[Fechar]

sábado, 3 de novembro de 2018

Homem morre com tiro disparado pelo irmão em Imbituva


Um homem morreu após ser atingido com um tiro efetuado pelo seu próprio irmão. O crime ocorreu na sexta-feira, 2, na localidade de Mato Branco de Baixo, no interior de Imbituva.

A Polícia Militar foi acionada pela equipe do Pronto Atendimento de Imbituva, após um homem dar entrada na unidade com um ferimento causado por disparo de arma de fogo. Um irmão da vítima relatou que várias pessoas da mesma família moram na propriedade. Após uma discussão, a vítima pegou um facão e investiu contra um dos moradores do local, que também é seu irmão.

Durante a confusão, o homem efetuou um tiro na direção da vítima, que foi atingida na região do ombro direito. Após o fato, o autor do disparo deixou o local. Já o homem ferido foi colocado em um veículo e levado para o hospital de Imbituva. Os moradores relataram que não acionaram a PM e nem a ambulância em função da ausência de sinal de telefonia no local. No hospital os policiais foram informados que a vítima, de 35 anos, não resistiu aos ferimentos e faleceu. A causa provável da morte seria uma hemorragia causada pelas lesões oriundas do disparo de arma de fogo.

Os policiais foram até o local onde ocorreu a briga para tentar localizar o autor do tiro. A esposa dele confirmou que a vítima teria ameaçado de morte os familiares (irmãos e cunhadas) diversas vezes. Por esse motivo, eles já haviam registrado boletins de ocorrência contra o suspeito. A mulher também disse que a vítima seria usuário de drogas e que seu marido fugiu do flagrante. A versão apresentada pela mulher foi confirmada por outras pessoas que estavam no local.

A PM realizou buscas no interior da casa, mas não encontrou a arma utilizada. Segundo os policiais, a fuga do suspeito foi facilitada, pois a residência fica em frente de um matagal. Uma foice, um machado e um facão foram encontrados próximo do local onde ocorreu a discussão e o disparo de arma de fogo. Conforme as testemunhas, os objetos foram usados pela vítima no momento que investiu contra o seu irmão, que logo depois efetuou o tiro. As investigações do crime foram repassadas para competência da Polícia Civil de Imbituva.

Fonte: Rádio Najuá

Neste domingo acontece a V Caminhada Internacional na Natureza em Turvo

VÍDEO: 

A Caminhada na Natureza contou na sua última edição com 1200 participantes inscritos.
Neste domingo (04) o trajeto será ao contrário, iniciando no CTG Rincão do Pinhal, Avenida Moacir Julio Silvestre, Casas Holandesas, Cachoeira Vale do Sol, Cachoeira Bernardo Hackvoorth, Cachoeira Cristiano Rickli, Cachoeira Sítio Beira Rio, Pinguela Rio Cachoeira, Igreja São José na comunidade Pachecos, Cachoeira Riva e retorno ao CTG Rincão do Pinhal para almoço.

Café e almoço será servido pelo Hospital Bom Pastor nos valores de R$ 10,00 e 25,00 respectivamente.

Dicas para uma boa caminhada: Usar roupas leves, calçado adequado, chapéu ou boné, protetor solar e levar água.

Faça sua inscrição pelo site: www.ecobooking.com.b






Fotos: Tony Luiz

Horário de verão começa neste fim de semana


A 44ª edição do horário de verão brasileiro começa no próximo fim de semana, dia 4 novembro, quando os relógios devem ser adiantados em uma hora na virada de sábado para domingo. A medida tem como objetivo reduzir a demanda por energia no sistema elétrico durante horário de pico, entre 18h e 21h. A Copel estima conseguir alívio de carga de 4,5% no consumo simultâneo de energia nesse horário.

O horário de verão é adotado no Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal. A mudança nesta edição acontece até 16 de fevereiro de 2019.

Com dias mais longos do verão, o horário adiantado faz com que a rotina da população e das empresas não coincida com o acionamento da iluminação pública, aliviando a demanda por energia no fim da tarde, começo da noite.

A distribuição da demanda por energia no período alivia o funcionamento de usinas geradoras, subestações e linhas de transmissão. Com isso, embora aconteça uma diminuição do consumo de energia – em torno de 0,5%, equivalente apenas à redução na utilização de lâmpadas no início da noite – o objetivo principal do horário de verão é proporcionar alívio de carga no sistema elétrico.

Ao prevenir sobrecargas no sistema essa diluição do pico de consumo no fim da tarde também evita o acionamento de usinas térmicas, que são mais caras, além de mais poluentes.

USO EFICIENTE – Ainda que o horário de verão alivie a demanda por energia entre 18h e 21h, outro horário de pico vem sendo registrado nos últimos anos entre 14h e 15h. “Diversos fatores contribuem para esse comportamento. Um deles é o uso do ar-condicionado. Por isso, é importante manter sempre em dia os hábitos de consumo consciente desses equipamentos durante o verão”, orienta o gerente de Gestão da Inovação da Copel, Gustavo Klinguelfus.

