[Fechar]

quinta-feira, 21 de março de 2024

Árvore cai em cima de ônibus e deixa quatro passageiros feridos



Uma árvore caiu em cima de um ônibus do transporte coletivo e deixou quatro passageiros feridos na tarde desta quinta-feira (21), em Curitiba.

Segundo o Corpo de Bombeiros, uma passageira, de 55 anos, ficou presa nas ferragens. Ela foi levada ao hospital.

Entre as vítimas também está uma mulher idosa, de 75 anos, e dois passageiros que tiveram escoriações.

Uma pessoa que passava pelo local registrou a situação. Nas imagens é possível ver que o teto do ônibus está amassado e que há pessoas presas nas ferragens. É possível observar também que um dos passageiros usa um guarda-chuva para proteger uma das vítimas.

Conforme a Urbanização Curitiba (Urbs), responsável pelo sistema de transporte na capital paranaense, o ônibus fazia a linha Fernão Dias e o acidente foi no bairro Orleans.

O órgão informou que a árvore atingiu cabos de fiação elétrica, o que deixou a região sem energia. O trânsito no local foi interditado.

Em Curitiba, foram registradas rajadas de vento de até 36,4 km/h nesta quinta, segundo o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar).



Foto: Mariane Alves de Moraes
Fonte: G1 PR e RPC

Paraná é o maior produtor de carne suína para consumo interno, aponta boletim do Deral


De acordo com a Pesquisa Trimestral do Abate de Animais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2023 o Paraná foi o estado que mais produziu carne suína proveniente de abatedouros com chancela do Serviço de Inspeção Estadual (SIE), ou seja, produto que de maneira geral pode ser comercializado apenas internamente. A análise está no Boletim de Conjuntura Agropecuária referente à semana de 15 a 21 de março. O documento é preparado pelo Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab).

O Paraná foi responsável por 21% da produção de carne com SIE no Brasil, com aproximadamente 161 mil toneladas, seguido por Minas Gerais (18,4%) e Santa Catarina (16,6%). Em comparação ao ano anterior, houve um incremento de 5,15% no total de carne suína produzida com inspeção estadual.

Já em relação à carne suína com chancela do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), que permite a comercialização apenas no município do abatedouro, Minas Gerais foi o primeiro colocado com 29,5% da produção (cerca de 23 mil toneladas), seguido pelo Rio Grande do Sul (27,3%) e Paraná (14,0%).

Somando o total de carne suína que, de forma geral, pode ser comercializada apenas no município de abate, a carne que pode ser comercializada apenas no estado e a estimativa da carne suína com inspeção federal que não foi exportada, o Paraná foi o estado que mais forneceu carne suína para o mercado interno. Foram 992 mil toneladas. Na sequência aparecem Santa Catarina (916 mil toneladas) e o Rio Grande do Sul (628 mil toneladas).

Santa Catarina liderou a produção de carne suína em abatedouros com chancela do Serviço de Inspeção Federal (SIF), que pode comercializar em todo o Brasil e ainda realizar exportações. Foram produzidas cerca de 1,4 milhões de toneladas (32,4% da produção nacional de carne suína com chancela SIF). Neste quesito, o Paraná ficou em segundo lugar com 22,2%, e o Rio Grande do Sul em terceiro com 18%. Assim, o Paraná foi o segundo maior produtor de carne suína em 2023 e o terceiro maior exportador.

FRANGO – A análise sobre a produção avícola também considera os dados do IBGE divulgados na semana passada, na Pesquisa Trimestral de Abates de Animais. O abate nacional de frangos de corte alcançou 6,282 bilhões de aves em 2023, registrando um aumento de 2,8% em comparação com o mesmo período de 2022 (6,110 bilhões), marcando assim o melhor resultado da série histórica iniciada em 1997.

CARNE BOVINA – Apesar do otimismo inicial com a nova habilitação de frigoríficos pela China, a arroba do boi gordo voltou a cair discretamente, acumulando 2,93% de queda no mês. Pressionados por um cenário onde os abatedouros se sentem confortáveis o suficiente para pautarem as negociações, ofertando valores abaixo da média para compra devido à sólida disponibilidade de fêmeas, os produtores se aproveitam das últimas semanas antes da queda de qualidade nas pastagens para tentar negociar preços mais atrativos antes de perderem capacidade de retenção.

