[Fechar]

terça-feira, 21 de setembro de 2021

Turvo registra mais 01 caso de Covid-19

 


Motorista persegue assaltante com ambulância, perde o controle e invade casa


Um motorista de ambulância se envolveu em um acidente de trânsito após tentar perseguir um suspeito de roubo, no Bairro Santo Onofre, em Cascavel, no oeste do Paraná, nesta terça-feira (21), segundo a Polícia Militar (PM). Três pessoas ficaram feridas.

Conforme a polícia, o motorista disse que estava no veículo com uma enfermeira, quando teve o celular roubado por um suspeito de bicicleta, que carregava uma faca.

O motorista disse à polícia que tentou perseguir o suspeito para recuperar o aparelho. Entretanto, no caminho, a ambulância bateu em um carro, depois em um muro e invadiu a garagem de uma casa.

De acordo com a polícia, o motorista disse que a batida aconteceu porque ele teve problema com o freio.

Até a última atualização desta reportagem, a PM não tinha localizado o suspeito de roubo.

A ambulância pertence a Arapongas, no norte do Paraná. Segundo a prefeitura do município, o motorista da ambulância e uma técnica de enfermagem foram até Cascavel para transportar um paciente ao hospital psiquiátrico.

Os servidores do Samu Arapongas foram encaminhados com o quadro de saúde estável para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Cascavel, assim como a terceira vítima, que ocupava o carro atingido pela ambulância.

A Secretaria de Saúde de Arapongas informou que as ambulâncias do Samu passam por manutenções periódicas. Sendo que a última manutenção realizada na ambulância envolvida no acidente ocorreu em agosto de 2021.

Conforme a prefeitura, todas medidas cabíveis em relação ao caso serão tomadas a fim de apurar as responsabilidades.



Dois homens morrem após grave acidente na PR-487, entre Pitanga e Nova Tebas


Um grave acidente foi registrado no fim da tarde desta terça-feira (21), por volta das 17h, na PR 487, entre Pitanga e Nova Tebas.

Segundo informações, dois homens morreram no local e outras duas pessoas ficaram feridas, e encaminhadas para hospitais locais. A colisão frontal foi entre uma carreta e um carro Volkswagen/Gol da Prefeitura de Nova Tebas.

As duas vítimas fatais são moradores de Nova Tebas, sendo o motorista Odair José Schiavo, motorista da saúde municipal.

O Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Estadual (PRE), Polícia Civil e o Instituto Médico-Legal (IML) ainda estão no local.

Texto: jornalista Lucas Herdt/NH Notícias

Com cenário mais estável, Estado amplia capacidade de público em eventos


Com o cenário mais estável da pandemia da Covid-19 no Paraná, diretamente relacionado com a vacinação em primeira dose (D1) ou dose única chegando a 95% da população adulta, o Governo do Estado decidiu alterar o decreto nº 8.705/2021, editado no último dia 14, ampliando a capacidade de público em eventos.

De acordo com a nova normativa (nº 8.771/2021), assinada nesta terça-feira (21) pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, em eventos realizados em espaços abertos, para público exclusivamente sentado ou delimitado, poderão ser realizados com capacidade máxima de lotação de 60% do previsto para o local, desde que não exceda 5 mil pessoas.

Já os eventos realizados em ambientes fechados, novamente para público exclusivamente sentado ou delimitado, poderão ser realizados com capacidade máxima de lotação de 50% do previsto para o local, desde que não ultrapasse 2 mil pessoas. Segue valendo, contudo, a necessidade de os participantes estarem com o esquema vacinal completo contra a doença ou apresentar exame RT-PCR negativo, com no máximo 48 horas de antecedência.

