[Fechar]

segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

Avô atropela e mata neto de 3 anos ao tentar estacionar trator


Uma criança de três anos morreu atropelada pelo próprio avô. O garoto Murilo Petranski Chilhen foi atingido por um trator e não resistiu aos ferimentos, segundo informou o Corpo de Bombeiros. O acidente aconteceu na localidade de Cadeado Santana, em Irati. Policiais da 8ª Companhia de Irati prestaram atendimento no local.

Conforme relato dos socorristas do Corpo de Bombeiros de Prudentópolis, o avô estava manobrando o trator e pediu que o neto apanhasse um par de chinelos. A criança obedeceu, mas voltou logo em seguida e entrou na frente da máquina. O idoso disse que não viu o neto retornar e apenas escutou um barulho.

Quando desceu para ver o tinha acontecido, constatou o acidente. Os avós estavam bastante chocados no local da ocorrência. O corpo de Murilo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) e será velado na residência de seus avós Carlos e Lucimara. O sepultamento será no Cemitério de Cadeado Santana com horário a ser designado.

Agricultura amplia prazo para exames de doença equina


Os proprietários de equinos que transitam pelo Estado do Paraná não precisam mais validar os exames de Anemia Infecciosa Equina (AIE) a cada 60 dias. A partir de 1.º de janeiro de 2020, a validade passa a ser de 180 dias, a contar da data da coleta da amostra de sangue.

Para o trânsito entre os demais estados, a validade permanece de 60 dias. Na emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA) de equídeos também passa a ser exigida a apresentação do exame negativo de AIE para todos os animais, inclusive para os de trabalho. A única exceção possível é no caso de abate.

A ampliação do prazo para animais em trânsito interno, por meio da Portaria n.º 322/19, da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), foi possível em razão de o inquérito soroepidemiológico feito em março e abril de 2018 ter apontado baixa prevalência da doença. O estudo teve auxílio da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Universidade de São Paulo (USP).

A legislação, em especial a Instrução Normativa n.º 45/04, do Ministério da Agricultura, estabelece que “as medidas de prevenção e controle da AIE serão adotadas nas Unidades Federativas de acordo com as suas condições epidemiológicas peculiares”. Portanto, o Paraná tem autonomia para estabelecer os novos prazos.

INQUÉRITO - Após delineado o estudo, foram selecionadas aleatoriamente 890 propriedades distribuídas no Paraná, com colheita e processamento de 2.683 amostras por parte de servidores da Adapar. Foi detectada a ocorrência da AIE em 14 das propriedades (1,57%) e em 14 animais (0,52%), o que é considerado prevalência reduzida.

Segundo a coordenadora do Programa Estadual de Vigilância e Prevenção de Doença de Equídeos, Pauline Sperka de Souza, com o conhecimento destes dados, o serviço oficial de defesa agropecuária atuou com maior eficiência nos municípios mais afetados e realizou as alterações na legislação.

A anemia infecciosa equina é um grande obstáculo para o desenvolvimento da equideocultura brasileira, visto que não possui tratamento e ocasiona perdas econômicas aos proprietários.

A AIE compõe a lista de doenças de notificação obrigatória, e cabe ao médico veterinário comunicar aos órgãos de defesa animal qualquer positividade para a enfermidade.

Homem morre afogado no Lago Municipal de Nova Tebas


Neste domingo (29), compareceu no destacamento policial de Nova Tebas, uma pessoa do sexo masculino, relatando que estava pescando no lago municipal, quando um senhor, aparentemente embriagado comentou que iria nadar, mergulhando sem retornar à superfície. 

Relatou a testemunha que, juntamente com outros populares tentaram retirar o senhor da água, mas não obtiveram êxito. Diante da situação, a equipe policial acionou os bombeiros militares da cidade de Ivaiporã, que realizaram buscas aquáticas, onde localizaram o senhor Davi da Rosa, de 64 anos, sem vida. Acionado os órgãos competentes para procedimentos cabíveis.

