[Fechar]

quarta-feira, 21 de junho de 2023

Com a chegada do inverno, Saúde alerta sobre os cuidados contra as Síndromes Gripais


Com o registro de temperaturas baixas em distintos pontos do Paraná, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) alerta sobre os principais cuidados a serem tomados durante o inverno, ciclo que se inicia nesta quarta-feira (21). Com o frio, a disseminação de vírus causadores de doenças como resfriado, gripe, otite e até mesmo Covid-19 torna-se mais frequente, o reforça o alerta sobretudo para grupos que possuam baixa imunidade, como idosos, crianças e gestantes.

“É um período propenso a doenças e é preciso estar sempre ligado para proteger sua saúde pessoal. Por isso, fazemos um apelo para que todos os paranaenses compareçam aos postos de vacinação e completem seu esquema vacinal. A imunização contra vírus como da Influenza e Covid-19 é indispensável para evitar complicações e manter o sistema imunológico em dia”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Comuns nesse período, as Síndromes Gripais (SG) são caracterizadas por sintomas como febre, tosse, dor de garganta, calafrios e dor de cabeça, além de possíveis distúrbios olfativos ou gustativos. Apenas no último ano, a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), forma mais aguda dessas manifestações, acometeu mais de 56 mil paranaenses. Neste ano, o Paraná registrou 13.712 casos de SRAG, com 575 deles por Influenza e 1.883 por Covid-19. Também foram confirmados 809 óbitos por complicações advindas destas síndromes.

VACINAÇÃO – Até o momento, o Paraná já registrou, de acordo com dados do vacinômetro nacional, mais de 29 milhões de doses aplicadas contra a Covid-19. Em relação a este imunizante, o alerta principal se dá à vacina bivalente, que possui uma cobertura de apenas 13,9% do público acima de 18 anos. Já em relação à Influenza, o Estado é o 6º do país em número total de doses aplicadas, com pouco mais de 2,8 milhões, cerca de 54% do grupo prioritário.

HÁBITOS – A adoção de hábitos saudáveis pode contribuir para fortalecer as defesas do corpo. Algumas das principais práticas sugeridas para esse período incluem exercícios físicos, hidratação, alimentação equilibrada e uso de roupas apropriadas, além de manter ambientes arejados. Uma das maiores lições da pandemia, a higienização das mãos também é fundamental para a prevenção.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a lavagem correta das mãos pode reduzir em até 40% os riscos de contrair doenças como conjuntivite, gripe ou dor de garganta. O consumo de vitamina D também é recomendado, uma vez que no inverno, com dias mais curtos e frios, o contato com a exposição solar tende a diminuir.

Neste sábado tem Arraiá da Getulio Vargas em Sítio Boa Ventura de São Roque

 



Venha festar conosco! Vai ter muita comilança, brincadeiras, apresentações dos alunos e até a tradicional fogueira! É no próximo sábado, dia 24/06, a partir das 17h no salão da igreja Menino Jesus.

Esperamos vocês.

Autor de ataque em escola no Paraná é encontrado morto na prisão


O autor do ataque a tiros no Colégio Estadual Professora Helena Kolody, em Cambé, no Paraná, foi encontrado morto na noite dessa terça-feira (20) na Casa de Custódia de Londrina, onde estava preso desde o dia do atentado, na segunda-feira (19).

Segundo informações divulgadas pela polícia do Paraná, o autor do ataque tirou a própria vida e foi encontrado na própria cela. O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico-Legal (IML) para averiguações.

O CASO

Um ataque a tiros ao Colégio Estadual Professora Helena Kolody, em Cambé, no Paraná, foi registrado na última segunda-feira (19). O autor (21 anos) do crime foi até a escola pedir o histórico escolar, mas quando entrou na unidade, ele efetuou os disparos contra os alunos.

Karoline Alves (17 anos) foi atingida na cabeça e não resistiu. Outro estudante, Luan Augusto (16 anos) e namorado de Caroline, também foi baleado e foi levado em estado grave para um hospital em Londrina, mas não resistiu e morreu na madrugada dessa terça (20).

Ele afirmou em depoimento à polícia que não conhecia as vítimas e que o objetivo era matar o maior número de pessoas na escola e depois tirar a própria vida. As autoridades investigam se o atirador teve ajuda de outras pessoas para efetuar o ataque. Um homem, que teria ajudado no planejamento do crime, foi detido pelas autoridades.

Ele, que foi preso em flagrante, foi encaminhado para a Casa de Custódia de Londrina, no oeste do Paraná, e foi encontrado morto na cela. Segundo informações iniciais, ele teria tirado a própria vida.

Texto: reprodução/Band Jornalismo, com edição NH Notícias

Óbitos registrados em Guarapuava e Região


A Central de Triagem informa os óbitos registrados em Guarapuava e Região - CLIQUE AQUI...
Publicidade