[Fechar]

terça-feira, 20 de fevereiro de 2024

Paraná registra 8,4 mil novos casos de dengue e mais um óbito


O informe semanal da dengue, divulgado nesta terça-feira (20) pela Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), registrou 8.414 novos casos, 18.960 notificações e confirmou mais um óbito pela doença neste período epidemiológico, que começou a ser monitorado em 30 de julho. O Paraná soma agora 45.930 casos confirmados, 130.107 notificações e 16 mortes.

O novo óbito é de uma mulher de 64 anos, com comorbidades, residente no município de Londrina, no Norte do Estado, sede da 17ª Regional de Saúde de Londrina.

O 24º Informe Epidemiológico publicado pela Vigilância Ambiental da Sesa registrou também 31.421 casos em investigação e 47.323 descartados. Dos 399 municípios, 292 apresentaram casos autóctones, quando a doença é contraída localmente, e 389 registraram notificações.

As regionais com mais casos confirmados de dengue até ao momento são as de Apucarana (11.518), Cascavel (4.130), Londrina (4.049), Paranavaí (3.964), Ivaiporã (3.678) e Maringá (3.544). Já os municípios com o maior número de casos são Apucarana (8.179), Londrina (3.252) e Maringá (2.066).

CHIKUNGUNYA – O mosquito Aedes aegypti também é responsável pela transmissão, além da dengue, de zika e chikungunya. Durante este período não houve confirmação de casos de zika. Em relação à chikungunya, o documento confirma 567 notificações, 63 casos confirmados e nenhum óbito desde o início do período sazonal.

O boletim completo pode ser consultado AQUI. Mais informações estão AQUI.

Moradora de Turvo pede ajuda para bancar tratamento contra um câncer


Zenilda Almeida está enfrentando um câncer no intestino e precisará passar por cirurgia, quimioterapia e radioterapia.

A família está buscando ajuda financeira e conta com orações para sua recuperação.

Zenilda reside na Localidade do Faxinal dos Vidal e é esposa do senhor Alaor Vidal de Almeida.

Foi organizada uma rifa com o objetivo de arrecadar fundos para cobrir os custos do tratamento.

Qualquer tipo de auxílio será bem recebido.

Pix: 42 9 9147 4197. Samuel de Almeida Stoski.




Cinema ao Ar Livre do Sesc PR leva exibição de filmes a Turvo



Evento gratuito será realizado em parceria com a Prefeitura de Turvo, no Distrito de Faxinal da Boa Vista, no domingo (25) com programação gratuita para todas as idades.

Com o objetivo fomentar a cultura e acessibilidade social, o Sesc PR idealizou a Mostra Itinerante de Cinema. O Cinema ao Ar Livre é realizada em parceria com Prefeituras em locais públicos, promovendo exibição gratuita de filmes e documentários com classificação livre presentes no catálogo do CineSesc, voltados aos mais diversos públicos.

O telão de cinema inflável do Sesc chega pela primeira vez na região de Turvo, no Distrito de Faxinal da Boa Vista, no domingo (25). A ação é uma realização do Sesc PR em parceria com a Prefeitura de Turvo, e terá exibição do filme O Menino da Porteira (2009), de Jeremias Moreira Filho, a partir das 19h, conforme programação abaixo:

Serviço

Mostra Itinerante de Cinema em Turvo – Distrito de Faxinal da Boa Vista

Data: 25 de fevereiro de 2024 (domingo)

Horário: A partir das 19h

Local: Rua Jatobá, s/nº - Distrito de Faxinal da Boa Vista – Turvo

Filme: O menino da Porteira (2009)

Sinopse: Diogo, peão e boiadeiro, traz uma grande boiada para vender ao Major Batista, dono da Fazenda Ouro Fino. Ao passar pelo Sítio Remanso, de propriedade de Octacílio Mendes, encontra o menino Rodrigo, que lhe abre a porteira e com quem trava amizade.

Entrada gratuita e classificação livre

Paraná e outros três estados se unem em ações de combate à dengue nos municípios de divisa


Os estados do Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais promovem, nesta terça-feira (20), o “Dia D Todos Contra a Dengue”, com ações conjuntas de prevenção à doença e combate ao mosquito Aedes aegypti. A iniciativa é promovida pelas respectivas Coordenadorias Estaduais de Proteção e Defesa Civil e é focada, principalmente, nos municípios que fazem limite geográfico entre esses estados.

O Dia D marca o início das ações que serão desenvolvidas ao longo de toda a semana, com o objetivo de unir esforços para impedir o avanço da doença, em especial nas cidades de divisa. No Paraná, as atividades envolvem municípios das regiões Noroeste, Norte e Norte Pioneiro com medidas de prevenção e orientação à população. Isso inclui a intensificação das ações operacionais, como vistorias em residências e espaços públicos.

Os agentes do Sistema de Proteção e Defesa Civil, juntamente às secretarias municipais da Saúde e outros órgãos competentes, também realizarão simultaneamente, a partir das 8h, mutirões de limpeza, eliminação de criadouros, campanha de conscientização, em escolas, igrejas, associações e órgãos públicos.

Outra medida diz respeito à parte documental. As Defesas Civis também vão auxiliar os municípios na confecção de decretos de situação de emergência, para a possibilidade de obtenção recursos federais, além de fazer o levantamento de dados para relatórios de acompanhamento, tanto sobre a situação atual, quanto nas semanas seguintes à ação.

