[Fechar]

sexta-feira, 22 de março de 2019

Acidente deixa um morto e um ferido na BR 277



Um homem morreu e outro ficou ferido em acidente registrado no final da tarde desta sexta-feira (22), na BR 277, em São Miguel do Iguaçu.

De acordo com informações, uma caminhonete com placas paraguaias capotou na rodovia, próximo ao retorno da Linha Cacic, sentido Cascavel/Foz do Iguaçu, bateu em uma placa de sinalização e parou com as rodas para cima.

O condutor do veículo, identificado como Jonas Machado Golf, 60 anos, morreu no local e o passageiro, Antonio Augusto dos Santos, de 47 anos, foi encaminhado para o Hospital Municipal em Foz do Iguaçu, com ferimentos moderados. Corpo de Bombeiros de São Miguel do Iguaçu e socorristas da Ecocataratas prestaram atendimento no acidente.

A Polícia Rodoviária Federal compareceu registrando a ocorrência e sinalizando o trânsito até a chegada do IML, Criminalística e Polícia Civil.

Fonte: Guia SMI

Começa a seleção de policiais que vão atuar nas escolas estaduais



O Governo do Paraná iniciou o processo de seleção de policiais militares da reserva que vão participar da primeira etapa do programa Escola Segura. Lançado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior na última semana, o programa é uma parceria entre as secretarias da Educação e da Segurança Pública e prevê a presença de policiais nas escolas estaduais, além de outras ações de prevenção para reforçar a proteção de alunos, pais e funcionários.

Os interessados têm até o dia 30 de março para fazer a inscrição. Os primeiros municípios a receberem o Escola Segura serão Londrina e Foz do Iguaçu. Na sequência serão ofertadas vagas para a Região Metropolitana de Curitiba.

“Antes mesmo da posse, já havíamos definido que a segurança nas escolas seria uma das prioridades da nossa gestão”, afirma o governador. “Esta é uma condição básica para que os nossos alunos possam ter tranquilidade para estudar, para que seus pais fiquem tranquilos e nossos professores não se sintam inseguros no ambiente de trabalho.”

ANTECIPADO - O programa, que seria lançado em maio, foi antecipado em função da tragédia ocorrida na Escola Estadual Raul Brasil, em Suzano (SP), no dia 13 de março. “Tomamos a decisão de adiantar o cronograma para dar uma resposta rápida e firme ao que ocorreu em Suzano”, afirma Ratinho Junior.

O governador prevê que esta primeira etapa comece ainda em abril e explica que serão priorizadas as escolas localizadas em bairros mais vulneráveis.

VISITA A ESCOLAS – O chefe da Casa Civil, Guto Silva, esteve nesta sexta-feira (22) em escolas de Foz do Iguaçu que deverão participar da primeira etapa do programa. Ele destacou a união de ações de segurança, pedagógicas e de apoio à comunidade escolar.

“O Escola Segura estabelece procedimentos que englobam várias questões que preocupam a todos, como venda e consumo de drogas e bullying e é um apoio importante para a vigilância do entorno dos colégios”, explica. Silva acrescenta que a Defesa Civil também terá participação no programa e será responsável por treinar a equipe escolar e os policiais na prevenção de situações de crise e calamidade.

PREPARAÇÃO – Para o secretário de Educação, Renato Feder, outro ponto forte é a integração entre a equipe gestora das escolas e os policiais, que trabalharão em conjunto na prevenção e mediação de conflitos.

“Vamos orientar as equipes gestoras para que realizem um trabalho de conscientização junto aos estudantes e a Secretaria da Educação vai preparar um material informativo para orientação e prevenção para as escolas” informa. Também que serão realizadas ações preventivas no entorno das escolas.

ORIENTAÇÃO ESPECIAL - Os policiais militares selecionados pelo programa receberão uma orientação especial para atuar no ambiente escolar. Será realizada uma capacitação de 21 horas para o trabalho junto às escolas. “Eles atuarão como vigias da escola e também serão peças importantes, devido a sua experiência, para identificar comportamentos agressivos, evitar bullying, trabalhar na prevenção às drogas e fazer o monitoramento focado na segurança do ambiente escolar e do seu entorno”, explica o secretário de Segurança Pública, Luiz Felipe Carbonell.

