[Fechar]

terça-feira, 17 de janeiro de 2023

Faleceu Ondina Pereira Salamucha


Faleceu na tarde desta terça-feira (17) Ondina Pereira Salamucha, aos 70 anos.

Seu corpo está sendo velado em sua residência na Localidade do Campo Novo/Palmeirinha.

O sepultamento será nesta quarta-feira, ás 17h00, no cemitério da Cachoeira dos Turcos, em Turvo.


Boletim semanal da dengue registra 151 novos casos da doença no Paraná



O 21º Informe Epidemiológico da dengue, publicado nesta terça-feira (17) pela Secretaria de Estado da Saúde, registra 2.435 casos confirmados da doença no Paraná. São 151 a mais que na semana anterior. Também há 1.898 novas notificações, o que representa aumento de 5,7% em relação ao boletim passado.

Os dados acumulados de agosto de 2022 até 17 de janeiro contabilizam 35.174 casos suspeitos de dengue. Os 2.435 confirmados representam 7% deste total.

Dos confirmados, 1.912 (78%) são autóctones, ou seja, a dengue foi contraída no município de residência do paciente. Há, ainda, 6.456 casos em investigação, 23.121 descartados e 3.162 inconclusivos.

O Estado não teve nenhum registro recente de óbito, permanecendo com três mortes confirmadas para o período epidemiológico 2022-2023 (Foz do Iguaçu, Maripá e Rolândia).

“Estamos em um período de calor com bastante ocorrência de chuvas. Isso traz o alerta para que a população aumente os cuidados com o Aedes Aegypti, transmissor da dengue. Deixar os quintais limpos e eliminar todos os recipientes que acumulem água são ações fundamentais para evitar a proliferação do mosquito”, alerta o secretário estadual da Saúde, Beto Preto.

Nota de repúdio a decisão da SEED em fechar o ensino noturno no Colégio Estadual do Campo Faxinal da Boa Vista de Turvo

Nota enviada pelos alunos ao Blog do Elói:

NOTA - Recentemente recebemos a notícia de que o ensino noturno em nosso colégio foi fechado pela SEED sem motivo algum, o diretor por diversas vezes tomou atitudes e provou a necessidade do ensino noturno em nossa escola, porém não obteve sucesso, foram enviados documentos e declarações provando que os alunos trabalhavam no período diurno e precisavam do ensino a noite para conseguir conciliar o trabalho com a vida estudantil, o pedido de abertura de um turno a noite foi aprovado pelo Núcleo Regional de Educação, porém ao ser passado para frente mesmo com todas as provas e requisitos atingidos foi negado pela SEED sem nenhuma explicação.

Nós alunos estamos atrás de medidas para reverter essa situação visto que existe uma grande demanda de alunos que trabalham durante o dia e precisam do ensino a noite, seja no programa jovem aprendiz na empresa Ibema, ou em outros locais até mesmo em fazendas com as famílias visto que moramos no interior. 

A nossa maior preocupação é com os alunos que vão desistir dos estudos para continuar trabalhando, estamos atrás de deputados, vereadores e entrando em contato com o prefeito Jerônimo para nos ajudar a reabrir o ensino noturno.

Entramos em contato com a mídia, emissoras de televisão e rádio e estamos conversando para que sejamos ouvidos e entendam a injustiça que a SEED está cometendo fechando o ensino noturno no Colégio Estadual do Campo Faxinal da Boa Vista. 

Dezenas de jovens serão obrigados a desistir da escola para continuar trabalhando, sendo que até o ano passado conseguíamos conciliar bem a vida escolar com a rotina do trabalho pois possuíamos o ensino noturno.

Alerta: Fortes chuvas atingem Guarapuava na tarde desta terça-feira (17)

Equipes da Assistência Social e da Defesa Civil já estão nas ruas e prestam atendimentos. Para reportar problemas com a tempestade, moradores podem ligar para os seguintes números de emergência: Corpo de Bombeiros: 193. Defesa Civil: (42) 9 98089831 ou, (42) 9 99709482

No início da tarde desta terça-feira (17), um forte vendaval atingiu alguns bairros de Guarapuava causando destelhamento em residências. De acordo com a Defesa Civil, os bairros Boqueirão, Batel, Concórdia e Jardim das Américas foram os mais atingidos e já contam com a presença das equipes que prestam atendimento com lonas e oferecem ajuda aos moradores.

