[Fechar]

terça-feira, 26 de novembro de 2024

Frente fria chega ao Paraná com risco de tempestades


Uma frente fria chega ao Paraná e traz risco de temporal a partir desta quarta-feira (27). Apesar disso, as temperaturas continuam elevadas em algumas regiões do estado.

Conforme o ClimaTempo, essa frente fria vem do Rio Grande do Sul e deve ganhar força no Paraná a partir da quarta. A chuva deve ser passageira, concentrada principalmente no fim da tarde.

Em Foz do Iguaçu o sol não aparece tanto, então o dia vai ser nublado no oeste e sudoeste paranaense. Segundo o instituto, não há previsão de chuva no litoral, norte e nos campos gerais.

Já nesta quinta-feira (28), essa frente fria contribui para a formação de tempestades, com fortes chuvas e trovoadas. Todas as áreas do estado estão sob risco, de acordo com o ClimaTempo.

Além disso, as temperaturas devem cair. O volume de chuva vem acompanhado de raios e trovoadas. Vai ser um dia de pouca abertura de sol, que fica restrita a região de Cascavel. Curitiba, litoral e as cidades próximas a Ponta Grossa terão dia nublado e com risco de chuva a qualquer hora.

Na capital, as máximas chegam aos 27ºC e em Paranavaí aos 30ºC. As temperaturas caem 6ºC e 7ºC no Norte do Paraná. Apesar disso, o tempo ainda continua abafado.

Fonte: RIC.com.br / NH Notícias

Deputada Cristina Silvestri apresenta experiências do Legislativo Paranaense em Paris


A deputada Cristina Silvestri (PP) se destacou como uma das palestrantes do V Fórum Internacional Mulher Mariposa, realizado na Universidade de Paris, na França. O evento reuniu lideranças políticas, acadêmicas e ativistas de diversos países, nesta segunda-feira (25), para discutir igualdade de gênero.

Primeira procuradora da mulher da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), Cristina falou sobre o protagonismo do Poder Legislativo no combate à violência de gênero e citou conquistas históricas. Entre os temas abordados, estiveram a criação da bancada feminina, a implantação de procuradorias da mulher nas câmaras municipais e a elaboração de protocolos de atendimento às vítimas. “Foi uma honra e uma grande responsabilidade compartilhar nossas experiências e contribuir para o fortalecimento do compromisso de todas nós pelos direitos das mulheres”.

A parlamentar também apresentou algumas das leis de sua autoria, como o Botão do Pânico, o Sinal Vermelho, o Programa de Reeducação de Agressores, além de políticas públicas voltadas para o combate à pobreza menstrual, incentivo à autonomia financeira das mulheres e prevenção contra a violência obstétrica. “Tenho orgulho de ter feito parte de lutas que, sem dúvidas, foram um marco para o nosso país. Dividir essas iniciativas em um palco global foi emocionante e inspirador”, afirmou.

Cristina Silvestri participou do Fórum ao lado da deputada Mabel Canto (PSDB), líder da bancada feminina da Alep. Elas foram as únicas brasileiras a representar o país no Fórum, a convite da Comissão de Relações Internacionais e Mercosul.

A programação contou com palestras de lideranças de várias partes do mundo. Entre elas, a fundadora da Emeser Ltda. (Chile), Pamela Garrido, a ativista mexicana Esmeralda de Luna, a ex-ministra do Meio Ambiente do Equador Lorena Tapia Nunez e a presidente da Organização dos Direitos Humanos da Itália, Fiorella Cerchiara. “Foi um grande aprendizado ouvir mulheres de diferentes países, culturas e áreas de atuação”, comentou Cristina.

O Fórum Internacional Mulher Mariposa é um evento anual, promovido no contexto do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres (25/11).

Caminhonete com carga de mel cai em ribanceira na PRC-466, em Turvo


Na madrugada desta terça-feira (26/11), o condutor de uma caminhonete Ford F4000 seguia pela rodovia PRC-466, sentido Guarapuava, quando, na localidade de Dodge, em Turvo, perdeu o controle da direção, saiu da pista e caiu em uma ribanceira, espalhando a carga de tambores de mel.

O motorista sofreu ferimentos leves e foi socorrido ao Hospital Bom Pastor de Turvo, onde recebeu atendimento e já teve alta.

Por volta das 14h, a caminhonete ainda estava sendo retirada do local, pois uma grande quantidade de abelhas foi atraída pelos tambores de mel que se romperam.

Conforme informações repassadas ao Blog do Elói, a carga havia sido carregada em Mato Rico e tinha como destino União da Vitória - PR.

Boletim semanal da dengue confirma 253 novos casos da doença


A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio da Coordenadoria Estadual de Vigilância Ambiental, publicou nesta terça-feira (26) o novo informe semanal da dengue. Foram registrados mais 253 casos da doença, sem óbitos na última semana.

