[Fechar]

quarta-feira, 25 de outubro de 2023

Polícia Civil oferta 123 vagas de estágio em 39 municípios paranaenses


A Polícia Civil do Paraná (PCPR) oferta 123 vagas de estágio para estudantes dos ensinos médio, técnico e superior em 39 municípios paranaenses. As inscrições estarão disponíveis a partir desta quarta-feira (25) até 23h59 do dia 31 de outubro.

Oitenta e oito vagas são do nível superior, 12 para pessoas de nível superior com deficiência, 15 para alunos do ensino médio regular e cinco para ensino médio e profissional integrado, além de três para nível técnico subsequente. As vagas de nível superior são voltadas para estudantes dos cursos de Direito, Informática, Psicologia e Arquitetura.

Os interessados devem preencher o formulário disponível no site da PCPR e se inscrever na vaga ofertada no site da Central de Estágios do Paraná. Os candidatos terão o histórico escolar analisado. Para cada uma das vagas, os três mais bem classificados pela média acadêmica e aprovados em análise curricular serão chamados para entrevista pessoal em uma unidade da PCPR.

São requisitos para candidatura o estudante ter idade mínima de 16 anos, possuir cadastro ativo e atualizado no site da Central de Estágios, não prestar estágio simultaneamente em mais de um órgão estadual, pertencer a uma das instituições de ensino conveniadas com o Governo do Paraná e não ter feito estágio de nível médio, técnico ou superior vinculado à Central de Estágio no prazo máximo de dois anos.

Para mais informações acesse

VAGAS - As cidades que possuem vagas abertas são: Curitiba, São José Dos Pinhais, Campo Largo, Rio Branco Do Sul, Colombo, Piraquara, Almirante Tamandaré, Alto Maracanã, Bocaiúva do Sul, Campina Grande do Sul, Pinhais, Quatro Barras, Pato Branco, Foz do Iguaçu, Cascavel, Telêmaco Borba, Ponta Grossa, Lapa, Chopinzinho, Medianeira, Guaíra, Bandeirantes, Ubiratã, Dois Vizinhos, Arapoti, Clevelândia, Ortigueira, Palotina, Pontal do Paraná, Primeiro de Maio, Santa Helena, Arapongas, Maringá, Rolândia, Irati, Marechal Cândido Rondon, Araucária, Engenheiro Beltrão, União da Vitória.

Ônibus fica totalmente destruído após pegar fogo na PR-986


Um ônibus da Viação Garcia pegou fogo após apresentar problemas mecânicos na PR-986 em Rolândia, no norte do Paraná. O caso aconteceu na madrugada desta quarta-feira (25).

Segundo a assessoria da Viação Garcia, o ônibus fazia o trajeto Maringá - Uberaba (MG), e apresentou falhas mecânicas no trajeto. Os passageiros foram realocados para outro ônibus e continuaram viagem.

Ainda segundo a assessoria, o motorista acionou um guincho para recolher o veículo. Durante o trajeto, o caminhão pegou fogo.

À RPC, o funcionário do guincho informou que as chamas consumiram o ônibus rapidamente. Ninguém se feriu.

O Corpo de Bombeiros foi acionado, mas o veículo foi totalmente destruído pelo fogo.

A empresa Viação Garcia informou que farão uma avaliação dos estragos.


Aproveite as ofertas do Supremamais Supermercado de Turvo

 


Faleceu Evaldo Correia Tonon


Evaldo Correia Tonon, de 64 anos sofreu um AVC, estava internado no Hospital São Vicente de Guarapuava e teve Morte Cerebral.

A família optou pela doação de órgãos.

O velório está previsto para ter início nesta quinta-feira, ainda sem horário definido e será velado na Capela Mortuária de Turvo.
 


Dois homens morrem em acidente envolvendo carro de saúde de Terra Rica

 Acidente foi na tarde de terça-feira (24), entre Arapongas e Sabáudia, no norte do Paraná. Três pessoas ficaram feridas e foram encaminhadas ao hospital


Dois homens morreram e três pessoas ficaram feridas em um acidente envolvendo dois carros na PR-218, entre Arapongas e Sabáudia, no norte do Paraná. Um dos carros envolvidos pertencia à secretaria de saúde de Terra Rica.

Segundo a Polícia Militar (PM-PR), um dos homens morreu no local e outro foi levado ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos. Eles estavam no veículo do município. O terceiro passageiro foi levado ao hospital com ferimentos graves.

Segundo a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o segundo veículo, com placas de Sorocaba (SP), invadiu a pista contrária e causou a colisão.

