[Fechar]

segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

Homem que estava desaparecido em Boa Ventura de São Roque é encontrado em Pitanga


Ás 17h00 dessa segunda-feira (09) atendendo solicitação, a equipe policial de Pitanga deslocou até a saída para o Rio do Meio, onde segundo o solicitante, estaria uma pessoa no local, que possivelmente seria uma pessoa que havia desaparecido no município de Boa Ventura de São Roque. 

Foi abordado a pessoa de Jeferson Laurindo Loss, o qual constava um boletim de desaparecimento do mesmo desde o dia 06/12. Diante do fato foi encaminhado o mesmo para na 45ª DRP para retirada do nome de desaparecidos. 

Sendo posteriormente entregue para a equipe policial de Boa Ventura de São Roque, os quais entregaram o mesmo ao seu padrasto. Jeferson foi medicado e posteriormente liberado, tendo o médico orientado o padrasto procurar um Psiquiatra para seu enteado.

Faleceu em Turvo, Geraldo Ligoski


Faleceu na tarde dessa segunda-feira (09) Geraldo Ligoski, com 55 anos. O velório será no salão da Igreja Ucraniana do Faxinal da Boa Vista. O sepultamento será nesta terça-feira, em horário a ser designado.

Informou Funerária Serluto de Turvo





Em Cândido de Abreu, Piquiri Papéis empata no último segundo, vence o Amigos do Vale nos pênaltis e conquista a Taça 26 de Novembro de Futsal


Nesse sábado (08), no ginásio de esportes de Cândido de Abreu, aconteceu as finais da 7ª Taça 26 de Novembro de Futsal. 

Na categoria livre, a equipe do Piquiri Papéis de Campina do Simão enfrentou a forte equipe do Amigos do Vale. 

Em um jogo bastante disputado, o Amigos do Vale chegou a estar vencendo o jogo pelo placar de 07 x 03. Com desfavorável, a equipe do Piquiri não se abateu e correu atrás do prejuízo. Quanto faltava 12 segundos para acabar o jogo, o placar estava 07 x 05, fez o 6º gol e faltando 01 segundo empatou o jogo em 07 x 07, fazendo aquilo que parecia impossível, levando a partida para as penalidades. 

Nos pênaltis a equipe do Piquiri Papéis levou a melhor e venceu por 03 x 02, tornando assim o grande campeão da 7ª Taça 26 de Novembro de Futsal de Cândido de Abreu.







Sábado teve Papai Noel e Inauguração da Reforma da Quadra Poliesportiva no Bairro Jardim Filadélfia em Turvo



Neste sábado (07) ocorreu a inauguração da quadra Poliesportiva localizada ao lado do Centro de Referência e Assistência Social – CRAS. A quadra foi construída a mais ou menos 10 anos com recursos provenientes do Fundo Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente e atende crianças e adolescentes que participam do Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, por meio da Secretaria da Família e Desenvolvimento Social. 

Por conta da chuva de granizo que aconteceu em agosto de 2018 a quadra sofreu muitos danos na estrutura e ficou inutilizável. As reformas foram feitas com recursos do FIA pelo CMDCA e recursos próprios do município. 

As melhorias foram: construção de banheiros/vestuários; finalização da cobertura; portas de acesso; fechamento dos arredores; reforma e pintura das traves e tabelas. 

Em breve estará disponível para uso da comunidade, mediante solicitação de horários diretamente no CRAS. Além disso, está em andamento no Bairro Jardim Filadélfia o Programa de Habitação Solidária, cujo objetivo é promover melhores condições de moradia às famílias que residem na área de risco. 

E também estão em andamento os projetos: Projeto Caixa D'água Boa, instalação do parque infantil; Horta comunitária; e outras ações para promoção da infraestrutura e qualidade de vida das famílias. 

Após a inauguração, teve apresentação das crianças e Papai Noel, com presença do Prefeito Jeronimo, Primeira Dama Maria Cristina e dos vereadores Anderson e Diurda.


























Geladeira pode representar até metade da conta de luz


Não é só o aparelho de ar-condicionado que trabalha mais nos meses de calor. Os refrigeradores também exigem cuidado para que seu uso nos meses de calor não pese na conta de luz. O consumo mensal dos equipamentos avaliados pelo Inmetro no Programa Brasileiro de Etiquetagem chega a 85 kWh (quilowatt-hora), o que representa 51% do consumo médio residencial paranaense.

