[Fechar]

terça-feira, 23 de março de 2021

Boa Ventura de São Roque chega a 312 casos confirmados de Covid-19

 


SUPER PROMOÇÃO MÊS DA CASA E SORTEIO DE R$ 300,00 DO ATACADÃO CASA E CONSTRUÇÃO DE TURVO


O mês do consumidor está com tuuuudo no Atacadão Casa e Construção, todos os produtos para a casa, como móveis e eletros, estão com até 50% de desconto! A promoção foi iniciada em 11 de março, e vai até 11 de abril, tem produtos como sofás, mesas, camas, fogões e muitos itens com preços imperdíveis.

Além disso, a equipe lançou um mega sorteio no Instagram, o ganhador será premiado com R$ 300,00 em vale compras, para adquirir produtos na linha de móveis e materiais de construção na loja. Para participar é super simples, confira as regras no Instagram da empresa: 

Compre com quem pensa em você! Da fundação, até sua primeira mobília, a gente tá junto.

Nos acompanhe nas redes sociais e fique por dentro das novidades e promoções.



Ou mande mensagem no WhatsApp (42) 3642-2132 - Avenida 12 de Maio, em frente a Igreja Matriz.








Paraná tem 7.297 novos casos de Covid-19 e 311 óbitos


A Secretaria de Estado da Saúde divulgou nesta terça-feira (23) mais 7.297 casos confirmados e 311 mortes em decorrência da infecção causada pelo novo coronavírus. Os dados acumulados do monitoramento da Covid-19 mostram que o Paraná soma 801.905 diagnósticos e 15.166 óbitos em decorrência da doença desde o início da pandemia.


Os casos divulgados neste informe são de março (6.949), fevereiro (193) e janeiro (12) de 2021 e dos seguintes meses de 2020: abril (1), junho (47), julho (11), agosto (10), setembro (7), outubro (2), novembro (37) e dezembro (28).

VACINA – A Secretaria da Saúde possui agora um vacinômetro atualizado instantaneamente, assim que municípios inserem o número de doses aplicadas no sistema. 


INTERNADOS – O boletim registra que 2.777 pacientes com diagnóstico confirmado de Covid-19 estão internados. São 2.205 em leitos SUS (893 em UTI e 1.312 em enfermaria) e 572 em leitos da rede particular (287 em UTI e 285 em leitos clínicos/enfermaria).

Há outros 2.734 pacientes internados, 886 em leitos UTI e 1.848 em enfermaria, que aguardam resultados de exames. Eles estão em leitos das redes pública e particular e são considerados casos suspeitos de infecção pelo Sars-CoV-2.

ÓBITOS – A Secretaria estadual da Saúde informa a morte de mais 311 pacientes. São 144 mulheres e 167 homens, com idades que variam de 17 a 106 anos. Um óbito ocorreu em 21 de março de 2020, oito em janeiro, oito em fevereiro e os demais de 1º a 23 de março de 2021.

Os pacientes que foram a óbito residiam em Curitiba (40), Maringá (20), Londrina (16), Ponta Grossa (16), Foz do Iguaçu (15), Cascavel (14), Arapongas (8), Francisco Beltrão (8), São Jose dos Pinhais (8), Guarapuava (7), Mandaguari (6), Matinhos (6), Toledo (6), Umuarama (6), Campo Largo (5), Palmas (5), Pinhais (5), Jaguariaíva (4), Paranavaí (4), Sarandi (4), Andirá (3), Capitão Leônidas Marques (3), Guairá (3), Itaperuçu (3), Paiçandu (3), Pontal do Paraná (3), Rio Branco do Sul (3), Telêmaco Borba (3), Atalaia (2), Campina do Simão (2), Campo Mourão (2), Cruzeiro do Sul (2), Fazenda Rio Grande (2), Grandes Rios (2), Guaratuba (2), Irati (2), Itapejara D'Oeste (2), Palmeira (2), Pinhalão (2), Quitandinha (2), Santa Izabel do Oeste (2), Terra Roxa (2) e Tijucas do Sul (2).

