A Sanepar informa que temporais seguidos de enxurrada, ocorridos desde ontem (28) na região, prejudicaram alguns sistemas de produção da Companhia.
Nesta quarta-feira (29), os municípios de Turvo e Nova Laranjeiras estão com o abastecimento de água comprometido.
No sistema de Turvo, a adutora do Rio Turvo rompeu com a força da enxurrada, além de as chuvas terem elevado a turbidez da água. O poço que atende o sistema também está com a produção comprometida. Equipe técnica está no local avaliando a situação e as providências que devem ser tomadas. Caminhão-pipa está ajudando a complementar o abastecimento. Pode haver falta de água na cidade nesta quarta-feira. A previsão é de normalização na madrugada de quinta-feira (30), de forma gradativa.
Em Nova Laranjeiras, a captação de água está com vazão restringida também devido ao aumento da turbidez do rio. A enxurrada ainda causou obstrução da bomba da captação. Está sendo deslocado um gerador de energia que será colocado em um poço do sistema para incrementar a produção. O abastecimento deve normalizar até o fim da noite, gradativamente.
A situação mais crítica era a de Goioxim, onde o Município decretou Estado de Emergência. Os dois poços que atendem o sistema estavam com a produção comprometida principalmente pela alta turbidez da água. As equipes da Sanepar trabalharam ao longo do dia e da noite desta terça-feira para resolver a situação. O abastecimento está normalizado, mas ainda pode haver falta de água ou oscilação de pressão nas partes altas da cidade.
ATENÇÃO: em situações como esta, priorize a água tratada para alimentação e higiene. Não desperdice. Adie serviços que não sejam essenciais.
Podem ficar sem água durante este período principalmente os clientes que não têm caixa-d’água no imóvel. A recomendação da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) é para que cada imóvel tenha uma caixa-d’água de pelo menos 500 litros, suficiente para atender uma família de até quatro pessoas por 24 horas, no mínimo.
A orientação é evitar desperdícios. A Sanepar conta com a participação de todos!
O Serviço de Atendimento ao Cliente Sanepar é feito pelo telefone 0800 200 0115, que funciona 24 horas, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br ou pelo WhatsApp (41) 99544-0115. Sempre tenha em mão sua conta de água ou número de matrícula.
Para esta e outras informações utilize o aplicativo para celular Sanepar Mobile ou acesse o site da Sanepar: www.sanepar.com.br

.jpg)
