Banner fixo no rodapé

[Fechar]

-->

sábado, 6 de junho de 2026

Neste domingo serão definidos os finalistas da Copa Turvo de Futebol


Neste domingo (07/06), o Campo Municipal de Turvo será palco das semifinais da Copa Turvo de Futebol, competição promovida pela Prefeitura Municipal de Turvo e organizada pela Secretaria Municipal de Esportes, Cultura e Turismo.

As equipes entram em campo em busca de uma vaga na grande final do campeonato, que vem movimentando atletas e torcedores ao longo da competição.

Confira os confrontos das semifinais:

⚽ 10h00 – Gupa x Jardim Vitória

⚽ 14h00 – E.C. Ideal x Ivaí

A expectativa é de grandes partidas e boa presença de público para acompanhar os duelos decisivos que definirão os finalistas da Copa Turvo de Futebol. 

Homem perde R$ 120 mil em golpe durante negociação de compra de colheitadeira


Nesta sexta-feira (05/06), compareceram à sede da 3ª Cia de Pitanga dois masculinos, ambos com 30 anos, os quais passaram a relatar que estavam finalizando uma negociação na qual o proprietário estaria vendendo uma máquina agrícola (colheitadeira) para o comprador.

No momento em que o comprador chegou para buscar o referido maquinário, ambos perceberam que haviam caído em um golpe de estelionato, visto que, desde a data de 24 de abril, um intermediador falso estaria conversando com ambas as partes para simular o negócio.

Na data de hoje, o comprador realizou três transferências bancárias via TED para três pessoas distintas residentes em cidades diferentes, totalizando um prejuízo de R$ 120.000,00 (cento e vinte mil reais).

Diante da situação, o comprador entrou em contato imediato com sua gerente bancária na tentativa de bloquear os pagamentos e mitigar o prejuízo financeiro.

Diante dos fatos, foi confeccionado o presente boletim de ocorrência e ambas as partes foram devidamente orientadas quanto aos demais procedimentos legais cabíveis.

Homem é morto a facadas após discussão em estabelecimento comercial no interior de Pinhão


Nesta sexta-feira (05/06), equipes de emergência e segurança pública atenderam uma ocorrência de homicídio por arma branca na Vila Santa Maria I, distrito de Faxinal do Céu, em Pinhão.

No local, foi constatado o óbito de uma pessoa do sexo masculino, 35 anos, que apresentava ferimentos na região do tórax. A área foi isolada para os trabalhos da Polícia Judiciária, Polícia Científica e Instituto Médico-Legal (IML).

Conforme informações preliminares obtidas no local, a vítima e o suspeito envolveram-se em uma discussão em um estabelecimento comercial da região, ocasião em que ocorreram as agressões. A vítima entrou em óbito em via pública.

Foram realizadas diligências para localizar o autor, porém, até o momento, ele não foi encontrado. O caso segue sob investigação pelas autoridades competentes.

sexta-feira, 5 de junho de 2026

Vereador que teve 75% do corpo queimado em ataque criminoso morre no Paraná

Morreu na madrugada desta sexta-feira (5) o vereador João Luiz Pinheiro Francisco (PSDB), de Guaraqueçaba, no litoral do Paraná. Em abril deste ano, ele foi incendiado por um homem e ficou com 75% do corpo queimado.

A informação foi confirmada pelo Hospital Universitário de Londrina, no Norte do estado, onde o vereador estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da ala de tratamento de queimados desde o dia 28 de abril. Segundo a unidade, João morreu às 1h40.

O crime aconteceu na Ilha das Peças, no estabelecimento comercial da vítima, segundo a Polícia Militar (PM-PR). Imagens de câmera de segurança registraram o momento em que um homem ateou fogo no vereador.

Nas imagens, é possível ver que o vereador está sentado em frente ao comércio quando o suspeito chega, despeja um líquido sobre a vítima e ateia fogo. Outros dois homens que estavam sentados próximos ao vereador correm para ajudá-lo.

O suspeito, de 49 anos, fugiu após o crime, mas foi localizado e preso. Ele teve a prisão convertida em preventiva. O nome do agressor não foi divulgado.

Na época, a Polícia Civil (PC-PR) indiciou o homem por tentativa de homicídio, com agravantes como motivo torpe e meio cruel. A investigação apontou que o crime foi motivado por um desentendimento por conta de uma embarcação que estava parada na praia.

Fonte: G1 - PR

Inmet mantém alerta para o frio; Sul e Sudeste podem ter geada


O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) manteve nesta sexta-feira (5) o alerta amarelo, que indica perigo potencial, em razão da queda de temperatura nos próximos dias. Em regiões de maior altitude no Sul e Sudeste, como a Serra da Mantiqueira e a Serra Catarinense, há possibilidade de geadas.

O aviso abrange cerca de 2,6 mil municípios no Distrito Federal, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Piauí, Tocantins, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.


Centro-Oeste

A previsão do instituto é de que, no período entre quinta-feira (04) e segunda (08), o tempo terá predomínio de sol e alguma variação de nuvens no decorrer do dia. A umidade do ar, no período da tarde, pode ficar em torno dos 30% na região.

