[Fechar]

sábado, 5 de julho de 2025

Estudantes do CCM Edite de Turvo conquistam oportunidades internacionais

 

Com muita alegria, o CCM Edite Cordeiro Marques parabeniza os estudantes Thiago Silvestrin e Bianca Machado Camargo por conquistas extraordinárias!

O aluno Thiago Silvestrin foi convocado para embarcar no dia 07 de julho, representando nossa escola no exterior com muito orgulho.

Já a aluna Bianca Machado Camargo foi classificada para o programa Ganhando o Mundo 2026, garantindo sua vaga em uma futura jornada internacional de aprendizado e crescimento.

Essas conquistas são reflexo do esforço, da dedicação e do talento dos nossos estudantes.

Desejamos muito sucesso nessa nova etapa.

Fonte e fotos: CCM Edite


Faleceu Marilisa Niedhidt Fernandes Rosa


A Funerária São Roque, com pesar, comunica o falecimento de Marilisa Niedhidt Fernandes Rosa, aos 72 anos, ocorrido neste sábado, 05 de julho, no município de Campina do Simão.

O corpo será transladado para Campo Largo, onde será realizada a cremação.





Homem atropela ex e confessa plano de assassinato e suicídio em Turvo


A equipe da Polícia Militar de Turvo foi acionada por volta das 8h40 da manhã deste sábado (05/07) para atender uma ocorrência de atropelamento, ocorrido na viela lateral ao lado do Estádio Municipal. Ao chegar ao local, a equipe não encontrou nenhuma vítima ou veículo envolvido.

Nesse momento, um homem compareceu à equipe relatando que havia passado a noite com sua namorada e a estava acompanhando a pé até a residência dela, localizada próxima ao local do fato. Segundo ele, no momento em que a deixou na frente da casa, um veículo Fiat Uno, de cor vermelha, conduzido pelo ex-marido da mulher, se aproximou e a atropelou.

Ainda conforme o relato, ao tentar socorrê-la, o autor teria ameaçado o atual namorado com uma arma, fazendo com que ele fugisse para se proteger. O homem só retornou ao local ao avistar a viatura policial e, então, foi informado por populares que o autor havia colocado a vítima no carro e deixado o local.

Diante da situação, a equipe policial iniciou buscas com o apoio de outra viatura. Por volta das 10h20, o veículo suspeito foi avistado, e teve início um acompanhamento tático. O condutor seguiu em direção ao Destacamento da Polícia Militar de Turvo, onde foi abordado em frente à unidade pela equipe local.

Foi constatado que a vítima ainda estava dentro do carro, com ferimentos. O SAMU foi acionado imediatamente e prestou atendimento clínico, encaminhando-a ao Hospital Bom Pastor com suspeita de fraturas na pelve e costelas.

Ao ser questionado sobre os fatos, o autor confessou ter agido por ciúmes. Disse que, após atropelar a ex-esposa, colocou-a no carro com a intenção de matá-la e, em seguida, tirar a própria vida. Relatou ainda que seguiu até uma estrada rural na localidade de Curitibinha, onde voltou a agredi-la em um local isolado. No entanto, ao avistar a viatura da polícia, desistiu do crime e decidiu se entregar.

Diante dos fatos, foi dada voz de prisão ao autor. O veículo e o celular dele foram apreendidos para os procedimentos cabíveis.

Ao ser questionado sobre a suposta arma de fogo usada para ameaçar o namorado da vítima, o autor negou a posse de arma e afirmou ter utilizado uma faca, que foi localizada no interior do veículo.


Ciclista morre após ser atingida por caminhonete na PRC-466

Na noite desta sexta-feira (04/07), conforme informações da Polícia Rodoviária, uma ciclista transitava pela PRC-466, sentido Manoel Ribas a Pitanga, próximo do trevo do BNH Coamo, quando ao atingir o km 174 + 300 m, envolveu-se em sinistro com uma Chevrolet/S10, placas Pitanga, que transitava no mesmo sentido, o qual veio a colidir na traseira da bicicleta. 

