[Fechar]

segunda-feira, 14 de julho de 2025

8ª rodada da Copa Turvo tem destaque para vitórias expressivas no masculino e feminino

Neste domingo (13/07), 4 jogos foram realizados da 8ª rodada da Copa Turvo de Futebol foi realizada no campo da Soripel/Ibema, no distrito de Faxinal da Boa Vista.

Foram disputados quatro jogos na rodada:

Categoria masculina:


- U.F.C 00 x 14 E.C Ideal


- Jardim Vitória 03 x 01 Cambucica


- F.M.C 02 x 00 Terra Indígenas Marrecas


Na categoria feminina:


- Entre Amigas 00 x 07 Marrecas FC











Sicredi leva à Conferência Mundial das Cooperativas de Crédito 2025 pautas sobre experiência do associado, juventude cooperativista e impacto positivo

Evento acontece na Suécia, reúne mais de 60 países e 3.000 participantes

O Sicredi, instituição financeira cooperativa com presença em todo o Brasil e mais de 9 milhões de associados, marcará presença na edição de 2025 da Conferência Mundial das Cooperativas de Crédito (WCUC 2025), promovida pelo WOCCU (Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito, na sigla em inglês), que ocorrerá de 14 a 16 de julho, em Estocolmo, na Suécia. O evento reunirá mais de 3 mil profissionais de cerca de 60 países. O Sicredi será representado por uma comitiva de mais de 130 lideranças.

Com o tema central voltado ao impacto positivo do modelo cooperativo de crédito no mundo, o WCUC 2025 será palco de debates, painéis e palestras que abordam o futuro do cooperativismo, inovação, sustentabilidade e liderança.

O Sicredi terá papel de destaque na programação oficial, com a participação de líderes e especialistas em diversas frentes: no dia 14 de julho, César Bochi, diretor-presidente do Banco Cooperativo Sicredi, abordará o tema “Melhorando a experiência do associado com inovação e conexões humanas”, Bochi apresentará os avanços do Sicredi na jornada do associado, ressaltando como a adoção de soluções tecnológicas, aliadas ao relacionamento próximo, tem se consolidado como um diferencial competitivo em um cenário de transformação digital no setor financeiro.

No mesmo dia, Keyla Copes, gerente de Responsabilidade Social da Fundação Sicredi e Suellen Lins, especialista em educação, conduzirão a palestra “Empoderando futuras lideranças cooperativas: Jornada de desenvolvimento jovem do Sicredi”. A apresentação destacará os programas de educação desenvolvidos através da Fundação Sicredi, com foco nas jornadas infantis e de jovens lideranças, por meio de iniciativas como o Programa A União Faz a Vida, Cooperativas Escolares, Comitê Jovem e Educação Financeira, ações que vêm preparando novas gerações para assumirem papéis de liderança no cooperativismo.

Já no dia 16 de julho, Marcio Zwierewicz, Presidente da Sicredi Campos Gerais e Grande Curitiba PR/SP, e Wellington Holbrook, CEO da Vancity, participarão de um painel chamado “Criando Impacto em Escala”, destacando boas-práticas e ações capazes de gerar impacto positivo por meio de serviços financeiros para inspirar outras cooperativas com exemplos práticos de atuação no Brasil e no Canadá.

Na oportunidade, dois jovens associados do Sicredi serão reconhecidos pelo World Council Young Credit Union People (WYCUP 2025), que premia lideranças emergentes no cooperativismo de crédito. Vitor Corá, da Sicredi Ibiraiaras RS/MG, e Milena Parreira, da Sicredi Campos Gerais e Grande Curitiba PR/SP terão destaque pelo potencial de impacto global de seus projetos.

Manfred Alfonso Dasenbrock, presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ e Diretor do WOCCU, destaca que o movimento global em torno do cooperativismo de crédito tem se fortalecido, impulsionado por um propósito de desenvolvimento das pessoas e das comunidades. “A participação do Sicredi no WCUC 2025 reforça nosso compromisso com a consolidação do cooperativismo como um modelo viável e sustentável de desenvolvimento econômico e social. A conferência será também uma oportunidade valiosa para ampliar conexões internacionais e trocar experiências com outras cooperativas de crédito ao redor do mundo”, afirma.