Apesar disso, as temperaturas mínimas devem variar entre 7°C e 9°C em áreas de Goiás, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal, podendo cair um pouco mais a partir de sexta. No Mato Grosso, as temperaturas máximas podem passar dos 34°C e chegar a 36°C.

Norte

Segundo o InMet, até a próxima segunda-feira (8), o tempo seguirá quente e úmido em grande parte da Região Norte, favorecendo as pancadas de chuva com trovoadas e rajadas de vento em áreas do norte do Amazonas, Roraima, centro-norte do Pará e Amapá.

As temperaturas mínimas podem ficar entre 16°C e 18°C, e as máximas podem variar de 35°C a 36°C. Diferentemente do resto da região, áreas de Rondônia, Tocantins e a faixa sul do Pará podem apresentar umidade do ar abaixo dos 30%.

Nordeste

No Nordeste, chove especialmente em áreas próximas ao litoral, com destaque para a região do Recôncavo Baiano, o litoral entre Pernambuco e o Rio Grande do Norte e áreas do norte do Maranhão.

A partir desta sexta-feira (5), as chuvas devem diminuir, mas ainda são previstas pancadas ao norte do Maranhão.

No interior, haverá temperaturas elevadas durante o dia. As mínimas mais baixas, de 11°C a 13°C, serão em localidades do interior da Bahia e, as máximas podem variar entre 36°C a 38 °C em áreas do Sertão, onde a umidade do ar pode ficar abaixo dos 30%.

Sudeste

Na Região Sudeste, especialmente no leste e em áreas do litoral, há chance de chuva fraca devido ao transporte de umidade que chega do mar, entre o Espírito Santo e o Rio de Janeiro, com possibilidade de ocorrência de neblina ou nevoeiro.

A previsão é de temperaturas mínimas em torno de 4°C em cidades do sul de Minas Gerais, áreas da Serra da Mantiqueira e Serra Fluminense, onde há possibilidade de geada. As máximas podem variar entre 27°C e 29°C em áreas do norte de Minas Gerais.

A umidade do ar pode ficar pontualmente abaixo dos 30% em cidades do oeste e norte de São Paulo, além de cidades do oeste do estado e triângulo mineiro.  

Sul

Na Região Sul, a previsão indica baixa possibilidade de chuva até domingo (8), com as temperaturas mínimas variando entre 3°C e 6°C, principalmente em cidades mais altas das serras gaúcha e catarinense.

Esse cenário pode causar geada fraca e localizada e condições para neblina ou nevoeiro na faixa leste da região, principalmente nas primeiras horas da manhã.

As temperaturas máximas devem variar de 24°C a 27°C em áreas do norte do Paraná.

Fonte: Agência Brasil

Funcionária encontra 11 iPhones em lixeira de restaurante na BR-277



Nesta quinta-feira (04/06), a equipe policial deslocou-se para atender uma ocorrência em um restaurante às margens da BR-277, após funcionários localizarem objetos suspeitos no estabelecimento.

No local, os policiais foram informados de que, durante a limpeza dos banheiros, uma colaboradora encontrou uma embalagem descartada dentro de uma lixeira. No interior da embalagem havia 11 aparelhos celulares da marca Apple, modelo iPhone 17 Pro Max, sendo 10 deles lacrados e um com a embalagem aberta.

Diante da situação incomum e da ausência de informações sobre a origem ou propriedade dos aparelhos, o responsável pelo estabelecimento acionou a Polícia Militar.

A equipe realizou a conferência e o recolhimento dos eletrônicos, avaliados em aproximadamente R$ 140 mil. Os aparelhos foram acondicionados em embalagem própria para coleta de vestígios, com lacre numerado, e encaminhados à Delegacia de Polícia Civil para registro, guarda e demais procedimentos investigativos.

Por fim, a equipe policial confeccionou o boletim de ocorrência.

Motorista tenta ultrapassagem em local proibido e três pessoas morrem, no Paraná; criança de 3 anos está entre vítimas


Uma ultrapassagem proibida causou a morte de três pessoas em Guairaçá, no Noroeste do Paraná, de acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF). Uma criança de três anos está entre as vítimas.

O acidente aconteceu na noite desta quinta-feira (4), na BR-376. A PRF informou que um carro, que estava no sentido Nova Londrina a Paranavaí, invadiu a faixa contrária - em local de faixa dupla contínua - para iniciar uma ultrapassagem. Neste momento, bateu de frente contra outro automóvel.

O motorista do carro que fez a manobra morreu no local. O passageiro teve ferimentos graves e foi socorrido por equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

No veículo que foi atingido, estavam quatro pessoas. O condutor, de 52 anos, e a criança, de três, também não resistiram aos ferimentos e morreram no local. A PRF informou que havia cadeirinha no veículo, mas não deu detalhes se a vítima estava posicionada corretamente no equipamento de segurança.

A RPC, afiliada da TV Globo, apurou que os dois sobreviventes deste carro são a mãe da criança e um menino de sete anos. Eles foram socorridos.

Uma picape ainda foi atingida na lateral, depois da colisão. O motorista e a passageira não ficaram feridos.

Os corpos foram recolhidos e encaminhados à Polícia Científica de Paranavaí.

