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quarta-feira, 28 de dezembro de 2022

Prefeitura de Turvo lançou sua revista anual de prestação de contas


Mantendo a transparência de suas ações e serviços, a Prefeitura de Turvo lançou sua revista anual de prestação de contas, trazendo as principais ações da gestão municipal ao longo de mais um ano.

O Informativo 2022, pauta o ritmo forte que a Prefeitura vem trabalhando para garantir serviços de qualidade, e o crescimento econômico e social do Município. São ações, investimentos e novas obras em todas as áreas que podem ser conferidas nesta edição da revista.

Destacam-se importantes notícias, como o investimento superior a R$ 4,8 milhões de reais na revitalização da Avenida 12 de Maio, e pavimentações asfálticas e poliédricas que vem sendo realizadas na sede e no Distrito Faxinal da Boa Vista.

Também, o início das obras para a sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU, que irá trazer mais agilidade em atendimentos emergenciais no Município. Além de investimentos na agricultura, como a distribuição de equipamentos agrícolas que garantem o desenvolvimento de uma das principais bases econômicas de Turvo.

Para ter acesso à revista basta acessar o link AQUI e conferir tudo o que a Prefeitura de Turvo vem realizando para melhorar a qualidade de vida da população. Em breve, a versão física da edição também estará disponível.

Fonte: Prefeitura de Turvo 

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Em 2022, Estado liberou R$ 8,8 milhões em seguro rural e 1,5 mil veículos do Trator Solidário



Atividade bastante dependente de condições climáticas e de fatores não controláveis, a agropecuária tem no seguro rural um auxiliar para a proteção da renda. Para baratear os custos, o Governo do Paraná é um dos poucos que conta com um programa estadual de subvenção econômica ao prêmio do seguro, complementar ao oferecido pela União.

Já o programa Trator Solidário possibilita aos agricultoras familiares a compra de máquinas, implementos e equipamentos a preços mais acessíveis.

O objetivo é ampliar o acesso ao seguro agrícola, garantir ao segurado a cobertura de perdas decorrentes de fenômenos climáticos e adversos que afetam as lavouras, incorporar o seguro rural como instrumento para a estabilidade da renda agropecuária e promover o uso de tecnologias adequadas e modernas da gestão do empreendimento.

A Subvenção Estadual ao Prêmio de Seguro Rural é limitada ao percentual máximo de 20% do prêmio total, não podendo exceder R$ 4,4 mil por CPF, por cultura ou espécie animal, e até R$ 8,8 mil por CPF por ano civil.

Em 2022, dos R$ 11 milhões disponíveis, foram pagos R$ 8,8 milhões em subvenções. Estiveram sob a garantia do seguro os proprietários de 3.199 apólices, cobrindo pouco mais de 169,8 mil hectares. O atendimento contemplou ameixa, arroz, batata inglesa, cebola, cevada, feijão, kiwi, milho, pera, pêssego, tomate, trigo sequeiro e uva.

Os triticultores foram os que mais procuraram essa garantia para suas culturas, com 77% do volume segurado, o que corresponde a R$ 6,64 milhões. Outros 13%, ou R$ 1,12 milhão, foram segurados pelos produtores de milho segunda safra. Entre as outras principais culturas que se beneficiaram do valor restante estão cevada, uva, cebola e tomate.

TRATOR SOLIDÁRIO – O programa Trator Solidário tem o foco no agricultor familiar. Por meio dele, os interessados podem adquirir máquinas, implementos e equipamentos a preços mais acessíveis. Os financiamentos seguem regras estabelecidas para a linha Pronaf Mais Alimentos e chegam a custar em torno de 15% menos que o valor pago no mercado comum.

Em 2022, a Secretaria da Agricultura e do Abastecimento registrou o faturamento de 1.506 máquinas, num total superior a R$ 324,8 milhões. Foram entregues 1.411 tratores, 91 colhedoras e quatro pulverizadores. Somente nos tratores, o investimento foi de R$ 268,4 milhões. Eles foram fornecidos por seis empresas.

Ex-vereador de Pitanga falece aos 53 anos


Osvaldo Krupek tinha 53 anos, foi vereador de Pitanga e faleceu em Guarapuava na madrugada dessa quarta-feira (28) após passar mais de três meses internado por conta de um acidente de trânsito.

O ACIDENTE

O acidente de trânsito foi no início da noite do dia 10 de setembro, por volta das 19h, na PR 466, próximo ao posto da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), em Pitanga.

Osvaldo estava em seu Ford/Ka e se envolveu em uma colisão com um caminhão Volkswagen/2450 (com placas de Toledo).

O ex-vereador de Pitanga teve ferimentos graves, foi encaminhado para o Hospital São Vicente de Paulo de Pitanga e transferido para Guarapuava.

O velório será na Câmara de Vereadores de Pitanga em horário a confirmar.

Texto: jornalista Lucas Herdt/NH Notícias
Fotos: arquivo/NH Notícias

IDOSA FICA FERIDA APÓS ACIDENTE NA PR 487, EM NOVA TEBAS


Um acidente de trânsito foi registrado na tarde dessa terça-feira (27), por volta das 12h10, na PR 487, em Nova Tebas.

