[Fechar]

domingo, 22 de janeiro de 2017

Morre em Turvo aos 70 anos, o senhor Buridan de Jesus Oliveira



Morreu por volta das 17h00 desse domingo, 22 de janeiro, o senhor Buridan de Jesus Oliveira, com 70 anos de idade. O velório está acontecendo na Capela Mortuária. O sepultamento será nesta segunda-feira, as 16h00 no Cemitério Municipal.

Informações repassadas pela Funerária SerLuto de Turvo.

Nossas sinceras condolências à família enlutada.

Morre em Turvo, Helena Gonçalves Moreira, ela residia na Campina das Palmeiras


Morreu por volta das 20h00 desse domingo, 22 de janeiro, no Hospital Bom Pastor de Turvo, a senhora Helena Gonçalves Moreira, com 71 anos de idade. O velório será em sua residência na Campina da Palmeiras. O sepultamento será nesta segunda-feira as 17h00 no Cemitério da Cachoeira dos Turcos.

Dona Helena era sogra do Fernando do Posto de Saúde.

Informações repassadas pela Funerária SerLuto de Turvo

Nossas sinceras condolências à família enlutada.

Paraná volta ao topo da produtividade em milho e soja


O Paraná deve voltar a ser o campeão de produtividade na soja e no milho na safra de 2017, de acordo com levantamento sistemático de produção agrícola do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Depois de ficar na sexta colocação no ranking da soja em 2016, por conta da quebra da safra, o Estado deve liderar o rendimento nesse ano, com 3.456 quilos por hectare, contra 3.087 quilos por hectare em 2016. 

O Paraná deve superar Santa Catarina (3.431 quilos por hectare) e Minas Gerais (3.206 quilos por hectare). O Mato Grosso deve ficar bem atrás, com 3.146 quilos. A média brasileira é estimada em 3.126 quilos por hectare. Atrás apenas do Mato Grosso, o Paraná é o segundo maior produtor de soja, com previsão de produzir 18,5 milhões de toneladas nesse ano, 9,8% acima da safra anterior, de acordo com a estimativa do IBGE. 

Na safra do ano passado, o Paraná perdeu, por conta do clima ruim, cerca de 2 milhões de toneladas de soja, lembra o diretor do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, Francisco Simioni. “Esse ano as perspectivas são muito boas, com uma previsão de aumento de 10% na produtividade da soja. A colheita está em fase inicial, principalmente nas regiões Norte e Oeste, e o clima tem ajudado”, diz. 

MILHO - Após ficar em segundo lugar no ranking do milho da primeira safra em 2016, com 7.990 quilos por hectare, o Paraná também volta ao topo nessa temporada, com um rendimento estimado pelo IBGE de 8.768 quilos por hectare. O Estado está à frente do Mato Grosso do Sul (8.500), que no ano passado havia assumido a liderança, do Distrito Federal (8.249) e de Santa Catarina (7.718). A previsão é de uma produção de 4,3 milhões de toneladas no Paraná, 30% acima do ano anterior. 

“O Paraná conjuga alta produtividade com alto volume de produção e de área plantada. Entre os grandes produtores de grãos do País, ele é o que consegue melhor aliar esses dois indicadores”, diz o diretor do centro de pesquisas do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico Social (Ipardes), Daniel Nojima.

A alta produtividade no campo no Paraná se deve ao trabalho de mais de uma década de desenvolvimento tecnológico, manejo de solo e água, de pragas, rotação de culturas e zoneamento agroecológico, de acordo com Simioni. “Trata-se de um aperfeiçoamento constante, o que garante aumento da produção mesmo o Paraná não tendo mais fronteira agrícola”, diz Siminoni. 

De acordo com ele, o Paraná não tem como expandir a fronteira agrícola. O seu crescimento é vertical, com altos índices de produtividade. “Na soja estamos próximos do topo, mas ainda há espaço para avançarmos no milho de segunda safra”, afirma. 

No milho da segunda safra, o Paraná chegou a bater a marca dos 6,5 mil quilos por hectare, mas por problemas com clima, frio e chuva, principalmente, a produtividade ficou em 4.653 no ano passado.

Ao todo, o Paraná deve colher, de acordo com a projeção do IBGE, 23,3 milhões de toneladas na safra de verão, 13,4% mais do que a anterior (20,5 milhões de toneladas).







Presos ameaçados cavam túnel e fogem da cadeia de Guarapuava



Presos ameaçados, que estavam na área de segurança da cadeia pública de Guarapuava, na região central do Paraná, cavaram um túnel de oito metros e fugiram na madrugada deste domingo (22). No total, cinco dos detentos conseguiram escapar.

Buscas estão sendo feitas pela região. E, até as 14h, dois dos fugitivos haviam sido capturados.

A cadeia tem capacidade para 166 presos e no momento da fuga estava com 324.

Fonte: G1 - PR

Grave acidente na PRC-466 tira a vida de uma mulher de Pitanga

Raquel Stoski de 41 anos trabalhava na Saúde de Pitanga e trabalhou na Auto Escola Moreno.

Por volta das 22h00 desse sábado, 21 de janeiro, uma colisão frontal entre o veículo Ford Fiesta placas de Pitanga e o Veículo Spin LTZ da Saúde de Laranjal resultou em uma morte na Rodovia PRC-466 nas proximidades da entrada do Frigodasko na chegada de Pitanga. O acidente envolveu também uma motocicleta de Pitanga.

Segundo as primeiras informações, o condutor do veículo da Saúde de Laranjal foi levado para o hospital de Guarapuava com ferimentos considerados graves, e uma perna quebrada. O condutor da moto foi hospitalizado e a condutora do Fiesta de Pitanga que trabalhava na Saúde, Raquel Stoski de 41 anos morreu no impacto e ficou prensada entre as ferragens.

O veículo de Laranjal que seguia para Pitanga em busca de um paciente acabou pegando fogo na batida e terceiros usaram extintores para controlar o incêndio até a chegada dos Bombeiros.

Outro acidente

Enquanto a equipe do Corpo de Bombeiros se preparava para a retirada do corpo das ferragens, outro acidente aconteceu nas proximidades do Chalé, envolvendo uma Caminhonete Hilux e uma Carreta. Segundo informações, a Caminhonete bateu com a Carreta e capotou. Neste acidente não houve vítimas fatais, e os condutores foram socorridos e levados para o Hospital.

Com informações e fotos: Blog Central de Pitanga






Publicidade