Transações com máquinas de cartões do Sicredi crescem dois dígitos no Dia das Mães e superam R$ 2 bilhões em faturamento

Aumento de 21,8% na semana da data comemorativa reflete trajetória ascendente no uso desses equipamentos da instituição financeira cooperativa
O Sicredi registrou crescimento de 21,8% no volume transacionado durante a semana do Dia das Mães, entre 04/05 e 10/05, totalizando R$ 2,2 bilhões em suas máquinas de cartões. O número de transações cresceu 17,6%, totalizando 19,5 milhões. Todas as modalidades apresentaram crescimento: no Pix houve expansão de 30,3%, alcançando R$ 437 milhões, no débito foi de 16,2% e, no crédito, de 22,9%, somando R$ 996 milhões.

Outro ponto de destaque foi o comportamento concentrado de consumo próximo à data, com pico de vendas registrado na véspera, em 09/05, quando o volume transacionado atingiu R$ 416,5 milhões, evidenciando o padrão de compras de última hora típico do período.

Em termos setoriais, o crescimento foi disseminado, com destaque para segmentos ligados ao consumo imediato e à experiência, como supermercados (+25,3%), restaurantes (+23,6%), além do varejo de vestuário (+15,8%), que segue relevante na data.

Desempenho em 2025

Esses números do Dia das Mães refletem a trajetória recente de expansão do Sicredi na adquirência. No ano passado, a instituição financeira cooperativa consolidou sua posição como a credenciadora de maior crescimento percentual entre os principais players do mercado brasileiro.

De acordo com o Relatório CardMonitor, o faturamento da instituição na adquirência em 2025 totalizou aproximadamente R$ 74,4 bilhões, um salto expressivo frente aos R$ 57 bilhões registrados em 2024. Apenas no quarto trimestre de 2025, as máquinas de cartões do Sicredi registraram R$ 20,4 bilhões em transações, sendo R$ 11,5 bilhões no crédito e R$ 8,9 bilhões no débito, o que representou um aumento de 31% na comparação anual e de 11,7% frente ao terceiro trimestre do mesmo ano.

“Estamos crescendo com consistência no mercado de máquinas de cartão, procurando expandir nossa atuação junto aos nossos associados pessoas jurídica e física, integrando-os a um ecossistema com diferentes modalidades de pagamento para melhor atendê-los em suas necessidades e apoiarmos eles na gestão do fluxo de caixa”, avalia o diretor executivo de Produtos e Serviços, Thiago Rossoni.

O fortalecimento da operação permitiu que o Sicredi encerrasse 2025 com 1,6% de participação no volume total transacionado pelo mercado nacional, um ganho de 0,3 ponto percentual em relação ao ano anterior. Esse crescimento ocorre em um contexto de mercado resiliente, onde o setor de adquirência no Brasil movimentou R$ 1,3 trilhão apenas no último trimestre de 2025. O crescimento foi impulsionado principalmente pelas transações de crédito, com retomada de operações no débito no quarto trimestre do ano passado.

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 10 milhões de associados que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 3 mil agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras.

Site do Sicredi: Clique aqui

quinta-feira, 4 de junho de 2026

Chegou a Starlink: a melhor Internet via Satélite para Turvo e Região


LS TECNOLOGIA
Conectando o campo com qualidade e suporte de verdade!

STARLINK – INTERNET VIA SATÉLITE

Internet rápida, estável e sem limites onde outros não chegam!

OFERTA EXCLUSIVA

Preço Especial: R$ 1.200,00
Instalação em casa incluída!

INTERNET DE ALTA PERFORMANCE PARA SUA CASA, FAZENDA OU NEGÓCIO

✅ Internet rápida e estável
Conexão via satélite de alta velocidade.

✅ Funciona em qualquer lugar
Chuva, vento ou sol, você sempre conectado.

✅ Ideal para sua família
Estude, trabalhe e se conecte.

✅ Tecnologia avançada
Equipamento de ponta da SpaceX.

✅ Suporte técnico especializado
Suporte local com qualidade e agilidade.

INSTALAÇÃO COMPLETA

Equipamento Starlink

Instalação profissional

Configuração completa da rede

Roteador de alta performance

Testes de velocidade

Suporte técnico especializado

PARCELAMENTO FACILITADO

Parcele em até 12x

Com acréscimo da máquina.

Pague no cartão de crédito.

FALE COM A LS TECNOLOGIA

📞 (42) 99971-8697

Atendimento rápido e personalizado!

ATENDEMOS TURVO E TODA A REGIÃO

Internet ilimitada sem franquia

Alta velocidade para toda a família

Suporte local e confiança

Ideal para casas, fazendas, sítios e empresas

Conectando o campo com tecnologia e confiança!

Monique Medeiros deixa prisão após receber perdão judicial; Dr. Jairinho é condenado a mais de 43 anos pela morte de Henry Borel

© Brunno Dantas/TJRJ

A mãe do menino Henry Borel, a professora Monique Medeiros, deixou na tarde desta quinta-feira (4) o presídio feminino Talavera Bruce, no Complexo Penitenciário de Gericinó, após ter recebido o perdão judicial da juíza Elizabeth Louro, do 2º Tribunal do Júri.

