[Fechar]

segunda-feira, 4 de setembro de 2023

PRF divulga balanço do acidente na BR-277


A Polícia Rodoviária Federal (PRF) divulgou, no final da manhã desta segunda-feira (4), informações preliminares sobre as causas do engavetamento monstro na tarde de sábado (2), no km 136 da BR-277, em Balsa Nova.

Veja o que diz a PRF:

“No sábado (2), por volta das 14h30, na BR-277, na altura do km 136, em Balsa Nova (PR), a PRF registrou um engavetamento envolvendo múltiplos veículos. A extensão do acidente se deu por cerca de 600 metros. Chovia no momento do acidente e havia a formação de neblina e o congestionamento, em seu pico, chegou a cerca de 15 quilômetros.

Segundo informações preliminares, inicialmente, houve uma colisão traseira entre um automóvel e um caminhão, dando sequência a várias outras colisões, devido a falta de visibilidade provocada pelas condições climáticas no momento do acidente. Dois caminhões se incendiaram com as colisões. Não houve vítimas relacionadas ao incêndio.

A rodovia permaneceu interditada no sentido Ponta Grossa (PR) desde o início do acidente, sendo liberada totalmente após mais de 24 horas, no domingo (3), por volta das 16 horas. No sentido Curitiba (PR) não houve interdição, mas foi realizado, em determinados momentos, o sistema pare-e-siga para poder escoar o volume de veículos presos por causa da interdição da via.

Agentes da PRF, Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Científica, IML, DER e Guarda Municipal de Campo Largo participaram do atendimento, em escala de revezamento, por mais de 24 horas.

O Corpo de Bombeiros atendeu 11 vítimas feridas em estados moderado e grave que foram encaminhadas aos hospitais Evangélico e do Trabalhador, em Curitiba, e Santa Casa de Palmeira. Cinco óbitos foram confirmados pelo IML de Curitiba, para onde os corpos foram encaminhados.

Nove veículos acidentados foram recolhidos pela PRF ao pátio conveniado e os demais foram entregues aos condutores ou responsáveis no local.

As causas do acidente, bem como a quantidade de veículos envolvidos e demais informações, serão divulgadas após a conclusão do laudo do acidente da PRF e da perícia da Polícia Científica.

Eventuais testemunhas que presenciaram os momentos iniciais do acidente e puderem contribuir com as investigações podem entrar em contato com a Delegacia de Polícia Civil em Campo Largo”.


(Foto: João Frigério)
Fonte: Bem Paraná

Aproveite as ofertas do Supremamais Supermercado de Turvo

 

Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Turvo

Sessão desta segunda-feira (04/09). Acompanhe no vídeo:

Recado do Centro Educacional JNJ e Polo do UniCV

 


Sábado, dia 09 de setembro, teremos prova on-line de Reclassificação de quem não concluiu o Ensino Fundamental e pretende se matricular para fazer o Ensino Médio no EaD. 

Se você tem 18 anos ou mais e precisa concluir os estudos, entre em contato conosco pelo (42) 99128-1476.

Nesta terça-feira tem Missa de Cura e Libertação na Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Turvo

 


Temporal em Guarapuava derruba árvores e danifica cabos de energia; Mais de 2 mil pessoas ficam sem luz


Um temporal que atingiu Guarapuava, no centro do Paraná, derrubou árvores e danificou cabos de luz, no começo da tarde desta segunda-feira (4).

Com a força dos ventos, galhos, árvores, telhas e outros objetos foram lançados sobre a rede elétrica.

Segundo a Companhia Paranaense de Energia (Copel) e a Energisa Sul-Sudeste, empresas responsáveis pela distribuição de energia na cidade, a chuva intensa e os ventos fortes deixaram moradores sem energia elétrica.

A Copel informou que, da região que atende, são 2.581 unidades consumidoras sem energia. A Energisa não soube responder o número de domicílios afetados.

De acordo com a Copel, na região rural, parte da Colônia Vitória, no Distrito de Entre Rios está sem energia. Ainda não há previsão de quando o fornecimento deve ser normalizado.

Funcionários da Copel explicaram que foi necessário suspender o fornecimento de energia por ser considerada uma situação de risco, uma vez que galhos de araucárias caíram em cima de cabos de energia e, com isso, um poste entortou.

Uma equipe da Copel, especializada neste tipo de conserto, foi acionada com urgência.

O incidente ocorreu em frente a um colégio particular, que está sem luz. O Museu de Entre Rios também foi prejudicado com a falta de energia. O hospital, que fica ao lado do museu, não foi afetado e está funcionando normalmente.

Na região há ainda casas, comércios e também a sede da cooperativa Agrária.

A Energisa afirmou que assim que iniciaram os ventos, a empresa acionou o seu plano operacional de contingência e, com equipes nas ruas, trabalha para restabelecer a energia para os clientes afetados.

Segundo a empresa, neste momento, dentro dos protocolos técnicos e de segurança, as equipes realizam manobras no sistema elétrico para agilizar o restabelecimento da energia de forma gradativa.

