[Fechar]

sexta-feira, 5 de maio de 2023

Manutenção na rede elétrica vai afetar o abastecimento de água no Distrito de Faxinal da Boa Vista


A Sanepar informa que, no próximo sábado (06), serviços programados pela Copel na rede de energia elétrica de Turvo afetarão equipamentos do sistema de abastecimento do distrito de Faxinal da Boa Vista, entre as 8 e as 17 horas.

Poderá ocorrer oscilação de pressão ou falta de água temporária nas regiões mais altas e extremidades da rede de distribuição, afetando o abastecimento também nas localidades de Ibema e Araucária. A previsão é a de que o abastecimento volte à normalidade de forma gradativa por volta das 19 horas.

A Sanepar orienta a população a priorizar o uso da água para alimentação e higiene pessoal, sem desperdícios. Atividades que demandam grande volume de água devem ser adiadas.

Só ficarão sem água os clientes que não têm caixa-d’água no imóvel, conforme recomendação da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). A Sanepar sugere que cada imóvel tenha uma caixa-d’água de pelo menos 500 litros. Assim, é possível ter água por 24 horas, no mínimo.

O Serviço de Atendimento ao Cliente Sanepar é feito pelo telefone 0800 200 0115, que funciona 24 horas. Ao ligar, tenha em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula.

Para consultar esta e outras informações, utilize o aplicativo para celular Sanepar Mobile ou acesse o site da Sanepar: www.sanepar.com.br.

Maio é o mês especial da família na Igreja Presbiteriana de Turvo

Pastor Marco Aurélio, da Igreja Presbiteriana do Brasil de Turvo tem um convite especial para você. Assista no vídeo:

Viveiro da Plantas de Turvo está com promoção de 20% de desconto para o Dia das Mães


Promoção dia Das Mães no Viveiro das Plantas, tudo com 20% de desconto. No Viveiro das Plantas é o lugar ideal para encontrar as plantas e flores mais harmoniosas, lindas e saudáveis para embelezar seu ambiente, seja ele jardim ou interior da sua casa. E também mudas frutíferas.

Temos diversas espécies de plantas, desde rasteiras até arbustos, assim como todos apartados para montar seu vaso ou jardim;

👉🏻Fertilizantes

👉🏻Pedras para decorações

👉🏻Adubos

👉🏻Terra e substratos

Montamos vasos e flores para presentes.

Aceitamos encomendas.

Aceitamos Crédito ou Débito e Pix.

Venha conferir - Fica em Turvo - PR, na Rodovia PR-466, Km 222, entre os dois trevos – Fone WhatsApp (44) 9 9718-6463.















 

Secretaria Municipal de Educação de Turvo reforça segurança nas escolas


No início do mês de maio, a Secretaria Municipal de Educação de Turvo anunciou novas medidas para reforçar a segurança nas escolas municipais. Com o objetivo de proporcionar um ambiente seguro e confiável para o desenvolvimento educacional das crianças, as escolas municipais já contam com vigilantes de segunda a sexta-feira, que atendem as instituições de ensino da sede, do faxinal da Boa Vista, da Saudade e do Passa Quatro.

São profissionais altamente treinados e estarão uniformizados, sendo responsáveis pelo patrulhamento e acompanhamento operacional nas escolas. O patrulhamento atende todas as instituições de ensino da rede municipal de educação, sendo elas o CMEI Irmã Ancila, CMEI João Adolfo, CMEI Vó Luiza, Escola Municipal Professor Elias Abrahão, Escola Municipal Frida Rickli Naiverth, Semente do Amanhã, Infância Feliz e Santa Anita.

Além disso, a Secretaria está instalando câmeras de segurança, detectores de metal e botões de pânico em locais estratégicos. Também está estabelecendo um sistema de alarme que possa ser acionado rapidamente em caso de emergência, além de treinamentos regulares de segurança para alunos, professores e funcionários da escola.

Outras medidas incluem a criação de uma equipe de segurança treinada para monitorar a escola e responder a situações de emergência, a implementação de medidas disciplinares claras e consistentes para comportamentos violentos e ameaçadores, o monitoramento das redes sociais e outras plataformas online no ambiente escolar, e a promoção de um ambiente de trabalho em equipe entre alunos, professores e funcionários da escola.