Em 2024, Manfred foi reeleito como Diretor do Woccu, mantendo-se como o representante brasileiro no Conselho Mundial. A votação e a posse ocorreram em Boston, nos Estados Unidos, durante a Conferência Mundial das Cooperativas de Crédito de 2024.

Sobre o cooperativismo de crédito

O cooperativismo de crédito é um modelo de negócio que está em pleno crescimento no Brasil e hoje já reúne mais de R$3,7 trilhões de ativos, segundo dados do Banco Central do Brasil. Em outros países, como os Estados Unidos, por exemplo, a penetração do modelo em 2023 passava dos 64%. O movimento mundial já conta com mais de 411 milhões de associados, segundo relatório do Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito – Woccu (World Statistical Report, 2023).

Agências do Trabalhador têm 22 mil vagas disponíveis no Paraná


O Paraná inicia a semana com 22.442 vagas de emprego com carteira assinada abertas nas Agências do Trabalhador e postos avançados em todas as regiões do Estado. O levantamento, feito pela Coordenação do Trabalho e Emprego (COTE) da Secretaria de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda, confirma o bom momento do mercado de trabalho paranaense, impulsionado por políticas de intermediação eficiente e apoio à qualificação.

As funções mais demandadas são alimentador de linha de produção, com 6.435 vagas, seguido por abatedor (986), operador de caixa (699) e magarefe (696).

A região de Cascavel lidera o número de oportunidades, somando 5.295 vagas, sendo 1.655 para alimentador de linha de produção, 721 para abatedor, 202 para operador de caixa e 160 para trabalhador da avicultura de corte.

Na sequência, aparece a Região Metropolitana de Curitiba, com 4.081 oportunidades, com destaque para alimentador de linha de produção (585), auxiliar de logística (329), faxineiro (265) e operador de caixa (214). Só na Agência da Vapital são 899 vagas, incluindo 127 para faxineiro, 77 para vendedor de comércio varejista, 71 para atendente de lojas e mercados e 55 para auxiliar nos serviços de alimentação.

A Regional de Campo Mourão soma 3.011 vagas, com 1.271 para alimentador de linha de produção, 452 para magarefe,139 para abatedor e 90 para repositor de mercadorias. Já Londrina conta com 2.557 vagas, com 696 para alimentador de linha de produção, 78 para operador de caixa, 76 para trabalhador volante da agricultura e 71 para repositor de mercadorias. Foz do Iguaçu reúne 1.541 vagas, sendo 531 para alimentador de linha de produção, 125 para repositor de mercadorias, 90 para abatedor e 86 para operador de caixa.

O secretário de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda, Do Carmo, destaca que o volume de vagas confirma a força do mercado paranaense e o compromisso do governo em apoiar quem quer trabalhar. "Mais de 22 mil vagas abertas são mais que números, são famílias ganhando renda e dignidade. Nosso trabalho é conectar oportunidades com as pessoas certas, oferecendo orientação, qualificação e o apoio necessário para que cada vaga se transforme em emprego de verdade", afirma.

Além das vagas tradicionais, o Estado também oferece 41 oportunidades para profissionais com curso técnico ou superior em áreas como administração, engenharia, direito, pedagogia e logística. Há ainda vagas de estágio, com destaque para as áreas de marketing, pedagogia, contabilidade e recursos humanos.

LÍDER NO SUL – Segundo dados do Caged, o Paraná gerou em maio de 2025 um saldo positivo de 6.866 empregos com carteira assinada, resultado de 170.297 admissões e 163.431 desligamentos. Com isso, o Estado lidera a geração de empregos na região Sul e ocupa a terceira colocação no ranking nacional acumulado do ano, com 86.318 novos postos de trabalho entre janeiro e maio.

COMO SE CANDIDATAR – Os interessados devem procurar a Agência do Trabalhador mais próxima com documentos pessoais, ou acessar o site oficial, para agendamento online.
Publicidade