Para evitar surpresas na conta de luz, a atenção ao consumo de energia deve começar na hora da compra e se estender por todo o tempo de uso dos aparelhos. De acordo com o superintendente comercial da Copel, João Acyr Bonat Junior, o consumidor precisa avaliar o custo-benefício do conforto que procura. “Por exemplo, a capacidade da geladeira e a tecnologia aplicada em sua fabricação influenciam no consumo. Geladeiras maiores, frost-free, ou com o congelador na parte inferior normalmente consomem mais energia. Por outro lado, a tecnologia inverter reduz o consumo do aparelho”, explica.

Mesmo entre aparelhos avaliados como “nível A” pelo Inmetro –que correspondem de 70 a 98% da amostra total nesta categoria -, há variações significativas de consumo, que podem ser consultadas antes da aquisição na tabela disponível no site do Inmetro, ou estimadas pelo simulador de consumo disponibilizado na página da Copel. Isso acontece por causa da diferença de potência. Enquanto geladeiras mais comuns têm potência média de 45 a 150 watts, as duplex têm potência, em geral, de 250W.

A forma de uso do aparelho também influencia no resultado da conta. O refrigerador deve ser instalado em local bem ventilado, afastado das fontes de calor, como o fogão ou a luz do sol. Para que a placa na parte de trás do refrigerador possa expelir o calor, é recomendado deixar um mínimo de três centímetros livres nos lados, e oito centímetros livres nos fundos.

Regular a temperatura de acordo com a estação do ano e abrir a porta só quando necessário também são recomendações que precisam ser observadas. “Toda vez que a porta é aberta, o ar quente entra e o motor precisa trabalhar mais para retornar à faixa dos 3° C a 5° C na geladeira, -15° C no congelador, bem diferente da nossa temperatura ambiente”, alerta Acyr. Pelo mesmo motivo, colocar alimentos ainda quentes dentro da geladeira e deixar fresta na porta por causa da borracha já ressecada são situações que aumentam o consumo de energia.

OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO – O consumo consciente de energia elétrica não é apenas importantes para manter o orçamento familiar sob controle, mas também contribui para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), melhorando o uso dos recursos naturais do planeta.

Decreto presidencial oficializa Padre Theodor Amstad como patrono do Cooperativismo Brasileiro

Padre suíço que viveu no Brasil entre 1885 e 1938 fundou a primeira cooperativa no Brasil, atualmente chamada de Sicredi Pioneira RS


Assinado pela presidência da República e publicado nesta segunda-feira, 9 de dezembro, no Diário Oficial da União, o documento oficializa Padre Theodor Amstad como patrono do Cooperativismo Brasileiro. O reconhecimento é uma homenagem ao trabalho realizado pelo padre suíço, que fundou a primeira cooperativa de crédito da América Latina, em 1902, na cidade de Nova Petrópolis, no Rio Grande do Sul, e que atualmente é a Sicredi Pioneira RS, uma das 111 cooperativas de crédito filiadas ao Sicredi.

Padre Theodor Amstad teve um papel importante na construção do cooperativismo no Brasil. Hoje, esse modelo de sistema colaborativo para produção e distribuição de riquezas se perpetua em áreas como da educação, saúde, agricultura, turismo, construção civil, terceiro setor e na de finanças, como o Sicredi, um dos maiores sistemas de cooperativismo de crédito do país, que reúne mais de 4 milhões de associados espalhados por 22 estados brasileiros e Distrito Federal.

Amstad nasceu em 9 de novembro de 1851, em Beckenried, na Suíça, e chegou ao Brasil em 1885, período de grande imigração europeia no país. O padre se estabeleceu na região de Nova Petrópolis, há cerca de 100 km da capital Porto Alegre, e logo começou a prestar assistência econômica, social e cultural aos colonos alemães e italianos que viviam na região.

Sempre comprometido com o desenvolvimento social e econômico das comunidades locais, que na época viviam basicamente da produção agrícola, Theodor criou a Bauernkasse, a Caixa de Economia e Empréstimos Amstad, na comunidade de Linha Imperial em Nova Petrópolis, cidade que desde 2010 leva o título de Capital Nacional do Cooperativismo.

