloso, 62 anos, é uma das beneficiadas. “Para mim esse documento é tudo. Eu só tinha terra debaixo das unhas e hoje tenho a garantia de propriedade de sete alqueires”, comemorou ela, ao lado do governador. “Tenho onde plantar um pé de mandioca, uma batata doce, uma verdura, tenho como manter o gado no potreiro, uma vaca de leite”, disse Elza, que é mãe de 16 filhos, cinco criados. Ela está na terra há quase 30 anos e sonhava com a regularização de sua propriedade. 

A regularização é resultado do trabalho do Instituto de Terras, Cartografia e Geociências (ITCG). Os agricultores esperavam há mais de três décadas pelo título definitivo. Essas 58 famílias são remanescentes de 2 mil que se fixaram em uma área conhecida como Colônia Boa Ventura de São Roque, dividida em 18 glebas.

“Mais importante que a competência de uma administração, é a sua sensibilidade”, disse Richa. “Entendemos o quanto é fundamental para as famílias realizarem esse sonho, acalentado a vida inteira. É uma angústia não ter a posse da área, o constrangimento, muitas vezes, de não ter o endereço”, declarou. “Agora, com todo o trabalho e os investimentos podemos comemorar, em todo o Paraná, a expedição, nos últimos anos, de mais 10 mil reconhecimentos de titulação de posse para produtores rurais e da área urbana. Temos processos em andamento e até o ano que vem vamos chegar a mais de 20 mil titulações de áreas urbanas e rurais em todo o Estado”, afirmou o governador. 

SUPERAM - Richa disse que as titulações feitas na sua gestão superam a de todos os governos anteriores, juntos. “Isso é resultado de um trabalho conjunto, de equipe qualificada, com a participação de deputados estaduais”, afirmou. 

Só na área rural, nos últimos seis anos, o Governo do Paraná regularizou 5.045 pequenas propriedades. Foram concedidos 3.129 títulos para ocupantes de terras devolutas e mais 1.916 para propriedades instaladas em áreas particulares e regularizadas por usucapião. 

FICA NO CAMPO - As vantagens da posse definitiva da propriedade foram enfatizadas pelo presidente do ITCG, Amílcar Cabral. “A titulação definitiva abre uma nova oportunidade na vida das famílias”, disse Cabral. 

Essas vantagens, afirmou ele, ajudam a manter as famílias no campo. “Esse é um dos grandes objetivos desse programa de regularização fundiária que estamos realizado no Paraná”, disse ele. 

TODOS GANHAM – Para o prefeito de Boa Ventura de São Roque, Edson Flávio Hoffmann, a possibilidade de investir na propriedade e ampliar a produção propicia mais renda ao pequeno agricultor. 

“O agricultor tendo renda, todo mundo ganha, pois movimenta o comércio e mais empregos são gerados na cidade e no campo”, disse ele.

O agricultor Manoel Mendes de Miranda, 69 anos, contou que já doou os terrenos para os filhos. Agora é só pegar a escritura e regularizar o terreno”, disse ele. “Minha família planta de tudo no terreno. Meus filhos são todos estudados, mas sempre trabalharam aqui.”

A autonomia proporcionada pela regularização é o aspecto mais comemorado pela agricultora Derzira dos Santos. “Se a gente quiser vender, não tem nada que atrapalhe. Eu sou viúva, tenho quatro filhos e quero tirar um pedaço de terra para cada um, mas não conseguia tocar o inventário do meu marido”, contou ela, que também já doou alguns lotes para os filhos. 

PRESENÇAS – Participaram do encontro com os agricultores a secretária estadual da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa; os secretários estaduais do Meio Ambiente, Antônio Carlos Bonetti, e da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos, Artagão Junior; o chefe da Casa Militar, coronel Adilson Castilho Casitas; os deputados estaduais Bernardo Carli, Alexandre Curi e Cristina Silvestri, e o prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho. 