Por decisão do Conselho de Sentença do 2º Tribunal do Júri do Rio, Monique teve o crime desclassificado de homicídio doloso (com intenção de matar) para homicídio culposo (quando não há intenção de matar) e recebeu o perdão judicial. Ela foi condenada a um ano e quatro meses de prisão pelo crime de omissão em relação à tortura sofrida pelo filho. Como Monique já cumpriu tempo de prisão preventiva, a pena foi considerada encerrada.

A sentença, no entanto, será objeto de recurso por parte da Promotoria.

“A sentença será objeto de recurso, uma vez que, em uma primeira quesitação, Monique foi considerada responsável pela morte dolosa de Henry. Assim, entendemos que ela também deveria ter sido condenada pelo homicídio doloso”, afirmou o promotor de Justiça Fábio Vieira, que atuou no júri.
Justiça condenou Jairinho e concedeu perdão a Monique - Foto: Brunno Dantas/TJRJ

Já o padrasto de Henry, o ex-vereador Jairo Souza Santos Júnior, conhecido como Dr. Jairinho, foi condenado a 43 anos, nove meses e 20 dias de prisão pela morte do menino de 4 anos, ocorrida em março de 2021. O ex-vereador foi condenado pelos crimes de homicídio duplamente qualificado, tortura e coação.

Fábio Vieira ressaltou, em sua sustentação aos jurados, que o ex-vereador tinha histórico de agressões contra mulheres e crianças. Como exemplo, citou episódio mencionado pela própria Monique durante seu interrogatório, quando afirmou que “Jairo teria pulado o muro de sua casa e a enforcado por ciúmes". Em relação à mãe de Henry, o promotor destacou que ela ignorou diversos sinais de alerta sobre o risco que Jairo representava para ela e para o filho.

“Monique, consciente e voluntariamente, enquanto mãe da vítima e garantidora legal de Henry Borel, omitiu-se de sua responsabilidade, concorrendo eficazmente para a consumação do crime de homicídio de seu filho, uma vez que, sendo conhecedora das agressões que o menor sofria por parte do padrasto e estando presente no local e no dia dos fatos, nada fez para evitá-las ou afastá-lo do nefasto convívio com o denunciado Jairo”, relatou o promotor.

Defesa de Monique

Os advogados Florence Rosa e Hugo dos Santos Novais, que atuam na defesa de Monique ressaltaram que “o Tribunal do Júri constitui uma das mais importantes garantias constitucionais do Estado Democrático de Direito, sendo a soberania dos veredictos um princípio expressamente assegurado pela Constituição da República de 1988”.

Em nota, eles avaliam que o julgamento foi pautado pela análise das provas produzidas na instrução processual, dentro das regras que regem o procedimento do júri popular. Ao longo de todo o processo, a defesa de Monique sustentou que “ela não praticou qualquer agressão contra seu filho e que seu maior erro foi não conseguir perceber, a tempo, a violência que ela e seu filho sofriam. A morte de Henry representa uma tragédia irreparável para todos os envolvidos neste caso”.

No texto, a defesa diz que o processo também convida a sociedade à reflexão sobre a necessidade de evolução da compreensão dos fenômenos relacionados à violência doméstica, psicológica, de gênero, às relações abusivas e a exposição desmedida da mulher como vítima, pois nem sempre ela consegue identificar imediatamente os sinais da violência a que está submetida.

Fonte: Agência Brasil

Aproveite o Festival de Ofertas do Supremamais Supermercado de Turvo

 





Operação Bioma Seguro termina com R$ 3,8 milhões em multas por diversos crimes ambientais



O Instituto Água e Terra (IAT), autarquia vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest), divulgou nesta quarta-feira (3) o resultado da Operação Bioma Seguro, que fiscalizou ações de pesca predatória, desmatamento ilegal e uso irregular da água. A força-tarefa ocorreu entre os dias 22 e 29 de maio em seis municípios das regiões Central e Centro-Sul do Paraná: Guarapuava, Porto Barreiro, Rio Bonito do Iguaçu, Laranjeiras do Sul, Quedas do Iguaçu e Virmond.

Ao todo, foram lavrados 57 Autos de Infração Ambiental (AIA), com a aplicação de R$ 3.827.305,00 em multas. Houve, ainda, o embargo para regeneração de uma área de 51,72 hectares, o equivalente a 72 campos de futebol.

Rio Bonito do Iguaçu, cidade do Centro-Sul do Paraná que foi atingida por um tornado no início de novembro de 2025, concentrou quase metade das ocorrências (28), seguido de Porto Barreiro (12), Guarapuava (8), Laranjeiras do Sul (4), Quedas do Iguaçu (4) e Virmond (1).

“O objetivo de operações como essa é intensificar o monitoramento e controle de atividades potencialmente causadoras de impacto ao meio ambiente. Foram mais de 80 vistorias, em diversos municípios, que desencadearam quase R$ 4 milhões em multas por danos ambientais”, destacou a diretora de Licenciamento e Outorga do IAT, Ivonete Coelho da Silva Chaves.

