[Fechar]

terça-feira, 16 de abril de 2024

Mulher leva 'tio' morto a banco para fazer empréstimo de R$ 17 mil

Funcionários da agência bancária, que fica em Bangu, desconfiaram da ação da mulher - que diz ser sobrinha do cadáver - e chamaram a polícia

Uma mulher foi conduzida para a delegacia, na tarde desta terça-feira (16), depois de levar um cadáver em uma cadeira de rodas para tentar fazer um empréstimo de R$ 17 mil em uma agência bancária de Bangu, na Zona Oeste do Rio.

Funcionários do banco suspeitaram da atitude de Érika de Souza Vieira Nunes e chamaram a polícia. O Samu foi ao local e constatou que o homem, identificado como Paulo Roberto Braga, de 68 anos, estava morto – aparentemente havia algumas horas. A polícia apura como e exatamente quando ele morreu.


""Ela tentou simular que ele fizesse a assinatura. Ele já entrou morto no banco", explica o delegado Fábio Luiz.", explicou o delegado Fábio Luiz.


Na delegacia, a mulher disse que sua rotina era cuidar do tio, que estava debilitado. A polícia apura se ela é mesmo parente dele.

Conversa com o cadáver

Um vídeo, feito pelas atendentes do banco, mostra que a todo tempo ela tentava manter a cabeça do homem reta, usando a mão e conversa com o suposto parente – que, claro, não responde.

“Tio, tá ouvindo? O senhor precisa assinar. Se o senhor não assinar, não tem como. Eu não posso assinar pelo senhor, o que eu posso fazer eu faço”, afirma a mulher.

Ela mostra o documento e afirma que ele tinha que assinar da forma que estava ali e diz: “O senhor segura a cadeira forte para caramba aí. Ele não segurou a porta ali agora?”, pergunta às atendendes, que dizem não ter visto.

“Assina para não me dar mais dor de cabeça, eu não aguento mais”, completa.

Nesse momento, as funcionárias tentam intervir e uma delas comenta sobre a palidez do homem: "Ele não está bem, não. A corzinha não tá ficando..."

"Mas ele é assim mesmo", responde a suposta sobrinha.

A mulher responde: “Ele não diz nada, ele é assim mesmo. Tio, você quer ir para o UPA de novo?”, questiona ela, sempre sem resposta.

Por volta de 19h, a mulher ainda prestava depoimento na delegacia. A polícia apura se ela cometeu furto mediante fraude ou estelionato.

A polícia quer entender se outras pessoas a ajudaram a cometer os crimes e busca imagens de segurança. O corpo do idoso foi levado para o Instituto Médico Legal.

"O principal é: a gente continuar a investigação, pra gente identificar demais familiares, e saber se quando esse empréstimo foi realizado se ele estava vivo, qual é a data desse empréstimo", explica o delegado.

Fonte: G1

 

 

Baixas temperaturas e queda de estoque: Hemepar pede doações de sangue em todo o Estado


O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) reforça a urgência para a doação de sangue no Estado, em especial dos tipos O- e O+. O pedido acontece, sobretudo, por conta da ocorrência de temperaturas mais baixas nesta época do ano, o que reduz a quantidade de doadores. De acordo com o Hemepar, apenas na unidade de Curitiba, já houve uma diminuição de 15% no número de doações. Normalmente, essa unidade recebe cerca de 170 doadores diariamente, mas nos últimos dias a média tem sido de apenas 120.

“Com a chegada do frio, é comum observarmos uma diminuição do estoque de sangue. Isso acontece por alguns motivos, como hábitos mais caseiros e também condições como resfriado e gripe. Por isso, devemos reforçar de maneira contínua a importância da doação. Sempre alertamos que, por não haver substituto para o sangue, a doação se torna um ato único e indispensável para salvar vidas”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Para tornar-se um voluntário é necessário ter entre 16 e 69 anos completos, sendo exigida a autorização e a presença do responsável legal para doação de menores de idade. O doador deve pesar no mínimo 51 quilos, estar descansado, alimentado e hidratado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação) e apresentar documento oficial com foto (carteira de identidade, carteira do conselho profissional, carteira de trabalho, passaporte ou carteira nacional de habilitação).

Homens podem doar sangue quatro vezes ao ano. Já as mulheres podem fazer três doações ao ano.