Agricultores recebem documentos

para regularização por usucapião 

No mesmo evento com o governador Beto Richa, outros 38 produtores de Boa Ventura de São Roque receberam documentos (mapas, memoriais descritivos e Anotação de Responsabilidade Técnica) para iniciar o processo de regularização de seus imóveis, por meio de processo de usucapião. 

O atendimento a esses produtores faz parte das ações do Pró-Rural (Programa de Desenvolvimento Econômico e Territorial-Renda e Cidadania no Campo). Após essa etapa, serão coletados documentos complementares para dar inicio ao ajuizamento de Ação de Usucapião Individual ou Coletivo pela Defensoria Pública e Tribunal de Justiça do Paraná, que atuam em parceria com o ITCG.

Fonte: www.aen.pr.gov.br

Richa inaugura modernização do hospital Antônio Pietrobon, de Nova Tebas


O governador Beto Richa entregou nesta sexta-feira (12) as obras de reforma e ampliação do Hospital Municipal Doutor Antônio Pietrobon, de Nova Tebas, na região Central do Paraná. O Governo do Estado repassou R$ 710 mil para as obras do hospital, que tem 32 leitos do SUS e é referência na região para a Rede Mãe Paranaense. Modernizada, a instituição pode se credenciar para o mutirão de cirurgias eletivas, promovido pelo governo estadual. 

Richa também inaugurou a nova sede da Emater em Nova Tebas e entregou casas rurais para 20 famílias de pequenos agricultores do município. No evento foi apresentado ao governador o projeto da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), de apoio a aos produtores associados à Coopertebas. A secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, anunciou o repasse de uma van para uso nas ações do programa Família Paranaense.

O prefeito Clodoaldo Fernandes dos Santos ressaltou a parceria do Governo do Estado com o município, o que ajuda a manter a qualidade dos serviços. “Temos um governador com alma de prefeito. Só quem foi ou é prefeito sabe o que é o desafio de administrar um município como Nova Tebas, assim como os nossos vizinhos”, disse o prefeito. “Um governador municipalista, que foi prefeito. O Paraná hoje, com certeza, dá exemplo para o Brasil de como se faz administração pública”, afirmou Clodoaldo dos Santos. 

NOVA CONDIÇÃO – O Hospital Municipal teve toda a sua ampliada. “Só se aproveitou o esqueleto”, disse Beto Richa, para destacar a nova condição de atendimento à população. “O hospital tem equipamentos da melhor qualidade, estrutura multifuncional e profissionais da área da saúde, que vão oferecer serviço a altura de Nova Tebas e municípios vizinhos”, disse ele.

“Temos registrado quase que diariamente os avanços na área da saúde. Na semana passada, com prefeitos, lideranças do Paraná inteiro, gestores da área da saúde comemoramos a maior redução da mortalidade materno-infantil da história do Paraná. Trabalhamos em todas as áreas, com muito afinco, dedicação, planejamento e correta aplicação de recursos”, afirmou. 

CIRURGIAS - O superintendente da Secretaria Estadual da Saúde, Paulo Almeida, explicou que no segundo semestre será retomado o Mutirão de Cirurgias Eletivas, com recursos do próprio Tesouro do Estado. Mantemos o hospital de Nova Tebas como vocacionado para a realização de algumas especialidades médicas”, explicou. 

Para Paulo Almeida, com a melhoria do hospital, Nova Tebas e região ganham em qualidade de atendimento, segurança e atenção à saúde. “O Governo do Estado tem investido em todos os municípios, definindo uma vocação no perfil assistencial dos hospitais de pequeno porte”, disse. 

Ele explicou que os hospitais estão inseridos no programa Hospsus. Em um primeiro momento, o programa foi estruturado nos hospitais públicos e filantrópicos regionais e macro-regionais. Na sequência, foram feitos investimentos em custeio e equipamentos nos hospitais de pequeno porte. “São unidades importantes como referência para partos, para a rede de urgências e emergência, realização de exames e diagnósticos e também cirurgias eletivas”, disse Almeida 

PRECISAVA MUITO - O convênio do Governo do Estado e a prefeitura de Nova Tebas, assinado em 2014, viabilizou o repasse dos recursos do Tesouro Estadual para melhoria das condições físicas e estruturais do hospital. “Precisávamos muito, porque os moradores de Nova Tebas tinham que ser atendidos em Ivaiporã, Manoel Ribas ou Iretama. Nosso hospital não tinha estrutura pra isso”, contou a diretora do Hospital, Lucinea Celestino dos Santos. “Agora estamos felizes”. 

