[Fechar]

sábado, 12 de novembro de 2022

Iniciou no UniCV a semana GREEN WEEK


Faça sua matrícula pelo (42) 99128-1476, no Polo de Turvo e pelo (42) 9921-2841, no polo de Guarapuava. 

Aproveite! É a oportunidade que você estava esperando.








FUNPREV-Turvo realiza recadastramento de seus aposentados e pensionistas até o dia 07 de dezembro

 

O FUNPREV – Fundo de Previdência dos Servidores Municipais de Turvo - PR, está realizando o recadastramento anual dos aposentados e pensionistas do Regime Próprio de Previdência Social - RPPS do município. O recadastramento é rápido, simples e deve ser realizado até o dia 07/12/2022, presencialmente no FUNPREV, situado na Rua Ernesto Rickli, 750, o atendimento é de segunda a sexta-feira das 08h às 12h e das 13h às 17h.

Para efetuar o Recadastramento “Declaração de Vida” 2022, é necessário que o aposentado ou pensionista devem preencher formulário exclusivo e apresentar cópia de um documento de identidade com foto, CPF e comprovante de residência atualizado; Certidão de Nascimento ou documento de identificação com foto de seus dependentes.

Não sendo possível comparecer, o interessado ou familiar pode entrar em contato com a equipe do FUNPREV que estudará a melhor maneira de viabilizar o recadastramento.

Caso tenha havido alteração em seus dados ou dos dependentes, a orientação é de que o aposentado ou pensionista aproveite a oportunidade para efetuar a atualização. Caso possua cônjuge ou companheiro (a) também é necessário apresentar os dados dos mesmos como data de nascimento e CPF, além da data da união. Também será necessário incluir dados sobre filhos menores de 21 anos ou inválidos,

O FUNPREV destaca que é imprescindível realizar o recadastramento dentro do prazo estipulado, caso contrário poderá acarretar em bloqueio nos proventos.

A Equipe de atendimento está à disposição através do e-mail: contato@previdenciaturvo.com.br e do whatsapp (42)3642-2070.

 


 

Ex-prefeito de Cândido de Abreu recebe habeas corpus e sai da prisão

O ex-prefeito de Cândido de Abreu, José Maria Reis Júnior, recebeu um Habeas Corpus na tarde dessa sexta-feira (11) e saiu da prisão, após dois dias da Operação Chão de Giz.

A nota divulgada pela Advocacia Coelho, defesa do ex-prefeito, reiterou que a liberdade foi devolvida à Júnior e que havia sido indevidamente ceifada.

“Como afirmado anteriormente, sua prisão foi um ato temerário e ilegal, o qual fora prontamente combatido pelo Egrégio Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, que acolheu integralmente as teses apresentadas pela defesa em sede de Habeas Corpus”, destacou a equipe de advogados.

A informação é que o ex-secretário de Administração, Sandroval Probst, que foi detido na Operação, também recebeu o Habeas Corpus.

O CASO

O Ministério Público do Paraná, por meio dos Núcleos de Guarapuava do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e do Grupo Especializado na Proteção do Patrimônio Público e no Combate à Improbidade Administrativa (Gepatria), cumpriu nessa quarta-feira (9) 26 mandados de busca e apreensão e quatro mandados de prisão no âmbito da Operação Chão de Giz, que apura a prática de crimes de corrupção ativa e passiva, organização criminosa, fraudes a licitação e lavagem de ativos, peculato, entre outros.

Os mandados foram expedidos pelo Juízo Criminal de Cândido de Abreu e foram cumpridos nos municípios de Cândido de Abreu, Ivaiporã, Jardim Alegre, São João do Ivaí e Cidade Gaúcha, no Norte Central do estado.

PRISÕES

De acordo com apuração do MPPR, empresários da região de Ivaiporã teriam pagado propina ao ex-prefeito e ao ex-secretário de Administração de Cândido de Abreu (Gestões 2013/2016 e 2016/2020), em valores que ultrapassam R$ 200 mil, com o objetivo de obterem favorecimento em licitações conduzidas pelo município. Os dois ex-gestores públicos e dois empresários, investigados por supostamente terem pagado as propinas, foram os alvos dos mandados de prisão.

Em um dos contratos formalizados em 2016, entre os empresários e o município de Cândido de Abreu, houve a previsão de aplicação de 300 toneladas de revestimento asfáltico para o revestimento do pátio de uma escola municipal.

Embora integralmente pagos pelo município, o relatório de engenharia elaborado pelo Núcleo de Apoio Técnico Especializado do Centro de Apoio à Execução do MPPR (Caex/Nate) identificou que somente 85,2 toneladas foram efetivamente aplicadas, o que possibilitou o desvio de R$ 66.588,00 dos cofres públicos.

INVESTIGAÇÃO

As investigações apontaram que diversas empresas administradas por um grupo econômico familiar teriam participado das mesmas licitações, simulando uma concorrência que, de fato, não existia, o que as permitia fixar o preço da licitação e frustrar a competitividade do procedimento.
Além disso, há indícios de que os mesmos empresários teriam oferecido vantagens indevidas, mediante a doação de lotes urbanos, ao ex-prefeito e a dois vereadores de Cidade Gaúcha, que também foram alvos dos mandados de busca e apreensão cumpridos nessa quarta-feira (9).

