[Fechar]

sexta-feira, 8 de setembro de 2023

Faleceu Olivina Correia Almeida


Faleceu na tarde desta desta sexta-feira (08/09) Olivina Correia Almeida, aos 81 anos.

O velório será realizado na Capela Mortuária de Boa Ventura de São Roque, até a manhã deste sábado.

Após o corpo será transladado para o salão da igreja do Rio do Tigre, onde acontecerá o velório até ás 17h00, em seguida o sepultamento.


Informou Funerária VitalPax

Casal de idosos morre após bater de frente com caminhão na PR-151


Um casal de idosos morreu ao bater o carro de frente com um caminhão na PR-151 em Palmeira, nos Campos Gerais do Paraná, de acordo com informações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE).

O acidente aconteceu por volta das 6h na região dos Lagos, sentido Palmeira. O veículo capotou após a batida, acredita a PRE.

Segundo os policiais, o motorista do caminhão relatou que o acidente aconteceu quando o motorista do carro tentou fazer uma ultrapassagem. O trecho possui faixa contínua e é repleto de curvas, destaca a polícia.

De acordo com informações apuradas pela RPC no local, as vítimas tinham 66 e 67 anos e são de São Mateus do Sul, cidade do sul do Paraná.

O caminhoneiro, de 31 anos, é de Iomerê, Santa Catarina, e não se feriu. Ele afirmou à PRE que retornava de Londrina, onde deixou uma carga.

O trânsito no KM 369 chegou a ficar totalmente bloqueado, mas foi liberado até a publicação desta reportagem.

As causas do acidente devem ser investigadas pela Polícia Civil.

Inaugura neste sábado em Turvo, Marcelo Eletrônica e a Loja Toque da Graça



Veja mais nos vídeos abaixo:






 

Mãe é presa após ir para o bar e deixar 3 filhos sozinhos em casa


Uma mulher de 32 anos acabou presa por abandono de incapaz, após deixar três filhos pequenos sozinhos em casa para ir a um bar com a outra filha adolescente. O caso ocorreu por volta das 23h dessa quinta (7) na Localidade Segredo em Foz do Jordão.

A Polícia Militar ficou sabendo depois que duas mulheres procuraram a equipe. As denunciantes acompanharam os policiais até a casa e encontraram três crianças sozinhas, de quatro, oito e 11 anos. Conforme o boletim, a criança de oito anos é especial.

Além disso, não havia qualquer tipo de cuidado e higiene, e as crianças estavam em meio a animais de estimação e lixo. De acordo com a PM, ficou constatado ainda que não havia alimento nos armários e na geladeira. 

As crianças não tiveram o sexo informado pela PM, e foram levadas para a Casa Abrigo. Em patrulhamento, os policiais encontraram a mãe e a filha de 13 anos, que acabou levada com os irmãos para o abrigo. 

Os policiais prenderam a mulher e a encaminharam para a Polícia Judiciária.

Fonte: RSN

XI Olimpíada Rural de Turvo começa nesta sexta-feira (08)

 

A maior festa da região está de volta! A XI Olimpíada Rural de Turvo vai acontecer nos dias 8, 9 e 10 de setembro. O evento, neste ano, ocorrerá no Estádio Municipal Albino Angelo Filipin, em Turvo, Paraná.

A Olimpíada Rural de Turvo, que já está em sua 11ª edição, busca reunir a comunidade local e regional em uma programação cultural, artística e de competição que valoriza o trabalho do homem e da mulher do campo.

O evento tem como tema central as provas da Olimpíada Rural, onde disputam equipes formadas por agricultores das diversas comunidades rurais do Município de Turvo. As provas são baseadas em atividades do cotidiano rural, como o típico “pega porco na lama” ou a disputa de quem debulha primeiro a espiga de milho.

A XI Olimpíada Rural de Turvo também traz os maiores shows da região, que na última edição reuniram mais de 50 mil pessoas. Nesta edição, a festa terá show do Trio Parada Dura, no dia 9 de setembro, e show do Gustavo Mioto, no dia 10 de setembro.


Confira a programação:

08/09 Sexta-Feira

19h Show de Talentos

Abertura ExpoTurvo


09/09 Sábado

9h Palestra

13h30 Início das provas

15h Festival com atrações artísticas

19h Concurso Garota Turvo

22h Show Trio Parada Dura


10/09 Domingo

13h Continuação das provas

17h encerramento e premiação da XI Olimpíada Rural de Turvo

20h Show Gustavo Mioto

É possível identificar sinais e evitar um suicídio?