Carbonell acrescenta que os policiais também farão a prevenção de possíveis perturbações ou atentados contra os prédios dos estabelecimentos.

CRONOGRAMA – O Paraná conta com 2.143 escolas estaduais. Mas a decisão de aderir ao programa será da direção da unidade em conjunto com a comunidade escolar.

A Secretaria da Educação fará a seleção das escolas que aderirem ao projeto. Entre os critérios técnicos de escolha estão localização, número de estudantes matriculados e funcionamento em três turnos.

O piloto terá a duração de cinco meses e vai envolver até 200 policiais militares da reserva. Ao final deste prazo, o governo vai avaliar o modelo adotado e a sua expansão.

O investimento inicial nesta etapa será de R$ 5 milhões, recursos que serão utilizados para o pagamento das diárias dos policiais e aquisição de armas, coletes e demais equipamentos de segurança.


Venda do pinhão será liberada a partir de 1º de abril




A venda de um dos alimentos paranaenses mais tradicionais está prestes a ser liberada. A partir de 1º de abril, ficam permitidas a colheita e a comercialização do pinhão, além do transporte e armazenamento. O período de proibição é necessário para garantir o consumo sustentável e proteger as araucárias, árvores ameaçadas de extinsão.

As normas e instruções referentes ao pinhão estão estabelecidas na portaria do IAP nº 046/2015. Além da data para início da colheita, a regulamentação também proíbe, em qualquer data, o consumo e venda das sementes verdes, quando o pinhão apresenta cor esbranquiçada e alto teor de umidade. Nesse estado as pinhas podem conter fungos prejudiciais à saúde.

O IAP também esclarece que é preciso esperar os frutos caírem para fazer a colheita, pois é o momento em que a probabilidade da pinha já ter completado o seu ciclo de maturação é maior.

De acordo com as normas ambientais, a pessoa que for flagrada na venda, transporte ou no armazenamento do pinhão antes de 1º de abril está sujeita a responder a processos administrativo e criminal, além de receber auto de infração ambiental e multa de R$ 300,00 para cada 60 quilos de pinhão.

Denúncias sobre a venda irregular de pinhão e demais infrações ambientais podem ser feitas no link “Fale Conosco”, no site do IAP, ou diretamente nos Escritórios Regionais do órgão ou na Polícia Ambiental.

Portal Paraná

Novo CFO da Ibema chega com o desafio de modernizar a gestão e dar suporte ao crescimento da companhia


William Bauer passou pela PwC e Unicesumar e agora desenvolve a cultura de controles, adotando práticas modernas na fabricante de papelcartão

O novo Chief Financial Officer (CFO) da Ibema Papelcartão, William Bauer, chegou em fevereiro para promover não só a área financeira da empresa, mas o desenvolvimento de todos os seus colegas.

“Dou bastante autonomia e apoio para a equipe, de forma que todos possam se desenvolver e estar cada vez mais preparados para galgar novas posições”, explica o executivo.

Depois de 15 anos como auditor e consultor da PwC e de atuar como CFO do Grupo Unicesumar por 3 anos, William chega à Ibema para, além de identificar oportunidades de eficiência de caixa e viabilizar ações para o crescimento da companhia, aprimorar a cultura de controles internos nas áreas financeira e administrativa, incluindo o planejamento tributário, contábil, controladoria, orçamento, FP&A, tesouraria, contas a pagar e contas a receber e Tecnologia da Informação, dando suporte a toda a operação.

Em sua atuação profissional, o executivo desenvolveu um viés forte de formação do time com o qual trabalha. “Pretendo trazer conhecimento de mercado, eficiência de caixa e estruturar todas as áreas para permitir um crescimento constante e sustentável”, explica.

A função de CFO é estratégica e permeia toda a organização. Além do novo integrante no cargo, a Ibema tem um novoController, Sidnei Ferreira, que irá comandar as áreas de controladoria, custos, orçamento, contabilidade e fiscal.