Homem morre ao ser atacado por vaca em Jaciaba, interior de Prudentópolis


Na manhã desta segunda-feira (30), o senhor Jorge Sthenphak foi morto após ser atacado por uma vaca em sua propriedade em Jaciaba, interior de Prudentópolis.

Segundo informações repassadas ao Blog do Elói, o senhor Jorge era uma pessoa muita querida na localidade de Jaciaba, onde foi inspetor de polícia, era muito participativo e conquistou muitas coisas para a comunidade.

A morte do senhor Jorge está causando grande comoção aos parentes e moradores de Jaciaba.

Em breve mais informações.

Cavalo está desaparecido no Distrito da Palmeirinha


Um cavalo fugiu de uma chácara próximo ao Distrito na Palmeirinha na sexta-feira (27).

Se alguém ver o animal, favor entrar em contato pelo fone (42) 9 8838-1401, que o proprietário dará uma recompensa. 


Residencia é atingida por tiro em Goioxim


No dia 29 de dezembro, às 3h00min, a equipe policial deslocou até a Rua Principal, BNH, sendo abordada por uma pessoa do sexo feminino, a qual relatou que alguém teria atirado contra a sua residência, constatado que um disparo atingiu a estante, causando danos no vidro e televisão, o projétil atravessou a parede de madeira não sendo possível localizá-lo. 

A equipe se encontrava na residência, quando uma pessoa do sexo masculino informou que os tiros foram direcionados à sua casa e que saberia quem era o suposto autor. Perguntado o motivo ele afirmou que seu irmão teve uma briga com o “autor”, horas antes. A equipe realizou patrulhamento no local e adjacências, porém não obteve êxito em localizar o autor dos fatos. 

Por volta das 11h30min, na Rua Laurindo Cordeiro de Souza, abordado o suspeito, o qual relatou que teria levado tal arma até residência de outra pessoa, onde teria deixado guardado com o mesmo. Deslocado até o bairro Sapolândia, onde o morador franqueou entrada da equipe na residência, sendo entregue uma (1) espingarda calibre 12 Gauge, sem marca e numeração, de um cano, onde estava desmontada e escondida dentro do quarto da residência. Indagado a pessoa que entregou a arma, onde estariam os cartuchos deflagrados que o autor teria utilizado, este afirmou que teria pego os três "3" cartuchos de cor vermelha deflagrados de plásticos e queimados. 

Diante dos fatos foi dado voz de prisão a pessoa ao autor do disparo, conduzido até a 2ª SDP para as devidas providências.

PM aborda dois jovens, encontra drogas e veículo furtado em Boa Ventura de São Roque


No dia 29 de dezembro, às 17h00min, a equipe Policial realizava Patrulhamento no Prolongamento da Avenida Dalzotto, Parque do Viveiro, quando avistou um grupo de jovens reunidos em uma das mesas, sendo que um rapaz ao perceber a presença da viatura policial, pegou uma bolsa azul e colocou no interior do veículo GM/Corsa que estava estacionado próximo. 

Foi dada voz de abordagem, sendo identificado o suspeito como um jovem de 18 anos, que em revista pessoal foi encontrado em seu bolso duas “buchas” de Crack, pesando aproximadamente duas gramas. Em revista no veículo GM/Corsa, foi encontrado no interior uma bolsa azul contendo aproximadamente 240 gramas de Maconha. Em consulta via operacional, constatado que o veículo GM/Corsa, possuía alerta de furto/roubo em Santa Catarina e estava com uma chave mixa na ignição. 

Em conversa com o abordado, esse relatou ser o dono da maconha e disse ter comprado o Corsa em Santa Catarina, que também foi identificado a pessoa do sexo masculino de 22 anos, natural de Santa Catarina. Diante dos fatos ambos foram encaminhados para a 45ª DRP de Pitanga para providências cabíveis, juntamente com o veículo.
Publicidade