LEITE E SOJA – Sobre o leite a soja, o Boletim analisa dados do Agrostat. Em fevereiro o Brasil importou 25,8 mil toneladas de lácteos, volume 30% maior do que o registrado no mesmo mês de 2023. Em comparação a 2022 o volume é quase três vezes maior.

No primeiro bimestre de 2024 o Paraná exportou 2,5 milhões de toneladas do complexo soja (grão, farelo, óleo e demais derivados). Este volume é 349% maior que no mesmo período de 2023. Já o montante financeiro transacionado foi de 1,22 bilhão de dólares, 118% maior que no ano anterior. Apesar do volume expressivo embarcado neste início de 2024, as exportações totais para o ano devem ficar abaixo de 2023, pois a disponibilidade de soja é menor nesta safra.

MILHO E FEIJÃO – Segundo o Deral, a situação climática em março não está sendo favorável para a segunda safra de milho 2023/24, com calor intenso e chuvas irregulares em boa parte do Estado. O mesmo pode ser dito sobre o feijão, cujas lavouras tiveram uma piora nesta semana devido ao calor excessivo. Atualmente 93% da área apresenta condições boas, ante 98% na semana anterior.

TRIGO – Em 2024 a cultura do trigo deve ocupar uma área menor que a colhida em 2023 no Paraná em função da relação de rentabilidade apresentada. A primeira projeção de área será divulgada na próxima quinta-feira (28) pelo Deral, refletindo a expressiva queda de rentabilidade observada para a cultura.

OLERÍCOLAS – O Boletim traz informações dos preços das olerícolas. Quando se analisa o comportamento dos preços mais comuns praticados nos 30 principais produtos hortifrutigranjeiros comercializados na unidade de Curitiba da Ceasa Paraná, do início de 2024 até a semana passada, observa-se que em 17 deles as cotações subiram, oito baixaram e cinco se mantiveram estáveis no período. Esta unidade transaciona cerca de 2/3 do volume total - 1,3 milhão de toneladas - dos cinco entrepostos distribuídos no Estado e neste elenco são dezessete olerícolas, doze frutas e um produto de granjas (ovos).

Duplicação da rodovia entre Guarapuava e Pitanga será feita em concreto


O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), vai realizar no dia 25 de abril uma audiência pública online sobre a obra de duplicação e restauração em concreto da PRC-466 entre Pitanga, no Centro, e Guarapuava, no Centro-Sul. A obra é uma das prioridades da gestão, apresentada no pacote de grandes projetos para os próximos anos.

A audiência terá início às 14h e previsão de encerramento às 15h30, transmitida pelo YouTube. A população poderá encaminhar seus questionamentos e contribuições. Todos serão respondidos durante o evento ou diretamente ao cidadão, e depois disponibilizados online.

Além de uma nova pista em concreto, a atual será restaurada utilizando a técnica whitetopping, em que o pavimento asfáltico existente é reciclado e aproveitado como base para as placas do novo pavimento rígido de concreto. Com a duplicação, as pistas serão separadas por canteiro central ou barreiras de concreto New Jersey nos perímetros urbanos.

Ao todo serão apresentadas e discutidas as obras ao longo de um trecho de 71 quilômetros. As intervenções planejadas pelo Governo do Estado também incluem melhorias como viadutos e retornos em nível, além da duplicação e restauração.

Os projetos já estão disponíveis para consulta do público no portal do DER/PR: www.der.pr.gov.br/PRC466. Eles estão separados em quatro lotes: Pitanga a Santa Maria do Oeste, Santa Maria do Oeste a Boa Ventura de São Roque, Boa Ventura de São Roque a Turvo e Turvo a Palmeirinha.

