[Fechar]

quarta-feira, 23 de junho de 2021

Economize com as ofertas de São João do Suprema Supermercado de Turvo

 


Turvo registra mais 04 casos de Covid-19

 

Paraná registra 9.669 novos casos e 119 óbitos pela Covid-19


A Secretaria de Estado da Saúde divulgou nesta quarta-feira (23) mais 9.669 casos e 119 mortes pela Covid-19 no Paraná. Os números são referentes aos meses ou semanas anteriores e não representam a notificação das últimas 24 horas.

Os dados acumulados do monitoramento da doença mostram que o Estado soma 1.233.846 casos confirmados e 30.098 óbitos.

Os casos confirmados divulgados nesta data são de janeiro (31), fevereiro (75), março (61), abril (92), maio (2.951) e junho (6.434) de 2021 e dos seguintes meses de 2020: março (1), junho (1), agosto (1), setembro (1), outubro (3), novembro (5) e dezembro (13).

INTERNADOS – O informe relata que 2.397 pacientes com diagnóstico confirmado de Covid-19 estão internados. São 1.905 em leitos SUS (941 em UTIs e 964 em enfermarias) e 492 em leitos da rede particular (266 em UTIs e 226 em enfermarias).

Há outros 2.735 pacientes internados, 1.115 em leitos de UTI e 1.620 em enfermarias, que aguardam resultados de exames. Eles estão nas redes pública e particular e são considerados casos suspeitos de infecção pelo Sars-CoV-2.

ÓBITOS – A Secretaria da Saúde informa a morte de mais 119 pacientes. São 52 mulheres e 67 homens, com idades que variam de 28 a 92 anos. Os óbitos ocorreram de 25 de dezembro de 2020 a 23 de junho de 2021.

Os pacientes que foram a óbito residiam em Curitiba (23), Laranjeiras do Sul (10), Paranaguá (8), Maringá (7), Ponta Grossa (7), Londrina (6), Cambé (4), Fazenda Rio Grande (4), Apucarana (3), Campo Largo (3), São José dos Pinhais (3), General Carneiro (2), Mandaguaçu (2), Siqueira Campos (2), São Mateus do Sul (2) e Toledo (2).

O informe registra ainda a morte de uma pessoa que residia em cada um dos seguintes municípios: Amaporã, Barra do Jacaré, Borrazópolis, Cianorte, Colombo, Céu Azul, Doutor Ulysses, Florestópolis, Foz do Iguaçu, Grandes Rios, Ibiporã, Iporã, Mandirituba, Mangueirinha, Marechal Cândido Rondon, Moreira Sales, Morretes, Palmas, Pato Branco, Primeiro de Maio, Rio Branco do Sul, Santa Fé, Santa Helena, Santo Antônio da Platina, Sarandi, Tapejara, Telêmaco Borba, Terra Boa, Tunas do Paraná, Ubiratã e Vera Cruz do Oeste.

FORA DO PARANÁ – O monitoramento registra 6.553 casos e 169 óbitos de residentes de fora.

Ensino Médio EJA agora pode ser concluído em um ano e meio; matrículas estão abertas



Os estudantes que ingressarem no Ensino Médio na modalidade EJA (Educação para Jovens e Adultos) poderão, a partir do próximo semestre, concluí-lo em um ano e meio (três semestres). A mudança acontece devido à nova carga horária de 24 horas/aula semanais, com cerca de 5 horas diárias, de segunda a sexta feira – anteriormente, os estudantes cumpriam 18 horas/aula semanais, divididas em três dias com 5 horas de aulas e um dia com 3 horas.

Com a mudança, as disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa serão concluídas em um semestre, em vez dos dois semestres necessários até então. A distribuição das aulas na semana ficará a cargo da escola. No entanto, será necessário respeitar a Matriz Curricular aprovada para o nível de ensino e a carga horária distribuída por semestre de cada disciplina.

As matrículas para novos estudantes EJA, tanto para o Ensino Médio quanto para o Ensino Fundamental II, estão abertas a partir desta quarta-feira (23). As aulas terão início em 21 de julho. É preciso entrar em contato com as instituições de ensino da rede estadual que oferecem EJA para realizar a matrícula. Confira em www.educacao.pr.gov.br/EJA os colégios de cada cidade e a documentação necessária para efetuar a matrícula, que precisa ser confirmada por SMS.

Os estudantes que já cursam o Ensino Médio EJA darão continuidade, no próximo semestre, à matriz curricular em que ingressaram, de 18 horas/aula semanais. O prazo para conclusão do Ensino Fundamental permanece o mesmo, de até dois anos. Em caso de dúvidas, é possível telefonar para o setor de EJA da Secretaria da Educação e do Esporte do Paraná: (41) 3340-5894 ou (41) 3340-1591.

EJA – O Ensino Fundamental (do 6º ao 9º ano) pode ser cursado por qualquer pessoa com 15 anos completos, já o Ensino Médio pode ser cursado por qualquer pessoa com 18 anos completos.

Copel dá dicas para economia de energia e controle do orçamento doméstico



Manter o orçamento doméstico sob controle tem sido um desafio para muitas famílias que enfrentam os efeitos da pandemia sobre a renda dos brasileiros. O uso eficiente de energia elétrica pode auxiliar nesta tarefa, e ainda contribuir para evitar o uso de fontes mais caras pelo sistema, como as usinas termelétricas, por exemplo, que contribuem para o aumento da tarifa.

Segundo o coordenador do Programa de Eficiência Energética da Copel, Diego da Luz Munhoz, o primeiro passo para fazer uma boa gestão do consumo é conhecer o próprio perfil da residência. Acompanhar o histórico mensal em quilowatts-hora pela conta de luz ou pelo aplicativo é uma boa maneira de identificar variações próprias da rotina de cada família.