Entre os cuidados a serem tomados estão a limpeza regular dos filtros, a manutenção das portas fechadas no ambiente e o controle das horas de uso. Aproveitar melhor a iluminação natural dos dias mais longos também é outra estratégia favorável nessa época para economizar energia.

(BOX)
Principais dúvidas sobre o Horário de Verão

Qual a finalidade do horário de verão para a Copel?
Não apenas para a Copel, mas em todo o mundo, a finalidade do horário de verão é a mesma: evitar sobrecargas no final da tarde, quando existe muita demanda por energia. As pessoas que chegam em casa e usam geladeira e chuveiro; a indústria e comércio ainda estão funcionando; e a iluminação pública começa a ser acionada. É o chamado horário de pico, período em que há uma coincidência de consumo de energia por diferentes segmentos de consumidores, o que pode sobrecarregar o sistema elétrico.

Então, como o horário de verão ajuda a evitar essas sobrecargas?
Como no verão os dias são mais longos nas regiões tropicais, o horário de verão permite adiantar a rotina das pessoas. Elas acordam mais cedo e chegam mais cedo em casa, usando equipamentos elétricos antes do acionamento da iluminação pública. O mesmo ocorre com o comércio e a indústria, que interrompem suas atividades antes do acionamento da iluminação pública.

Quais os benefícios desta mudança?
Ao evitar consumo de muitas classes no fim da tarde, entre 18h e 21h, o pico do consumo se reduz em cerca de 4,5%, conforme a média dos últimos anos. Não se pode chamar isso de economia, já que o consumo das diferentes classes continua existindo, mas em horários diferentes: em casa, mais cedo, na iluminação pública mais tarde.

Ao prevenir sobrecargas no sistema, essa diluição do pico de consumo no fim da tarde também evita o acionamento de usinas térmicas, que são mais caras – além de mais poluentes. Este custo é pago pelos consumidores, seja por meio das bandeiras tarifárias, definidas a cada mês, seja por meio do reajuste tarifário anual das distribuidoras.

Há de fato uma redução de gastos de energia neste período?
Uma economia de energia existe, mas ela é pequena, de cerca de 0,5%, e decorre simplesmente do menor uso de lâmpadas, o que já é típico dos meses de verão em que os dias são mais longos.

No longo prazo existem ganhos indiretos. Além de evitar o custo financeiro com o acionamento de usinas térmicas no fim da tarde, o horário de verão também permite que as hidrelétricas funcionem em regime normal, utilizando o fluxo dos rios, preservando a água que está em seus reservatórios. Esta reserva de água é uma economia de energia que se faz nos meses de chuva para ser usada nos meses secos. É sempre preferível utilizar a energia das hidrelétricas do que das térmicas, por conta do seu custo de operação.

Quais os principais impactos desta ação no Paraná?
O maior impacto, no Paraná como em todo o Brasil, é preservar o sistema elétrico no fim da tarde. Mas é importante mencionar que, com o uso cada vez mais comum de ar-condicionado, passou a existir um horário crítico de consumo também no início da tarde, quando o calor é mais forte. Sobre este fenômeno o Horário de Verão não tem efeito. Uma saída para reduzir o consumo é aproveitar melhor a iluminação natural, evitando o acionamento de lâmpadas e, principalmente, utilizar o aparelho de ar-condicionado de maneira eficiente: limpar regularmente os filtros e manter as portas fechadas quando ele estiver ligado. São medidas simples que além de preservar o sistema também reduzem a conta de luz.

Fonte: AEN

Pai e filho morrem afogados em rio de Cruzeiro do Oeste



Pai e filho perderam a vida ao se afogarem no Rio Ponte Funda, na Estrada Palmito, na zona rural de Cruzeiro do Oeste, por volta das 16h30 desta sexta-feira(02).

De acordo com informações de testemunhas, a família passava a tarde no rio, quando o adolescente, Kaíque de Oliveira, 13 anos, começou a se debater. O pai, Leandro Padilha Lopes, 34 anos, tentou resgatar o filho, mas acabou se afogando também. Os dois morreram no local.

A equipe do Bombeiro Municipal de Cruzeiro do Oeste com o apoio de um bombeiro militar que mora naquela cidade, retiraram os corpos do rio.

De acordo com o Bombeiro Municipal Gildo, no momento do acidente havia forte correnteza no rio que tem cerca de 8 metros de profundidade.

“O rio tem uma banca de areia e logo ele afunda, de repente” ressaltou Gildo.

O bombeiro ainda explicou que “populares tomam banho no rio na barranca, mas quando afunda não tem como retornar, pois a correnteza é muito forte”.

Policiai militares estiveram no local e aguardaram a chegada da viatura do IML.

Pai e filho foram encaminhados ao Instituto Médico Legal de Umuarama.

As informações são do site Umuarama News

Motorista de Guarapuava olha para o filho no banco traseiro e se acidenta na BR 277


Um motorista de Guarapuava se acidentou no final da tarde desta sexta feira (02 de novembro) na BR 277, em Palmeira. Ele contou á Polícia Rodoviária Federal (PRF) que perdeu o controle do carro após ter se distraído e olhado para o filho, que estava no banco traseiro do veículo.

