[Fechar]

sábado, 2 de fevereiro de 2019

Jovem de 18 anos morre em Turvo


A jovem Suellen Weber de 18 anos, morreu na tarde desse sábado (02), em Turvo. Segundo informações, ela estava morando com sua avó e na noite dessa sexta-feira, ela saiu de casa e quando retornou estava com algumas escoriações. Ela contou que havia caído e foi dormir. 

Sendo que hoje pela manhã a avó percebeu que sua neta estava inconsciente. 

Sendo então chamado a ambulância municipal para ser encaminhada para atendimento médico no Hospital Bom Pastor, onde a vítima veio a óbito. 

O corpo foi recolhido pelo IML de Guarapuava e a causa da morte será apurada pela Polícia Civil. 

Segundo informações da Funerária Nossa Senhora Aparecida, o velório será na Igreja Presbiteriana de Turvo.

Assaltantes fazem simulação de acidente em Imbituva e roubam Amarok de Prudentópolis



Uma VW/Amarok, placa de Prudentópolis foi levada em um assalto em Imbituva, nesta sexta (01).
Segundo a vítima relatou para a PM, que estava indo para Prudentópolis, quando estava passando pela Curva do Bazar, como é conhecida, quando avistou uma moto caída, onde tinha uma pessoa deitada ao lado da moto e outra pedindo ajuda.

Quando ele parou para ajudar, essa pessoa que estava de pé, com uma arma anunciou o assalto, onde obrigaram ele sai da camionete, quando ele saiu e foi sentido para Imbituva.
A vítima ficou na mira da arma com outro assaltante por média de 20 minutos, quando ele pegou a moto e foi sentido contrário do outro, sentido Mato Branco.
Ele recebeu ajuda, onde acionou a polícia.
A caminhonete levada é uma Amarok prata, placa NEI 4638, de Prudentópolis.

Municípios paranaenses preparam plano de contingência de barragens



A Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil do Paraná elaborou um modelo de Plano de Contingência Municipal de Barragens para orientar gestores das cidades incluídas em áreas de impacto direto em caso de acidentes de barragens. A iniciativa é pioneira no Brasil. No Paraná, 65 municípios abrigam barragens para uso de geração de energia.

“Todos somos responsáveis por barragens e cada município tem sua responsabilidade local", afirma o coordenador de Defesa Civil do Paraná, coronel Ricardo Silva, destacando a necessidade de ações preventivas por todas as instâncias. "É importante frisar que toda barragem tem um dano potencial associado, seja menor ou maior, por isso, toda instância - federal, estadual e municipal - precisa assumir sua responsabilidade”, diz ele.

As ações para apresentação do modelo do plano de contingência de barragem aos representantes dos municípios foram articuladas pela Defesa Civil e contou com a participação das empresas responsáveis pelos grandes empreendimentos de geração de energia, como a Copel.

O Paraná já havia se destacado como primeiro estado a ter todos os seus municípios dotados com Plano de Contingência abrangendo todo e qualquer desastre natural. O Plano de Contingência Municipal de Barragens, especificamente, reforça a resposta a desastres exclusivamente para ocorrências com estas estruturas.

PREOCUPAÇÃO CONSTANTE - Ricardo Silva explica que desde o rompimento da barragem de Fundão, em Minas Gerais, há quase 4 anos, as discussões preventivas para eventos deste tipo ganharam mais destaque. “As tratativas sobre as barragens foram intensificadas a partir de 2015 e é uma preocupação constante da Defesa Civil estadual. Fazemos reuniões periódicas visando planos para minimizar riscos, planos de atendimento de emergência e elaboração de planos de contingência, ou seja, já é um assunto do nosso dia a dia”, disse ele.

As discussões são realizadas pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Paraná junto com um grupo de trabalho, composto pela Sanepar, Instituto das Águas, Crea/PR, Copel, Departamento Nacional de Produção Mineral do Paraná, Instituto Ambiental do Paraná e Instituto de Terras, Cartografia e Geociências. Da intensa troca de informações entre as instituições foi instituído oficialmente em outubro do ano passado, através decreto nº 11.381, o Comitê Paranaense de Segurança em Barragens.

