[Fechar]

quarta-feira, 11 de setembro de 2024

Chegou semente de pastagem Boi Gordo na Natusolo Comércio de Produtos Agrícolas de Turvo


A Natusolo comunica que já chegou sementes pastagens Boi Gordo e mudas frutíferas. Então corre aproveitar.


PRODUTOS COMERCIALIZADOS NA NATUSOLO:

ADUBOS, CORRETIVOS E SEMENTES

Adubos orgânicos/organomineral e substratos agrícolas: Fosfato Natural, Cloreto de Potássio.

Sulfatos de: cobre, ferro, zinco, cobalto, manganês, magnésio, molibdato de sódio, enxofre e ácido bórico;

Sementes orgânicas/variedades (hortaliças, soja, milho, feijão, arroz e pastagens). Mudas frutíferas (todas as espécies) Sementes de Flores.

PRODUTOS NATURAIS

Fertilizante foliar: controle de pragas e doenças: Kit Super magro.

PECUÁRIA

Farelos: (trigo, soja, milho): Núcleos (suínos, aves, bovinos): Pintainhos (postura corte Embrapa): Sal (mineral e comum).

FERRAMENTAS

Material p/horticultura (irrigação, plástico, estufa, gotejamento, bandeja isopor): Resfriadores de leite (granel e imersão): Ordenhadeiras e peças em geral: Comedouros e bebedouros para suínos e aves: Pulverizadores: Desintegradores/tributadores, misturadores de ração: Moenda -de-cana: Motores elétricos: Material para cercas elétricas: Descascadores de arroz, Telas e

REPRESENTANTE SULINOX

Mais tecnologia na sua produção.

Resfriadores, Ordenhadeiras, Peças e Assistência Técnica.

Avenida Nossa Senhora Aparecida, 903 Turvo – PR - Telefone: (42) 3642 1432 - WhatsApp 42 9 7400 1014.

Curso de Licenciatura com conclusão em até 6 meses; no UniCV você pode


Você que já tem diploma e quer ter uma formação em outro curso de Licenciatura, agora, por apenas 99,00 e com conclusão em até 6 meses, aqui no UniCV, você pode.

Contato👇

(42) 99128-1476 - Polo Turvo.

(42) 99976-3629 - Polo Guarapuava.

Aproveite as ofertas especiais do Dia do Cliente na Supremamais Supermercado de Turvo

 








Faleceu Gildo Rodrigues


Gildo Rodrigues, de 50 anos, foi encontrado morto na manhã desta quarta-feira (11/09), em sua residência na localidade de Faxinal de Baixo, em Turvo, vítima de um possível infarto.

O velório será realizado em sua residência.

O sepultamento ocorrerá nesta quinta-feira, em horário a ser definido.

Produção paranaense de frangos, suínos, ovos e leite cresce acima da média nacional


O desempenho da agropecuária paranaense na produção de carne de frango e de suínos, ovos de galinha e de leite ficou acima da média nacional na comparação entre 2019 e 2024. O resultado fez com que o Paraná, que já ocupa a liderança ou vice-liderança nestes segmentos, ampliasse a sua participação na produção geral destes produtos no Brasil.

As informações constam nos levantamentos oficiais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre a produção animal no País, cujos dados mais recentes foram divulgados na última quinta-feira (5). Na pesquisa mais recente, referente ao 2º trimestre de 2024, foi confirmado que o Paraná atingiu novos recordes na produção de carne suína e de frango.

O segmento em que o Paraná tem se destacado mais nos últimos anos é na produção de carne de frango. No primeiro semestre de 2024, mais de 1,1 bilhão de aves foi abatida no Estado, um aumento de 24,2% em relação às 898 milhões abatidas nos seis primeiros meses de 2019.

No mesmo intervalo de tempo, a produção cresceu 12,3% em nível nacional (de 2,8 bilhões para 3,2 bilhões), enquanto em Santa Catarina, que é o segundo maior estado produtor, a variação foi de 7,4% (de 403 milhões para 433 milhões).