Depois de coletado, o sangue é fracionado e acontece o processo de separação dos hemocomponentes – plasma, hemácias, plaquetas e crio. Após isso, a bolsa fica estocada até o resultado dos exames para a liberação.

Por isso, é importante ressaltar a necessidade da doação com antecedência, uma vez que, após a coleta, o sangue pode levar até 48 horas para ser liberado. No Paraná, existem mais de 20 pontos disponíveis para a doação de sangue. Para agendamentos e mais informações, acesse este site.

Confira abaixo o estoque de sangue da hemorrede por Regional de Saúde:

1ª RS – Paranaguá: nível crítico para O- e A-

2ª RS – Curitiba: nível crítico para O+ e O-

2ª RS – Biobanco: estoque baixo para A-, B- e O+

3ª RS – Ponta Grossa: estoque baixo para O+ e O-

4ª RS – Irati: estoque baixo para O- e O+

5ª RS – Guarapuava: estoque em condição estável

6ª RS – União da Vitória: estoque em condição estável

7ª RS – Pato Branco: nível crítico para O+ e O-

8ª RS – Francisco Beltrão: nível crítico para O- e O+

9ª RS – Foz do Iguaçu: estoque em condição estável

10ª RS – Cascavel: nível crítico para O+ e O-

11ª RS – Campo Mourão: nível crítico para O-, A- e B-

12ª RS – Umuarama: nível crítico para O- e O+

13ª RS – Cianorte: nível crítico para O+, O-, e A-

14ª RS – Paranavaí: estoque em condição estável

15ª RS – Maringá: estoque em condição estável

16ª RS – Apucarana: nível crítico para O- e O+

17ª RS – Londrina: nível crítico para O-, A-, e O+

18ª RS – Cornélio Procópio: nível crítico para O- e O+

19ª RS – Jacarezinho: nível crítico para O-, estoque baixo para A-

20ª RS – Toledo: nível crítico para O+ e A-, estoque baixo para O-

21ª RS – Telêmaco Borba: estoque baixo para todas as tipagens negativas

22ª RS – Ivaiporã: estoque baixo para O+, A- e B-

Caminhão cai no Rio Tibagi


Um homem saiu praticamente ileso após um acidente de trânsito no ponte da BR 153, na manhã desta terça-feira (16), na divisa entre Ventania e Tibagi.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), um condutor de um caminhão perdeu o controle do veículo, saiu da pista, colidiu contra a mureta e caiu dentro do Rio Tibagi.

O caminhoneiro teve ferimentos leves, com algumas escoriações no braço. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também esteve no local para fazer o atendimento.

Fonte: NH Notícias 

Homem mata esposa a facadas após levar mordida durante sexo


Um homem (27 anos) se entregou à polícia e confessou ter assassinado a esposa (38 anos) a facadas, nessa segunda-feira (15). O motivo alegado pelo autor do crime foi que ele teria sido mordido pela vítima durante o ato sexual. O fato ocorre em Caconde, no interior de São Paulo.

Consta no boletim de ocorrência que o homem afirmou à Polícia Militar que a esposa teria mordido um dos dedos da sua mão esquerda durante uma relação sexual que acontecia entre os dois por volta das 22h.

Após o acontecido, o sexo teria cessado e a mulher ido dormir. Marcos teria então esperado a esposa adormecer para atingi-la com vários golpes de faca na região do tórax e do pescoço da vítima.

Após o crime cometido, o suspeito fugiu para uma área de mata e esperou amanhecer quando procurou a Polícia Militar. De acordo com a Secretaria da Segurança Pública (SSP), após a confissão do suspeito, policiais militares foram ao local e encontraram o corpo da vítima com as perfurações nos locais indicados pelo homem no depoimento.

Fonte: TN Online / NH Notícias

IAT de Pitanga resgata macaco-prego e devolve gambá-de-orelha-branca à natureza


Profissionais do Instituto Água e Terra (IAT) de Pitanga, no Centro do Paraná, prestaram atendimento a dois animais silvestres na semana passada. Houve o resgate de um macaco-prego (Sapajus nigritus) no terreno de uma rádio, na área central do município, e a soltura de um gambá-de-orelha-branca (Didelphis albiventris) em um local de floresta densa da região.