Com esse reforço na segurança, a Secretaria Municipal de Educação de Turvo busca proporcionar aos pais dos alunos ainda mais segurança e tranquilidade, sabendo que a segurança dos pequenos é fundamental para um ambiente propício ao aprendizado. A segurança das escolas é uma prioridade, e a Secretaria está trabalhando para garantir que as crianças estejam protegidas e educando com proteção e cuidado.



Fonte e fotos: Prefeitura de Turvo 


Em Guarapuava, mulher acorda com homem desconhecido na cama e chama a polícia


No dia 04 de maio, no Residencial 2000, em Guarapuava, a equipe policial em contato com a vítima mulher, 19 anos, relatou que estava dormindo em sua casa quando acordou com um homem estranho ao seu lado, chutou o autor e gritou então o mesmo fugiu tomando rumo ignorado.

O autor seria moreno, magro e alto e estaria trajando calção preto e blusa preta com estampa dos irmãos metralhas. Foi realizadas buscas mas nao foi possível localizar o autor.

Fonte: PM

EQUIPES POLICIAIS MILITARES DO 16º BPM REALIZARAM DOIS EXCELENTES SERVIÇOS EM APOIO À OUTROS ÓRGÃOS E UNIDADES, LOGRANDO ÊXITO NA APREENSÃO DE ARMAS DE FOGO, MUNIÇÕES E VEÍCULOS, ALÉM DA PRISÃO DE AUTORES

VÍDEO:

No dia 04 de maio, após informações que uma equipe do BPRV, teria avistado um veículo Nissan Kicks bastante sujo de terra e rebaixado, onde posteriomente foi localizado em uma propriedade rural, no qual foi encontrado 439,700 kg de substância análoga a maconha. Na sequência as equips de RPA do 16º BPM, receberam informação de que o veículo Toyota Corolla Cross foi utilizado como batedor do veículo carregado de entorpecentes. Constatou que o veículo era de propriedade de uma empresa de locação de Guarapuava, diante das informações a equipe intensificou o patrulhamento quando avistou o veículo no interior da empresa, todo sujo de terra, com um casal retirando os pertences pessoais e passando para outro veiculo. Identificado o condutor masculino de 32 anos e passageira mulher de 31 anos. Confirmado que o casal estava trocando conversas com o abordado com os entorpecentes pelo BPRV, ficando evidente que o casal estava de batedor. Na sequência informações de que um veículo VW/T-Cross azul e um Hyundai/HB-20 prata estariam envolvidos na situação e que estariam na região de Guarapuava, através de denúncia via 190 uma equipe policial localizou o veículo T-cross abandonado em uma estrada rural, durante o deslocamento a Polícia Judiciária, as equipes policiais localizarm o veículo HB-20 estacionado em frente a uma lanchonete no Bonsucesso, sendo abordado o local e identificado os ocupantes do veículo masculinos de 23 e 34 anos, os quais estavam na companhia de masculinos de 30 e 23 anos, todos do Estado de São Paulo. Todos os envolvidos foram encaminhados a Polícia Judiciária.

Em Laranjal, equipe PM prestou apoio para a Polícia Civil de Palmital, sendo dado o fiel cumprimento ao mandado de busca e apreensão em desfavor do masculino de 36 anos, não sendo localizado o mesmo na residencia, sendo que a busca foram localizadas 08 armas de fogo, 1 espingarda .32 Rossi, 1 espingarda .32 CBC, 1 espingarda .12 Boito, 1 revólver Taurus.32 long, 2 espingardas de fabricação caseira, 2 espingardas de pressão .4.5, 75 munições .38, 9 munições .32 Long, 7 munições .32 Auto, 97 cartuchos .32 63,5 mm CHT, 44 cartuchos gauge .32, 60 cartuchos Gauge .12 70 mm CHT, 12 cartuchos Gauge .12 76,2 mm balote SG1, 7 cartuchos gauge 12 70 mm balote, 6 cartuchos recarregados Gauge 28, 10 cartuchos recarregados .32 material para recarga (1 frasco de pólvora, 3 embalagens de espoletas e 1 frasco de chumbo). Diante dos fatos os objetos apreendidos foram entregues junto a Polícia Judiciária.

Polícia Militar do Paraná, Nós fazemos a diferença!

Comunicação Social 16⁰ BPM - Batalhão 3⁰ Sgt PM RICIERI Chagas

Bancos deixarão de operar transferências por DOC e TEC até 2024


Os bancos deixarão de oferecer a modalidade de pagamento via Documento de Ordem de Crédito (DOC) para pessoas físicas e jurídicas até 29 de fevereiro de 2024. O anúncio foi feito pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) nesta quinta-feira (4).