O acidente ocorreu às, no quilômetro 206 da BR 277, em palmeira, no sentido palmeira a Guarapuava. No local, uma pista em curva, o condutor do veículo VW Gol, com placas de Guarapuava, que era ocupado por dois adultos e três crianças, perdeu o controle da direção, atravessou a pista contrária, rodou, saiu da pista, desceu um barranco, tombando em seguida. 
Todos os ocupantes estavam utilizando cinto de segurança (adultos) e cadeirinhas (crianças). Havendo um único ferido, um menino de três anos com escoriações, que foi atendido no local e em seguida conduzido para Santa Casa de Irati. O condutor declarou ter perdido o controle do veículo ao olhar para o filho que chorava no banco traseiro.

As informações são do site GRmais

Ocorrências policiais em Pitanga



ROUBO: Por volta das 19h do dia 02 de novembro de 2018, a equipe Policial Militar de serviço deslocou até a Rua Rovedo Zigmann, Parque São Basílio, onde segundo a solicitante uma mulher de 86 anos que teria sido vitima de roubo, um indivíduo adentrou a sua residência, e outro teria ficado na parte de fora, sendo o que entrou teria lhe ameaçado, forçando-a à lhe entregar dinheiro, onde em determinado momento este individuo teria agarrado a vítima (86) pelo pescoço, alegando que se a mesma gritasse iria lhe matar, posteriormente vindo a lhe sufocar, tampando sua boca e seu nariz com a mão, e a jogar no chão, e a todo momento exigindo dinheiro que estaria guardado em sua residência, vindo a subtrair certa quantia em dinheiro, e tentando levar um botijão de gás, onde posteriormente se evadindo do local visto que filho da vítima de 41 anos, teria suspeitado da movimentação na residência, e teria deslocado até a casa de sua mãe para ver o que estaria acontecendo, onde visualizou 2 indivíduos correndo do local, um sendo um rapaz alto, de pele clara, bermuda e camiseta branca, e que parecia ser conhecido do homem (41). 
Diante dos fatos, foi realizado patrulhamentos nas imediações, sendo visualizado um individuo com as mesmas características em atitude suspeita em via publica, qual foi abordado e identificado como um homem de 20 anos sendo indagado o mesmo o fato ocorrido, o mesmo apresentou-se agitado, se contradizendo nas informações apresentadas, onde em determinado momento este relatou a equipe Policial que quem teria efetuado o roubo teria sido aum homem de 27 anos, vulgo Timão, haja visto que Timão já é conhecido no meio Policial foi deslocado até sua residência, qual também estaria trajando camiseta branca, onde foi abordado e conduzido juntamente com o homem (20) até a Delegacia de Policia Civil de Pitanga, também deslocado até a residência do vizinho de 22 anos do homem (20) , e encaminhado até a delegacia para prestar esclarecimentos do fato, sendo que a vítima (86) reconheceu o homem (20) como sendo o autor do roubo e que este quem lhe teria ameaçado e a jogado no chão, também relatando que o homem (20) é quem teria entrado em sua residência, e ateado fogo em um colchão na data de 08/07/2017. 
Diante dos fatos, os abordados, juntamente com a vitima, e a testemunha foram encaminhados até a 45ª DRP de Pitanga.

FURTO DE VEÍCULO VW/GOL: No dia 02 de novembro de 2018 as 13h30min, atendendo a solicitação via fone 190, a equipe Policial Militar de serviço deslocou até o Bairro Santa Regina, onde no local, relatou a solicitante de 29 anos, que por volta as 13h20min notou que seu veiculo VW/Gol placas BAH-1818 cor preta ano 1996, que foi subtraído da garagem de sua casa, sem as chaves e sem os documentos, a solicitante informou ainda que o veículo estava com as portas trancadas e no porta malas haviam dois pneus novos da marca Pirelli aro 14. 
Segundo a solicitante, seus vizinhos viram o carro saindo da garagem por volta das 03h00min da madrugada, porém não conseguiu visualizar quem conduzia o veiculo. 
A equipe Policial realizou patrulhamento nas imediações do local da ocorrência, porém sem êxito em localizar o veiculo nem o autor do furto, sendo a vitima orientada quanto aos demais procedimentos cabíveis.

INFRAÇÃO DE TRÂNSITO - SEM ILICITUDE: No dia 02 de novembro de 2018 por volta das 17h20 min, a equipe Policial Militar de serviço durante patrulhamento pela Rua Benjamim Constant s/n, Bairro Centro, a equipe em ação Policial visualizou um veículo transitando em atitude suspeita pela referida via, que o mesmo realizou manobra do tipo cavalo de pau naquele local, vindo em direção a viatura da Polícia, sendo de imediato realizado a abordagem as pessoas que estavam no veículo. 
Identificado o condutor como de 24 anos, consultado via SESP/intranet, o mesmo não possui CNH/PPD/ACC e o veículo possui impostos em atraso, desta forma o veículo foi recolhido até o pátio da 3ª Companhia PM , feito os Autos de Infrações de Transito cabíveis e orientado o condutor quanto aos demais procedimentos legais.

Fonte: Polícia Militar
Publicidade