[Fechar]

terça-feira, 9 de novembro de 2021

Turvo está há 46 dias sem registrar novos casos de Covid-19

 





Sicredi e Turma da Mônica Jovem distribuem 1,3 milhão de gibis com dicas de Educação Financeira

Parceria entre a instituição financeira cooperativa e a Mauricio de Sousa Produções chega a escolas e agências da Sicredi Planalto das Águas PR/SP reforçando ações da Semana Nacional da Educação Financeira

Para informar os jovens com dicas sobre planejamento financeiro, controle dos gastos e a importância do hábito de poupar e investir, o Sicredi lança nos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro as três primeiras edições das revistas em quadrinhos da Turma da Mônica Jovem com temática de educação financeira. A iniciativa integra a parceria da instituição financeira cooperativa com a Mauricio de Sousa Produções e que já resultou em seis edições de gibis especiais e desenhos animados da Turma da Mônica sobre o tema.

As revistas em quadrinhos, baseadas no conteúdo do Caderno de Educação Financeira e Gestão de Finanças Pessoais do Banco Central do Brasil, são gratuitas e ficam disponíveis nas agências da Sicredi Planalto das Águas PR/SP. O material também será utilizado em oficinas de educação financeira realizadas pela cooperativa com adolescentes e jovens.

Mauricio de Sousa ressalta a importância de tratar temas importantes com uma linguagem voltada para as novas gerações. “Em minha juventude, se tivesse essas informações, me ajudaria muito no início de minha vida profissional. Nestas revistas são passadas dicas importantes por meio dos personagens, que já fazem parte do universo jovem, na linguagem leve e eficaz dos quadrinhos”, aponta.

No estado do Paraná, o Sicredi firmou um acordo com a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEED-PR), para a distribuição gratuita de 1,3 milhão de gibis da Turma da Mônica Jovem. Essa distribuição será realizada para todos os estudantes do ensino médio da rede pública estadual de ensino, por meio das agências do Sicredi. Segundo o Secretário de Educação, Renato Feder, os exemplares contribuirão para que os estudantes aprimorem, por meio da leitura, ainda mais seus conhecimentos e conceitos sobre educação financeira. O trabalho com este componente curricular no estado do Paraná, tem como objetivo ajudar os jovens e adolescentes a se relacionarem de forma saudável com os recursos financeiros, melhorando suas expectativas presentes e futuras.

Para marcar a o início da Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF), as 16 agências da cooperativa Sicredi Planalto das Águas PR/SP estão distribuindo os gibis da Turma da Mônica à comunidade, enfatizando sobre a importância de falarmos sobre educação financeira desde os primeiro anos escolares.

O presidente da Sicredi Planalto das Águas PR/SP Fabio Peterlini destaca que a iniciativa faz parte das ações da cooperativa para contribuir com a educação financeira das futuras gerações. O Presidente ainda ressalta: “Acreditamos que conceitos aprendidos na infância e na adolescência podem ser consolidados na vida adulta para uma vida financeira mais saudável. Por isso, nossas iniciativas englobam todos os públicos, incluindo crianças e jovens. A partir do conhecimento, queremos ajudar a construir uma sociedade mais próspera”.

O lançamento das revistas em quadrinhos integra as ações da cooperativa durante a Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF), entre os dias 8 e 14 de novembro. No período, também estão programadas atividades como oficinas de educação financeira.

“Os nossos projetos na área de educação financeira estão conectados com os propósitos do cooperativismo de crédito, e para o sucesso de cada iniciativa contamos com um parceiro fundamental: os colaboradores voluntários, que durante as oficinas e atividades, seguem impactando positivamente nossos associados e as comunidades onde atuamos”, finaliza o Diretor Executivo da cooperativa, o Sr. Valmir Dzivielevski.