Entre as principais irregularidades verificadas durante a operação estão o corte de vegetação sem autorização; utilização de poço sem outorga para o uso da água; captação de água acima do permitido; e beneficiamento de madeira oriunda de espécie ameaçada de extinção. Um único proprietário, de Rio Bonito do Iguaçu, foi autuado em R$ 857 mil por diferentes crimes contra o meio ambiente.

“Há instrumentos essenciais para a conservação do meio ambiente, como a outorga para o uso da água, que precisam ser respeitados como forma de garantir o uso sustentável dos recursos naturais”, afirmou Ivonete.

CRIME – Quem pratica o desmatamento ilegal está sujeito a penalidades administrativas previstas na Lei Federal nº 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais) e no Decreto Federal nº 6.514/08 (Condutas Infracionais ao Meio Ambiente). O responsável também pode responder a processo por crime ambiental.

O valor arrecadado com as infrações é repassado integralmente ao Fundo Estadual do Meio Ambiente. A reserva financeira tem como finalidade financiar planos, programas ou projetos que objetivem o controle, a preservação, a conservação e a recuperação do meio ambiente, conforme a Lei Estadual 12.945/2000.

COMO AJUDAR – A denúncia é a melhor forma de contribuir para minimizar cada vez mais os crimes contra a flora e a fauna silvestres. O principal canal do Batalhão Ambiental é o Disque- Denúncia 181, o qual possibilita que seja feita uma análise e verificação in loco de todas as informações recebidas do cidadão.

No IAT, a denúncia deve ser registrada junto ao serviço de Ouvidoria, disponível no Fale Conosco, ou nos escritórios regionais. É importante informar a localização e os acontecimentos de forma objetiva e precisa. Quanto mais detalhes sobre a ocorrência, melhor será a apuração dos fatos e mais rapidamente as equipes conseguem realizar o atendimento.

Clube de Desbravadores de Turvo promove bazar beneficente


O Clube de Desbravadores de Turvo promoverá, no dia 07 de junho, a partir das 9h, um Bazar Beneficente com o objetivo de arrecadar recursos para a participação de seus membros no Campori da Divisão Sul-Americana.

A comunidade poderá encontrar roupas de inverno e verão, roupas infantis e calçados novos e usados, com preços entre R$ 2,00 e R$ 50,00.

O evento acontecerá na Rua Reverendo Roberto Rickli Sobrinho, 169, ao lado do Pit Stop, no Bairro Jardim Alegre. Serão aceitos pagamentos via PIX, dinheiro, débito e crédito.

Além de aproveitar ótimas oportunidades de compra, a população estará contribuindo diretamente para que os jovens desbravadores representem Turvo em um dos maiores eventos do movimento na América do Sul.

quarta-feira, 3 de junho de 2026

Festa Junina promete animar a comunidade de Rio Pedrinho no dia 27 de junho

 


A comunidade de Rio Pedrinho, em Turvo, se prepara para uma grande noite de confraternização, tradição e diversão com a realização da Festa Junina no próximo dia 27 de junho.

A programação terá início às 19h, com diversas atrações para toda a família, incluindo comidas típicas, quadrilha, fogueira e muito entretenimento. A entrada será gratuita.

A animação da festa ficará por conta do Grupo Eco Fandangueiro, que sobe ao palco a partir das 22h. Antes disso, o público poderá prestigiar a apresentação de Hiago e Júlio Cesar, responsáveis pela abertura do show.

Além da música e das atrações tradicionais, a organização promoverá um concurso para eleger o casal mais bem vestido e mais animado da festa, com premiação de R$ 100,00.

Os organizadores convidam toda a população de Turvo e região para participar do evento, que promete reunir famílias e amigos em uma noite marcada pela cultura junina, alegria e integração da comunidade.


Entrada gratuita.

Paraná é o 3º maior exportador de peru do Brasil; safra de amendoim deve ter recorde


O Boletim Conjuntural do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab), divulgado nesta quarta-feira (03), destaca a alta nas exportações da carne de peru e uma estimativa de safra recorde de amendoim no cenário nacional.

Segundo Deral, o mercado de carne de peru registrou expansão no primeiro quadrimestre de 2026, com o Brasil exportando 22,3 mil toneladas, gerando uma receita cambial de US$ 90,8 milhões. Desse total, o Paraná garantiu a terceira posição no ranking nacional ao exportar 4.739 toneladas (US$ 22,6 milhões).

Em relação ao ano anterior, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul tiveram crescimento na exportação de carne de peru (toneladas): Paraná (6,9%), Santa Catarina (38,4%) e Rio Grande do Sul (21,2%). O preço médio alcançado pela carne de peru “in natura” foi de US$ 4.059,03/t, 77,6% maior que o valor médio de US$ 2.285,33/t, obtido em igual período do ano anterior.

Os principais destinos das exportações são México, Chile, África do Sul, Países Baixos, Peru, Guiné Equatorial, Gana, Benin, Gabão e Bahamas.

AMENDOIM – Já o amendoim das tradicionais festas juninas desponta com previsão de números históricos no Paraná. A análise do Deral mostra que a produção brasileira na safra 2025/26 deve atingir a marca recorde de 1,2 milhão de toneladas. O Paraná participa desse cenário com uma estimativa de 5,6 mil toneladas. A região de Paranavaí lidera a produção estadual com pouco mais de 50% do volume.