De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, divulgado em julho, o número de suicídios no Brasil cresceu 11,8% em 2022 na comparação com 2021. No ano passado, foram 16.262 registros, uma média de 44 por dia. Em 2021, foram 14.475 suicídios. Em termos proporcionais, o Brasil teve 8 suicídios por 100 mil habitantes em 2022, contra 7,2 em 2021. O suicídio é um fenômeno multifatorial, ou seja, são vários elementos envolvidos (psicológicos, biológicos, sociais e culturais) que levam à decisão de alguém tirar a própria vida.

Em 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio e o mês ganha a cor amarela para chamar atenção para o problema. Quando um suicídio acontece, aqueles que conviviam com a vítima se questionam se não poderiam ter evitado a tragédia de alguma forma. A psiquiatra Elen Cristina de Oliveira, que atende no centro clínico do Órion Complex, em Goiânia, revela que quem está com pensamento suicida sempre dá sinais. “É possível detectar sinais precoces de comportamento suicida e evitar um desfecho fatal”.

A especialista destaca o que observar nas pessoas à sua volta:

- Isolamento e mudanças de comportamento, deixando de fazer as coisas que gosta;

- Mudanças e oscilações de humor;

- Pessoas que estão deprimidas, com baixa autoestima, com falta de esperança, desamparo e dificuldade de pedir ajuda;

- Pessoas que já fizeram alguma tentativa de suicídio;

- Quem faz automutilação, se cortar, queimar;

- Quem passa a dizer alguma dessas falas: “A vida não vale mais a pena, se eu morrer ninguém vai sentir falta”, “Tenho vontade de sumir”, “Nada mais parece fazer sentido, há apenas uma dor tão pesada que carrego e que não consigo mais suportar”, “Não aguento mais viver assim”, “Eu gostaria de viver, mas não assim...”, “Não há mais nada que eu possa fazer, seria melhor morrer...”, “Parece simplesmente não existir nenhuma luz no fim do túnel”.

COMO AJUDAR

A psiquiatra Elen Cristina de Oliveira explica como ajudar ao perceber um desses sinais em alguém. “Acolher, não julgar e ouvir com atenção. Pedir ajuda e formar uma rede de apoio, além de orientar e acompanhar para tratamento. O CVV (188) também é uma rede de apoio para orientações e escuta. Em caso de risco iminente de suicídio, com ameaça clara ou se a pessoa estiver portando objeto de risco, permanecer em vigilância 24h e encaminhar ao Pronto Socorro Psiquiátrico mais próximo. Já em caso de uma tentativa de suicídio, o mais urgente é a preservação da vida. Neste caso o cuidado inicial são os primeiros socorros”.

Ao contrário do que muitos pensam, nem sempre o suicídio está ligado à depressão, a médica também comenta esse aspecto. “Existe um estigma e uma crença de que o comportamento suicida é uma moeda de troca para ganhar atenção e cuidado. Na verdade é um pedido de socorro e uma comunicação não verbal de que a vida está por um fio”, afirma a especialista. “O comportamento suicida também pode acontecer em pessoas com traços impulsivos, uso abusivo ou dependências de substâncias (álcool e drogas ilícitas) e surtos psicóticos (com alucinações e delírios, como na esquizofrenia)”, completa.

Para Elen Cristina de Oliveira a campanha setembro amarelo é essencial para educar sobre o comportamento suicida. “É importante combater o estigma sobre algo que realmente acontece na nossa sociedade. Cada morte por suicídio abala a comunidade e tem um intenso impacto em pelo menos mais seis pessoas próximas. O impacto psicológico, social e financeiro do suicídio numa família e na comunidade que a acolhe é imensurável. É assustador pensar que a cada 40 segundos uma pessoa comete suicídio e a cada 3 segundos alguém faz uma tentativa contra a própria vida. Precisamos conscientizar sobre este risco e o que fazer para cuidar de quem mais precisa”, alerta a psiquiatra.

Fonte: Gmais Notícias 

HOMEM MORRE EM GRAVE COLISÃO NA PR 466

Um homem morreu após um grave acidente de trânsito na noite desta quinta-feira (7), por volta das 20h15, na PR 466, próximo ao distrito do Alto Porã, em Ivaiporã.

Segundo a Polícia Rodovia Estadual (PRE), a colisão frontal envolveu um carro Ford/Escort (com placas de Ivaiporã) e um caminhão Iveco/Tector 240E28 (com placas de Curitiba).

O motorista do automóvel, O.T.D.S. (46 anos), morador de Arapuã, não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Já o condutor do caminhão, R.B.B. (54 anos anos), saiu ileso.

O Corpo de Bombeiros de Ivaiporã, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a Polícia Civil e o Instituto Médico-Legal (IML) estiveram no local para as medidas cabíveis.

Texto: jornalista Lucas Herdt/NH Notícias
Foto: PRE
Publicidade