No Paraná, a ação será realizada nos municípios de Andirá, Cambará, Carlópolis, Centenário do Sul, Centenário do Sul, Centenário do Sul, Doutor Ulysses, Guaíra, Guaraqueçaba, Icaraíma, Jacarezinho, Leópolis, Nova Londrina, Primeiro de Maio, Querência do Norte, Ribeirão Claro, Salto do Itararé, Santa Inês, Santana do Itararé, Santo Antônio do Caiuá, São José da Boa Vista, São Pedro do Paraná, Sengés e Terra Rica.

INTEGRAÇÃO – Para o coordenador estadual da Defesa Civil do Paraná, coronel Fernando Schünig, a iniciativa integrada mostra o compromisso de ação conjunta e a preocupação compartilhada entre os estados para frear a doença. “Este é o momento de unirmos esforços para apoiar as secretarias de Saúde no combate à dengue, mostrando a força e capacidade técnica e operativa das nossas Defesa Civis”, destacou.

“É um momento muito importante de unirmos forças para combater o Aedes aegypti. Os casos da doença aumentam a cada dia, em várias regiões do País, e isso nos mostra que o mosquito não respeita os limites das fronteiras”, ressaltou o coordenador de Proteção e Defesa Civil do Estado de São Paulo, coronel Henguel Ricardo Pereira. “Por isso, precisamos integrar nossas ações com os demais estados para que, juntos, possamos conscientizar o maior número de pessoas. Essa luta contra a dengue é de todos nós”.

Em Minas Gerais, a operação vai ocorrer em todo Estado, através da atuação regionalizada dos agentes. “Investir na autoproteção e na formação de uma cultura de resiliência é o melhor caminho para a defesa da vida e para cumprir a missão da Defesa Civil de proteger as pessoas. Nosso objetivo é unir esforços para impedir o avanço das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti”, completou o coordenador Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais, coronel Frederico Otoni Garcia.

CAMPANHA – No último dia 9 de fevereiro, o Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), lançou uma nova campanha de combate à dengue. O objetivo é alertar a população sobre prevenção da doença, com os cuidados para evitar a reprodução do mosquito transmissor do vírus.

A campanha está sendo vinculada na televisão, jornais, portais de internet e redes sociais. Com o mote “Olha a dengue aí!”, ela vai reforçar a importância de a população limpar seus quintais e outras áreas que possam acumular água – ambiente ideal para a procriação do mosquito – ressaltando que é fundamental a participação de toda sociedade.


PCPR prende duas pessoas envolvidas em diversos crimes em Pinhão


A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu preventivamente um homem, de 62 anos, e uma mulher, de 29, por crimes distintos. As capturas aconteceram nos dias 6 e 8 de fevereiro deste ano, em Pinhão, na região Central do Estado.

O homem é condenado por tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo, em Santa Catarina. O indivíduo fugiu para Pinhão após a condenação.

A segunda captura foi de uma mulher. Ela é suspeita do duplo homicídio que vitimou Hélio Marcos da Cruz e Victor Alexandro Schwab, ocorrido no dia 28 de junho de 2021, em Cascavel, no Oeste do Estado.

“Após a decretação da prisão, a suspeita veio se esconder na cidade de Pinhão, porém o setor de investigação tomou conhecimento da localização da mulher e deu cumprimento ao mandado”, explica o delegado da PCPR Andersson Carneiro.

As pessoas foram encaminhadas ao sistema penitenciário.

DENÚNCIAS- A PCPR solicita a colaboração da população com informações que auxiliem no andamento de investigações. As denúncias podem ser feitas de forma anônima, pelos números 197, da PCPR, ou 181 do Disque-Denúncia.

Governo divulga lista dos nomes dos 1.144 professores convocados para a rede estadual


O Governo do Paraná divulgou nesta segunda-feira (19) os nomes de mais 1.144 professores que vão reforçar a rede estadual de ensino em todas as regiões do Estado. Os professores fazem parte da segunda lista de aprovados no concurso para o Quadro Próprio do Magistério realizado em junho de 2023. A lista pode ser conferida neste link.

Com a convocação, os professores agora passarão pela Avaliação Médica. Conforme o edital, toda a documentação deve ser encaminhada via eProtocolo, de acordo com o estabelecido no edital 124/2023, até o dia 19 de março. Mais informações sobre a Avaliação Médica podem ser conferidas neste link.

Após esse processo, será feita a nomeação dos professores aptos mediante Decreto Estadual. Na sequência, é feita a convocação dos aprovados para apresentação dos documentos exigidos para assinatura do termo de posse. A recomendação é para que todo o processo seja acompanhado pelo portal oficial do concurso.

Os novos profissionais vão se somar a 1.195 professores e pedagogos aprovados que já estão trabalhando na rede de ensino do Estado. A nova leva de professores faz parte da ampliação das vagas. Antes desse concurso, o Paraná havia realizado processo seletivo dez anos antes, em 2013.

Os novos professores vão atuar nos 32 Núcleos Regionais de Educação. As vagas são para carga horária de 20 horas, mas o candidato que concorreu a dois cargos (dois em docência ou um para professor docente e outro para professor pedagogo) poderá ter a carga horária de 40 horas semanais.

O concurso, realizado em junho do ano passado, tem validade de dois anos, que podem ser prorrogados por mais dois. Dessa forma, o Governo do Paraná pode convocar mais candidatos nesse período.

REDE ESTADUAL – O Paraná tem o melhor Ensino Médio do Brasil e está entre os líderes nacionais nos anos finais do Ensino Fundamental, segundo o último Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A rede estadual tem 908 mil alunos em 2,1 mil escolas. As aulas começaram no último dia 5 de fevereiro. Além dos novos docentes, as novidades para 2024 são investimentos em infraestrutura e expansão do Ensino Integral, da rede de colégios cívico-militares e da educação profissional.
Publicidade