[Fechar]

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021

Mais 17 casos de covid-19 é registrado em Turvo

 


Boletim agropecuário retrata atraso nas lavouras em razão das chuvas


Dois dos principais grãos produzidos no Paraná, a soja e o milho, entre outras culturas, sofreram bastante com as condições climáticas observadas no Estado no começo do ano. O Boletim Semanal de Conjuntura Agropecuária, produzido por técnicos do Deral, analisa essa situação na edição desta semana.

O milho da primeira safra está com 37% em estágio de maturação, com boa parte pronta para a colheita, mas as chuvas constantes dos últimos dias frearam esse trabalho. A expectativa é que o sol se firme, sobretudo nas regiões de Ponta Grossa, Guarapuava e Curitiba, possibilitando maior avanço.

No entanto, as chuvas acima da média histórica podem impactar na qualidade do cereal e causar perdas. As condições das lavouras tiveram uma piora, de acordo com o boletim. No mês passado, aproximadamente 79% da área de 359 mil hectares apresentavam condições boas. Agora, baixou para 71%.

O plantio da segunda safra de milho está bastante lento. Os produtores precisam primeiro promover a colheita da soja. Mas as condições climáticas impedem que esse trabalho seja feito de forma mais intensa. As chuvas constantes e volumosas sobre o produto no campo provocaram aumento de doenças na soja e preocupação com a qualidade e produtividade do grão.

Da mesma forma que no milho, a expectativa é de uma trégua das chuvas nas próximas semanas, que possibilite aos agricultores realizar os tratos culturais e garantir melhor qualidade e volume à produção. Enquanto isso, o plantio da segunda safra de soja já alcança 65% da área estimada de 39 mil hectares.

OUTROS PRODUTOS – O boletim também relata a situação do feijão de primeira safra, cuja colheita e qualidade estão igualmente prejudicadas pelas chuvas em abundância. No caso da mandioca, é colhida durante todo o ano, mas, em janeiro, as condições climáticas não foram favoráveis. Para a batata, a estiagem prejudicou o plantio e desenvolvimento e, agora, o excesso de chuva compromete a colheita.

O documento trata, ainda, do volume de 575,5 mil toneladas de frutas comercializadas nas cinco unidades da Ceasa no Paraná em 2020. O montante financeiro em circulação alcançou R$ 1,6 bilhão. Por fim, registra-se a expectativa de que os números apontem que, em 2020, o Brasil produziu 13,7 milhões de toneladas de carne de frango, volume 4% superior a 2019.

Confira o Boletim Semanal de Conjuntura Agropecuária.

Faleceu Enlidia Cherepa


Faleceu na manhã desta sexta-feira (05) Enlidia Cherepa, aos 94 anos.

Seu corpo está sendo velado na Capela Mortuária de Turvo.

O sepultamento será neste sábado, no cemitério do Passo Grande.

Policial discute com colega de farda e o mata a tiros dentro da viatura em Campo Largo


O soldado Lecio Tadeu dos Santos, 42 anos, morreu após a discussão – Foto: PMPR

O crime aconteceu na Rua Santa Mariana, na Vila Delurdes, pouco antes das 22 horas. O Coronel Hudson da Polícia Militar (PM) disse que a discussão, segundo o terceiro policial que estava na viatura, se iniciou por causa da maneira como o policial dirigia. “A equipe trabalhava em normalidade, se deslocava para uma ocorrência, houve um desentendimento por parte do policial motorista e do policial que estava atrás do motorista. Esse que estava atrás teria chamado atenção do motorista em uma situação de deslocamento e da condução da viatura”, contou o coronel.

Durante a discussão, o motorista estacionou a viatura e partiu para cima do outro policial, que estava no banco de trás. “Houve um desentendimento por conta disso, o motorista desembarcou da viatura e agrediu o policial que estava no banco de trás, com tapas e socos. Esse policial, de pronto, efetuou um disparo contra o rosto do motorista, que morreu ali mesmo”, completou o coronel Hudson.

Desentendimentos

Segundo o coronel Hudson, os dois policiais pareciam não se entender nos últimos dias, mas nada que gerasse preocupação. “O policial que realizou o disparo me disse que ao longo dos últimos dias ambos não estavam se entendendo, mas sem nenhuma discussão ou atrito, segundo ele. Infelizmente, uma situação de desinteligência”, detalhou.

Procedimentos

O cabo que testemunhou todo o crime acionou equipes da Civil, da Criminalística e da Corregedoria da PM. O Instituto Médico Legal (IML) fez o recolhimento do corpo do policial. O soldado preso foi encaminhado ao Presídio do Batalhão de Polícia de Guarda (Bpgd).

O soldado Tadeu estava há 13 anos na Polícia Militar (PM), enquanto que o autor do disparo, o soldado Elias fazia parte da corporação há 9 anos.

Fonte: Banda B


PM apreende arma de fogo em Boa Ventura de São Roque


Por volta das 09h30min do dia 04 de fevereiro, na Estrada Principal Localidade do Griss, atendendo à solicitação de um homem, 25 anos, que relatou estar sendo Ameaçado no local onde vem trabalhando fazendo corte de Erva Mate. 

Diante disso, a equipe policial deslocou até o local e em contato com o solicitante o mesmo disse que um homem estava portando uma arma de fogo e andando atrás das outras pessoas que ali trabalhavam, mostrando a Arma na cintura com a finalidade de intimidar os trabalhadores. 

Foi realizado um patrulhamento a pé e logrando êxito em localizar o homem e realizado a abordagem. Durante a busca pessoal nada de ilícito foi localizado com o mesmo, identificado o suposto autor, 51 anos, que em conversa posterior colaborou em contar que tinha dispensado a arma no mato. 

Foi realizado buscas nas proximidades e localizado um Revólver Cal. 22 da marca Rossi carregado com uma munição de marca CBC, confirmou que o referido revolver é de sua propriedade e diante disso foi dado voz de prisão e encaminhado para a 45° DRP em Pitanga para os procedimentos cabíveis.

Fonte: PM
Publicidade