[Fechar]

quinta-feira, 14 de dezembro de 2023

Vacina contra Covid-19 passa a fazer parte do calendário vacinal da criança em 2024



A partir de janeiro de 2024 a vacina Covid-19 pediátrica será incorporada no Calendário Nacional de Vacinação. A decisão foi oficializada nesta quinta-feira (14) para a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio da Nota Técnica nº 118/2023 , do Ministério da Saúde.

Segundo a pasta federal, a medida foi tomada com base em evidências científicas mundiais e dados epidemiológicos de casos e óbitos pela doença no País.

De acordo com o Programa Nacional de Imunização (PNI), a vacina Pfizer passa a ser obrigatória para crianças entre 6 meses e 4 anos. O esquema vacinal será composto por três doses (D1, D2 e D3), sendo que entre a D1 e D2 a aplicação deve ocorrer com intervalo de quatro semanas, já entre a D2 e a D3 esse espaço deve ser de oito semanas.

“A Sesa irá seguir a determinação do Ministério da Saúde e partir do próximo mês todas as crianças acima dos 6 meses devem receber as doses do imunizante. É valido reforçar que as vacinas são as responsáveis por evitar os casos mais graves e óbitos, sendo assim, é muito importante que todas as crianças nessa faixa etária, público muito mais suscetível as formas mais graves da doença, sejam contempladas com a vacina em todo o Paraná”, explicou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

As doses para a vacinação deste público já se encontram disponíveis nas 1.850 salas de vacinas das Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos 399 municípios do Paraná. Novas doses serão entregues pelo governo federal e disponibilizadas para as 22 Regionais de Saúde, e por sua vez, para os municípios.

COBERTURA – A recomendação desta vacina para crianças nesta faixa etária ocorre desde dezembro de 2022. Até esta quinta foram aplicadas 385.978 doses (entre D1, D2 e D3) em uma população estimada em 687.475 crianças no Paraná. A cobertura vacinal de 1ª dose para o público de 6 meses a 2 anos de idade é de 21,72% e para a população de 3 a 4 anos é de 41,12%, sendo que a meta preconizada pelo Ministério da Saúde é de 90%.

DADOS – De acordo com dados do Informe epidemiológico da Sesa, até novembro de 2023 o Paraná registrou 90.455 casos confirmados de Covid-19 em crianças de 0 a 4 anos, sendo que 67 foram a óbito em todo Estado.

Manutenção emergencial pode afetar o abastecimento em Faxinal da Boa Vista


A Sanepar informa que, na tarde desta quinta-feira (14), realiza serviço emergencial de manutenção na rede de distribuição de água de Ibema, no distrito de Faxinal da Boa Vista, em Turvo. Os serviços serão concluídos ainda na tarde de hoje, mas poderá ocorrer oscilação de pressão nas redes ou falta de água na localidade. A previsão é a de que o abastecimento seja normalizado no fim da tarde, de forma gradual.

Em situações como esta, a orientação é para que se priorize o uso da água para alimentação e higiene pessoal. Não desperdice!

Só ficarão sem água os clientes que não têm caixa-d’água no imóvel, conforme recomendação da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). A Sanepar sugere que cada imóvel tenha uma caixa-d’água de pelo menos 500 litros. Assim, é possível ter água por 24 horas, no mínimo.

O Serviço de Atendimento ao Cliente Sanepar é feito pelo telefone 0800 200 0115, que funciona 24 horas. Ao ligar, tenha em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula.

Para consultar esta e outras informações, utilize o aplicativo para celular Sanepar Mobile ou acesse o site da Sanepar: www.sanepar.com.br.

Sancionada lei que exige curso superior para ingresso nas carreiras da PM e Bombeiro


Além das provas e outros critérios técnicos, os novos editais de concurso da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná exigirão o ensino superior completo como escolaridade mínima para aprovação dos candidatos. A mudança consta na lei estadual 21.828 , sancionada nesta quarta-feira (13) pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior.

O projeto, de autoria do próprio Executivo, passou pelo crivo da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) em dezembro. Ele alterou dispositivos da lei 1.943/1.954, que dispõe sobre a estruturação das forças de segurança pública no Estado.

