[Fechar]

domingo, 1 de março de 2020

Homem é assaltado no interior de Prudentópolis


Na tarde desse sábado (29), às 14h50min, a equipe policial deslocou até a Estrada Rural Principal da Linha Serra da Gralha, no local relatou a vítima que estava retornando da localidade onde foi receber um dinheiro, e próximo a um bar dois indivíduos pularam de um barranco, e um deles estava armado de revólver. 

Segundo a vítima eram dois morenos aproximadamente 1.70 metros de altura, roupas escuras, e estes exigiram sua motocicleta CG Titan KS de cor verde, baixada e mais R$ 500,00 (quinhentos reais), um celular Motorola de cor preta. 

O solicitante foi orientado, e efetuado patrulhamentos no local, porém sem êxito.

Fonte: PM

Cartão de crédito passa a usar cotação do dólar do dia da compra


Quem usa o cartão de crédito no exterior vai poder calcular com mais precisão o custo das compras internacionais. Entra em vigor hoje (1º) determinação do Banco Central (Circular nº 3918) que obriga as operadoras de cartão a usar a cotação do dólar do dia da compra – e não mais a do dia de vencimento da fatura – para conversão do valor em real.

A mudança pretende dar mais previsibilidade aos consumidores que usam o cartão no exterior ou que fazem compras em sites estrangeiros.

Antes dessa mudança, a cotação da moeda americana usada era aquela do dia do fechamento da fatura. Quando anunciou a mudança na regra, em novembro de 2018, o Banco Central (BC) argumentou que o cliente ficava vulnerável às variações do dólar no mercado financeiro desde a data em que o gasto foi feito até o momento do pagamento da fatura mensal do cartão de crédito.

Com a nova regra, o cliente ficará sabendo já no dia seguinte quanto vai desembolsar em reais, eliminando a necessidade de eventual ajuste na fatura subsequente.

A partir de agora, deve constar na fatura: a discriminação de cada gasto, a data, a identificação da moeda estrangeira e o valor na referida moeda; o valor equivalente em dólar na data do gasto; a taxa de conversão do dólar para reais na data da compra; e o valor em reais a ser pago pelo cliente.

Para que o cliente possa ter informações sobre as melhores taxas de câmbio utilizadas pelos emissores no mercado, os bancos serão obrigados a tornar disponível em todos os seus canais de atendimento ao cliente a taxa de conversão do dólar para o real utilizada no dia anterior; e publicar informações sobre o histórico das taxas de conversão.

Além de se atentar às taxas de câmbio, os consumidores devem observar que as compras no exterior com cartão de crédito têm incidência do Imposto Sobre Operações Financeiras (IOF), com alíquota de 6,38%.

Publicidade