O texto prevê excepcionalidade para concursos públicos e demais processos seletivos. A promoção de eventos esportivos com público, por sua vez, será regulamentada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

Permanece proibida a realização presencial dos eventos, de qualquer tipo, que possuam uma ou mais das seguintes características: em local fechado que não tenha sistema de climatização com renovação do ar e Plano de Manutenção, Operação e Controle atualizados; que demandem a permanência do público em pé durante sua realização; com duração superior a 6 horas; que não consigam garantir o controle de público no local ou que possam atrair presença de público superior àquele determinado nesta norma, como exposições e festivais; de caráter internacional; realizados em locais não autorizados para esse fim; e que não atendam os critérios previstos nesta legislação e demais normativas vigentes.

O documento tem validade até 1º de outubro.

NÚMEROS – De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Sesa nesta segunda-feira (20), o Paraná soma 1.486.040 casos e 38.274 óbitos pela Covid-19. A média móvel de casos é 51,2% menor do que há 14 dias. A redução de mortes no mesmo período ficou em 49,2%. O atual índice de retransmissão (RT) é de 0,93, ou seja, cada 100 pessoas transmitem o vírus para outras 93.

Já a ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivos para tratamento da doença está em 58%, enquanto taxa de ocupação dos leitos de enfermaria é de 38%.

Nesta semana, o Estado confirmou o início da imunização de adolescentes e do reforço em idosos. Em números absolutos, 12.472.079 doses já foram aplicadas na população adulta. Dessas, 7.911.196 são relacionadas à D1 e 4.560.883 são D2 ou DU.

A estimativa do Ministério da Saúde é que o Paraná tenha 8.720.953 pessoas elencadas como população acima de 18 anos. Sendo assim, o Estado atingiu agora 94,4% deste grupo com ao menos uma dose ou dose única. A Sesa quer fechar setembro com 100% da população adulta vacinada com a primeira dose ou dose única.

Informe semanal da dengue registra mais 56 casos no Paraná


O boletim semanal da dengue publicado nesta terça-feira (21) pela Secretaria de Estado da Saúde registra 133 casos confirmados da doença no Paraná, desde o início do atual período epidemiológico, em 1º de agosto deste ano. São 56 a mais do que no informe anterior, que apresentava 77 confirmações.

Os novos casos confirmados foram registrados em Foz do Iguaçu (27), Londrina (13), Maringá (4), Querência do Norte (2), Cambará (1), Sertanópolis (1), Rolândia (1), Lupionópolis (1), Paranacity (1), Santa Cruz do Monte Castelo (1), Umuarama (1), Guaraniaçu (1), Sengés (1), e Telêmaco Borba (1).

Há ainda 1.476 casos em investigação e 180 municípios registraram notificações de dengue, que passaram de 2.652 para 3.356. O Estado não registrou nenhum óbito neste período.

Segundo o secretário estadual da Saúde, Beto Preto, a dengue continua sendo uma preocupação da Sesa, que segue dando apoio técnico às 22 Regionais de Saúde e às equipes de Vigilância Ambiental dos municípios. “O cuidado e ajuda da população também são fundamentais para que os números não saiam do controle”, afirmou.

CRIADOUROS – Segundo levantamento entomológico publicado pela Sesa, a maior porcentagem de criadouros está em locais passíveis de remoção, recipientes plásticos, garrafas, latas, sucatas e entulhos de construção.

Vejo o informe completo AQUI.

Nota de Esclarecimento: Validade do Concurso Público 01/2019


O Concurso Público realizado em 2019 pelo Município de Turvo será prorrogado? Essa é a pergunta que mais recebemos nas redes sociais da Prefeitura.

Visando esclarecer e tirar as dúvidas da população, informamos que, o Concurso Público foi prorrogado pela Lei Federal 173/2020, a qual decretou pelo Art. 10. Ficam suspensos os prazos de validade dos concursos públicos já homologados na data da publicação do Decreto Legislativo nº 6, de 20 de março de 2020, em todo o território nacional, até o término da vigência do estado de calamidade pública estabelecido pela União.