A Secretaria da Saúde registra, ainda, a morte de uma pessoa em cada um dos seguintes municípios: Almirante Tamandaré, Alto Paraná, Ampére, Arapoti, Araucária, Ariranha do Ivaí, Assai, Balsa Nova, Barracão, Boa Vista da Aparecida, Borrazópolis, Cambé, Capanema, Castro, Clevelândia, Cornélio Procópio, Coronel Domingos Soares, Coronel Vivida, Cruzeiro do Oeste, Dois Vizinhos, Figueira, Florai, Formosa do Oeste, Guairaçá, Ibaiti, Ibiporã, Iretama, Itambaracá, Ivaiporã, Jaguapitã, Juranda, Lobato, Mandaguaçu, Mandirituba, Marechal Cândido Rondon, Marmeleiro, Nova Aurora, Nova Santa Barbara, Palmital, Pato Branco, Piên, Piraquara, Quedas do Iguaçu, Ramilândia, Rio Negro, Rolândia, Santa Fé, Santa Mariana, Santo Antônio do Sudoeste, São Jorge do Patrocínio, São Jose da Boa Vista, Sapopema, Três Barras do Paraná e União da Vitória.

FORA DO PARANÁ – O monitoramento contabiliza 5.252 casos de pessoas que não moram no Estado. Destas, 115 foram a óbito.

Confira o informe completo clicando AQUI.

Turvo - Boletim Oficial Covid-19

 


100 crianças e adolescentes de Palmital recebem kit de material pedagógico da LBV


Nesta terça-feira (23), 100 crianças e adolescentes do município de Palmital foram contempladas com a doação de kits de material pedagógico. Cada kit é composto por estojo, lápis preto e de cor, canetas, apontador, borrachas, tesoura, tubos de cola, tinta guache, cadernos, régua, entre outros.

Mesmo com as atividades presenciais temporariamente suspensas, os estudantes continuam tendo aulas no formato remoto, assim, os kits de material pedagógico garantem e incentivam que eles continuem estudando.

Com horários agendados para evitar aglomerações, foram seguidas todas as recomendações das autoridades da saúde, como o uso de máscara, luvas, álcool em gel 70% e o distanciamento necessário.

A ação faz parte da campanha Criança Nota 10 – Proteger a infância é acreditar no futuro! da LBV, edição 2021, e contou com o apoio da secretaria municipal de assistência social que realizou o cadastro e a entrega dos kits.

O prefeito do município, sr. Ney de Souza, que esteve presente durante toda a entrega, destacou: “A LBV sempre está ajudando as famílias que mais precisam em Palmital e desta vez é com o material escolar. Queremos agradecer do fundo do coração essa parceria que está sempre buscando alternativas para ajudar quem mais precisa! O meu muito obrigado!”.

Em todo Brasil serão entregues mais de 25 mil kits de material pedagógico entre os meses de janeiro a fevereiro. A Solidariedade não pode parar e é fundamental para que esse trabalho continue amparando mais famílias. Para doar, basta acessar o site www.lbv.org.br.



400 novas doses da vacina contra a Covid-19 chegam em Turvo


Nesta terça-feira (23), mais um lote com 400 doses da vacina Coronavac contra a covid-19 chegou em Turvo.

A Vacinação na Sede ocorrerá quarta e quinta para idosos acima de 75 anos;

Sexta e sábado (pela manhã) para 70 a 74 anos;

Já os moradores das comunidades do interior, devem procurar o posto de saúde mais próximo de sua casa para se vacinar, levando a carteirinha e cartão SUS ou CPF.


Fonte: Prefeitura de Turvo.

Taxa de transmissão da Covid-19 cai no Paraná, aponta estudo


A taxa de transmissão da Covid-19 caiu um pouco no Paraná nos últimos dias. O Estado tem um Rt médio de 0,77, o que significa que cada 100 pessoas com Covid-19 podem contaminar outras 77, como mostram os dados atualizados no domingo (21) pelo sistema Loft, que analisa como está a transmissão do coronavírus no Brasil. Neste momento, o Paraná tem a menor taxa de reprodução (Rt) entre os estados brasileiros.