Segundo a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), a colisão envolveu um caminhão (com placas de São José dos Pinhais) e um carro Ford/Belina (com placas de Campo Mourão).

A passageira (87 anos) do automóvel teve ferimentos e foi encaminhada pela ambulância de Nova Tebas até o hospital municipal. O condutor (38 anos) do caminhão e o motorista (52 anos) do carro não se feriram.

Pedágio será primeiro teste na relação entre governos Ratinho Jr e Lula


As novas concessões do pedágio no Paraná servirão de primeiro teste nas relações entre o governador reeleito, Ratinho Júnior (PSD) e o governo do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Aliado do presidente derrotado, Jair Bolsonaro (PL), Ratinho Jr rejeita o pedágio de manutenção defendido pelos petistas em substituição ao leilão por menor tarifa e com cobrança de uma caução para a garantia da realização de obras nas rodovias. O governador, inclusive, ameaça não ceder as rodovias estaduais para que o governo federal realize as concessões, caso a gestão de Lula insista nesse modelo.

O projeto elaborado pelo governo Bolsonaro previa a concessão de 3,3 mil quilômetros de rodovias, sendo 65% são de rodovias federais e os outros 35% de estradas estaduais. Ele previa ainda 15 novas praças de cobrança, além obras de duplicação, viadutos e contornos. Os novos contratos de pedágio também foram anunciados com divisão de seis lotes, que iriam a leilão na Bolsa de Valores separadamente. Venceria a empresa que conceder o maior desconto na tarifa-base. Quanto maior o desconto, maior o valor da caução que deveria ser reservada pela empresa para a garantia das obras. No pedágio de manutenção, venceria que oferecesse o maior desconto, sem a cobrança de caução.

O atual governo pretendia promover o leilão de dois primeiros lotes ainda neste ano. A Frente Parlamentar do Pedágio na Assembleia Legislativa, porém, pediu à equipe de transição que o processo fosse suspenso, em razão da mudança de administração.

A presidente nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann, anunciou que a equipe “está analisando a mudança de critério do leilão para baixar o preço da tarifa”, e que pretendia “solicitar alteração do edital neste sentido”.

Tarifas caras

Em outubro, ao liberar o leilão dos dois primeiros lotes, o Tribunal de Contas da União (TCU) cobrou da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) correções nos projetos, alertando para o risco de que as tarifas fiquem mais altas que as cobradas nos contratos anteriores, que se encerraram em 2021. De acordo com o órgão, para que as tarifas dos novos pedágios sejam significativamente menores, o deságio no leilão deverá ser bastante superior a 11,5% das tarifas básicas. De acordo com o TCU, caso esse deságio não ocorra, certamente as concessões paranaenses “permanecerão com o status quo de serem as mais caras entre as rodovias federais, ao longo de mais 30 anos”. O custo da viagem entre Curitiba e Londrina, por exemplo, pode ficar 35% mais caro que os pedágios antigos, segundo o órgão.

Apesar disso, após a reeleição e a vitória de Lula, Ratinho Jr manteve a defesa do modelo proposto pela gestão Bolsonaro. “Vamos continuar defendendo a tarifa do menor preço, como fizemos durante o governo Bolsonaro, que é na bolsa de valores. Isso dá transparência e oportunidade de o mundo inteiro vir participar. Essa conversa de pedágio ‘caipira’, que é só de manutenção, o Paraná não vai ser enganado como foi durante 30 anos. Nós queremos obras, cortar árvores e tapar buracos não serve”, alegou ele. “Nós temos que esperar o novo governo para que ele apresente a sua modelagem e espero que esteja próximo do que defendemos. Se não acontecer, vou fazer pedágio próprio e vamos manter a nossa modelagem”, disse.

Fonte: Bem Paraná

Temporal causa prejuízos em Guarapuava


Um forte temporal causou prejuízos na noite dessa terça feira (27 de dezembro) em Guarapuava. Uma chuva forte, com quedas isoladas de granizo, atingiu grande parte da cidade, causando alagamentos. Em poucas horas, as ruas do centro e dos bairros ficaram completamente alagadas e várias casas e estabelecimentos comerciais foram tomados pela enxurrada.

Três equipes da Defesa Civil do Município permaneceram em campo prestando os atendimentos necessários, como distribuição de lonas, apoio na retirada de móveis e, onde necessário, na remoção de pessoas para um lugar seguro.

Às 20h30, a Defesa Civil do Estado emitiu um alerta de vendaval e chuvas intensas para a região toda a região. O aviso de alerta valeu por seis horas, ou seja, até às 2h30 desta quarta (28 de dezembro).

A Prefeitura de Guarapuava, por meio da Defesa Civil e Assistência Social, mobilizou equipes para prestar a ajuda necessária para amenizar o problema.

Equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros trabalharam nos Bairros Xarquinho, Primavera, Vila Carli, Vila Concórdia, Dos Estados, Jardim das Américas e Feroz I e II, locais mais atingidos na cidade. Além disso, equipes da Assistência Social permaneceram nas ruas para encaminhamentos das famílias desalojadas, nos casos necessários.

Óbitos registrados em Guarapuava e Região

A Central de Triagem informa os óbitos registrados em Guarapuava e Região - CLIQUE AQUI...
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