Serviço:

Audiência pública online sobre a duplicação e restauração da PRC-466 entre Pitanga e Guarapuava

Data: 25 de abril, quinta-feira

Horário: 14h às 15h30

Local: online via YouTube (AQUI)

Contato: WhatsApp (41) 9-9283-1480

protocolo@der.pr.gov.br


Defesa de Robinho entra com HC no Supremo contra prisão por estupro

Ministros do STJ determinaram a prisão imediata do ex-atleta

A defesa de Robson de Souza, mais conhecido como o ex-jogador de futebol Robinho, impetrou um habeas corpus (HC) no Supremo Tribunal Federal (STF), com pedido de liminar (decisão provisória) urgente, para tentar impedir a prisão do ex-atleta.

Nesta quarta-feira (20), a Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) homologou a sentença de nove anos de prisão por estupro coletivo a qual o jogador foi condenado na Itália. Pela decisão, o cumprimento da pena deve começar de imediato, em regime inicial fechado. O crime ocorreu em 2013 e o caso transitou em julgado na Justiça italiana, ou seja, não há mais possibilidade de recurso.

Por maioria, os ministros do STJ determinaram a prisão imediata de Robinho. Diante da iminência de uma prisão, a defesa impetrou o habeas corpus poucas horas depois, às 23h10 de quarta-feira. O advogado José Eduardo Alckmin escreveu que “existe urgência na apreciação do pedido, pois o paciente está na iminência de ser preso, em razão da Corte Especial ter determinado o imediato cumprimento da pena ao paciente”. O HC ainda não tem relator no STF.

A defesa argumenta que o STJ violou a jurisprudência pois ainda seria cabível recurso do tipo embargo contra a homologação, bem como recurso extraordinário ao Supremo, motivo pelo qual seria obrigatório aguardar o trânsito em julgado da própria decisão de homologação da sentença estrangeira, ou seja, somente quando não couber mais nenhuma apelação.

“Na hipótese, a decisão tomada está sujeita a recursos, como embargos de declaração e recurso extraordinário, sendo claro que o tema envolve debate de relevantes temas constitucionais, como o tema da não possibilidade de extradição do cidadão brasileiro nato, fora dos casos de tráfico de entorpecentes (art. 5º, LI), não retroação da lei penal mais gravosa (art. 5º, XL) e falta de observância do devido processo legal”, argumenta a defesa no HC.

No HC, a defesa acrescenta que “no caso em questão, o paciente aguardou em liberdade todo o processo de homologação e nunca representou um risco à aplicação da legislação pátria, portanto sua liberdade é de rigor até o trânsito em julgado da discussão”.

Na decisão de quarta-feira, a Corte Especial determinou o envio imediato da certidão de julgamento ao juiz federal da Subseção Judiciária de Santos (SP), onde Robinho possui residência, para início do cumprimento da pena. Dessa maneira, restariam apenas trâmites burocráticos antes de a polícia cumprir a ordem de prisão contra o ex-jogador.

Os autos do processo mostram que Robinho e amigos estupraram uma imigrante albanesa em uma boate de Milão, em 2013. A homologação para que o ex-jogador cumpre a pena no Brasil foi requisitada pela Itália, diante da impossibilidade de extradição dele, uma vez que a Constituição não permite o envio de brasileiros natos.

Ricardo Falco, amigo de Robinho e outro condenado pelo crime, também é alvo de pedido de cumprimento de pena no Brasil.

Ação Entre Amigos

 


Laryssa é de Turvo e joga futsal.

Grave acidente interdita a BR 277 em Guarapuava


Uma vítima ficou gravemente ferida em acidente na BR 277 em Guarapuava, no Centro-Sul do Paraná, nesta quinta-feira (21).

Segundo a PRF (Polícia Rodoviária Federal) a batida lateral envolveu automóvel e caminhão no quilômetro 370. Devido ao acidente a rodovia ficou interditada.

Na situação houve três vítimas, sendo que uma sofreu lesões graves e foi encaminhada ao hospital e as outras duas não tiveram ferimentos.

Fonte: Catve

Faleceu Sebastião Santana de Lima


Faleceu na madrugada desta quinta-feira (21/03), Sebastião Santana de Lima, aos 89 anos.

O velório será realizado na Capela Mortuária de Turvo.

O sepultamento será em horário a ser designado.


Informou Funerária SerLuto de Turvo.
Publicidade