A orientação da Defesa Civil e dos Bombeiros é para que os moradores que tiveram suas casas destelhadas usem plástico e lonas para cobrir os pertences dentro da casa. “É importante que os moradores aguardem a chegada dos profissionais e não subam nos telhados”, orienta Elenita Lodi, secretária de Assistência Social.

SERVIÇO

Para reportar problemas com a tempestade, os moradores podem ligar para os seguintes números de emergência:

Corpo de Bombeiros: 193

Defesa Civil: (42) 9 98089831 ou, (42) 9 99709482


Nego Supermercado de Turvo contrata repositor de sessão com experiência


Interessados devem comparecer com currículo, ás 16h30 desta quarta-feira para entrevista.

O Nego Supermercado fica na Avenida Moacir Julio Silvestre, em frente ao Colégio Edite.

Contato: (42) 9 9821-9267 - (42) 9 9854-9792.

Secretaria da Fazenda alerta para falsos e-mails sobre supostos saldos do Nota Paraná


A Secretaria da Fazenda alerta que contribuintes paranaenses estão recebendo um e-mail, supostamente enviado pela própria pasta, com valores relacionados ao CPF do destinatário e informações sobre um possível saque dentro do Nota Paraná. Trata-se de um golpe que visa prejudicar os cidadãos.

O programa vinculado à Secretaria da Fazenda (Sefa) não envia o saldo por e-mail, apenas quando há transferência para conta bancária ou IPVA, além da recuperação de senha do usuário, todas ações que ocorrem após o cidadão acessar o seu cadastro.

Os domínios oficiais dos e-mails enviados são naoresponder@notaparana.pr.gov.br e naoresponder@identidadedigital.pr.gov.br.

Para verificar se possui valor disponível para retirada, o consumidor deve acessar seu cadastro através do aplicativo ou do site do programa Nota Paraná e inserir seu CPF e senha. Qualquer outra forma pode ser considerada tentativa de golpe.

A Fazenda ainda pede para que os consumidores tenham um cuidado com a veracidade das informações recebidas e destaca que os meios oficiais de contato do programa são os seguintes: WhatsApp - (44) 99122-1756, ou telefones de Curitiba e Região (3200-5004) ou demais localidades (0800-644-0934).

As redes sociais oficiais do programa e da Secretaria de Estado da Fazenda, além dos canais oficiais do Governo do Paraná, também são fonte de consulta oficial.

A Secretaria da Fazenda orienta que pessoas que foram lesadas devem procurar orientação nos canais oficiais do programa e na Polícia Civil para registrar a ocorrência.

Turvo contará com base descentralizada do SAMU 192


As futuras instalações do SAMU 192 já estão em avançado estágio de construção. Em breve o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência entrará em operação no Município, somando à estrutura de saúde em Turvo e garantindo um atendimento ágil em casos de emergência.

O SAMU 192 é um serviço pré-hospitalar que conta com equipamentos e profissionais preparados para o atendimento em casos de emergência, como acidentes, suspeitas de infarto ou AVC, tentativas de suicídio, choques elétricos, entre outras situações que exijam pronto atendimento.

Fonte: Prefeitura de Turvo 

Faleceu Nilton Ferreira (Mirtinho Laranjeiro)


A família de Nilton Ferreira, comunica com pesar o seu falecimento, ocorrido nesta segunda-feira (16).

Seu corpo está sendo velado na Capela Nacional, em Ivaiporã.

O sepultamento será nesta terça-feira, em horário a ser designado.

Nilton era bastante conhecido na região como (Mirtinho Laranjeiro).

Aproveite as ofertas da Terça Verde do Supremamais Supermercado de Turvo

 


Óbitos registrados em Guarapuava e Região


A Central de Triagem informa os óbitos registrados em Guarapuava e Região - CLIQUE AQUI...
Publicidade