Boletim da Covid-19 confirma 1.141 novos casos e 23 óbitos no Paraná


A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgou nesta terça-feira (9) mais 1.141 casos e 23 mortes em decorrência da infecção causada pelo novo coronavírus. Os casos são referentes aos meses ou semanas anteriores e não representam a notificação das últimas 24 horas.

Os dados acumulados do monitoramento mostram que o Paraná soma 1.558.871 casos e 40.439 óbitos.

Os casos confirmados divulgados nesta data são de novembro (492), outubro (303), setembro (151), agosto (71), julho (44), junho (39), maio (39) e março (1) de 2021 e julho (1) de 2020. Os óbitos são de novembro (15), outubro (4), maio (2) e março (1) de 2021 e julho (1) de 2020.

INTERNADOS – 309 pacientes com diagnóstico confirmado estão internados. São 242 em leitos SUS (139 em UTIs e 103 em clínicos/enfermarias) e 67 em leitos da rede particular (38 em UTIs e 29 em clínicos/enfermarias).

Há outros 927 pacientes internados, 535 em leitos de UTI e 392 em enfermarias, que aguardam resultados de exames. Eles estão em leitos das redes pública e particular e são considerados casos suspeitos.

ÓBITOS – A Sesa informa a morte de mais 23 pacientes. São 12 mulheres e 11 homens, com idades que variam de 43 a 85 anos. Os óbitos ocorreram entre 29 de julho de 2020 e 8 de novembro de 2021.

Os pacientes que morreram residiam em Londrina (5), Apucarana (3), Ponta Grossa (2), Maringá (2) e Cascavel (2), além de um óbito em cada um dos seguintes municípios: Sarandi, Santa Terezinha de Itaipu, Ribeirão do Pinhal, Palmeira, Marechal Cândido Rondon, Mandaguari, Foz do Iguaçu, Curitiba e Corbélia.

FORA DO PARANÁ – O monitoramento da Secretaria da Saúde registra 6.221 casos de não residentes no Estado – 222 pessoas morreram.


Com retomada do turismo, Estado vai alavancar 299 atrativos religiosos em 2022


O Grupo de Trabalho (GT) de Turismo Religioso se reuniu nesta terça-feira (09) para dar início aos debates sobre o calendário de atividades que devem alavancar o segmento em 2022. O GT é coordenado pela Paraná Turismo. Também participaram da reunião representantes da Fecomércio Paraná e da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav).

As ações efetivas do ano que vem devem ser discutidas no próximo encontro do GT, no final do ano, em Foz do Iguaçu, durante o Festival Internacional de Turismo das Cataratas, nos dias 1, 2 e 3 de dezembro.

A Paraná Turismo é um órgão vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest).

De acordo com o diretor-presidente da autarquia, João Jacob Mehl, esta modalidade turística tem uma grande importância para o Estado.

“O turismo religioso é um dos segmentos que mais cresce no Paraná. Nós temos, por exemplo, a cidade de Lunardelli, com Santa Rita de Cássia, que chega a receber 50 mil pessoas em um único domingo”, aponta.

O diretor-presidente destaca, ainda, a Rota do Rosário, localizada no Norte Pioneiro, e a Rota da Medalha Milagrosa, nos Campos Gerais. “O Paraná está repleto de rotas de movimentos romeiros. Este é, sem dúvida alguma, um turismo muito forte”, completa.

TURISMO RELIGIOSO - O Paraná possui, atualmente, 299 atrativos de turismo religioso reconhecidos pela Paraná Turismo, entre rotas, monumentos, manifestações culturais e espaços naturais. O número representa cerca de 25% da totalidade de destinos do Estado.

“Esse grupo de trabalho une a força de diversas instituições que têm expertise e cooperam para o desenvolvimento desse tipo de turismo”, afirma o assessor da presidência da Fecomércio Paraná, Giovani Bagatini.

“Nós estamos em processo de crescimento deste grupo de trabalho que estuda todo o turismo religioso do Paraná em todas as suas formas, capacitando, orientando e incentivando as regiões turísticas do Estado”, destaca o coordenador do GT, Eliseu Rocha.