Fonte: G1 PR e RPC


Sicredi conquista zona de excelência na satisfação dos associados

O índice de recomendação de 75,23% é verificado pelo método Net Promoter Score (NPS)


O Sicredi alcançou, em julho, o nível de recomendação de 75,23% entre seus mais de 7 milhões de associados, resultado que o coloca na zona de excelência. Tendo como um dos seus diferenciais o relacionamento próximo, a instituição teve como principal fator das notas promotoras (9 e 10 em uma escala de 0 a 10) o atendimento nas mais de 2,5 mil agências distribuídas em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal.

Entre as avaliações promotoras, 79% tiveram como motivo principal o Atendimento prestado nas agências, seguido pela satisfação com os Produtos (7,7%) e Canais (7,6%). Todos os segmentos de públicos atendidos pelo Sicredi – Pessoa Física (PF), Pessoa Jurídica (PJ) e Agro – apresentaram evolução positiva em comparação a julho de 2022, sendo que o aumento do índice de PJ foi maior nesta edição, com crescimento de 3,3 pontos percentuais na satisfação.

“De Norte a Sul, o relacionamento próximo é o grande diferencial do Sicredi. Nós buscamos proporcionar uma experiência humanizada em nossos canais físicos e digitais e os associados têm reconhecido isso por meio das suas avaliações, o que nos enche de orgulho e motivação”, celebra a diretora executiva de Marketing e Experiência do Sicredi, Cristina Duclos.

Para atribuir o nível de satisfação dos associados, a instituição usa o método NPS, criado pela Bain & Company e aplicada em todo o mundo, que avalia a percepção da experiência de relacionamento com a marca e permite o acompanhamento deste indicador a cada mês. Nesta edição da pesquisa, foram realizadas mais de 167 mil entrevistas por telefone para obtenção das informações, entre julho de 2022 e agosto de 2023.

Campanha da Secretaria da Saúde marca o Setembro Amarelo no Paraná


O mês inicia com uma importante ação de conscientização e prevenção do suicídio no Paraná: o Setembro Amarelo. A campanha é nacional e ampla, tendo como principal objetivo o debate sobre o tema, a fim de diminuir o estigma e chegar mais perto das pessoas que necessitam de ajuda. Durante o mês, várias ações serão intensificadas no Estado, com campanhas informativas e capacitações.

De acordo com a Divisão de Saúde Mental da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), a mortalidade por suicídio atinge majoritariamente os homens. Ele é o final de uma complexa rede de fatores. De acordo com profissionais da saúde, é multifatorial, ou seja, depende de vários fatores para ser compreendido. Essas causas podem estar relacionadas a contextos econômicos, religiosos, sociais, biológicos, ambientais, culturais, psicológicos e psiquiátricos.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), todos os anos, mais pessoas morrem como resultado de suicídio do que HIV, malária ou câncer de mama.

“O Setembro Amarelo é um importante momento para identificarmos a necessidade de falar sobre o tema, entretanto, precisamos garantir que essas ações de prevenção ocorram o ano todo, garantindo o cuidado integral em saúde mental daqueles que necessitarem”, enfatizou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

No Paraná, a Divisão de Saúde Mental (DVSAM) elaborou, em parceria com a Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP), um Curso de Prevenção do Suicídio, na modalidade Ensino a Distância (Ead). O curso, com duração de 65 horas, está disponibilizado para todo o Brasil com apoio do Ministério da Saúde. É gratuito, voltado aos profissionais de saúde e também da Rede Intersetorial (assistência social, educação, entre outros).

Por meio das 22 Regionais de Saúde, que atuam em todos os municípios, a Secretaria também distribuirá material informativo sobre medidas preventivas, além de promover mobilizações sobre o tema.

“Atualmente sabe-se que falar sobre o suicídio é essencial para que possamos de fato preveni-lo, conforme orienta a OMS. O tema que já foi um grande tabu e ações como essas auxiliam e permitem que as pessoas falem mais sobre isso, inclusive que saibam onde buscar ajuda”, disse a coordenadora da DVSAM da Sesa, Suelen Gonçalo.

ORIGEM DA DATA – Em setembro de 1994, nos Estados Unidos, o jovem de 17 anos Mike Emme cometeu suicídio. Ele tinha um Mustang 68 amarelo e, no dia do seu velório, seus pais e amigos decidiram distribuir cartões amarrados em fitas amarelas com frases de apoio para pessoas que pudessem estar enfrentando problemas emocionais.

Para reforçar ainda mais a importância da conscientização sobre o tema, foi estabelecido, mundialmente, o dia 10 de setembro como o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio (DMPS). A data representa um compromisso global de focar a atenção na prevenção.

ONDE BUSCAR AJUDA – A orientação é buscar o CVV – Centro de Valorização da Vida, pelo 188 ou http://www.cvv.org.br/, serviços de urgência (192), pronto atendimentos, Unidades Básicas de Saúde e CAPS, e a Ouvidoria-Geral da Saúde, no 0800 644 44 14.