De acordo com a entidade, a decisão foi motivada pelo desinteresse do público que, no decorrer dos anos, reduziu o uso desse meio de pagamento, criado em 1985 pelo Banco Central. Os usuários têm preferido formas mais rápidas e mais baratas de transferência de dinheiro, principalmente após o lançamento do Pix, em novembro de 2020.

De acordo com levantamento feito pela Febraban sobre meios de pagamento, em 2022, as transações via DOC somaram 59 milhões de operações, apenas 3,7% do total de 63,07 bilhões de operações realizadas. O Pix, que não tem custo e é instantâneo, lidera as operações, no Brasil. Ele é seguido por outras modalidades de pagamento de menor custo aos clientes.

Dados divulgados pelo Banco Central apontam que, em 2022, as transações bancárias foram:

- 24 bilhões via Pix;

- 18,2 bilhões pelo cartão de crédito;

- 15,6 bilhões, cartão de débito;

- 4 bilhões por boletos;

- 1,01 bilhão via TED;

- 202,8 milhões, cheques;

- 59 milhões via DOC.

TEC

Além do DOC, a Febraban anunciou que serão extintas as operações de Transferência Especial de Crédito (TEC), feitas exclusivamente por empresas para pagamento de benefícios a funcionários.

O presidente da Febraban, Isaac Sidney, afirma que o objetivo é melhorar a conveniência para os clientes bancários, após observar seu custo-benefício.


“Com o surgimento do PIX e a alta movimentação bancária com menores taxas, tanto a TEC, quando o DOC, deixaram de ser a primeira opção dos clientes, que têm dado preferência ao PIX, por ser gratuito e instantâneo”.

Fim das operações em fevereiro de 2024

Os bancos têm até 29 fevereiro de 2024 para extinguir as operações de DOC e TEC. E os clientes (pessoa física ou jurídica) poderão realizar as operações de DOC até 15 de janeiro de 2024, com agendamento até fechamento do sistema para essas operações (29/02/2024).

Atualmente, cada banco institui o valor cobrado para essas duas transações. A transação bancária, tanto a TEC, quanto o DOC, tem o valor máximo de R$ 4.999,99. A operação pode ser agendada para beneficiar outra conta, inclusive de um banco diferente.

As movimentações feitas por meio do DOC são efetivadas um dia depois de o banco receber a ordem de transferência. Enquanto a TEC garante a transferência de recursos até o fim do mesmo dia em que foi dada a ordem de pagamento.

Outra característica é que a TEC possibilita a transferência de recursos para diferentes contas ao mesmo tempo, o que não é possível aos optantes do DOC.

Fonte: Agência Brasil 

Ainda dá tempo de você aproveitar a promoção do Dia do Trabalho no UniCV


A promoção do Dia do Trabalho está acabando, mas ainda dá tempo de você se matricular no curso de sua preferência pagando um valor bem baixinho.

Entre em contato conosco e garanta sua matrícula.

Contato👇

(42) 99128-1476 - Polo de Turvo.

(42) 99921 - 2841 - Polo de Guarapuava.

Compre na N. Utilidades e concorra aos prêmios da Campanha Dia das Mães da ACET (Associação comercial e empresarial de Turvo).


A N. Utilidades vem comercializando e atendendo às necessidades dos clientes desde 2007 com mais de 10 mil itens de boa qualidade a disposição de nossos clientes.

Comercializamos uma diversa linha de produtos de utilidades domésticas, agrícolas, ferragens , ferramentas, materiais para camping, pesca, forração para pisos, ordenhadeiras, entre outros produtos para atividades industriais.

Também consertamos bombas d'água submersas e ordenhadeiras.

A N. Utilidades está localizada na av. 12 de maio 887 , em frente à rodoviária de Turvo.

Agradecemos pelas parcerias e excelente clientela durante os 16 anos dessa atividade comercial.

Ao efetuarem suas compras, peçam seus cupons e concorram aos seguintes prêmios quais serão sorteados em 20 de maio de 2023:

01 TV 50 polegadas

01 Smartphone

01 Fritadeira Air frayer

05 Vale compra R$500,00

10 Vale compra R$250,00


















Óbitos registrados em Guarapuava e Região


A Central de Triagem informa os óbitos registrados em Guarapuava e Região - CLIQUE AQUI...
Publicidade