O decreto de calamidade pública da União, DECRETO LEGISLATIVO Nº 6, DE 2020, teve sua vigência encerrada, em 01/01/2021, sendo assim, o prazo de suspensão na validade dos concursos públicos já homologados, foi automaticamente prorrogado por 287 dias. Sendo assim, o prazo de validade do Concurso Público nº 01/2019 o dia 13 de setembro de 2022, podendo ainda ser prorrogado por dois anos.

Para auxiliar no esclarecimento, logo a baixo, em anexos, estará disponível para download, a Lei Federal 173/2020 e também o Decreto Legislativo 06/2020, ainda assim, nossa equipe do Departamento de Recursos Humanos, está a disposição para sanar quaisquer dúvidas.


Fonte: Prefeitura de Turvo

Paraná anuncia início da vacinação de adolescentes contra a Covid-19


O Paraná vai começar a vacinar adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades e jovens de 17 anos sem comorbidades. A definição aconteceu nesta terça-feira (21) em reunião da Secretaria de Estado da Saúde com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems/PR) e a Associação dos Municípios do Paraná (AMP).

Segundo a normativa, a campanha para aqueles com alguma comorbidade acontecerá em ordem decrescente, e levando em consideração deficiências permanentes, gestantes e puérperas, indígenas e privados de liberdade.

Os municípios devem utilizar doses remanescentes da reserva técnica, exclusivamente do imunizante Pfizer/BioNTech, considerando que não houve, ainda, repasse de doses destinadas para este público por parte do Ministério da Saúde. É a única vacina autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A orientação ainda será deliberada na Comissão Intergestores Bipartite (CIB) nesta quarta-feira (22), com previsão de início efetivo na quinta (23).

O anúncio formal foi feito pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior. "Toda a campanha de vacinação está sendo construída com base no diálogo no Paraná. Agora, vamos começar a vacinação nos adolescentes com comorbidades e a partir da semana que vem naqueles sem comorbidades de 17 anos", disse. "A vacinação tem demonstrado que é a grande arma contra a pandemia. E a adesão tem sido muito alta no Paraná. Com os adultos vacinados, estamos partindo para os adolescentes".

“Este é o primeiro passo que estamos dando para iniciar a imunização deste público que já está amparado pelo Plano Nacional de Imunizações – PNI. Os municípios sinalizaram que existe a possibilidade deste avanço e agora esperamos em conjunto, que o Ministério da Saúde reveja essa posição e que todos possamos avançar na vacinação também, dos adolescentes em geral”, acrescentou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

17 ANOS – Na reunião, as entidades também acordaram a próxima terça-feira (28) marcará o início da vacinação de adolescentes, exclusivamente de 17 anos, sem comorbidades. O andamento para as demais faixas etárias será viabilizado desde que o Ministério da Saúde reavalie o posicionamento e inclua a imunização deste público sem condições pré-existentes no PNI.

“Vamos oficiar o Ministério da Saúde para que envie vacinas para este público. É importante reiterarmos que o Paraná quer vacinar toda a população de forma indistinta e apoia, baseado nos mais diversos estudos e conhecimentos científicos, a imunização de todos os adolescentes”, reforçou o secretário.

O presidente do Cosems/PR e secretário municipal de Mangueirinha, Ivoliciano Leonarchik, disse há um pedido para que os 399 municípios cumpram a recomendação estadual. “Pedimos que os gestores sigam essa orientação e não tomem decisões isoladas, visto que fizemos uma ampla discussão e oportunizamos essa pactuação também com os pequenos municípios. Desde o início da pandemia temos trabalhado desta forma e devemos continuar caminhar juntos”, afirmou.

A secretária Municipal de Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak, também esteve presente na reunião. “Os municípios fizeram um bom trabalho durante a campanha, não perdendo doses e sempre mantendo a primeira e segunda dose dentro do cronograma. Agora discutimos que poderíamos dispor dessas doses remanescentes da reserva técnica e iniciar a imunização deste grupo”, afirmou.

