[Fechar]

sábado, 4 de outubro de 2014

GENOMA TURVO RECEBE CORONEL VIVIDA PELO PARANAENSE DE GENOMAS


Nesse sábado, 04/10, estivemos no Estádio Municipal Albino Angelo Filipin acompanhando a rodada do Campeonato Paranaense de genomas Colorados do Sport Clube Internacional. Foram disputados jogos em três categorias: Mirim, Infantil e Juvenil, a equipe turvense venceu apenas na categoria Juvenil. Os resultados foram os seguintes:

Cat. Mirim: Genoma Turvo 00x04 Genoma Coronel Vivida.
Cat.Infantil: Genoma Turvo 00x01 Genoma Coronel Vivida.
Cat.Juvenil: Genoma Turvo 01x00 Genoma Coronel Vivida.

Atletas que moram em Guarapuava, Pitanga e Nova Tebas vieram até o Estádioe jogaram pelo Genoma de Turvo. O prefeito municipal Nacir Bruger esteve recepcionando os atletas e acompanhando os jogos. Na próxima Quarta feira o Genoma Turvo recebe as equipes de Honório Serpa, pela terceira rodada do campeonato e já valendo classificação.






















Mais fotos no link
https://www.facebook.com/heloi.turvo/media_set?set=a.391677490983802.1073741980.100004246621036&type=1

Palmital: Ex-marido degola a ex-mulher depois comete suicídio


Agora pouco em Palmital, Neri José rodrigues, chegou de Curitiba, foi até a casa da ex-mulher Marcia Aparecida da Silva, e encontrou Marcia com um outro homem.

Enciumado, Neri pegou uma faca e matou a ex-mulher Marcia, e depois cometeu suicídio, ele usou uma faca para o crime.

Segundo informação, o atual marido de Marcia, ao perceber o perigo, saiu correndo.

O Crime ocorreu em Palmital na zona rural, divisa com Laranjal.

Policiais Militares estão no local.

 Fonte: http://www.joneifarias.com.br/ler.php?tipo=1&arquivo=1219

Eleição é neste domingo; veja o que você precisa saber antes de votar


Neste domingo, 142.822.046 brasileiros estão aptos a votar - além da Presidência, estão em jogo nas eleições deste ano os cargos de 27 governadores das unidades federativas, 27 cadeiras do Senado, 513 vagas de deputado federal e mais de mil cadeiras de deputado estadual.
Tire suas dúvidas e saiba o que fazer para votar, conheça as regras eleitorais, as funções dos cargos em disputa e os candidatos barrados pela lei da Ficha Limpa.
Dezesseis coisas que você precisa saber antes de votar
Onde votar
Antes de sair de casa para votar, confirme seu local de votação no site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). O título de eleitor informa a zona eleitoral e a seção nas quais o cidadão está inscrito. 

Que documentos levar
No domingo (5), o eleitor deve se dirigir até sua seção eleitoral portando um documento com foto, como a carteira de identidade e a carteira de habilitação. O eleitor tem das 8h até as 17h --considerando o horário local-- para registrar o voto na urna eletrônica.

Quem tem preferência na fila da seção eleitor
Podem furar a fila para votar os candidatos, os auxiliares, promotores e servidores da Justiça Eleitoral, além de policiais militares em serviço. Também possuem preferência os eleitores maiores de 60 anos, os enfermos, os portadores de necessidades especiais e as mulheres grávidas ou que estejam amamentando.
Cola eleitoral
Para facilitar o processo de votação, o UOL preparou uma cola em que o eleitor pode deixar anotado os números dos candidatos. A votação deste domingo (5) é para os cargos de deputado estadual, deputado federal, senador, governador e presidente, nesta ordem.

O que acontece se a urna apresentar defeito
Caso a urna eletrônica apresente defeito no dia da votação, o presidente da mesa providenciará a reparação do problema ou sua substituição. Se o problema persistir, a votação será feita com cédulas de papel até o final.
Propaganda proibida
A partir das 22h deste sábado (4), é proibida a realização de propaganda dos candidatos, o que engloba carreatas, caminhadas, passeatas e a distribuição de material gráfico.

Outras proibições
Não é permitido ir até a cabine de votação com telefone celular, máquina fotográfica, câmera de vídeo, equipamento de radiocomunicação ou qualquer instrumento que possa comprometer o sigilo do voto. Também é proibido distribuir santinhos na hora de votar.
Imunidade eleitoral
O Código Eleitoral garante que nenhum eleitor poderá ser preso ou detido até as 17h de terça-feira (7). A proibição é uma garantia de que o eleitor exercerá o direito do voto sem que ninguém o impeça ou o atrapalhe. As exceções são os casos de flagrante, de sentença criminal por crime inafiançável ou por desrespeito a salvo conduto.

O que faz um presidente
Deve cuidar da infraestrutura nacional, da defesa do país e das relações com outras nações, representar o país no exterior e criar políticas de Saúde, Educação e Cultura. O eleito também deve nomear o presidente do Banco Central e os membros dos órgãos máximos do Poder Judiciário. Elabora o Orçamento Geral da União e é o único que pode criar medidas provisórias, espécies de leis temporárias.

O que faz um senador
Os 81 senadores (três por Estado) têm como atribuição propor leis e fiscalizar as ações do Poder Executivo. É responsabilidade do Senado julgar os crimes atribuídos ao presidente da República, fiscalizar o cumprimento dos acordos internacionais, aprovar a indicação para os cargos de juízes do STF (Supremo Tribunal Federal) e avaliar os orçamentos e as dívidas dos Estados.
que faz um deputado federal
Cada um dos 513 parlamentares da Câmara tem como funções "criar, revisar e modificar as leis brasileiras, além de fiscalizar se elas estão sendo cumpridas". Só os deputados federais podem iniciar processos de impeachment de um presidente.

O que faz um governador
É de responsabilidade do governador cuidar da infraestrutura estadual --como as rodovias estaduais e trens ou metrôs urbanos-- em parceria com municípios. Também cabe aos governadores controlar e administrar a atuação da Polícia Militar, assim como cuidar da administração dos presídios. Educação, saneamento e busca por verbas também são atribuições suas

O que faz um deputado estadual
Os deputados estaduais devem legislar as leis de seu Estado e fiscalizar as ações do governo estadual. Eles podem convocar secretários e o governador para prestar contas e instalar uma CPIs (Comissões Parlamentares de Inquérito). Eles também podem participar da elaboração do orçamento do Estado.

Candidatos barrados pela lei da Ficha Limpa
A lei da Ficha Limpa barrou mais de 250 candidatos nas disputas eleitorais de 2014. São Paulo, Rio de Janeiro e Pará são os Estados com mais políticos 'ficha suja'. Estar na Ficha Limpa, porém, não tira o candidato da disputa. Ele só será impedido de assumir o cargo, caso eleito, quando já tiverem se esgotado todas as possibilidades de recurso.

O efeito dos votos nulos e brancos
Os votos nulos ou em branco são, geralmente, recursos usados por quem não quer optar por um candidato. De acordo com as regras eleitorais, estes votos diminuem a quantidade de votos necessários para a disputa acabar já no primeiro turno.
 
O que fazer em caso de ausência
Caso o eleitor não esteja em sua cidade no dia da eleição, ele deverá justificar a ausência em qualquer local de votação no dia do pleito. Caso não faça isto neste domingo (5), o eleitor terá até 60 dias para fazer a justificativa em seu cartório eleitoral, munido de documentos que comprovem a ausência.

Fonte: http://centralcultura.com.br/
Publicidade