[Fechar]

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Horário de Verão termina neste fim de semana


O Horário de Verão termina neste fim de semana, fazendo com que o sábado (18) tenha duas meias-noites. À zero hora de domingo, os relógios de dez estados das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e do Distrito Federal devem ser atrasados em uma hora, voltando a marcar 23 horas. 

No sistema elétrico operado pela Copel no Paraná, os quatro meses de vigência do Horário de Verão registraram uma redução média de 4,5% na demanda de energia nos fins de tarde, retirando do sistema elétrico 200 MW (megawatts) de potência entre 19 e 22 horas. Tal alívio equivale a desligar, no horário de ponta, uma cidade como Maringá, de 391 mil habitantes. 

AMENIZADO - Os dias mais longos do verão possibilitam antecipar a rotina da população – adiantando seus relógios em uma hora – nas regiões do País com grande diferença de luminosidade diurna entre os meses mais quentes e os mais frios. Assim, deixa de coincidir com o consumo da indústria, do comércio e das residências o acionamento automático da iluminação pública. Este descolamento alivia, assim, as condições de operação do sistema elétrico em um dos períodos de maior demanda, entre 18 e 21 horas. 

“Ao evitar a sobreposição da demanda máxima das diferentes categorias de usuários, esse artifício ameniza a exigência sobre instalações como usinas, subestações e linhas de transmissão em momentos de grande demanda simultânea, garantindo mais segurança operacional e confiabilidade ao funcionamento de todo o sistema elétrico”, esclarece o engenheiro Nelson Cuquel, do Centro de Operação do Sistema Elétrico da Copel. 

Além do alívio para a operação do sistema elétrico no fim do dia, o menor consumo simultâneo de energia no horário também evita o acionamento de usinas térmicas emergenciais, de operação cara e poluente, para garantir o suprimento de energia no horário.

Texto: www.aen.pr.gov.br

Neste sábado acontece a grande final da 1ª Taça Soripel de Futsal Feminino




Decisão: 
Soripel x MK Malharia








A Soripel convida você torcedor para acompanhar seu time neste sábado, 18 de fevereiro, a partir das 19:00 horas no ginásio da Soripel. A disputa do terceiro lugar será entre Cambucica x FFTB, e as 20:00 a grande final da Taça Soripel entre Soripel x MK Malharia. Estamos corrigindo o anúncio inicial de que os jogos seriam no domingo, mas serão no sábado, não deixe de acompanhar os grandes jogos. Após a final haverá a cerimônia de premiação. A Soripel desde já agradece a sua presença, e aos patrocinadores que colaboraram para que este campeonato viesse acontecer.

Informações e fotos: Soripel


Cambucica x FFTB




DISPARO DE ARMA DE FOGO/ ROUBO/ PORTE ILEGAL DE ARMA BRANCA



A respeito do fato ocorrido no Bairro Conradinho, em Guarapuava, na data de 16/02 envolvendo policiais militares em serviço, o 16º Batalhão da Polícia Militar informa que:

Conforme Boletim de Ocorrência confeccionado e levantamentos iniciais,por volta das 07h, na Rua das Videiras, Bairro Conradinho, uma equipe policial militar foi acionada via 190 para prestar atendimento de ocorrência de roubo que estaria acontecendo naquele momento. Segundo a vítima que também era solicitante, um indivíduo teria arrombado a porta de sua residência e estava de posse de uma faca, de forma extremamente exaltada, exigindo dinheiro. Uma equipe policial militar chegou no local onde o autor se encontrava, o qual tentou por várias vezes atingir a face do policial militar com a faca. Por diversas vezes foi tentado dialogar com o indivíduo, o qual se apresentava extremamente exaltado e agressivo. Foi solicitado apoio de outras equipes policiais no intuito de resolver a situação, porém o autor se evadiu para dentro de um dos cômodos da residência, momento em que as equipes adentraram e foram surpreendidas pelo autor que se utilizou de um colchão para bloquear a passagem dos policiais, e na sequência saindo de trás do mesmo, investindo contra os policiais de posse da faca, onde um dos policiais, a fim de impedir que fosse atingido pelos golpes da faca, realizou um disparo em direção a perna do autor, porém tal disparo não cessou a injusta agressão, sendo necessário efetuar mais disparos que o neutralizaram. De imediato foi acionado o SAMU para prestar o atendimento médico, sendo que logo em seguida foi atestado o óbito pelo médico do SAMU Foram acionados todos os órgãos competentes, IML, Criminalística e Polícia Civil. O policial, autor dos disparos, se apresentou espontaneamente no 16° BPM para confecção da documentação pertinente.
Seguindo orientação da corregedoria, toda a documentação pertinente será encaminhada para apreciação do comando, sendo instaurados procedimentos administrativos, IPM, visando maiores esclarecimentos dos fatos e apurar a ação.

Fonte: 16º BPM

Ocorrência policial em Turvo


ROUBO: Por volta das 19h30min, relatou a solicitante que sua vizinha teria sido roubada por 02 (dois) indivíduos, os quais subtraíram de suas mãos, com uso de força, um celular marca SAMSUNG, de cor preta após a pratica do ilícito, teriam se evadido em um veículo FORD/ Pampa, tomando rumo ignorado. Após ser realizado levantamento pela equipe policial militar, através das características repassadas, foi localizado o endereço dos autores, sendo então dado voz de abordagem e posteriormente, após reconhecimento da vítima, foi dado voz de prisão aos mesmos, que foram encaminhados até a 14ª SDP.
.

Publicidade