Para conhecer todos os roteiros do segmento religioso no Estado basta acessar www.turismo.pr.gov.br.

Hospital Bom Pastor de Turvo contrata Recepcionista





 

Prefeitos buscam acelerar implantação do SAMU Regional



Na manhã desta segunda-feira (08), na sede do Centro de Especialidades, ocorreu a assembleia de prefeitos dos municípios que compõe o CIS-5ª Regional. Presidida pelo prefeito Celso Góes, a assembleia deliberou sobre o rateio de custos para o início das atividades do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, SAMU-Regional. “A implantação do SAMU regional é uma necessidade que a formalização do novo consórcio de saúde acelerou e que foi definida nesta assembleia com a aprovação do rateio de custos entre os municípios”, explicou o prefeito Celso Góes, que também preside o CIS-5ª Regional.

Através de uma Central de Regulação, o novo modelo de atendimento móvel de emergência garantirá assistência aos vinte municípios que compõe o consórcio, representando uma população de cerca de 500 mil pessoas. Segundo o prefeito de Pitanga e presidente da Associação dos Municípios do Centro do Paraná, AMOCENTRO, Dr. Maicol Callegari, existia um vazio em assistência de saúde na região Centro-Sul do Paraná.

“Essa união dos municípios torna nossas demandas muito mais visíveis tanto em âmbito estadual quanto nacional. O exemplo do SAMU é importante nesse caso, porque a maioria dos municípios não dispunha do serviço, e com o novo modelo regionalizado conseguiremos atender as emergências com agilidade, salvando vidas e diminuindo eventuais problemas futuros”, enfatizou.

DESCENTRALIZAÇÃO

As bases serão instaladas nos municípios de Prudentópolis, Pitanga, Laranjeiras do Sul, Guarapuava, Condói, Pinhão, Cantagalo, Rio Bonito do Iguaçu, Nova Laranjeiras, Palmital e Turvo. As cidades devem investir na adequação e término das bases descentralizadas para receber ambulâncias, incluindo a base central do Trianon em Guarapuava que passará por reformas. Assim que a estrutura do SAMU Regional for aprovada no âmbito da 5ª Regional do Saúde, vinculada a Secretaria Estadual de Saúde, uma equipe administrativa deve ser montada até o final do ano para dar andamento ao processo de instalação do SAMU Regional com abertura de processo seletivo para formar as equipes que atuarão nas bases descentralizadas. A implantação será de forma gradual, na medida em que os profissionais forem contratados e as bases finalizadas.

Participaram da Assembleia prefeitos e representantes de Boa Ventura de São Roque, Campina do Simão, Candói, Cantagalo, Foz do Jordão, Goioxim, Guarapuava, Laranjal, Laranjeiras do Sul, Marquinho, Nova Laranjeiras, Palmital, Pinhão, Pitanga, Porto Barreiro, Prudentópolis, Reserva do Iguaçu, Rio Bonito do Iguaçu, Turvo e Virmond, municípios que compõe o CIS 5ª- Regional.

GRADUAÇÃO EAD: +60 CURSOS ESPERANDO POR VOCÊ NA UNIFVC


Seu sonho de fazer uma Graduação EAD está mais perto de se tornar realidade.

Com a UniFCV você conta com inúmeros benefícios, como:

🔸 praticidade para o seu dia a dia;

🔸 aulas 100% online;

🔸 flexibilidade para estudar onde e quando quiser;

🔸 transformação para o seu futuro profissional e muito mais.

Você não quer perder tempo, não é mesmo? Garanta já sua vaga.

Entre em contato (42) 9 9128-1476 e saiba mais.

Curta nossa página e fique por dentro das novidades:
https://www.facebook.com/jnj.centroeducacional

UniFCV de Turvo, uma formação que transforma.



Publicidade