“Caso esse volume brasileiro se confirme, será o maior já registrado no País, superando o recorde anterior que foi atingido na safra passada. No Paraná, os trabalhos de campo agora se concentram na região de Umuarama, responsável por outros 23% da área cultivada no Estado. O restante da produção fica espalhada por outros municípios paranaenses”, explica o analista do Deral, Edmar Gervásio.

Até os anos 1970, grande parte da produção brasileira de amendoim era direcionada à fabricação de óleo vegetal para consumo doméstico. No entanto, a expansão da cultura da soja e sua maior competitividade econômica levaram à substituição gradual do amendoim como matéria-prima para esse segmento industrial. Com isso, o óleo de soja passou a dominar o mercado nacional. A partir dessa mudança, o amendoim encontrou novas oportunidades de mercado.

MILHO – Para o milho segunda safra, a palavra é estabilidade. O monitoramento do Deral confirma a manutenção da área plantada em 2,9 milhões de hectares para este ciclo 2025/26. Do total das lavouras cultivadas no Paraná, 79% apresentam boas condições de desenvolvimento, 14% estão em situação mediana e apenas 7% são consideradas ruins. Embora o excesso de dias nublados e as temperaturas mais baixas exijam cautela quanto ao teto produtivo, a previsão de um período sem ocorrência de geadas para os próximos 14 dias mantém o otimismo dos produtores.

Pesque-Pague Canoa Branca realiza a 3ª Festa Junina neste sábado, em Cachoeira dos Mendes

 



Motociclista morre em grave acidente na PR-170, em Guarapuava



Um motociclista de 25 anos morreu em um grave acidente registrado no fim da tarde desta terça-feira (02), na PR-170, km 391, entre o Distrito de Entre Rios e Guarapuava.

De acordo com informações da Polícia Rodoviária Estadual, a vítima conduzia uma motocicleta Honda CBX 250 Twister no sentido Entre Rios–Guarapuava quando colidiu na traseira de uma Fiat Fiorino que estava parada em um sistema de pare e siga devido a obras na rodovia.

Após o impacto, o motociclista perdeu o controle da direção e acabou colidindo lateralmente contra um Renault Sandero que trafegava no sentido contrário.

O condutor da motocicleta morreu no local. Equipes do Corpo de Bombeiros prestaram atendimento à ocorrência, mas a vítima não resistiu aos ferimentos. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) de Guarapuava.

O motorista da Fiorino, de 27 anos, não sofreu ferimentos. Já a condutora do Sandero, de 56 anos, também saiu ilesa.

Durante a verificação da ocorrência, os policiais constataram que a Fiorino transportava diversas armas de fogo e munições de uso restrito. Segundo o condutor, ele possuía a documentação necessária para o transporte do material e realizava entregas em estandes e lojas de armamentos em diferentes localidades.

Diante da situação, equipes do 16º Batalhão da Polícia Militar prestaram apoio, e o veículo foi encaminhado à Delegacia da Polícia Federal de Guarapuava para conferência da carga, documentação e demais procedimentos relacionados ao transporte de armamentos e materiais bélicos.

A Polícia Científica, a Polícia Civil e o IML foram acionados para os trabalhos periciais. A motocicleta foi recolhida ao pátio da Polícia Rodoviária Estadual, enquanto o Renault Sandero foi liberado ao responsável.

Durante o atendimento da ocorrência, a pista permaneceu parcialmente interditada, com o trânsito sendo desviado pelo acostamento até a liberação total da rodovia.

terça-feira, 2 de junho de 2026

Obras de duplicação em concreto da PRC-466 entre Turvo e Palmeirinha ultrapassam 45%

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) atingiu 45,15% de execução da duplicação em concreto da PRC-466 entre Turvo, na região Central do Paraná, e Palmeirinha, distrito de Guarapuava, no Centro-Sul. Até o momento já foram investidos R$ 132.540.461,41 na empreitada, que deve ser entregue em junho do ano que vem. O DER-PR é uma autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística.

Quase metade do pavimento rígido de concreto da obra já foi executado, que inclui a nova pista duplicada no trecho de 27,02 quilômetros e também a restauração da pista antiga, cujo pavimento asfáltico recebe melhorias e serve como base para uma nova camada de concreto, técnica conhecida como whitetopping.

Mais da metade da pista existente recebeu estes serviços de conservação, ficando com as faixas de rolamento interditadas até a concretagem e cura do material, sendo necessário operar o trecho em pare-e-siga.

A obra inclui a construção de uma nova ponte sobre o Rio Turvo, com os serviços já no tabuleiro da estrutura, e a construção de novos viadutos no perímetro urbano de Turvo e Palmeirinha. Já há movimentação nestes segmentos, mas boa parte dos trabalhos aconteceram no canteiro de obras, com a fabricação de peças de concreto que serão lançadas nas estruturas, como vigas longarinas e pré-lajes.

Outros serviços em andamento incluem a terraplenagem para formar a plataforma da nova pista, implantação e ampliação de sistema de drenagem de águas, construção de uma galeria tripla de concreto, retornos, passeios para pedestres, sinalização rodoviária, entre outros.

