[Fechar]

quinta-feira, 13 de outubro de 2022

Número de pessoas atingidas pelas chuvas no Paraná sobe para 8,2 mil


Uma nova atualização da Defesa Civil Estadual sobre as chuvas no Oeste e Sudoeste, de 15h30 desta quinta-feira (13), aponta novos municípios com atendimento especial por parte das forças de segurança e prefeituras, chegando a 31, e aumento no número de pessoas diretamente impactadas, para 8.283 paranaenses. Há ainda 1.222 desalojados e 293 casas danificadas. Os novos municípios são Sulina, São João, Nova Prata do Iguaçu e Capanema.

A cidade com maior número de pessoas desalojadas é Dois Vizinhos (1.000), seguida de Verê (60), Bom Sucesso do Sul (40), Salto do Lontra (30) e Renascença (26). A cidade com mais casas danificadas é Pato Branco (65), seguida de Coronel Vivida (60) e São Miguel do Iguaçu (60).

A Defesa Civil também confirmou a primeira morte envolvendo as chuvas de segunda e terça-feira. O Corpo de Bombeiros de Pato Branco encontrou o corpo de uma das duas crianças desaparecidas na cidade, de sete anos. Ela estava próxima ao incidente, onde o carro ficou preso em uma enxurrada, na área rural do município. As buscas continuam para encontrar a outra criança, de menos de um ano de idade.

Também foram encontrados três indígenas mortos, duas mulheres de 45 e 15 anos e um homem de 35 anos, no Rio das Cobras, em Nova Laranjeiras, no Centro-Sul do Estado. Eles teriam sido levados por uma enxurrada. As causas, no entanto, ainda estão sendo investigadas, e não é possível afirmar com 100% de certeza que tenham relação direta com as chuvas.

O Governo do Estado já enviou ajuda humanitária (colchões e kits de higiene) para a região Sudoeste e trabalha ao lado das prefeituras para minimizar os impactos para a população.

Em Francisco Beltrão, a Defesa Civil retirou pessoas de 25 casas em um bairro que apresenta vulnerabilidade frente a deslizamentos de terra e algumas famílias da região de Itapejara d’Oeste e Coronel Vivida foram orientadas a deixar suas casas com o limite máximo atingido na Central Geradora Hidrelétrica Chopim I, da Copel.

Após dois dias de atendimentos intensos no Sudoeste e Oeste, regiões mais atingidas pelas chuvas, a Copel e a Sanepar também já restabeleceram as conexões de luz e água em praticamente todas as casas atingidas pelos temporais e enxurradas.

Confira o boletim da Defesa Civil AQUI .

Número de famílias atingidas pelas chuvas no Paraná chega a 5,5 mil, aponta Defesa Civil


Uma nova atualização da Defesa Civil Estadual sobre as chuvas no Oeste e Sudoeste, de 12h desta quinta-feira (13), aponta mais municípios atingidos, chegando a 27, e aumento no número de pessoas diretamente impactadas, para 5.344 paranaenses. Há ainda 1.199 desalojados e 288 casas danificadas. Os novos municípios são Nova Esperança do Sudoeste, Toledo e Palmas.

A cidade com maior número de pessoas desalojadas é Dois Vizinhos (1.000), seguida de Verê (60), Salto do Lontra (30), Renascença (26) e Pato Branco (24). A cidade com mais casas danificadas é Pato Branco (65), seguida de Francisco Beltrão (60) e São Miguel do Iguaçu (60).

A Defesa Civil também confirmou a primeira morte envolvendo as chuvas de segunda e terça-feira. O Corpo de Bombeiros de Pato Branco encontrou o corpo de uma das duas crianças desaparecidas na cidade, de sete anos. Ela estava próxima ao incidente, onde o carro ficou preso em uma enxurrada, na área rural do município. As buscas continuam para encontrar a outra criança, de apenas oito meses.

Também foram encontrados três indígenas mortos, duas mulheres de 45 e 15 anos e um homem de 35 anos, no Rio das Cobras, em Nova Laranjeiras, no Centro-Sul do Estado. Eles teriam sido levados por uma enxurrada. As causas, no entanto, ainda estão sendo investigadas, e não é possível afirmar com 100% de certeza que tenham relação direta com as chuvas.

O Governo do Estado já enviou ajuda humanitária (colchões e kits de higiene) para a região Sudoeste e trabalha ao lado das prefeituras para minimizar os impactos para a população. Em Francisco Beltrão, a Defesa Civil retirou pessoas de 25 casas em um bairro que apresenta vulnerabilidade frente a deslizamentos de terra e algumas famílias da região de Itapejara d’Oeste e Coronel Vivida foram orientadas a deixar suas casas com o limite máximo atingido na Central Geradora Hidrelétrica Chopim I, da Copel.

Após dois dias de atendimentos intensos no Sudoeste e Oeste, regiões mais atingidas pelas chuvas, a Copel e a Sanepar também já restabeleceram as conexões de luz e água em praticamente todas as casas atingidas pelos temporais e enxurradas.

Confira o boletim da Defesa Civil AQUI.

Faleceu Celso Luiz Tosetto




Celso faleceu em Guarapuava, ele morou por muitos anos em Turvo, era esposo da professora Maria Lídia, pai da Elisangela, Peterson e Anderson Tosetto.

O velório está sendo realizado na Capela Cristo Rei, em Guarapuava.

O sepultamento será nesta quinta-feira, ás 16h00.

Indígena de Turvo e mais duas pessoas morrem afogadas no Rio das Cobras, em Nova Laranjeiras


O Corpo de Bombeiros de Laranjeiras do Sul foi mobilizado na tarde desta quarta-feira (12), por volta das 14 horas, para o atendimento de uma ocorrência de afogamento em Nova Laranjeiras.

No Rio das Cobras, na comunidade de Rocio, foram encontrados os corpos de três indígenas. As vítimas são: Cleusa Domingos, Lurdes Pedroso e Beto Cornélio Machado, de 30 anos. Os corpos, que estavam na margem do rio, foram recolhidos ao IML de Guarapuava.

Segundo os bombeiros, devido a força da correnteza os três tiveram as roupas arrancadas. Os afogamentos aconteceram em consequência dos alagamentos registrados no município durante a terça-feira (11).

Segundo informações repassadas ao Blog do Elói, Beto está sendo velado na Aldeia Marrecas de Turvo.

As outras vítimas serão velado em Nova Laranjeiras.


Com informações da Nossa FM e Funerária Serluto de Turvo.
Foto repassada ao blog por Geovane dos Santos.

Convite para Missa de 7º Dia de falecimento de Alcides Grando


A família de Alcides Antônio Grando, convida parentes e amigos para Missa de 7º Dia de seu falecimento que será celebrada nesta quinta-feira (13), ás 19h00, na Igreja Matriz de Turvo.

Publicidade