Banner fixo no rodapé

[Fechar]

segunda-feira, 29 de setembro de 2025

Policial de Guarapuava lança novo livro “Assassino do Edifício Quintino Bocaiúva”


O 3º Sargento Denis Santos, atualmente adjunto do Copom do 16º Batalhão da Polícia Militar de Guarapuava, está lançando seu mais novo livro, intitulado “Assassino do Edifício Quintino Bocaiúva”.

Segundo o autor, o livro é uma obra de ficção que narra a história de uma equipe de paranormais que chega a Guarapuava para investigar um apartamento na Rua Quintino Bocaiúva. No local, um empresário teria cometido um duplo homicídio, e, de acordo com um padre renomado na cidade — que foi testemunha —, o crime bárbaro teria sido induzido por uma força maligna presente em um dos quartos do edifício.

“Assassino do Edifício Quintino Bocaiúva” foi criado para incentivar a leitura de jovens e adultos. Denis Santos desenvolve uma literatura que mistura fatos reais, terror, investigação e reflexões sobre a condição social do ser humano. Com mais de vinte anos de experiência na Polícia Militar, ele sabe que a profissão envolve não apenas momentos alegres, mas também situações difíceis e tristes do cotidiano.

O livro pode ser adquirido por R$ 20,00 diretamente com o autor pelo telefone (42) 98426-4979, ou pelo site da Livraria Poemas do Lago.


Laboratório de maconha é descoberto em propriedade rural de Turvo


Na segunda-feira (29/09), a Patrulha Rural da 1ª Cia e o Pelotão de Turvo realizaram uma ação em uma propriedade rural na localidade do Carriel, após denúncia de cultivo e preparo de drogas.

No local, os policiais encontraram: estufa para mudas, laboratório de secagem, balança de precisão, secador, fogão, embalagens, caderno de anotações, 14 pés de maconha plantados e área preparada para cultivo de mudas. As denúncias indicavam que crianças estavam sendo expostas à droga.

Os responsáveis pelo local, um casal, foram localizados na cidade de Turvo, presos e informados sobre seus direitos. O homem admitiu ser responsável pelo cultivo e uso da droga próximo às crianças, confirmado pela mulher. O Conselho Tutelar foi acionado devido ao risco às crianças.

O homem possui antecedentes por tráfico de drogas e receptação em Santa Catarina. Ambos e o material apreendido foram entregues à autoridade policial.

✅ Apreensão:
  • 2.171 mudas de maconha
  • 14 pés in natura de maconha
  • 5 pés dessecados de maconha
  • 34 g de sementes
  • 1,028 kg de maconha pronta para embalar
  • 1 balança de precisão
  • 1 caderno de anotações
  • 1 fardo de embalagens
  • 1 secador elétrico

Turvenses estão realizando expedição pela América do Sul

 

No último dia 16/09, os turvenses Cinei, Anderson e Gilmar partiram para uma viagem de mais de 10 mil km pela América do Sul. De carro, eles já atravessaram a Argentina, a Bolívia e agora estão no Peru. Até esta segunda-feira (29), já percorreram mais de 5 mil km.

Os aventureiros visitaram o norte da Argentina, com destaque para o Cerro de las 14 Colores. Na Bolívia, conheceram o Salar de Uyuni, a capital La Paz, o Monte Chacaltaya e as Ruínas de Tiwanaku. Já no Peru, passaram pelo Lago Titicaca, pela cidade de Cusco e, neste fim de semana, pela icônica Machu Picchu.

Até o momento, a viagem segue dentro do planejado. Em breve, eles iniciam o retorno para casa, mas antes passarão pelo Chile, cruzando o Deserto do Atacama e novamente pela Argentina.












Fonte e fotos: Gilmar Amaral 










Neste domingo tem festa na comunidade do Carriel, em Turvo





 

Sessão Ordinária da Câmara de Turvo

Sessão desta segunda-feira (29/09). Acompanhe no vídeo abaixo:

Irmãos e irmãs comemoram juntos 50 anos de casamento em Faxinal da Boa Vista


Bodas de Ouro - Em 1975, um fato marcante uniu ainda mais duas famílias: dois irmãos se casaram com duas irmãs. Assim formaram seus lares Iriney Brotsko e Terezinha Geteski, e também Estanemir Brotsko e Maria Madalena Geteski.

No último sábado (27/09), no Distrito de Faxinal da Boa Vista, em Turvo, a história ganhou mais um capítulo especial com a comemoração dos 50 anos de casamento desses casais. O momento reuniu filhos, netos e bisnetos em uma grande celebração marcada por emoção, fé e gratidão.

De origem ucraniana, a família resgatou tradições culturais durante a festa. O destaque foi para o Korovai, pão típico que simboliza prosperidade e abundância. A dança ao redor do pão representou a união e a continuidade da família, fortalecendo ainda mais os laços entre gerações.

Além das homenagens, um dos filhos preparou uma canção especial, composta especialmente para a ocasião. A música contou a história de como os casais se conheceram, relembrando o namoro nos anos 70 e emocionando a todos os presentes.