Para o ingresso de soldados da Polícia Militar do Paraná (PMPR), a exigência da formação, que antes exigia nível médio completo, passa a ter como critério mínimo ter concluído ao menos um curso de graduação. Aqueles que desejam seguir carreira como oficiais da PMPR deverão ter a formação específica de Bacharel em Direito. Já no caso de quem desejam participar do Curso de Formação de Oficiais Bombeiros Militares, será exigida o nível de bacharelado em qualquer área de conhecimento.

Atualmente, outros dez estados brasileiros também adotam a exigência de nível superior para o ingresso de soldados. No caso da solicitação do curso superior em Direito para os oficiais, a mesma regra já é aplicada em 15 estados.

As mudanças passam a valer já para o novo concurso público que foi autorizado pelo governador e que prevê o preenchimento de 360 vagas, sendo 230 para a Polícia Militar e 130 para o Corpo de Bombeiros. O edital deverá ser publicado em 2024.

Recentemente foram formados 2,4 mil policiais militares e 419 novos bombeiros militares no Paraná. Eles já estão atuando na segurança pública.

Associação é arrombada e produtos são furtados em Boa Ventura de São Roque

Por volta das 20h00min do dia 13/12, a equipe policial de Boa Ventura de São Roque encontrava-se em patrulhamento nas proximidades do Posto Rio Bonito, na Localidade do Sítio quando foi solicitada por um masculino de 35 anos. 

O mesmo relata que no dia anterior, um homem adulto, adentrou nas dependências da Associação Recreativa dos Funcionários da Coamo, possivelmente pelo muro dos fundos, realizou forçamento da porta dos fundos, foi até o escritório e arrancou os cabos da central do sistema de alarme, e após romper todas as barreiras, realizou o furto de produtos alimentícios, bebidas alcoólicas, refrigerantes. 

Em conversa com outros moradores da localidade, a equipe levantou que ocorreram mais 4 furtos em um estabelecimento próximo, e que os possíveis autores são três homens adultos, que não são residentes daquela localidade, que estão em situação de rua, abrigados nas regiões do posto de gasolina. 

Diante dos fatos, a equipe orientou as vítimas, e então realizou buscas aos homens, nas características repassadas, e nos locais indicados, porém sem êxito em encontrá-los. 

Após o patrulhamento, foi lavrado este Boletim de Ocorrência.

Compre produtos e serviços na Eurich Peças e Serviços e concorra à um Fiat Mobi 0 Km da Promoção da ACET

A Eurich Peças e Serviços está participando do Festival de Prêmios da Associação Comercial e Empresarial de Turvo (ACET).

Na Eurich Peças e Serviços além da auto peças e mecânica, conta com alinhamento, balanceamento, scanner, cambagem e caster.

Na Auto Peças, você encontra peças para automóveis em geral, lubrificantes, extintores, palhetas Bosch e uma grande quantidade de baterias em promoção.

Ao Comprar produtos e serviços na Eurich, você pode pedir seu cupom e concorrer a um Fiat/Mobi 0 km, 1 SmartTv de 55’, e a 03 Vales Compra de R$1.000,00, que será sorteado no dia 14 de Janeiro de 2024.

Rua Travessia Imbituva, nº 30, Bairro Jardim Alegre, próximo ao trevo de acesso à cidade. Fone (42) 3642-1407.



 

Em Manoel Ribas, indígena morre após ser atropelado no centro da cidade


Um indígena morreu após um acidente de trânsito no Centro de Manoel Ribas na manhã desta quarta-feira (13), por volta das 9h.

Segundo apuração do NH Notícias, a situação ocorreu na Praça Central da cidade, onde um indígena foi atropelado por um maquinário agrícola (pulverizador).
Populares informaram que o masculino estava caído há um bom tempo na via no momento que o veículo passava.

O condutor do pulverizador parou, prestou socorro e chamou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O indígena foi socorrido, chegou ao hospital municipal e as equipes tentaram reanimá-lo por mais de 40 min, mas a vítima veio a óbito.

A Polícia Civil (PC) esteve no local e orientou o motorista quanto aos procedimentos cabíveis. A Defesa Civil, com os agentes Thiago e Cordeiro e o soldado Rafael, e Darci Pereira, pela Rede Estadual de Emergência de Radioamadores (REER), também prestaram apoio a ocorrência.

Texto: jornalista Lucas Herdt/NH Notícias
Foto: reprodução
Publicidade