Somados os dados do novo período epidemiológico, iniciado em 28 de julho, o Paraná registra 36.875 notificações, 4.234 diagnósticos confirmados e uma morte em decorrência da dengue.

No total, 370 municípios já apresentaram notificações da doença, que é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, e 252 possuem casos confirmados.

As regionais com o maior número de casos confirmados neste período epidemiológico são 17ª Regional de Saúde de Londrina (1.052), 15ª RS de Maringá (450), 2ª RS Metropolitana (362), 1ª RS Paranaguá (361) e 5ª RS de Guarapuava (271).

Na semana passada, o Comitê Intersetorial de Controle da Dengue alinhou as ações para os próximos meses, que indicam aumento na incidência de casos. Entre as principais iniciativas estão capacitações e treinamentos, reforço nas ações de campo, mutirões de limpeza nos municípios e campanhas de conscientização para eliminar criadouros do mosquito em ambientes domésticos.

Outras estratégias incluem a aplicação de fumacê, atendimento clínico qualificado para os casos suspeitos e medidas inovadoras, como a soltura dos chamados wolbitos – mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia que impede a transmissão do vírus da dengue, zika, chikungunya e febre amarela.

OUTRAS ARBOVIROSES – Informações sobre Chikungunya e Zika, doenças também transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, constam nesse mesmo documento. Neste período foram confirmados 14 casos de Chikungunya, sendo registradas 249 notificações da doença no Estado. Com relação à Zika Vírus, até o momento ocorreram 20 notificações.

Confira o Boletim Semanal completo AQUI. Mais informações sobre a dengue estão neste LINK.

PMPR alcança resultados expressivos na Operação Força Total Brasil IX


A Polícia Militar do Paraná (PMPR) obteve resultados significativos durante a Operação Força Total Brasil IX, realizada nos dias 21 e 22 de novembro de 2024. A ação teve como objetivo reforçar a segurança pública em locais de grande circulação de pessoas, combatendo a criminalidade e promovendo a ordem pública.

Com o emprego de 5.662 policiais militares e o suporte de 2.514 viaturas e motocicletas, a operação resultou em números expressivos. Ao todo, foram registrados 4.080 boletins de ocorrência, 84 termos circunstanciados e realizadas 8.837 abordagens a pessoas, além de 525 locais vistoriados.

Entre os resultados mais relevantes, destacam-se a prisão de 170 maiores de idade e a realização de 119 flagrantes, comprovando a eficácia das ações de patrulhamento e fiscalização. No combate ao tráfico de drogas, foram apreendidos 1.038,615 kg de maconha, 5,078 kg de cocaína, 0,848 kg de crack e 1.029 comprimidos de ecstasy. Além disso, 15 armas de fogo e 175 munições também foram retiradas de circulação.

A operação ainda teve impactos significativos no trânsito, com a abordagem de 4.259 veículos, sendo 107 removidos ao pátio e 28 recuperados por roubo ou furto. Também foram lavrados 1.511 autos de infração de trânsito, reforçando a importância das fiscalizações para a segurança viária.

O comandante-geral da PMPR, coronel Jefferson Silva, destacou a participação da corporação na operação. "A participação da PMPR na Força Total Brasil IX é um reflexo do nosso preparo, da nossa dedicação e da união com outras instituições de segurança. Estamos alinhados com as demais forças estaduais e federais para garantir que nossas ruas sejam mais seguras e que a sensação de segurança da população seja fortalecida.

Cada ação realizada durante a operação reflete nosso compromisso contínuo com a segurança pública e com o bem-estar dos cidadãos. Agradeço a cada policial militar que tem se dedicado ao sucesso dessa operação e reitero que a Polícia Militar do Paraná seguirá firme em sua missão de proteger e servir a sociedade."

Os resultados expressivos da Operação Força Total Brasil IX evidenciam o compromisso da Polícia Militar do Paraná com a segurança da população e a prevenção à criminalidade. Segundo o comando da PMPR, essas ações integram uma estratégia nacional para intensificar a presença policial e garantir um ambiente mais seguro em todo o estado.

Comunicação Social da PMPR



 


Quatro homens são presos após invadirem boate e roubarem vítimas em Pitanga


A equipe policial foi acionada na madrugada desta terça-feira (26/11), para atender a uma possível situação de Roubo em uma Boate. 

As vitimas (o proprietário, 32 anos, e duas trabalhadoras, 39 anos, 29 anos) informaram que quatro rapazes invadiram o local com a Boate já fechada e iniciaram um Roubo. 

A equipe chegou no local e abordou os quatro suspeitos ( 36 anos, 43 anos, 26 anos e 35 anos).

O proprietário relatou que os quatro abordados chegaram ao local, e roubaram, celulares, bebidas, celulares, máquinas de cartão, perfumes e uma TV, fazendo uso da força. 

Dado voz de prisão aos suspeitos e encaminhados à Delegacia de Polícia Judiciária para os procedimentos legais.
Publicidade