A previsão é aumentar o atendimento. No espaço menor o hospital vinha atendendo, em média, 1.500 pacientes por mês, além de 90 a 100 internamentos.

PRESENÇAS: Participaram da solenidade o presidente da Codapar, Tino Stanieviski; os deputados estaduais Bernardo Ribas Carli, Alexandre Curi, Cristina Silvestri e Márcio Nunes, o presidente da Câmara de Vereadores de Nova Tebas, Hoanderson Martins Berger; o prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho; o prefeito de Mato Rico, Marcel dos Santos; o coordenador regional da Cohapar, Elmar Woraz; diretor-administrativo da Emater, Richard Golbe, e o gerente regional de relacionamento do Banco do Brasil de Pitanga, João Capuchinski Neto.

Fonte: www.pr.gov.br

ACET realizou o sorteio da Promoção Dia das Mães



A ACET – Associação Comercial e Empresarial de Turvo realizou hoje dia 12/5, o sorteio da Campanha de Dia das Mães – 2017, no CTG Rincão do Pinhal, às 17:00 horas. A campanha contou com 32 empresas participantes de nossa cidade. Os prêmios eram: 1 Geladeira Frost Free, 1 TV 32”, 1 Micro-ondas, 1 Fogão 4 bocas, 1 Celular.

Os ganhadores foram:

Celular: Janete Correa, cliente da Loja Tend’ Tudo

Fogão 4 bocas: Erizilda dos Santos, cliente da Loja Boaron Móveis

Micro-ondas: Maria Olaide Cordeiros, cliente do Café Brasil

TV 32”: Jacira Aparecida da Silva, cliente do Café Brasil

Geladeira Frost-Free: Kelvis R. da Silva, cliente da Loja Casa do Estudante. 


Os contemplados podem retirar seus prêmios a partir de segunda-feira (15/05/2017) na Sede da ACET, apresentando documentação com foto.

A ACET agradece a todas as empresas participantes, diretoria executiva, colaboradoras, clientes e consumidores Turvenses que colaboraram para que esta campanha fosse um sucesso.


Neste domingo tem Torneio de Futebol em Cachoeira do Mendes - Turvo


Neste domingo tem Almoço do Dia das Mães na Comunidade de Buriti - Turvo


Acontece neste sábado o Jantar Dias das Mães no Salão Paroquial em Turvo


Show com Villa Baggage atraiu milhares de pessoas nos 35 anos de Turvo



Nesse dia 12 de Maio, Turvo comemora 35 Anos de emancipação politica, e a programação das festividades teve início no dia 01 de maio e vai até domingo (14).


Na noite dessa quinta-feira (11), aconteceu um grande show com Villa Baggage, e milhares de pessoas de Turvo e das cidades vizinhas estiveram presentes para curtir o grande show.

Na abertura do evento estiveram presentes o prefeito Jeronimo, o vice Aroldo, vereadores, secretários e os deputados Alexandre Curi e Bernardo.

Hoje a programação continua com várias atrações:

• 9h – Momento Cívico e Culto de Ação de Graças, na Câmara de Vereadores;

• 13 às 16h – Ensaio do Festival Municipal de Música;

• 14h – Sorteio de prêmios da Associação Comercial e Empresarial de Turvo (Acet);

• 17h – Passeio off Road;

• 17h – Recepção no Peque Pague Vô Raul;

• 19h – Acampamento;

• 18h – Apresentação de Os Peraltas;

• 21h – Festival Municipal de Música;

• 22h – Os Ventanas, no CTG Rincão do Pinhal.









Mais fotos estaremos publicando na pagina do Blog do Elói no Facebook:



Publicidade