Há cinco anos, o Estado já era o maior produtor neste segmento, com 32% da produção nacional entre janeiro e junho de 2019. Apesar do bom número, o Paraná conseguiu ampliar ainda mais a sua liderança, sendo responsável por 35% de toda a carne de frango produzida no Brasil no primeiro semestre de 2024.

Também é com Santa Catarina que o Paraná divide as primeiras colocações na produção de carne suína, mas com papéis invertidos. Entre janeiro e junho de 2019, houve o abate de 4,6 milhões de suínos no Estado, contra 6,2 milhões abatidos no mesmo período deste ano, o que representa um avanço de 37%. O índice semestral é praticamente igual do que os 37,9% de variação positiva obtida pelos vizinhos catarinenses, que passou de 6,1 milhões para 8,4 milhões no mesmo intervalo.

Em todo o Brasil, o volume total de suínos abatidos passou de 22,7 milhões para 28,6 milhões no comparativo dos seis primeiros meses de 2019 e 2024, uma alta de 26%. Com isso, a participação do Paraná no resultado nacional, que era de 20% há cinco anos, chegou a 22% neste ano.

OVOS – Em relação à produção de ovos de galinha, a concorrência do Paraná pelo topo é com São Paulo. No primeiro semestre de 2024 os paulistas produziram 595 milhões de dúzias, contra 225 milhões dos paranaenses. Em 2019 eram 544 milhões dos paulistas contra 169 milhões dos produtores locais, ou seja, o Paraná agregou cerca de 56 milhões de dúzias à produção, enquanto São Paulo juntou outros 51 milhões.

Até 2019, os mineiros ocupavam o segundo lugar da produção nacional com 174 milhões de dúzias produzidas no 1º semestre, contra as 169 milhões de dúzias dos paranaenses. Em 2020, os granjeiros paranaenses ultrapassaram os mineiros na produção semestral e mantiveram a liderança desde então, chegando a 225 milhões de dúzias produzidas entre janeiro e junho de 2024, contra 213 milhões de dúzias dos concorrentes.

Nestes cinco anos, a produção de ovos de galinha aumentou 33,2% no Paraná, enquanto no Brasil o crescimento registrado foi de 20,5% – passou de 1,9 bilhão para 2,2 bilhões de dúzias. No período, os ovos produzidos em solo paranaense aumentaram de 9% para 10% da representação nacional.

LEITE - Na pecuária leiteira, o Paraná, que ocupa a vice-liderança nacional, conseguiu ampliar em 13,2% a sua produção entre 2019 e 2024, passando de 1,57 bilhão de litros naquele ano para 1,77 bilhão no atual ciclo produtivo.

A situação no Estado segue uma tendência inversa do líder nacional, Minas Gerais, cuja produção caiu 1,1% em cinco anos (de 3 bilhões para 2,99 bilhões) e também do Brasil, em que a média geral se manteve praticamente estável, com queda de 0,1% (de 12,05 bilhões para 12,04 bilhões de litros de leite). Com os recentes avanços, somados à retração de outros estados, o Paraná aumentou de 13% para 15% a sua participação no segmento.

Jovem é morto a tiros em Guarapuava

Na tarde desta terça-feira (10/09), a equipe policial foi acionada devido a um homem ter sido alvejado por disparos de arma de fogo no Alto Cascavel, em Guarapuava.

No local, juntamente com outras equipes policiais para verificação do ocorrido, a equipe do SAMU constatou o óbito da vítima, um homem de 19 anos, atingido por disparos de arma de fogo na região da cabeça.

Segundo informações de populares, o autor seria um homem que estacionou um veículo na quadra abaixo do local dos fatos e foi até a residência da vítima, chamando-a pelo apelido. Quando a vítima saiu da residência, o autor efetuou os disparos e, em seguida, retornou correndo ao veículo, evadindo-se em direção ignorada.

As equipes policiais realizaram o isolamento do local e patrulhamento nas proximidades, além de levantarem informações, porém o autor não foi localizado. Os órgãos competentes foram acionados para os trâmites necessários.
Publicidade