[Fechar]

terça-feira, 11 de junho de 2024

Informe semanal da dengue registra mais 17.768 casos e 35 óbitos


O boletim semanal da dengue publicado nesta terça-feira (11) pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirma 17.768 novos casos da doença e mais 35 mortes no Paraná. De acordo com o documento, o atual período epidemiológico, que teve início em julho de 2023, soma agora 414 óbitos, 480.865 diagnósticos confirmados e 834.963 notificações.

As mortes registradas no informe desta semana ocorreram entre 26 de março e 23 de maio. São 16 homens e 19 mulheres, com idades entre 21 anos e 97 anos, residentes em 10 municípios: Curitiba (1), Foz do Iguaçu (2), Cascavel (8), Guairaçá (1), Paranavaí (1), Maringá (2), Apucarana (1), Londrina (7), Rolândia (5) e Toledo (7). Desse total, 26 pessoas apresentavam comorbidades.

A Regional com mais casos confirmados até o momento é a 8ª RS de Francisco Beltrão, com 58.987 diagnósticos. Na sequência estão a 10ª RS de Cascavel (57.817), 17ª RS de Londrina (55.581), 16ª RS de Apucarana (37.799), 15ª RS de Maringá (36.812) e 11ª RS de Campo Mourão (31.800).

As cidades com mais casos são Londrina (33.139), Cascavel (27.959), Maringá (21.419), Apucarana (18.321), Francisco Beltrão (16.942) e Curitiba (11.768). Há 398 municípios com confirmações de dengue – apenas Agudos do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, não tem casos confirmados.

Em relação aos óbitos do período epidemiológico 2023/2024, as Regionais com mais mortes são a 17ª de Londrina (81), 10ª de Cascavel (68), 8ª de Francisco Beltrão (50), 20ª de Toledo (48), e 16ª de Apucarana (37). Já os municípios que registram maior número de óbitos são Cascavel (49), Londrina (47), Toledo (32), Apucarana (17), Rolândia (16) e Ponta Grossa (12).

ZIKA E CHIKUNGUNYA – Informações sobre chikungunya e zika, transmitidas também pelo mosquito Aedes aegypti, também são apresentadas no documento. Houve o registro de cinco novos casos de chikungunya, que soma 146 confirmações e 1.757 notificações da doença no Estado.

Desde o início deste período não houve confirmação de casos de zika vírus, com 132 notificações registradas.

Confira o informe semanal AQUI. Mais informações sobre a dengue estão neste LINK.

Faleceu Vanderli Pilati Carriel


Faleceu na tarde desta terça-feira (11/06), Vanderli Pilati Carriel, aos 51 anos.

Vanderli já morou em Turvo, onde tem parentes, e atualmente estava morando em São José dos Pinhais.

O velório será no salão da igreja do Arvoredo.

O sepultamento será nesta quarta-feira, ás 16h00.

Informou Funerária SerLuto de Turvo.

Familiares e amigos lamentam a morte de Adilson Baliski


Por volta das 12h00 desta terça-feira (11/06), Adilson Baliski, de 30 anos, foi encontrado morto na Distrito do Faxinal da Boa Vista, em Turvo.

Segundo informações repassadas ao Blog do Elói por familiares, Adilson tentou contra a própria vida.

A Polícia Militar de Turvo esteve atendendo a ocorrência, e o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Guarapuava.

O velório será realizado no salão da Igreja Ucraniana, em Faxinal da Boa Vista.

O sepultamento será nesta quarta-feira, ás 16h00.


Turvo entre as 75 Melhores em saúde no Brasil: Reconhecimento nacional e expansão dos serviços de saúde

A Saúde de Turvo está entre as 75 melhores do Brasil! O reconhecimento nacional, garantiu a marca a Turvo, que tem se destacado cada vez mais por suas iniciativas e políticas proativas pela saúde pública e pelo bem-estar da população turvense. 

O número de profissionais contratados para realizar atendimento na área da saúde, bateu o recorde, registrando na história de Turvo a equipe de saúde mais completa de todos os tempos, 9 médicos atuam hoje nas Unidades Básicas de Saúde e o 10º médico está em fase de contratação. São cerca de 11 enfermeiros, 7 dentistas e 17 técnicos e auxiliares de enfermagem. 

Este esforço coletivo resultou em uma força de trabalho altamente qualificada e pronta para atender às necessidades da comunidade, atendimento que se estende da Unidade Básica de Saúde até a casa do paciente. Esta disponibilidade de atendimento domiciliar, embora possa levar a ausência temporária de médicos na UBS, demonstra a atenção e a dedicação das equipes médicas com o bem-estar da comunidade, o que é necessário e fundamental para a atuação das Equipes de Saúde da Família. 

Ampliando os atendimentos, foi criada mais uma Unidade Básica de Saúde que foi inaugurada em 2021, com isso, a população turvense conta com 6 unidades básicas de saúde, que possuem equipes de saúde da família completas, mais um marco que Turvo nunca havia conquistado até então. Médicos, enfermeiros, dentistas, agentes comunitários de saúde, agente de combate às endemias, fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogo, nutricionista e auxiliar em saúde bucal que garantem a realização do atendimento na Unidade Básica e também na residência. 

Por meio dessa reestruturação, foi possível garantir que a população tenha acesso a serviços de saúde em todo o município e nas áreas rurais, que possuem cronogramas de atendimentos, e todas as áreas são atendidas por agentes comunitários de saúde, que com muita determinação alcançam e atendem milhares de famílias. 

Com os esforços da administração municipal e também devido aos agendamentos de parte das consultas, foi possível eliminar as longas filas para diversos serviços, odontológicos e clínicos com a descentralização tornando-os disponíveis em todas as UBS. 

Isso só no atendimento primário…nas especialidades o serviço também não para, o Programa Fila Zero só foi possível por meio de parcerias entre o Município, Consórcios Intermunicipais, Hospital Regional e é claro, com o Hospital Bom Pastor. Mas isso é assunto para nossa próxima matéria.




Veja mais no vídeo:

Fonte: Prefeitura de Turvo




Bombeiro de Turvo é homenageado na Câmara de Vereadores


Na sessão ordinária desta segunda-feira (10/06), foi dada uma Moção de Aplausos ao Cabo Douglas Rudiak, do Corpo de Bombeiros, pelos serviços prestados em auxílio às vítimas das inundações no Rio Grande do Sul, estendendo-se a sua corporação, o 12º GB Guarapuava. 

A Moção foi proposta pelo vereador Adevilson e aprovada pelos demais vereadores.

Cabo Rudiak mora em Turvo, porém trabalha no 12º GB Guarapuava.

Faleceu Delair Dias da Silva


Faleceu na noite desta segunda-feira (10/06) Delair Dias da Silva, aos 55 anos, vítima de infarto. 

Delair já morou em Turvo, onde tem parentes, e atualmente estava morando em Gaspar/SC. Ela é irmã do Acir Dias.

O velório será realizado na Capela Mortuária de Turvo, a partir das 14h desta terça-feira.

O sepultamento será nesta quarta-feira, às 14h.
Publicidade