“De forma simples, o Rt indica a média de pessoas que serão infectadas pelo Sars-CoV-2 a partir de uma pessoa doente. Quando o Rt for igual a 1, a doença está estável, quando é maior, temos o crescimento do número de casos. Com essa taxa, abaixo de 1, há uma remissão no contágio”, explica a coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde, Acácia Nasr. “A variação dessa taxa considera as mudanças no comportamento da população, como a quarentena, uso de máscaras e teletrabalho”.

A média de transmissão no País é de 1,04, sendo que o Estado com o maior índice de reprodução é o Ceará, com o Rt de 1,2. Somente em outros quatro essa média é igual ou inferior a 1: Amazonas (0,89), Rio Grande do Norte (0,89), Bahia (0,98) e Rio de Janeiro (1).

Desde o início da pandemia, há um ano, é a quarta vez em que há uma remissão na transmissão do vírus no Paraná, o que ocorre desde a última quarta-feira (17). O Rt chegou a um pico de 1,88 entre março e abril do ano passado e teve algumas variações, sempre superior a 1, até o início de setembro. A média oscilou entre 0,97 e 1 até o início de novembro, quando voltou a subir.

Entre 26 de dezembro e 7 de janeiro também houve uma queda da taxa de transmissão, que depois de uma leve alta voltaria a cair pelo período de um mês, entre 18 de janeiro e 18 de fevereiro de 2021. A transmissão, então, voltou a crescer até atingir um pico de 1,58 em 11 de março – naquela data, cada 100 pessoas infectadas contaminavam outras 158.

SEM DESCUIDOS – Para o secretário estadual da Saúde, Beto Preto, a queda na taxa de reprodução mostra um acerto das medidas adotas pelo Governo do Estado para conter a disseminação do novo coronavírus, mas não deve haver descuidos porque a situação nos hospitais é preocupante.

Ele ressalta que a população não pode relaxar nas medidas de isolamento, e que deve evitar viagens e aglomerações durante o feriado de Páscoa. “Reiteramos que não adianta adotar as medidas de contenção e chegar no feriado com toda aquela movimentação de viagens, visitas aos parentes, um final de semana na praia. Isso tudo ajuda a ampliar a velocidade de contágio”, afirma.

"Nosso Rt baixou um pouco, mas os testes mostram que o coronavírus circula muito facilmente, de maneira comunitária, em todo o Estado, principalmente em Curitiba, na Região Metropolitana e na região Oeste. Por isso, quem pode precisa ficar em casa para não fazer o vírus circular”, reforça.

TESTES – De acordo com Beto Preto, cerca de 40% dos testes feitos atualmente dão positivo, um sinal de que o contágio ainda está alto no Estado. “O grau de positividade está muito alto e a testagem diminuiu um pouco nos últimos dois meses. A taxa de transmissão está sofrendo alguns revezes, e eu quero chamar atenção para isso. O Paraná é o Estado que mais testa no Brasil, e se há número alto de resultados positivos, significa que ainda há muita circulação do coronavírus no Estado”, ressalva o secretário.

Fonte: AEN

 

Porto pede colaboração dos caminhoneiros para enfrentar a Covid-19



Neste ano, o auge do escoamento da safra coincide com o pico de novos casos e mortes pela Covid-19 no Brasil e no Paraná. Por isso, a Portos do Paraná conta com a consciência e a parceria de cada caminhoneiro para desempenhar, com segurança, a atividade essencial que é o transporte de cargas.

“Investimos em medidas de proteção para todos, no pátio dos caminhoneiros e no acesso ao cais. Precisamos contar com a colaboração de cada um, também, nessa batalha”, afirma o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.

Em março, mais de 2 mil caminhões chegam, diariamente, para descarregar no Porto de Paranaguá a produção de soja do Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Santa Catarina.