O condutor e o passageiro foram levados ao hospital Hompar de Arapongas com ferimentos graves.

A Polícia Civil (PC-PR) investiga as causas do acidente.

Foto: Marcelo Oliveira
Fonte: G1 - PR e RPC Londrina

Homem é morto com golpes de arma branca em Pinhão


Por volta das 18h00 desta terça-feira (24/10), a equipe policial foi acionada para atender uma ocorrência na Vila Caldas em Pinhão, onde no local identificada a vítima de perfurações por arma branca, foi relatado que dois indivíduos em um Gol G3 cinza fecharam o veículo da vítima Masculino de 40 anos, quando foi atingido pelos masculinos.

Constatado o óbito pela equipe da Defesa Civil do município. Realizado isolamento do Local e aicionado os órgãos competentes.

Em seguida a equipe policial foi avisada pelo plantão que o autor, masculino de 41 anos, se encontrava no Pelotão, sendo dado voz de prisão a ele.

Fonte: PM

Saúde alerta para importância da vacinação contra a pólio para evitar retorno da doença


O Brasil não registra novos casos de poliomielite, conhecida também como paralisia infantil, desde 1.989 – no Paraná, o último diagnóstico ocorreu em 1.986. Não houve mais casos no país, porém, com a constante queda na taxa de coberturas vacinais, o retorno da pólio é uma preocupação.

Com objetivo de alertar os gestores de saúde e a população sobre a importância de manter o controle desta doença, a Organização Mundial da Saúde (OMS) instituiu a data de 24 de outubro como o “Dia Mundial de Combate à Poliomielite”.

A secretaria estadual da Saúde mantém permanente alerta sobre o risco de reintrodução do vírus causador da doença. “O fato de não haver registro de casos há mais de 30 anos causa a falsa sensação de segurança, mas é justamente quando baixamos a guarda em relação à vacina que a doença pode voltar a circular e acometer as crianças”, afirma o secretário da Saúde, Beto Preto.

A pólio é uma doença grave e contagiosa causada pelo poliovírus e pode provocar graves implicações no sistema nervoso central, como a atrofia e paralisia de membros, especialmente dos inferiores, causando paralisia principalmente em crianças. Há o risco de os músculos respiratórios também serem afetados, resultando até em óbito.

“A única forma de prevenção é a vacina, que é disponibilizada em todos os 399 municípios paranaenses, de forma gratuita pelo SUS. É muito importante que todas as crianças sejam vacinadas”, ressalta o secretário.

DADOS – A meta de imunização preconizada pelo Ministério da Saúde é de 95% para o público-alvo formado por crianças abaixo de 1 ano de idade. De acordo com dados do Programa Nacional de Imunização (PNI), em 2015 a cobertura da pólio no Paraná era de 97,39%. Porém, com o passar dos anos houve uma redução considerável, chegando a 80,75% em 2021.

No ano passado, os dados apontam que somente 84,12% das crianças abaixo de 1 ano receberam a dose do imunizante. Em 2023, o número parcial é de 92,61%.

Uma das formas de monitorar a circulação do vírus da poliomielite é por meio da notificação dos casos de Paralisia Flácida Aguda – que se caracteriza por paralisia nos membros inferiores e superiores, perda de força e de sensibilidade e que pode indicar poliomielite.

AÇÕES - No Paraná, a Sesa desenvolve ações de vigilância ativa da Paralisia Aguda Flácida em menores de 15 anos ou em pessoas de qualquer idade, com histórico de viagem ou contato com pessoas provenientes de países com circulação do Poliovírus nos últimos 30 dias que antecedem o início do déficit motor. Essas ações, como a notificação e coleta de amostras em tempo oportuno, garantem que o Paraná permaneça como área livre da circulação do vírus em todo seu território.

GOTINHA – No Brasil, a forma mais popular de imunização se dá pela vacinação oral, a famosa “gotinha”. De acordo com o calendário, a vacina oral contra a poliomielite é indicada para crianças de 15 meses e aos 4 anos de idade como dose de reforço. No entanto, necessita ser precedida da imunização com a vacina inativada (injetável) aos 2 meses (1ª dose), 4 meses (2ª dose) e 6 meses (3ª dose).

“Além da Campanha de Multivacinação, que segue em todo Estado até o próximo dia 28 de outubro, é muito importante enfatizar que todas as vacinas do Programa Nacional de Imunização (PNI), incluindo a vacina contra a poliomielite, estão disponíveis durante todo o ano nas 1.850 salas de vacinação distribuídas em todo Paraná”, finalizou o secretário.
Publicidade