[Fechar]

quarta-feira, 23 de abril de 2014

EXCESSO DE CHUVA PREJUDICA A COLHEITA DE SOJA EM TURVO.










EXCESSO DE CHUVA PREJUDICA A COLHEITA DE SOJA EM TURVO.

O cultivo de soja no município de Turvo passou por dificuldades desde o plantio. Da estiagem às chuvas excessivas, esse processo teve queda de rendimento para o ano de 2014. Mesmo com a estimativa da Conab(Companhia Nacional de Abastecimento) a respeito do aumento de 10% da produção em relação ao ano de 2013,  é aguardado novo levantamento de dados sobre 2014. Além disso, mesmo com essas intempéries existe uma projeção de aumento de preço da saca de soja.
Assim, a dificuldade maior para o momento é a temporada de chuvas que o Paraná vem enfrentando. Como esse tipo de cultura absorve muita umidade não é possível colher em tempo chuvoso. Segundo o agricultor Claudio Schneider, existe a probabilidade de perda de 10 a 20% da produção.
Turvo tem em sua base econômica a agricultura. Desse modo, tais perdas afetam significativamente a economia do município.
Para os agricultores, mesmo com o baixo rendimento o processo continua. Existe ainda a esperança de dias ensolarados, os quais, projetam o sucesso do restante da safra.


Dados Conab disponíveis em: www.conab.gov.br



Novena da Divina Misericórdia da Paróquia N.S Aparecida de turvo









A novena da Divina Misericórdia que esta acontecendo todos os dias na Igreja. Hoje quarta feira é o sexto dia. E convida todos para a caminhada Vocacional que vai ser no próximo Domingo saindo do Trevo para a Matriz às 8:00 da manhã. Em seguida a Santa Missa. As pessoas que tiverem em suas casas os quadros da Divina Misericórdia, podem levar pra caminhada, que depois da Missa o Pe. vai abençoar.



CÂMARA MUNICIPAL SESSÃO ORDINÁRIA DO DIA 22/04/2014


 Pouca matéria havia na pauta da ultima sessão ordinária da Câmara Municipal de Turvo, apenas o Projeto de lei nº 07/2014, oriundo do Poder Executivo e que dispõe sobre alterações orçamentárias para o exercício de 2014, sendo dotações para a contrapartida do município para os projetos de pavimentação asfaltica e recapeamento asfaltico sobre calçamento. No demais os senhores vereadores discorreram em suas falas do grande expediente sobre a recuperação da rodovia Vereador João Maria de Jesus, reforma da escola municipal de Passa Quatro entre outros assuntos.

GUARAPUAVA: CAFÉ DA MANHÃ E FORMAÇÃO, DOMINGO 27 DE ABRIL


AVISO URGENTE DO COLÉGIO EDITE...

A direção do Colégio Estadual Edite Cordeiro Marques- EFM informa que, mais alguns professores aderiram à greve, portanto, as aulas acontecerão, conforme cronograma abaixo:
Turno Manhã:
Quinta-feira, dia 24 de abril:
Haverá aula somente no 9º Ano A
Sexta-feira, dia 25 de abril:
Haverá aula para:
- 7º ano A;
- 7º Ano B;
- 7º ano C;
- 8º ano A;
- 8º ano B;
- 8º ano C.
 Fonte: Edite Cordeiro Marques

SEMANA DE APOIO A OSTEOGENESES IMPERFEITA (O.I) DE 05 A 09 DE MAIO






Tema:Consciência faz a Diferença!

PROGRAMAÇÃO:

· Dia 05 às 19:00 hr: Abertura da Semana da Osteogenesis Imperfecta na Câmara Municipal de Turvo, com a Palestrante Terezinha Schinemann - Ambientóloga e Sanitarista, colaboradora da campanha.

· Dia 06 às 09:00 hr: Palestra na Clínica da Faculdade Guairacá, em Guarapuava com Regina Espósito - Apresentadora do Programa “Aqui Vc Faz O Show”, jornalista, palestrante, Embaixadora da Paz, autora do livro “ ANJOS DE CRISTAL”, portadora de Osteogenesis Imperfecta.

· Dia 06 dia todo: Panfletagem e informações sobre a Osteogenesis Imperfecta na Rua XV de novembro, em Guarapuava com a participação dos acadêmicos da Faculdade Guairacá,

· Dia 06 às 19:30 hr: Palestra no auditório da Faculdade Guairacá com Regina Espósito.

· Dia 07 às 19:30 hr: Palestra, no auditório da Faculdade Guairacá com Mayra Ribas da Silva Borecki - Fisioterapeuta.

· Dia 08 às 19:30 hr: Palestra no auditório da Faculdade Guairacá com Regina Espósito.

· Dia 08 às 20:45 hr: Palestra com Tiago Suhre - Psicólogo.

· Dia 09 às 9:00 hr e às 13:30 hs: Palestra no Colégio Estadual Edite Cordeiro Marques em Turvo, com Regina Espósito.

 VISTAM AMARELO E PARTICIPEM!

EU FAÇO A DIFERENÇA E VOCÊ?

Publicidade