Quando são recebidos no Pátio de Triagem, onde aguardam para seguir para as moegas de descarga dos grãos, os caminhoneiros precisam passar pelas barreiras sanitárias contratadas pela autoridade portuária, instaladas no local há quase um ano.

“Essas estruturas de saúde seguem sendo importantes para o trabalho de prevenção e para não sobrecarregar o sistema de saúde municipal”, comenta Garcia.

PROTOCOLO – Todos os motoristas, ao chegar, têm a temperatura aferida e são abordados por técnicas de enfermagem que coletam informações sobre o estado geral de saúde do caminhoneiro. Se o termômetro indicar menos de 37,6ºC, eles são orientados a higienizar as mãos e liberados.

Como orienta a Gerência de Saúde e Segurança no Trabalho da Portos do Paraná, o que cabe a cada motorista é usar sempre a máscara, de maneira adequada, ter e usar o álcool em gel, manter o distanciamento e evitar as aglomerações em qualquer lugar que seja, principalmente em frente ao escritório dos operadores, nas cantinas e demais áreas comuns do pátio ou da moega.

Caso o caminhoneiro apresente alguma alteração, ele é encaminhado para a avaliação médica e análise primária de sintomas, com a equipe médica e de enfermagem de plantão no local. Se os sintomas forem leves, a equipe coleta os dados do trabalhador, orienta sobre as medidas preventivas (uso de máscara, isolamento).

Se o caso for de moderado a grave, com suspeita de Covid-19, o encaminhamento é para as unidades de saúde ou para o Hospital Regional. O transporte do paciente é feito pela ambulância do Ogmo (se for no acesso ao cais) ou pelo Samu (do pátio).

Em todas as situações o município é notificado. A equipe da Guarda Portuária também recebe informações para impedir que o trabalhador ou motorista insista em ignorar as recomendações.

NO CAIS – Da mesma maneira como funciona no pátio, também acontece com caminhões das cooperativas locais que acessam o cais. Neste mês são, em média, cerca de 900 caminhoneiros por dia circulando na faixa primária para pegar os produtos que chegam da importação ou para levar a carga para o embarque.

Fonte: AEN

Ocorrências policiais em Boa Ventura de São Roque


AMEAÇA: No dia 22 de março de 2021, as 09h15min., compareceu no destacamento da policia militar de Boa Ventura de são Roque, uma pessoa do sexo masculino, o qual passou a relatar que no dia 18 de março de 2021, por volta das 15horas, três pessoas sendo duas mulheres e um homem, os quais eram seus vizinhos, passaram a ameaça-lo de morte, e também disseram que iriam processá-lo, por motivos desconhecidos pela vítima. A vítima foi orientado quanto aos procedimentos.


FURTO SIMPLES: No dia 22 de março de 2021, as 14h20min., compareceu no destacamento da policia militar de Boa Ventura de São Roque, uma pessoa do sexo masculino que, passou a relatar que morava na Vila Gloeden, que fez sua mudança do local no dia 16 de março, porém deixou uma antena da sky, que não conseguiu tirar no dia de sua mudança, retornando ao local para retirada da antena no sábado dia 20 de março, quando constatou a mesma havia sido furtada do local. O solicitante foi orientado quanto aos procedimentos.


VIOLÊNCIA DOMÉSTICA: No dia 22 de março de 2021, as 19h20min., após solicitação de uma pessoa do sexo feminino, a equipe PM deslocou até o sítio Conrado, na localidade de alto alegre, onde a solicitante passou a relatar que seu esposo, chegou em casa embriagado, alterado, jogou uma mesas e algumas cadeira pra fora da residência. Que a solicitante tentou segurá-lo e quando o mesmo deu uma cabeçada no nariz dela, logo em seguida com um pedaço de madeira desferiu um golpe em sua mão esquerda, causando escoriações nos dedos, se evadindo do local logo em seguida, a solicitante relatou ainda temer por sua segurança. A equipe PM fez buscas no intuito de localizar o autor porém sem êxito, feito o boletim de ocorrência e orientada a solicitante quanto aos procedimentos.

Fonte: PM
Publicidade