A Bauernkasse seguiu o modelo “Raiffeisen”, surgido na Alemanha, em 1862, voltado aos agricultores mais pobres, que não tinham garantias a oferecer, mas que precisavam de recursos para desenvolverem suas produções. Esse modelo se espalhou pela Itália, França, Holanda, Áustria e Inglaterra e, no Brasil.

Segundo Manfred Alfonso Dasenbrock, presidente da SicrediPar, da Central Sicredi PR/SP/RJ e conselheiro do Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito (Woccu), o pioneirismo do padre Theodor Amstad deu origem a um modelo de negócio que hoje está presente em aproximadamente metade dos municípios brasileiros.

“Graças a sua luta e visão de mundo mais justo e igualitário, hoje temos milhões de brasileiros em cooperativas de crédito que desenvolvem trabalhos de suma importância econômica e social. A história do Sicredi tem ligação direta com a trajetória de Theodor Amstad, foi ele quem nos ensinou a caminhar nos fez andar e nos deu a inspiração para continuarmos disseminando a cooperação entre as pessoas”, comenta Dasenbrock, que também destaca a importância dos programas Crescer e Pertencer, realizados pelo Sicredi com o objetivo de promover formação cooperativa para associados, colaboradores e comunidade em geral.

De acordo com o Banco Central, no Brasil já são mais de 10 milhões de associados ao Cooperativismo de Crédito e mais de 3,9 milhões deste total entraram para o segmento nos

últimos cinco anos. “Em muitos municípios, as cooperativas de crédito são as únicas instituições financeiras presentes, o que contribui para a inclusão financeira e o desenvolvimento local das comunidades”, explica Dasenbrock.

Amstad morreu no dia 7 de novembro de 1938, na cidade de São Leopoldo (RS). O padre também ficou conhecido por percorrer mais de 100 mil quilômetros montado em uma mula para levar seu conhecimento e apoio às comunidades do interior do Rio Grande do Sul. Sua história é preservada fisicamente na comunidade Linha Imperial em Nova Petrópolis, onde fica o Memorial Padre Amstad. Cerca de três mil visitantes passam anualmente pelo local para conhecer um pouco mais da história do patrono do cooperativismo brasileiro.


Compre na Boaron Móveis e concorra aos prêmios da Campanha do 11º Festival de Prêmios da ACET

A Boaron Móveis e Eletro está participando da Campanha do 11º Festival de Prêmios da ACET – Associação Comercial e Empresarial de Turvo


A Boaron Móveis e Eletro está há 13 anos em Turvo. É uma loja completa de Móveis e Eletros, tem crediário próprio e aceita cartões de créditos. Decore sua casa com a Boaron Móveis e Eletro.

Entrega e montagem grátis na região de Turvo, Guarapuava, Pitanga e Boa Ventura. 

Comprando na Boaron Móveis, acima de R$ 50,00, peça seu cupom e concorra a 01 moto 0 km, 02 TVs, 10 vales-compras de R$ 250,00 e 02 vales compras de R$ 500,00. Sorteio será realizado no dia 12 de janeiro.

É natal. É tempo de sorrir, de cantar, de sonhar com novos projetos. Que neste natal todos possam comemorar um novo tempo de paz, harmonia e muita alegria. Que as pessoas se unam no amor de cristo e semeei o amor. Feliz natal e prospero 2020. São o mais sinceros votos da Boaron Móveis aos clientes e amigos. 

Boaron Móveis - Avenida 12 de maio – nº 112 Turvo - PR – Telefone (42) 3642-1064. 

Boaron Móveis - Manoel Ribas - PR – Avenida 07 de Setembro – Telefone (43) 3435-1401.













Homem é preso por Lesão Corporal e Violência Doméstica no Distrito da Palmeirinha


Por volta das 22h53min do dia 08 de dezembro, uma equipe de Rádio Patrulha deslocou até o Distrito de Palmeirinha, na Rua Antonio Nico Virmond, para dar atendimento a uma situação de Violência Doméstica, onde no local, a equipe em contato com a solicitante, que relatou que estava com seu convivente em uma Praça no Distrito da Palmeirinha e que acabaram discutindo e ele a agrediu. 

Foi dado voz de prisão o qual desobedeceu as ordens da equipe, resistindo a prisão e desacatando a equipe, sendo necessário uso de força moderada para contê-lo, sendo encaminhado até a 14ª S.D.P. para os procedimentos cabíveis.
Publicidade