Polícia Civil oferta 98 vagas de estágio para 41 municípios paranaenses


A Polícia Civil do Paraná (PCPR) oferta 98 vagas de estágio para estudantes dos ensinos médio, técnico e superior. As inscrições podem ser feitas entre 4 e 12 de setembro, até as 23h59. A instituição oferece vagas em 41 municípios paranaenses.

Setenta e cinco vagas são de nível superior, 15 para pessoas de nível superior com deficiência, quatro para alunos do ensino médio regular e duas para médio profissional integrado. Há, ainda, quatro para nível técnico subsequente. As vagas de nível superior são voltadas para estudantes dos cursos de Direito, Informática e Arquitetura.

Durante o período de inscrição, os interessados deverão preencher o formulário disponível no site da PCPR e se inscrever na vaga ofertada no site da Central de Estágios do Paraná. Os candidatos inscritos terão o histórico escolar analisado. Para cada uma das vagas os três candidatos melhor classificados pela média acadêmica e aprovados em análise curricular serão chamados para entrevista pessoal em uma unidade da PCPR.

São requisitos para candidatura o estudante ter idade mínima de 16 anos, possuir cadastro ativo e atualizado no site da Central de Estágios, não prestar estágio simultaneamente em mais de um órgão estadual, pertencer a uma das instituições de ensino conveniadas com o Governo do Paraná e não ter realizado estágio de nível médio, técnico ou superior vinculado à Central de Estágio no prazo máximo de dois anos. Para mais informações acesse www.policiacivil.pr.gov.br/estagio.

As cidades que possuem vagas abertas são: Curitiba, Campo Largo, Colombo, Piraquara, Bocaiúva do Sul, Campina Grande do Sul, Pinhais, São José dos Pinhais, Paranaguá, São Mateus do Sul, União da Vitória, Guarapuava, Cascavel, Telêmaco Borba, Rio Negro, Chopinzinho, Jaguariaíva, Ubiratã, Reserva, Santo Antônio do Sudoeste, Maringá, Londrina, Arapoti, Andirá, Carlópolis, Jaguapitã, Marmeleiro, Ortigueira, Pontal do Paraná, Santa Helena, São João do Triunfo, Sarandi, Ponta Grossa, Arapongas, Rolândia, Irati, Marechal Cândido Rondon, Araucária, Engenheiro Beltrão e Joaquim Távora.

Semana começa com 14,5 mil vagas disponíveis nas Agências do Trabalhador do Paraná


As Agências do Trabalhador do Paraná e postos avançados começam a semana com a oferta de 14.559 vagas com carteira assinada no Estado. A maior parte é para auxiliar de linha de produção, com 3.286 oportunidades. Na sequência, aparecem as funções de magarefe, com 455 vagas, abatedor de aves, com 341, e operador de telemarketing ativo e receptivo, com 320.

A Região Metropolitana de Cascavel concentra o maior volume de postos de trabalho disponíveis (3.885). São ofertadas 946 vagas para auxiliar de linha de produção, 315 para magarefe, 240 para operador de processo de produção e 200 para abatedor de aves.

Na sequência, está a Grande Curitiba, com 3.363 postos de trabalho. São 320 para operador de telemarketing ativo e receptivo, 240 para operador de telemarketing receptivo, 231 para operador de telemarketing ativo e 172 para auxiliar de linha de produção.

Na Capital, a Agência do Trabalhador Central oferta 25 vagas para preenchimento urgente: auxiliar de cozinha (12), analista contábil (04), cozinheiro de restaurante (03), cuidador de pessoas idosas e dependentes (03) e analista de recursos humanos (03).

Nas demais regionais do Interior são destaques Londrina (1.364), Pato Branco (1.148) e Foz do Iguaçu (1.135 ). Em Londrina, as funções que lideram as ofertas de vagas são auxiliar de linha de produção, com 193 vagas, alimentador de linha de produção, com 83, carregador (armazém), com 60, e auxiliar de produção de gorduras vegetais comestíveis, com 46 oportunidades.

Em Pato Branco, os destaques são para auxiliar de linha de produção (371), auxiliar de almoxarifado (61), trabalhador da avicultura de corte (45) e vendedor interno (44).

Em Francisco Beltrão, há oferta de emprego para auxiliar de linha de produção, com 225 oportunidades, abatedor de avicultura de corte, com 36, costureiro, com 26, e trabalhador de avicultura de postura, com 14.

Na região de Foz do Iguaçu são 404 vagas para auxiliar de linha de produção, 82 para operador de caixa, 80 para abatedor de aves e 55 para alimentador de linha de produção.

ATENDIMENTO – Os interessados em ocupar as vagas devem buscar orientações entrando em contato com a unidade da Agência do Trabalhador de seu município. Para evitar aglomeração, a sugestão é que o atendimento seja feito com horário marcado. O agendamento deve ser feito AQUI.

Óbitos registrados em Guarapuava e Região


A Central de Triagem informa os óbitos registrados em Guarapuava e Região - CLIQUE AQUI...
Publicidade