Reintegração de posse é cumprida em propriedade de Santa Maria do Oeste


Na manhã de segunda-feira (01), a Polícia Militar do Paraná realizou uma operação para o cumprimento de uma decisão judicial de reintegração de posse em uma propriedade rural localizada no município de Santa Maria do Oeste.

A ação contou com a participação de diversos policiais militares e teve como objetivo restituir aos legítimos proprietários uma área de aproximadamente 44,9 hectares que havia sido alvo de invasão e esbulho possessório. Todo o procedimento foi acompanhado com Oficial de Justiça responsável pelo cumprimento da ordem judicial.

A operação ocorreu de forma organizada e pacífica. Durante a ação, 40 pessoas foram identificadas e encaminhadas para a lavratura de Termo Circunstanciado em razão da prática, em tese, do crime de esbulho possessório.

Além do cumprimento da ordem judicial, os policiais localizaram e apreenderam um revólver calibre .32 carregado com seis munições intactas. Um homem foi preso em flagrante por posse ilegal de arma de fogo. Também foram apreendidas duas motocicletas, sendo uma com alerta de furto/roubo e outra com sinais de adulteração na identificação, ambas encaminhadas à Policia Judiciária.

Ao final da operação, a área foi totalmente desocupada e restituída aos proprietários, demonstrando a eficiência da atuação da Polícia Militar no cumprimento das decisões judiciais, na preservação da ordem pública e na garantia dos direitos assegurados pela Justiça.



PRC-466 terá detonação de rochas entre Turvo e Palmeirinha nesta quarta-feira


O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) informa que será realizada detonação de rochas na PRC-466 entre Turvo, no Centro do Estado, e Palmeirinha, distrito de Guarapuava, no Centro-Sul, na próxima quarta-feira (03).

O tráfego será totalmente interditado a partir das 16h para acionamento dos explosivos na altura do km 233+150, com previsão de liberação a partir das 18h. A medida é necessária para avançar na obra de duplicação em concreto da rodovia neste trecho, especificamente para remover o material rochoso no caminho da nova pista.

Usuários devem evitar aglomerações e não se aproximar do local, respeitando a sinalização provisória para garantir a segurança de todos.

OBRA – A duplicação em concreto da PRC-466 entre Turvo e Palmeirinha tem 27,02 quilômetros de extensão, um investimento de R$ 293,75 milhões. Ela contempla, ainda, o whitetopping da pista existente, dois novos viadutos e uma nova ponte sobre o Rio Turvo. A obra está 38,29% executada.


Sistema com reconhecimento facial ajuda a identificar mulher suspeita de furtos em supermercado de Guarapuava


Na tarde desta segunda-feira (01), uma mulher foi detida após furtar carnes de um supermercado no bairro Morro Alto, em Guarapuava.

De acordo com a Polícia Militar, o gerente e o fiscal do estabelecimento relataram que a suspeita colocou aproximadamente três quilos de carne moída e uma peça de fraldinha dentro da bolsa e tentou deixar o local sem realizar o pagamento. Ela foi abordada pelo fiscal na saída do mercado, momento em que os produtos foram encontrados.

Segundo o gerente, a mulher já havia sido identificada por câmeras de segurança cometendo furtos em outras ocasiões no mesmo estabelecimento. No entanto, como a identificação ocorria somente após sua saída, não era possível realizar a abordagem.

Diante da recorrência dos furtos, o supermercado instalou um sistema de reconhecimento facial. Nesta segunda-feira, assim que a suspeita entrou no local, o sistema gerou um alerta, permitindo que sua movimentação fosse monitorada até a abordagem.

A mulher confessou o furto e, como houve interesse de representação por parte do estabelecimento, ela foi encaminhada juntamente com os responsáveis pelo mercado à Delegacia de Polícia Judiciária para os procedimentos cabíveis.

segunda-feira, 1 de junho de 2026

Alunos do Ensino Integral promovem a Barraca "Sabores Juninos" em Turvo

Os alunos do Projeto de Altas Habilidades/Superdotação do Colégio Estadual Professores Edvaldo e Maria Janete Carneiro realizarão, nesta quarta-feira, dia 03 de junho, a barraca "Sabores Juninos", no estacionamento do colégio, à partir das 9h da manhã.

A iniciativa tem como objetivo arrecadar recursos para auxiliar na realização da viagem dos estudantes, proporcionando novas experiências culturais, educacionais e a participação em atividades que contribuem para o desenvolvimento dos projetos realizados pelos alunos.

A barraca contará com diversas opções de comidas típicas, entre elas pastel de carne, pastel de pizza, pastel de chocolate, pé de moleque, cocada e refrigerante. Cada item será comercializado pelo valor de apenas R$ 5,00, permitindo que toda a comunidade participe e contribua com a iniciativa dos estudantes.

A ação faz parte das atividades desenvolvidas no Ensino Integral, que busca incentivar o protagonismo estudantil, a organização, o trabalho em equipe, a responsabilidade e o desenvolvimento de habilidades que vão além da sala de aula. Por meio de iniciativas como esta, os alunos têm a oportunidade de colocar em prática conhecimentos relacionados ao planejamento, à cooperação e ao empreendedorismo.