O encontro foi descrito pelos familiares como um marco inesquecível, um exemplo de amor, companheirismo e superação em meio a tantas lutas, quedas e vitórias ao longo de cinco décadas de vida em comum:

Link da música:








Quase 5 meses depois, corpo de idoso vítima de incêndio em Turvo é liberado para sepultamento


Meron Schuerten, de 83 anos, morreu carbonizado após sua casa pegar fogo na madrugada do dia 05 de maio, na localidade de Iliar, no distrito de Faxinal da Boa Vista, em Turvo.

A residência não possuía energia elétrica, e o senhor Meron utilizava um lampião a querosene, que pode ter provocado o incêndio. Além dele, quatro cachorros que estavam dentro da casa também morreram.

Equipes da Polícia Militar, Polícia Civil e da Criminalística estiveram no local realizando a perícia. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Guarapuava para identificação.

Somente nesta segunda-feira (29/09), o corpo foi liberado para sepultamento, conforme informou a Funerária Serluto.

Confira no link a reportagem do Blog do Elói realizada no local do fato: 



Documentos perdidos em Turvo


Wesley Wynnik perdeu seus documentos pessoais: CNH, CPF, cartão de crédito e título de eleitor. 

Qualquer informação, favor entrar em contato pelo telefone (42) 9 9911-4330.


Agências do Trabalhador do Paraná têm 26,2 mil oportunidades de emprego


O Paraná inicia a última segunda-feira de setembro com 26.295 vagas de emprego disponíveis nas Agências do Trabalhador , o maior número registrado em 2025. As funções com mais oportunidades são alimentador de linha de produção (7.833), abatedor (1.042), operador de caixa (902) e magarefe – cortador de carne (857).

Entre os destaques regionais, Cascavel lidera em volume de vagas com 7.020, sendo 2.473 para alimentador de linha de produção e 757 para abatedor. Na Regional de Curitiba, são 4.529 vagas, com destaque para 667 oportunidades de alimentador de linha de produção, 478 para auxiliar de logística, 223 para operador de caixa e 187 para faxineiro.

A Agência Central da Capital reúne 738 vagas, com destaque para 70 oportunidades de faxineiro, 50 de atendente de lojas e mercados, 49 de auxiliar nos serviços de alimentação e 41 de vendedor do comércio varejista.

Em seguida aparece Campo Mourão, com 3.148 oportunidades, incluindo 1.454 para alimentador de linha de produção e 394 para magarefe. Logo depois aparecem Foz do Iguaçu, com 2.771 vagas, Londrina, com 2.485, Pato Branco, com 1.467, Maringá, com 1.216, Umuarama, com 1.056, Paranaguá, com 823, Guarapuava, com 782, Ponta Grossa, com 693, e Jacarezinho, com 305 oportunidades disponíveis nesta semana.

“O Paraná vive um momento muito bom em sua economia, com o maior número de vagas abertas no ano e um ciclo constante de contratações. São mais de 26 mil oportunidades espalhadas por todas as regiões, o que reforça a confiança do setor produtivo e o compromisso do Governo do Estado em apoiar quem busca emprego e qualificação”, destaca o secretário do Trabalho, Qualificação e Renda do Paraná, Do Carmo.

CONFIRA AS ÁREAS COM MAIS VAGAS NA SEMANA:

Alimentador de linha de produção – 7.833 vagas

Abatedor – 1.042 vagas

Operador de caixa – 902 vagas

Magarefe (cortador de carne) – 857 vagas

Auxiliar de logística – 478 vagas

Faxineiro – 187 vagas

Repositor de mercadorias – 416 vagas

Vendedor de comércio varejista – 167 vagas

MASTER JOB – A plataforma Master Job, em Curitiba, oferta 51 vagas para profissionais qualificados em áreas como recursos humanos, engenharia, educação, administração e tecnologia. Há também 10 vagas de estágio em cursos como contabilidade, pedagogia, marketing, logística e engenharia civil. Na Região Metropolitana, o Master Job soma ainda 10 oportunidades de nível técnico e superior e 4 vagas de estágio.

MUTIRÕES 2025 – Além das vagas de empregos disponíveis nas 219 Agências do Trabalhador, a Secretaria do Trabalho, Qualificação e Renda, também realiza mutirões por todo o Estado. Em 2025, foram realizados 146 mutirões de emprego que já mobilizaram 1.150 empresas, com a oferta de 43.244 vagas. Ao todo, 42.284 trabalhadores foram atendidos, resultando em 16.067 encaminhamentos e 2.362 contratações efetivas. Esses números refletem a força da política pública de geração de empregos no Estado, aproximando empresas e candidatos em larga escala.

Em Curitiba, os mutirões tiveram destaque com eventos voltados a diferentes públicos, como jovens, mulheres, migrantes, PCDs e trabalhadores 50+. Foram mais de 22 mil vagas ofertadas e aproximadamente 10,6 mil contratados ou pré-aprovados. As ações descentralizadas em bairros e ginásios ampliaram o acesso da população, fortalecendo a inclusão e a empregabilidade.
Publicidade