Do evento resultou em danos materiais nos veículos e ferimentos gravíssimos na condutora da bicicleta, que foi encaminhada para o hospital e posteriormente veio a óbito. A vítima foi identificada como sendo Vilma Aparecida dos Santos.

Dia Internacional do Cooperativismo

 

Celebrado neste sábado, 05 de julho, o Dia Internacional do Cooperativismo é marcado pelo impacto que exerce no mundo

Há cerca de 200 anos iniciou um modelo de negócio que prezava pela união e colaboração de pessoas com interesses em comum. Fundado em 1844, por meio da iniciativa de 28 pessoas, entre operários e tecelões, surgiu a 1ª Cooperativa do mundo, na cidade Rochdale, Inglaterra, batizada como Sociedade Equitativa dos Pioneiros de Rochdale.

Desde então, o cooperativismo se propagou pelo mundo e alinha-se às práticas sustentáveis na essência. O modelo de negócio passa por 7 princípios do Cooperativismo, que desde a primeira cooperativa, se faz presente na pauta das ações diárias das cooperativas: adesão livre e voluntária, seguido por gestão democrática, participação econômica, autonomia e independência, educação, formação e informação, intercooperação, e, por último o interesse pela comunidade.

Fabio Peterlini, Presidente da Cooperativa Sicredi Planalto das Águas PR/SP, enfatiza que “o cooperativismo movimenta a economia local, gera emprego, fortalece a comunidade e promove um desenvolvimento sustentável das regiões onde estamos inseridos, sempre por meio da união das pessoas. Além de promover um mundo mais justo, sustentável e humano, pois todos participam das decisões e compartilham os resultados”.

O Diretor Executivo, Valmir Dzivielevski, complementa sobre os diferenciais e impactos do cooperativismo: “uma pesquisa da FIPE de 1994 a 2017, encomendada pelo Sicredi e realizada em todos os municípios brasileiros, comprovou que a cada R$ 1 concedido em crédito gera 2,45 de PIB local. Neste caso, ficou em evidência que os municípios que possuem uma cooperativa de crédito, são mais desenvolvidos comparado aos que não possuem”.

Outro estudo que comprova os benefícios do Cooperativismo na vida das pessoas, é o que chamamos de BES (Benefício Econômico Sicredi – indicador calculado de acordo com base em metodologia do Banco Central do Brasil), em que mostra o que os Associados Sicredi economizaram movimentando na sua Cooperativa, comparando com uma pessoa que movimentou suas finanças em um banco. A economia chega mais de R$ 25 Bilhões de Reais, dados de 2023 para 2024, aumento de cerca de 10% com o período anterior.

Neste contexto, entendendo o impacto que o cooperativismo exerce, o ano de 2025 foi chancelado pela ONU (Organização das Nações Unidas), pela segunda vez, como o Ano Internacional das Cooperativas, com o tema: “Cooperativas constroem um mundo melhor”.

O primeiro marco foi em 2012, quando a ONU destacou as Cooperativas como instrumento de desenvolvimento econômico e social das localidades onde estão inseridas.

Este reconhecimento reforça a relevância do cooperativismo em nível mundial, para construção de um futuro mais sustentável, inclusivo e colaborativo. Além disso, em 2025 celebramos diversas datas importantes. A primeira delas é neste sábado, 05 de julho: o Dia Internacional do Cooperativismo, instituído pela própria ONU, no ano de 1992.

Já o dia 30 de agosto será marcado pelo Dia de Cooperar (Dia C), no qual nos unimos em prol de algum movimento 100% voluntário.

O Sicredi, instituição financeira cooperativa com mais de 122 anos de história, convida você para experimentar uma vida financeira alternativa. Aqui você encontra soluções financeiras para pessoa física, pessoa jurídica e para o agronegócio. Além de contar com taxas justas e um atendimento próximo e humano.

Visite uma de nossas agências e acompanhe nossas redes sociais oficiais para ficar por dentro de todas as novidades:

Facebook – Facebook




Sicredi não é só dinheiro, é ter com quem contar!

De 08 a 14 de julho, participe do Cerco de Jericó na Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Turvo

 





Publicidade