Os organizadores reforçam a participação da comunidade como fundamental para o sucesso da ação, contribuindo diretamente para que os estudantes tenham acesso a novas experiências de aprendizagem e ampliem seus conhecimentos por meio da viagem programada.

Toda a comunidade está convidada a prestigiar a Barraca "Sabores Juninos"!

📍 Local: Estacionamento do Colégio Estadual Professores Edvaldo e Maria Janete Carneiro – Turvo/PR

📅 Data: Quarta-feira, 03 de junho

🕘 Horário: À partir das 9h da manhã

Participe e apoie os projetos desenvolvidos pelos estudantes do Ensino Integral!

Mês da chegada do inverno, junho será frio e com chuvas acima da média no Paraná


O mês que marca a chegada do inverno começa a trazer as características da nova estação ao Paraná. De acordo com o Simepar, Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná, junho de 2026 deve registrar temperaturas abaixo da média. A previsão indica ainda que os volumes de chuva serão ligeiramente acima da média no Norte e no Leste. O inverno astronômico começa oficialmente com o solstício de inverno, às 5h24 do dia 21 de junho.

Historicamente, junho é um mês mais seco. Cidades ao redor de Jacarezinho, Cambará e Dr. Ulisses registram no mês todo volumes de chuva entre 50 mm e 75 mm, apenas. O Noroeste, extremo Norte, e parte norte dos Campos Gerais e Região Metropolitana de Curitiba (RMC) registram volumes entre 75 mm e 100 mm. O Litoral, a parte sul da RMC e dos Campos Gerais, e cidades mais ao sul da região Norte, como Maringá, além das cidades mais ao norte da faixa Oeste, como Guaíra, registram volumes de chuva entre 100 mm e 125 mm.

Os maiores volumes de chuva de junho, historicamente, são na região Sudoeste, podendo chegar a 175 mm. No Centro Sul, Sul e parte sul da região Oeste, os valores acumulados de chuva ficam historicamente entre 125 mm e 150 mm.

Apesar da primeira semana do mês registrar tempo seco, já tem chuva prevista para o resto de junho. Júlia Munhoz, meteorologista do Simepar, explica que, neste mês, historicamente, as frentes frias costumam ser os principais sistemas meteorológicos associados à ocorrência de chuva no Paraná. Os episódios de chuva previstos ao longo das próximas semanas irão contribuir para que os acumulados mensais atinjam pelo menos valores próximos à média histórica no Estado.

"Para junho de 2026, a tendência é de chuva dentro da média climatológica em grande parte do Paraná, com volumes ligeiramente acima da média entre as regiões Norte e Leste. A partir da segunda semana, até o momento, há indicativos para a passagem de duas frentes frias”, afirma.

TEMPERATURAS – As temperaturas mínimas, geralmente registradas entre o fim da madrugada e o amanhecer, são mais altas historicamente em junho próximo à Paranavaí: entre 14°C e 16°C. No Noroeste, Norte, Litoral, bem como na região de Capanema, as mínimas historicamente em junho ficam entre 12°C e 14°C.

As mínimas são mais baixas no Centro-Sul, Sul e parte leste da RMC, historicamente em junho com valores entre 8°C e 10°C. Já nos Campos Gerais, outras áreas da RMC e nas cidades das regiões Oeste e Sudoeste, as mínimas ficam entre 10°C e 12°C.

As temperaturas máximas, geralmente registradas à tarde, não ultrapassam os 26°C, em média, historicamente em junho em quase todo o Noroeste e no extremo Norte. No Litoral, no Oeste e em toda a faixa Norte as máximas historicamente em junho ficam entre 22°C e 24°C. Na RMC, no Centro-Sul e no Oeste, as máximas historicamente em junho ficam entre 20°C e 22°C. As máximas mais baixas historicamente ficam no Sul do estado, entre 18°C 20°C.

As temperaturas médias, ou seja, as médias de todas as temperaturas registradas no dia, historicamente em junho são mais altas no extremo Noroeste, ficando entre 18°C e 20°C. No Litoral, em toda a faixa Norte e no extremo Oeste, a temperatura média historicamente em junho fica entre 16°C e 18°C. Na parte leste da RMC, parte norte do Centro Sul e Campos Gerais e nas outras cidades do Oeste, historicamente as temperaturas médias ficam entre 14°C e 16°C.

Nas cidades mais ao Sul da região Centro-Sul e dos Campos Gerais, como Guarapuava e Ponta Grossa, além da capital, as temperaturas médias historicamente em junho ficam entre 12°C e 14°C. As temperaturas médias são mais baixas historicamente em junho ao redor de Palmas e General Carneiro, ficando abaixo de 12°C.

Para junho de 2026, a previsão aponta que as temperaturas ficarão abaixo da média climatológica. “O resfriamento tende a ser mais significativo na metade oeste, com temperaturas de até 2°C inferiores aos registros históricos, enquanto na metade leste a diferença deve ficar em torno de 1°C abaixo da média. Assim, junho deve ser marcado pela atuação mais persistente de massas de ar frio”, ressalta Júlia.
Publicidade