REPESCAGEM – Também foi definido que os municípios que ainda não terminaram a vacinação da população adulta (acima de 18 anos) devem aplicar preferencialmente o imunizante da CoronaVac como primeira e segunda dose, uma vez que o Estado recebeu os imunizantes e tem a garantia do fechamento do esquema vacinal.

PRESENÇAS – Participaram da reunião a diretoria do Cosems/PR, o presidente da AMP e prefeito de Jesuítas, José Aparecido Weiller Júnior, além de demais gestores municipais.

Confira a NOTA PÚBLICA da pactuação sobre vacinação em adolescentes.

Homem é esfaqueado pela cunhada no distrito da Palmeirinha


Por volta das 21h do dia 20 de setembro de 2021 na Rodovia 466, Industrial a equipe policial foi acionada para prestar atendimento a uma situação onde, um homem teria dado entrada na UPA Primavera, vitima de lesão corporal, causada por arma branca.

No local, em contato com a vitima, 60 anos, informou que, mora em um sitio no interior da localidade da Palmeirinha e, no mesmo sitio reside seu irmão e sua cunhada, sendo que, em data de hoje teve um desentendimento com a cunhada, 42 anos, e que ela apanhou uma faca e aguardou o momento em que a vítima saiu da sua casa e veio a lhe agredir com uma faca, causando lesão na região do abdomem, nas proximidades das costelas. 

Em contato com a médica que atendeu a vitima, esta informou que, o estado seria moderado e que, somente após alguns exames de imagem poderia precisar a situação do quadro clínico e ainda que, a vítima teria que ser internada para um acompanhamento detalhado. 

Diante do fato, a equipe deslocou até a Palmeirinha, juntamente com o filho da vítima e testemunha ocular do fato, na tentativa de localizar a autora. Localizada, dado voz de abordagem, esta se mostrou bastante agitada, mas não desobedeceu a ordem policial, sendo assim, foi dado voz de prisão a autora e encaminhada até a delegacia para que fossem tomadas as medidas legais cabíveis.

Fonte: PM

Turvo realizou a 3ª Audiência Pública da Revisão do Plano Diretor Municipal


Chegando na etapa final da Revisão do Plano Diretor Municipal, a Equipe Técnica Municipal e a FUNPAR realizaram no último sábado (18) a 3ª Audiência Pública - A cidade que queremos, onde foi apresentado amplamente para a população as alterações previstas para o conjunto de leis que compõe do Plano Diretor Municipal.

Essa legislação, que estará vigente pelos próximos 10 anos é de grande importância para o desenvolvimento ordenado do município, pois ele irá regulamentar a legislação para aprovação de loteamentos, desmembramentos, expansão do perímetro urbano, legislação para aprovação de projetos comerciais e residencias, e também definirá os eixos de investimentos necessários. Todas as alterações previstas foram elaboradas em conjunto com a população, Equipe Técnica Municipal, Grupo Técnico Permanente e CONCIDADE, por meio de Audiências Públicas, encontros técnicos, leituras comunitárias, entre outros.

A revisão do Plano Diretor Municipal vem acontecendo desde 2019, e agora encontra-se em fase final, com a 3ª Audiência Pública, que aconteceu em 5 localidades (Sede, Distrito Faxinal da Boa Vista, Comunidades Cachoeira dos Turcos, Saudade Santa Anita e Passa Quatro), de forma simultânea, e também com transmissão ao vivo pelo Youtube.

Para quem não conseguiu acompanhar a Audiência, a transmissão está disponível no Canal do Youtube da FUNPAR, que pode ser acessado clicando aqui. As dúvidas referente ao conteúdo da revisão do Plano Diretor, poderão ser enviadas no espaço de comentários, e serão respondidos pela equipe responsável.

Logo abaixo, na área de anexos, estarão disponíveis as minutas de alterações das leis, para visualização da população.



Fonte: Prefeitura de Turvo
Publicidade