"Feito isso, há basicamente duas ações que podem ser adotadas. A primeira é na mudança de comportamentos, no uso dos equipamentos. A segunda é o investimento para a troca dos aparelhos que gastam muito", explica.

Para evitar o aumento no consumo de energia elétrica em casa algumas medidas simples podem ser adotadas. É importante lembrar que chuveiro e a geladeira respondem pela maior parte do consumo de uma residência, portanto merecem maior atenção. Banhos curtos e com a temperatura ajustada ao mínimo necessário são essenciais para manter o consumo sob controle.

Quanto à geladeira, evitar o abre-e-fecha desnecessário e aguardar os alimentos amornarem antes de guardá-los são atitudes que fazem a diferença na conta de luz. "Sempre que a gente abre a geladeira, o ar de fora entra, e o motor precisa trabalhar mais para refrigerá-lo", diz Diego. É importante verificar se a borracha da porta está garantindo uma boa vedação e, nos dias mais frios, ajustar o termostato do refrigerador, que não precisa ficar no nível mais alto.

Outra dica acompanha gerações de paranaenses, tanto que já se tornou ditado popular: "luz que se apaga é luz que não se paga". Ou seja, todo aparelho que estiver sem uso deve ser desligado para evitar o desperdício. Isso vale para televisão, computador, lâmpadas e outros equipamentos, que muitas vezes ficam esquecidos nos cômodos desocupados da casa.

TROCOU, ECONOMIZOU – Para quem já adotou bons hábitos no uso dos equipamentos, e ainda deseja maior redução na conta, trocar os eletrodomésticos mais antigos pode ser uma boa opção. A Copel tem incentivado esta ação através do projeto "Trocou, economizou", que prevê descontos de aproximadamente 40% na substituição de equipamentos, como geladeira e ar-condicionado.

Mas em qualquer compra a eficiência do equipamento pode – e deve – ser observada. O selo de eficiência Procel é um indicativo importante e consta em boa parte dos produtos. Dar preferência a aparelhos de ar-condicionado com tecnologia inverter e chuveiros com mais opções de ajuste de temperatura também é recomendado. Além disso, trocar as lâmpadas convencionais por led e optar por cores claras para a decoração do ambiente pode trazer bons resultados.

O SITE e o aplicativo da Copel possuem um simulador de consumo, uma ferramenta de autogestão. De maneira interativa, o consumidor pode tanto consultar qual será o impacto de um novo aparelho que pretende comprar, quanto verificar quais eletrodomésticos respondem pela maior fatia do consumo já existente na residência.

Turvo registra a 28ª morte por complicações da Covid-19



Nesta quarta-feira (23), Turvo registrou a 28ª morte por complicações da Covid-19.

A vítima, Reni José Varela de Sá, de 51 anos estava internado no Hospital São Vicente, em Guarapuava.

Reni morava no Distrito de Faxinal da Boa Vista, e trabalhava com transporte de funcionários para a empresa Ibema.

O sepultamento será ás 15h00, no cemitério do Faxinal.

Empresa Rio Bonito Embalagens abre 05 vagas de emprego

..................................................................................................................................................................... 

MECÂNICO INDUSTRIAL

SALÁRIO: A Combinar;

BENIFÍCIOS: Cartão Alimentação, Transporte;
CONVÊNIO: Farmácia e Hospital Bom Pastor
CARGA HORÁRIA: 180 Mensais

REQUISITOS:

Ensino Médio Completo;
Experiência com Manutenção Industrial;
Conhecimento Torno Mecânico;
Conhecimento Leitura de Desenho Técnico.

CANDIDATAR-SE

............................................................................................

EMBALADOR

SALÁRIO: A Combinar;
BENIFÍCIOS: Cartão Alimentação, Transporte;
CONVÊNIO: Farmácia e Hospital Bom Pastor
CARGA HORÁRIA: 180 Mensais

REQUISITOS:

Ensino Médio Completo;

CANDIDATAR-SE

...............................................................................................

OPERADOR DE FRESADORA CNC

SALÁRIO: A Combinar;
BENIFÍCIOS: Cartão Alimentação, Transporte;
CONVÊNIO: Farmácia e Hospital Bom Pastor
CARGA HORÁRIA: 220 Mensais

REQUISITOS:

Ensino Médio Completo;
Curso de Programador CNC;
Curso de Interpretação de desenho Técnico;
Experiência na função.

CANDIDATAR-SE

........................................................................................................................................................

OPERADOR DE FRESADORA FERRAMENTEIRA

SALÁRIO: A Combinar;
BENIFÍCIOS: Cartão Alimentação, Transporte;
CONVÊNIO: Farmácia e Hospital Bom Pastor
CARGA HORÁRIA: 220 Mensais

REQUISITOS:

Ensino Médio Completo;
Curso de Programador CNC;
Curso de Interpretação de desenho Técnico;
Experiência na função.


CANDIDATAR-SE

....................................................................................................
CARREGADOR DE CAMINHÃO

SALÁRIO: A Combinar;
BENIFÍCIOS: Cartão Alimentação, Transporte;
CONVÊNIO: Farmácia e Hospital Bom Pastor
CARGA HORÁRIA: 180 Mensais

REQUISITOS:

Ensino Fundamental Completo;

Conhecimento com Amarração de Cargas;

Disponibilidade trabalhar 12x36.


.


Faleceu Anair Terezinha Pereira

 

Faleceu na madrugada desta quarta-feira (23) Anair Terezinha Pereira, aos 62 anos vítima de câncer.

Seu corpo será velado no barracão do antigo Mercado da Associação, no Distrito de Faxinal da Boa Vista.

O sepultamento será ás 17h30 de hoje.

Anair é mãe do Márcio Pereira.
Publicidade