MODELO - A criação do modelo de Plano de Contingência Municipal de Barragens não está prevista em legislação e é uma iniciativa pioneira do Paraná, que sai à frente nesta ação preventiva. Ele foi elaborado pela Defesa Civil do Paraná em 2018. “As auditorias in loco e formas de fiscalização de barragens são assuntos em voga desde 2015 e nesse escopo pensamos que um plano de contingência municipal para dar respostas a eventuais desastres envolvendo barragens fosse necessário”, disse o subchefe do órgão, major Antônio Hiller.

“O documento modelo elaborado pela Defesa Civil é um facilitador no processo de prevenção e, apesar de não ser obrigatório em legislação, nós nos antecipamos. Não temos notícia de que outros estados do país tenham adotado algo semelhante até o momento”, diz Hiller.

GERAÇÃO DE ENERGIA - A Copel já produziu o Plano de Segurança de Barragem (PSB) e o Plano de Ação Emergencial (PAE), exigidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Os documentos referentes a vinte barragens operadas pela Companhia foram finalizados no ano passado. Além disso, a empresa trabalhou em conjunto com a Defesa Civil estadual e dos municípios para que os documentos fossem de conhecimento local.

“Nos reunimos para apresentar o Plano de Segurança de Barragem e principalmente o Plano de Ação Emergencial, mostrando qual a responsabilidade que cada um possui em caso de um desastre, seja da empresa, do Estado ou do município para que possamos trabalhar com transparência perante as pessoas”, disse a engenheira de manutenção civil do setor de barragens da Copel, Isabela Cristina da Silva.

No caso de Segredo, por exemplo, participaram da reunião nove municípios da área de impacto da Usina Governador Ney Aminthas de Barros Braga: Candoi, Chopinzinho, Foz do Jordão, Mangueirinha, Porto Barreiro, Reserva do Iguaçu, Rio Bonito do Iguaçu, Saudade de Iguaçu e Virmond.

Fonte: AEN

Homem com tornozeleira eletrônica estupra mulher em Pinhão


No dia 1º fev. 19, às 17h20min, compareceu ao SUBDPM de Foz do Areia, em Pinhão - PR, a solicitante relatando que estava em sua residência quando chegou sua irmã, em estado de choque, nervosa e chorando, relatou que teria sido violentada sexualmente em um carreiro que liga a Vila da Copel a Vila Santa Maria em meio a um matagal e que o suspeito do fato seria um masculino trajando bermuda e regata escura, e que este fazia uso de tornozeleira eletrônica. 

A vítima confirmou os fatos e relatou que o autor a segurou, tampando sua boca e lhe apertado o pescoço com as mãos falando para que a mesma mantivesse relação sexual ou a mataria, e naquele local o autor do fato teria tirado o short da vítima e realizado a conjunção carnal sem o consentimento. 

A equipe policial iniciou buscas nas imediações a fim de localizar o autor sendo que de imediato populares informaram que o masculino, morador local, possuía as mesmas características mencionadas. Deslocado até a residência deste, sendo localizado arrumando uma mochila de viagem a fim de evadir-se. 

Dado voz de prisão e conduzido para a delegacia de Polícia Civil de Pinhão para serem tomados os procedimentos cabíveis e a vitima encaminhada ao hospital Santa Cruz para atendimento médico que permaneceu internada para medicação.

Fonte: 16º BPM

Faleceu em Turvo, Angelina Riva


Faleceu na noite dessa sexta-feira, a senhora Angelina Riva, com 81 anos. 

O velório está acontecendo na Capela Mortuária de Turvo. 

Sepultamento será hoje, ás 17h00. 

A senhora Angelina é mãe do Celso Riva, proprietário da Agropecuária Paraná. 

Informações repassadas pela Funerária Nossa Senhora Aparecida de Turvo.
Publicidade