O macaco-prego, uma espécie comum da Mata Atlântica, foi encontrado na quinta-feira (11) por radialistas assim que chegaram ao local de trabalho. O animal estava no terreno da rádio, sem ferimentos, e com comportamento domesticado.

Ele foi encaminhado para o Centro de Apoio à Fauna Silvestre (CAFS) da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), em Guarapuava, para o tratamento médico veterinário antes da destinação final adequada – o macaco está em processo de readaptação para voltar ao habitat natural. A instituição de ensino é parceira do IAT.

Já o gambá, antes de ser solto novamente na natureza também na quinta-feira (11), ficou 55 dias internado, também no CAFS de Guarapuava, em razão de uma pata quebrada.

ATENDIMENTO – O Centro de Apoio à Fauna Silvestre (CAFS) é um local preparado para receber, identificar, marcar, triar, avaliar, e estabelecer tratamento veterinário para animais acolhidos por órgão ambiental em ações de fiscalização, resgates ou entrega voluntária por particulares.

A permanência dos animais depende do tempo necessário para sua recuperação. O destino pode ser a soltura no habitat natural ou, quando é um risco devolvê-lo para a natureza, são encaminhados a criadouros habilitados pelo IAT, ou mantenedores individuais, igualmente habilitados.

São quatro CAFS em funcionamento no Estado, resultados de parcerias do IAT com o Centro Universitário Filadélfia (Unifil), de Londrina; Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro), de Guarapuava; Centro Universitário de Cascavel (Univel) e Unicesumar, de Maringá.

COMO PROCEDER – Ao avistar animais machucados ou vítimas de maus-tratos, tráfico ilegal ou cativeiro irregular, o cidadão deve entrar em contato com a Ouvidoria do Instituto Água e Terra ou da Polícia Militar do Paraná.

Se preferir, a pessoa pode ligar para o Disque Denúncia 181 e informar de forma objetiva e precisa a localização e o que aconteceu com o animal. Quanto mais detalhes sobre a ocorrência, melhor será a apuração dos fatos e mais rapidamente as equipes conseguem fazer o atendimento.

Em Guarapuava, PRF apreende 609 quilos de maconha na madrugada desta terça (16)


Na madrugada desta terça-feira(16 de abril), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu um veículo Mecredes Benz, carregado com 609,25 quilos de maconha.

A equipe estava realizando fiscalização em frente a Unidade Operacional do Guará, quando deu a ordem de parada ao veículo Mercedes Benz, conduzido por um jovem de 23 anos. O condutor apresentou NF da carga como sendo sucata (amortecedores). Com objetivo de comparar a carga com a NF apresentada, a equipe solicitou que fosse retirada a lona que cobria. Diante disso, foi possível observar fardos de maconha cobertos por uma lona preta embaixo dos amortecedores.

O condutor de 23 anos, natural de Laranjeiras do Sul, informou que levaria a droga até Rio Claro (SP) e para o frete receberia uma quantia de R$ 3.500,00. Ele foi preso pelo crime de tráfico de drogas e conduzido até a Delegacia da Polícia Civil em Guarapuava para os procedimentos cabíveis.

Fonte: Gmais Notícias

Inmet emite alerta de perigo de tempestade para todo Paraná nesta terça (16)


O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de tempestade para todo Paraná nesta terça-feira (16). O aviso de perigo vale até o fim do dia.

Nas regiões atingidas pelo temporal, de acordo com o órgão, pode chover até cerca de 100 milímetros por dia, com fortes ventos chegando até 100 km/h.

Os meteorologistas alertam que há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

De acordo com o alerta, o risco de temporal abrange todo o estado.

Como se proteger de tempestades

Em caso de emergências, informações devem ser consultadas junto à Defesa Civil, pelo telefone 199, e ao Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.

Problemas relacionados a cortes no fornecimento de energia e quedas de postes devem ser relatadas à Copel pelo telefone 0800 51 00 116.

- Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas;

- Não estacione veículos próximo a torres de transmissão e placas de propaganda;

- Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia;

- Mantenha distância de locais onde haja fios rompidos ou postes quebrados;

Orientações para desastres específicos, como vendavais, chuvas de granizo, deslizamentos, inundações, alagamentos, enxurradas e tempestade de raios podem ser consultados no site da Defesa Civil. 


Fonte: G1 - PR
 


Hoje é dia de Hortifruti no Supremamais Supermercado de Turvo

 


Publicidade