Sobre a Ibema: Gerar valor de maneira sustentável por meio da fabricação e distribuição de produtos que conquistem a preferência dos clientes, contribuindo com iniciativas que favoreçam toda a cadeia, com a dedicação e preocupação de garantir o melhor resultado para a empresa e seus clientes. Esta é a missão da Ibema, fabricante de papelcartão, que permeia a sua atuação com base no conceito de foco do cliente. A empresa, fundada em 1955, é hoje um dos players mais competitivos da América Latina. Sua estrutura é composta por sede administrativa localizada em Curitiba, centro de distribuição direta em Araucária com área útil de 12 mil m2 e fábricas instaladas nos municípios de Turvo, no Paraná, e em Embu das Artes, em São Paulo, que juntas possuem capacidade de produção anual de 140 mil toneladas. Em seu portfólio, estão os melhores produtos, reconhecidos pela qualidade e performance na indústria gráfica. A empresa, que atualmente conta com aproximadamente 800 colaborares diretos, possui unidades certificadas pela ISO 9001, pela ISO 14001 e pelo FSC (Forest Stewardship Council). Para mais informações sobre produtos e serviços, acesse o nosso site, disponível também nos idiomas espanhol e inglês: www.ibema.com.br

Padrasto é preso acusado de estupro e agressão de menores em Guarapuava


No dia 21 Mar. 19, às 10h35min, a funcionaria do conselho tutelar, relatou que recebeu uma denúncia anônima, de que no bairro Morro Alto, o masculino, 38 anos, estaria abusando sexualmente de sua enteada, 15 anos, também relata haver maus tratos com sua outra enteada, 17 anos e com seu enteado, 11 anos. 

As conselheiras após receberem tal denuncia, foram até os colégios onde as vítimas estudam e conversaram com as adolescentes, onde ambas relataram e confirmaram estar sendo agredidas, tanto fisicamente quanto verbalmente e abusadas sexualmente pelo padrasto. 
O menino relatou sofrer agressões físicas e verbais de seu padrasto. 

Diante do exposto a equipe policial acompanhou o Conselho Tutelar até a residência e logrou êxito em localizar o acusado, ao qual foi dada voz de prisão e conduzido até a 14ª SDP para procedimentos cabíveis.

Bandidos armados roubam quatro caminhoneiros em Guarapuava


No dia 22 Mar. 19, às 02h10min, na BR 277, KM 353, feito contato com 4 motoristas que estavam com caminhão parados no local aguardando para descarregar, os quais relataram para a PM que teriam sido roubados por dois indivíduos portando armas de fogo, sendo um revolver e uma espingarda, sendo que o motorista, 28 anos relatou que os indivíduos quebraram o vidro da janela esquerda do veículo Scania/r 440 a6x4 na cor vermelha, adentraram o veículo e apontando a arma subtraíram certa quantia em dinheiro e um celular Samsung gran prime. 

Relatou o motorista, 43 anos que quebraram a janela esquerda do veículo Iveco/Stralis hd na cor branca e apontando a arma para o mesmo subtrairam-lhe certa quantia em dinheiro e um aparelho celular LG k10. 
Relatou o motorista, 48 anos que foi quebrado a janela do veículo Scania/t113, na cor azul e lhe roubaram certa quantia em dinheiro. O outro motorista relatou que lhe deram voz de roubo porém não lhe subtraíram nada.


Homem morre em capotamento na BR-277, em Candói



Um homem morreu em um capotamento na BR-277, em Candói, na região central do Paraná, na noite desta quinta-feira (21).

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o motorista perdeu o controle do carro após passar por uma curva, saiu da pista e o carro capotou diversas vezes.

Segundo a PRF, o condutor, de cerca de 30 anos, foi lançado para fora do veículo durante as capotagens e morreu no local do acidente.

O carro também pegou fogo depois que saiu da pista, de acordo com a polícia rodoviária.

Fonte: G1 - PR

Homem é assassinado durante roubo em Prudentópolis


No dia 22 Mar. 19, às 00h27min, na Br 373, Vila Iguaçu a solicitante, informou que ouviu um disparo de arma próximo a academia de ginástica na Vila Iguaçu e ao verificar, percebeu que um homem estava caído ao chão. 

A equipe policial deslocou e constatou que tratava-se de um guardião até o presente momento não identificado, o qual segundo testemunhas, estava passando pelo local quando foi cercado por dois elementos os quais roubaram sua motocicleta e efetuaram um disparo contra o mesmo, o qual foi constatado pela equipe que encontra-se em óbito, equipe realizado o isolamento e aguardando a chegado dos órgãos competentes
Publicidade