O nome da Operação refere-se ao fato de que, conforme as apurações, o piso do pátio de uma escola (em uma das licitações investigadas) teria sido feito em qualidade inferior, devido aos desvios de recursos.

DEFESA

O advogado de defesa do ex-prefeito, Dr. Leandro Coelho, informou que a prisão preventiva decretada foi um ato completamente desnecessário, para não dizer absurdo, diante da natureza da investigação e da época dos fatos investigados.
O advogado esclarece que o ex-prefeito está passando por esta investigação em razão de achismos e suposições do Ministério Público, não havendo nada de concreto que demonstre qualquer prática ilícita pelo mesmo.

Texto: jornalista Lucas Herdt/NH Notícias
Foto: reprodução/ilustrativa

Após período de chuvas, Saúde chama a atenção para os cuidados contra a leptospirose



As chuvas intensas que atingiram o Paraná no mês de outubro e início de novembro causaram impactos à população e, agora, causam preocupação para possíveis casos de leptospirose. A doença é provocada por urina de roedores e pode ser transmitida pelo contato com água suja ou contaminada.

Dados preliminares da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) mostram que esse ano foram confirmados 221 casos e 63 permanecem em investigação pelas equipes municipais.

Por isso, a pasta alerta para que seja evitado o contato direto com águas de inundações e a lama das enchentes ou esgoto. Pais e responsáveis devem estar atentos para que crianças não nadem ou brinquem em córregos ou rios, possivelmente contaminados com urina de roedores.

“As chuvas são mais intensas durante esta época do ano, por isso os cuidados devem ser redobrados. Orientamos os profissionais de saúde que devem ficar atentos, pois o diagnóstico precoce da doença pode evitar quadros graves e óbitos com evolução rápida”,

A leptospirose é causada por uma bactéria (Leptospira) que é eliminada, principalmente, pela urina dos ratos. Com as chuvas, as fezes e urina dos roedores se misturam com a água alagada que passa a ficar contaminada.

O simples contato da pele com essa água ou lama pode transmitir a doença, que ocorre tanto em áreas urbanas (mais frequente) como em áreas rurais, nas atividades relacionadas ao manejo e alimentação de animais de produção e na limpeza dos locais com maquinários e armazenamento de grãos.

CUIDADOS – Pessoas que trabalham na limpeza de lama, entulhos e desentupimento de esgoto devem usar botas e luvas de borracha (ou sacos plásticos duplos amarrados nas mãos e nos pés). Para o controle dos roedores, recomenda-se o destino adequado do lixo, armazenamento apropriado de alimentos, desinfecção e vedação de caixas d´água, vedação de frestas e aberturas em portas e paredes. É preciso cuidado com a água de beber e evitar acúmulo de entulhos em terrenos baldios.

SINTOMAS – Os primeiros sintomas da doença são febre alta, mal-estar, dores de cabeça constantes e intensas, dores pelo corpo, principalmente na panturrilha, cansaço e calafrios. Também são frequentes dores abdominais, náuseas, vômitos, diarreia e desidratação. Nos casos mais graves pode ocorrer amarelamento da pele e dos olhos.

Em caso de sintomas ou dúvidas, a orientação é procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou entrar em contato com a Sesa pelo e-mail: roedores@sesa.pr.gov.br.

Óbitos registrados em Guarapuava e Região


A Central de Triagem informa os óbitos registrados em Guarapuava e Região. CLIQUE AQUI...

Neste domingo acontece o 8º Pedal dos Mestres em Roncador



Programado para acontecer neste domingo 13 de novembro, o 8º Pedal dos Mestres - PDM de Roncador, deverá ser um grande sucesso, pois um grande número de ciclistas vindos de dezenas de cidades e vários estados já estão inscritos, inclusive do estado de São Paulo e Mato Grosso do Sul, além do estado do Paraná. De acordo com informações, dois atletas já chegaram e detalhe, vieram pedalando da cidade de Perola a uma distância de aproximadamente 250 quilômetros.

O percurso do PDM, será de 145 km, com 5.000mts de altimetria aproximadamente, será um grande desafio aos apaixonados por emoção. Será servido café da manhã as 05h e a largada será as 06h, haverá pontos de apoio com água, frutas e doces a cada 20-25km aproximadamente, e também os pontos móveis nos carros de apoio pelo percurso, o almoço deverá ser servido aos Km70 à 80, a partir das 10h da manhã na cidade de Mato Rico.

Além dos cuidados com alimentação dos ciclistas, haverá também carro de apoio por toda extensão do percurso.

Obs. A largada e chegada serão no Salão Paroquial São Nicolau da Paróquia Ucraniana de Roncador.

Os organizadores, agradecem a colaboração de todos que estão se empenhando para o sucesso do evento, também a prefeitura municipal de Roncador que estará disponibilizando ambulância e enfermeiros para acompanhar os atletas, a prefeitura Municipal de Mato Rico e Equipe Trinka Bike de Palmital. Eles destacam que toda ajuda é, e será bem-vinda.

Publicidade